Pois é...foi lá na China milenar, antes da invenção do macarrão, da pólvora e do primeiro relógio, lá estava a ascendência inventiva da família "Dunga"!
Ele comemorou a "tática" de "cruzar em diagonal" para um zagueiro ou volante, como algo de sua lavra e "criatividade invencionista".
KKKK.
Dunga. Isto foi usado desde a década de 50 pela equipe inglesa, depois por todas as seleções europeias até hoje!
"Inventar" é criar algo novo pô!
O Maradona aproveitou algo já existente e , como é muito malandro e esperto, não tivesse vencido uma copa com um gol de mão, ensinou aos seus, o golpe do "blocking", que é trapaceiro e vil, mas funciona, quando o juíz está desatento.
Mandou aquele atacante obstruir o zagueiro adversário agarrando e abraçando, até arrastando-o dentro da grande área, para que seu atacante cabeceasse livre e fizesse aquele gol redentor do um a zero.
Alguém viu alguma jogada ensaiada de nossa seleção?
Acho que nem os jogadores viram , de tão "secreto" o tal treinamento.
O que temos?
Um time que não sabe lidar com retrancas!
Se perde em troca de passes laterais e repetitivos, entre os mesmos jogadores, até tentar sem eficácia a penetração na defesa contrária, pois perde passes e não sabe atacar de frente , como fazem as seleções argentinas e alemãs, mesmo que estas tenham suas fraquezas de defesas.
Não acerta passes, nem consegue "matar a bola" em correria lateral, para quem a passa.
Num campo de "peladas" o nome disso é "pé de chumbo".
Ora meu Deus!
Se o outro time fica ali armado e retrancado, o que fazer?
Ficarmos também no nosso campo, parados, sem jogadas ilusórias de meio de campo em triãngulo, apenas trocando passes com o goleiro , até que tenhamos a competência de repentinamente, partirmos em frente, com apenas dois toques, como fazem os ataques da Alemanha e da Argentina, até da Coreia do Norte, embora os argentinos pequem pelo mesmo mal sulamericano de necessitarem de mais toques na entrada de área em tabelinha e ai perdem tudo.
São mais de 70 anos de futebol e nada mudou em termos de táticas , a não ser a inovação instaurada pela Holanda, a "laranja mecânica", da década de 80, que não resultou no título, perante uma Alemanha rígida e austera. mas nos eliminou.
Ok. Começo de jogo, a bola vem para mim e 4 ou 5 jogadores de meu time atravessam a minha frente em correria diagonal, dificultando a visão dos defensores contrários até que eu possa lançar a bola para o mais adiantado . É tão difícil assim usar técnicas de outros esportes no futebol? Isto é "rugby"!
Desisto!
Teria de retroceder em inteligência, para ficar ao nível de um técnico de futebol.
Credo! Vade retro Satanás!