sábado, 18 de agosto de 2012

"A Fazenda 5", Durmam com um barulho deste!

Não é a toa que este blog se chama “Fator-Psi” , ou seja, buscamos interpretar, analisar e comentar, conforme referências  baseadas na Psicologia Comportamental e outras ferramentas  até “esotéricas”,  para avaliarmos o que assistimos e vemos em nossa mídia.
Segundo o biólogo catedrático;  Rupert Sheldrake, seres humanos e animais têm um certo “campo morfológico” característico da espécie, que permite a transmissão de pensamentos e experiências, provadas por observações  científicas de macacos e outros animais. Estes “campos” podem se cruzar, quando uma espécie está próxima demais de outras como entre animais domésticos e humanos. Verão no site de Rupert Sheldrake, a “telepatia" entre cães e seus donos, como “adivinham” quando eles chegarão e esperam ansiosos e outras experiências catalogadas;
Assim somos nós, também passíveis de um fenômeno chamado “mimetismo”, qual seja, o de copiarmos e imitarmos comportamentos e escolhas da maioria.  Isto se realiza em quase todas as eleições  políticas ou julgamentos de RS ou programas deste tipo mas com algumas diferenças . Macacos imitam macacos, humanos imitam humanos.
Quando temos uma eleição onde entra um candidato muito conhecido anteriormente contra desconhecidos, ele geralmente dispara na frente, mas pode ser surpreendido por uma reação popular de apoio a um dos desconhecidos na reta final. O mesmo acontece numa corrida de cavalos num hipódromo. Ali vai o “favorito” despontando na frente, apostado pela imensa maioria e, de repente, um outro, “atropela”  e o passa na curva final, deixando a platéia estupefata pela proeza inesperada.
Assim acontece em eleições e quaisquer julgamentos que dependam da vontade da maioria do grande público votante.
A mesma torcida da Vivi Canabrava, que entrou desde a estréia, debochando de todos, cantando vitória antecipada , agora talvez não esteja tão confiante assim, diante de certas mudanças no contexto geral e crescimento flagrante da torcida da Nicole, em todos os TTs , redes sociais e portais. O nome disso é; “tem um cavalo atropelando por fora disposto a vencer”!
Todos sentimos isso a cada edição e a cada emoção, divertimento e cenas incríveis que a Nicole nos proporciona. Sem ela, sinceramente, qualquer bêbado de rua ou cachorro abandonado, diria; “não tem graça de ver, quero a da catatumba, do me beija, a que beija as cabras, aquela que peita de frente e solta na lata”. Que outra protagonista existe nesta Fazenda 5?
NENHUMA! Nem um protagonista, pois o Felipe deixou a desejar, desde o início, em sua atuação programada de “robocop” da novela “Mutantes”, o policial ético, comportado, educado  e honesto, igualzinho!
Apesar disso tudo, ele ainda é melhor e menos falso, mesmo atuando,  do que o resto lá! Pelo menos nunca votou na Nicole e ela o salvou de roças e o fez retornar para provas. O “sussurro" dele no ouvido da Nicole, quando a abraçou antes de ir para a roça, deu para ver que ele não guardou mágoas e ainda a tem como aliada.
Vejo também que o Léo ( se a sua data de nascimento estiver certa) poderá se safar   de mais uma  roça e conseguir estar na final, sem nunca ter enfrentado o julgamento popular.
Vejo e pressinto pelos meus cálculos, que a Nicole poderá ter que enfrentar a semi-final que poderá ser ditada no dia 23 e se realizar no dia 25, talvez até contra a Viviane, mas eu não nego que prefira mesmo que isto aconteça agora, para pegarmos de surpresa a torcida adversária, que está patrocinando festas e carreatas para uma imaginada vitória da Vivi Canabrava. Afff!  Durmam com um barulho deste.