quinta-feira, 3 de junho de 2010

"Escrito nas estrelas". O arrependimento.

Não me sentia em condições de postar, mas não pude resistir a comentar sobre o que agora assisti.
Simplesmente brilhante a cena com pai e filho; Humberto Martins (Ricardo) e Jayme Matarazzo (Daniel), tendo por fundo musical a emocionante canção de Fábio Junior , que até hoje comove, porque é autêntica e traduz seus verdadeiros sentimentos por seu pai falecido à época.
Parabéns aos atores e ao diretor.
Estou num momento de tristeza, vulnerável e fragilizado, mas não foi por esta razão que, confesso, me comovi bastante assistindo.
Normalmente me comovo com sentimentos nobres, atualmente tão raros.
Creio que a maioria dos pais, ou dos que criaram enteados deva ter sentido o mesmo, porque o sentimento é idêntico.
Desde que fiz o mapa astrológico (não publicado) para a estreia desta novela, vi que prometia muito, embora pudesse resvalar para o cansativo discurso de inclusão "politicamente correto", que a Globo insiste em promover, tentando quebrar "tabus" sociais em detrimento da veracidade da obra.
Mas o que realmente importa, além do tema (Espiritismo,etc), sempre capaz de atrair o interesse do grande público, assim como ocorreu com a novela "O Profeta", é a mais profunda e dolorosa emoção que um ser humano pode sentir, que é o arrependimento.
Sim...arrepender-se é como ter de se contrair ao extremo, sublimando todas as energias existentes em nosso interior, numa enorme dor de apunhalamento de nosso coração.
Nem a perda de um ser querido supera a dor do arrependimento verdadeiro e profundo.
Arrepender-se é admitir o erro e superar as artimanhas do "Ego", que sempre nos convence de nossas certezas absolutas e superioridade.
Arrepender-se, é se entregar ao julgamento do "impoderado", num abandono contrito de nossas vaidades e autoestima.
Arrepender-se, seria algo como o suicídio da alma, em busca da ressurreição mais profícua e humana.
Arrepender-se, não é coisa para qualquer um, pois exige , pelo menos, um momento especial, um lampejo de autocrítica e sinceridade no reconhecimento do erro.
Arrepender-se na dor da perda, na dor da solidão no desamparo e desespero, é mais um degrau em nossa evolução, quando conseguimos extrair da mais profunda contrição o sumo sublimado do nosso Espírito superior e imanente.
Arrepender-se, é um ato de entrega total à dor e aos desígnios de Deus.
Arrepender-se, é reconhecer como somos pequenos, no entanto, como podemos ter a coragem de enfrentar o erro demolidor do "Ego" e experimentar o "renascer".