domingo, 26 de abril de 2009

Pausa para meditação..."Koans".



Num certo dia, um mestre ZEN pediu que seu discípulo pegasse uma maçã e a “observasse”, meditando sobre o que via por vários dias mais , jejuando, até que ele voltasse.
O discípulo (Chellá) ali ficou, com a maçã na mão, olhando fixamente a maçã e meditando...

Dias depois o mestre retornou e perguntou...
"O que viu?"

Mais do que rapidamente, o discípulo que não tinha sequer mexido ou mudado de posição segurando aquela maçã, esfomeado e cansado tentou dizer coisas sem nexo, que, com certeza traduziam sua angústia por nada ter visto, senão aquela maçã sem que pudesse devorá-la.

“Eu conheço já tudo sobre cada pedacinho desta maçã mestre!"

Então o mestre perguntou... "você girou a maçã?
Viu suas outras faces e diferenças?"

16 comentários:

Sol disse...

O ditado que melhor me cabe é: Saco vazio não para em pé.
Eu comeria a maça e observaria outras coisas, não consigo pensar em nada quando estou com fome, me dá dor de cabeça, e ficaria muito irritada se o mestre demorasse a voltar.Como vê, seria uma discípula indisciplinada, uma vergonha!, e o mestre me atiraria num penhasco.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Que decepção...rsrsrs

Sol disse...

Sou verdadeira, quando estou com fome, fico de mau humor, me dá dor de cabeça, perco a paciencia, muito pior que criança, esperaria o "mestre" batendo o pé e com mão na cintura. "Muito bonito, me fazer esperar, só com uma maçanzinha" trouxe o que de rango?
Já imaginou? o mestre me excomungaria, tenho certeza!.

Anita disse...

Eu também comeria a maçã.
Em jejum, faz um bem danado!

kkkkkkkkkk

Boa noite, Sol e Homero!

Homero Moutinho Filho disse...

Mais uma decepção feminina...desta vez uma argentina...rsrsrs

Anita disse...

Não é decepção com o sexo "frágil"...

É o bom senso feminino!

Eu com fome, olhando para uma bela maçã que vai apodrecendo...
Realmente, é um desperdício de todas as forças da Mãe Natureza, da que criou a maçã, das que provocam minha fome...

Sol disse...

Boa noite Anita,Está vendo?, quem consegue pensar e meditar com a barriga roncando? dá uma tremedeira doida, principalmente sem me mexer , vou ter caimbras, dormencia nos pés, nossa!!! vou querer esganar o mestre.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Depois ainda dizem que os homens é que enganam as mulheres...
Não pouparam nem um mestre... cruzes!

Anita disse...

O meu Mestre me daria os parabéns, Homero.
Diria "Tu has escolhido trilhar o caminho do Bom Senso, aquele que hoje em dia faz falta no mundo"...
kkkkkkkkkkkkkk

Anita disse...

Sol
eu até duvidaria de um mestre assim.
Homero
entendi a metáfora da coisa...
kkkkkkkkk

Homero Moutinho Filho disse...

Anita.

"Por supuesto", este seu "mestre" não seria eu.Rsrsrsrsrs.

Sol disse...

Mas, se até Adão foi tentado por uma maça, sinto muito faz parte de nossa natureza.

Solange

Sol disse...

Eu também duvidaria,jamais me pediria para meditar olhando uma maça sem comê-la,meu mestre me pediria que observasse um jardim florido com borboletas coloridas, beija-flores, um rio claro e calmo.

Conheceria sua "discípula", não me pediria o impossível.

Solange

Anônimo disse...

Moral da História: para um aluno "burro" a sabedoria do Mestre não faz a menor diferença.

Gabriela disse...

Hahaha como comentaram, eu também comeria a maçã. Ao mestre, eu simplesmente responderia que depois de muito meditar, conclui que tive de comer para poder enteder de maneira profunda a maçã hohoho... xD

Nininha disse...

Já fiz yôgaterapia, é maravilhoso, fiz a escolha de me tratar com homeopatia, me trato há 20 anos com a mesma médica que é Budista, eu não sou , mas adoto algumas doutrinas, então eu diria ao Mestre, Mestre comi a maçã, pois tu não me darias um alimento para que eu morresse de fome. bjus