segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A FAZENDA EM TEMPO DE DESCONSTRUÇÃO

(Texto da colaboradora SHADOW)


A FAZENDA EM TEMPO DE DESCONSTRUÇÃO

Em se tratando de pessoas num jogo valendo um pote de ouro, é difícil afirmar com cem por cento de convicção se a eliminação deste ou daquele participante foi a escolha certa.
A saída da Simone, por tudo que se viu, parece ter sido a mais acertada, em função até da dinâmica do grupo. Se o Felipe tivesse sido eliminado, hoje teríamos 4 se sentindo extremamente fortes, focando as atenções única e exclusivamente na Nicole. Agora temos 3 + 1. Parece ser a mesma coisa, mas não é. A Nicole continua sendo a opção de voto de todos, mas a tensão fica dispersa devido à presença do Felipe. O que é muito bom pra Nicole.
Como o Homero costuma dizer, ali todos são cobras criadas. Eles sabem muito bem que a Nicole já catalogou cada um deles, que o que ela diz está longe de ser leviano, e que suas impressões são a mais pura expressão da verdade. Daí se referirem a ela com escárnio ou como se fosse uma tresloucada. A Simone cansou de dizer: Ela é assim... mas tem bom coração... fazer o que... não é de maldade... já desisti..., como a dizer nas entrelinhas para o público: “não se fiem do que uma louca diz”. A Nicole ter voltado de TODAS AS ROÇAS, foi um marco divisor. Parecem ter começado a questionar qual a leitura do jogo que o público votante estaria fazendo: a que eles querem vender ou a da Nicole?
O(a) primeiro(a) a perceber isso foi o Léo. A meu ver o(a)  mais perigoso(a) ali desde sempre. Ao dar munição pro Felipe apontando a Nicole como a única responsável pelos atributos de SABONETE e MANIPULADOR, que o grupo de comum acordo lhe atribuiu, monstrou mais uma vez não ter escrúpulos em mentir e em jogar baixo. Sua intenção naquele momento foi a de impedir UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O FELIPE E A NICOLE.
Por outro lado, é óbvio que o Felipe sabia e sabe muito bem que a atividade das plaquinhas ERA DECIDIDA PELO GRUPO. E mesmo que a Nicole tivesse a seu talante colocado os atributos no envelope, a inércia do grupo, É CONIVÊNCIA. Já diz o dito popular: Quem cala consente!!! Ou será que ele ainda acredita em Papai Noel e no Coelhinho da Páscoa? Aceitou a munição que o(a) Léo lhe deu, porque tal como a Nicole bem pontuou ELE NÃO QUERIA IR PRA ROÇA COM ELA, então não perdeu a oportunidade de tentar miná-la, caso isso viesse a acontecer.
O que eles estão fazendo com a Nicole se chama DESCONSTRUÇÃO. Há um consenso geral de que ela é uma pedrinha, que incomoda com a sua sinceridade, mexe com as vaidades, expõe as incongruências e os desveste de suas máscaras. Querem se livrar do desconforto que ela lhes causa. Para isso, precisa ser DESCONSTRUÍDA. É o laguinho que encheu demais, o feijão que foi jogado fora, a borrachinha da mangueira que sumiu, a ovelha que escapuliu, a mangueira enrolada de um jeito diferente,.... nada é perdoado. A meta é tirá-la do sério, deturpar-lhe a imagem, queimá-la perante o público que a escolheu, e uma das formas de efetivar isso é segregá-la, ISOLÁ-LA. O isolamento é uma maneira de humilhar e enfraquecer. Creio que ela só se mantém inteira até aqui por ter força interior (é guerreira, como já disse o Brito) e ter encontrado refúgio nos animais que a acolheram e a fortalecem.
Falando do Felipe, fica evidente que ele acompanhou o último BBB, talvez até por saber que teria chance de entrar na Fazenda. Feita a lição de casa, resolveu ser o Fael da Fazenda5. Bom moço, o genro que toda mãe gostaria de ter, amiguinho de todos, de coração bão e frases curtas pra não cair em contradição. Nessa composição só faltou mesmo o chapéu fake de caubói, que até cairia melhor na Fazenda do que na casa do Projac. Mas, aí já seria demais né?
Porém errou na mão. Há algumas semanas Felipe vinha dando sinais de stress. O primeiro foram os tabefes dados na indefesa e curiosa lhama, aí já dava pra sentir que algo estava errado. Depois a gente foi observando sua contrariedade ao ser derrotado em algumas provas, indo tomar banho frio e isolando-se com cara de poucos amigos, ou, até tentando burlar e ludibriar as regras pra se dar bem. Atente-se: mesmo tendo sido quem mais prêmios e provas faturou. Isso é normal? Penso que não!
Pecou pelo excesso. Tentar ser alguém que não se é, isso acaba passando fatura por exigir um autocontrole extremo. Estar com outras pessoas, isolado sem qualquer informação do mundo externo, sob pressão e não se permitir dar vazão àquilo que sente e pensa, sorrindo quando está irritado, concordando quando no fundo discorda, aceitando quando quer negar, leva à exaustão, as defesas começam a ruir.
O Felipe esqueceu que a dinâmica na Fazenda é diferente da do BBB. Ali, mesmo não querendo, eles tem que acordar cedo pra cuidar dos animais, realizar tarefas na casa, ordenhar a vaca, esquentar o leite, carregar feno, levar cusparada da lhama, coice do cavalo, tirar água do poço, ir pro celeiro, ficar sem água, sem gás, sem carne,... Essas variáveis imprevisíveis são as que desestabilizam o personagem perfeitinho. No BBB o ambiente é muito mais controlado e previsível.
Ele parece não ter se dado conta também de que o Fael pertencia a um grupo (imposto pelo Bones, é certo, mas fazia parte dele), e foi justamente isso que o ajudou a chegar até a final: enquanto os outros viravam alvo, inclusive os seus, ele assistia de camarote um a um ser eliminado. Já o Felipe optou por fazer um jogo onipotente do “eu me basto”, “eu me garanto”; traçou como prioridade a meta de ir eliminando um a um os homens - seus adversários diretos nas provas físicas - e cegar as mulheres ao ser sempre solícito, afável e prestativo com elas na realização das tarefas, e conseguiu.
No entanto, esqueceu que seu maior adversário era ele mesmo. E o caldo entornou. Com perplexidade vimos a geleira explodir feito vulcão em erupção. Esconder é fácil, difícil é lidar com as dores lancinantes pra não se trair.
Mesmo que ele queira voltar a se recompor, a meu ver, o estrago está feito. A discussão que  protagonizou com a única pessoa que era verdadeira com ele, não dá pra deletar. Ela estava deitada, perdida em seus pensamentos após ter sido indicada pra roça, quando foi abordada de forma ríspida e deselegante por ele. Faltou respeito e moderação. Penso que só não se excedeu mais por ter lembrado das câmeras e da Lei Maria da Penha. Perde muito o homem que ataca uma mulher como ele o fez, duvido que se fosse o Vavá agisse da mesma maneira. E o pior, sem ter razão! Todos ali receberam atributos bons e não tão bons, fazia parte da atividade. Por que ele, o iluminado, o intocável, só poderia receber elogios?!? E foi assim que incrédulos vimos a DESCONSTRUÇÃO de um personagem.
No entanto, enquanto eles ficam se desconstruindo por lá, nós vamos construindo daqui a vitória da Nicole, rsrsrs....
Shadow