quinta-feira, 9 de junho de 2011

Questão de quem é e faz!



("Juleba" com uma criança do orfanato.)

Deus me dê mais anos de vida, para ver pessoas assim.

Assim como o Maurício "Mau-Mau", cumpre sua missão assistencial em orfanato, do mesmo modo a sua assessora, a professora "Juleba" (Juliana Lopes), também cumpre. Quando ele entrou no BBB11 tinha um objetivo único, que era o de "levar a mensagem e difundí-la" aproveitando a mídia.
Conseguiu e continua a fazer o mesmo que sempre fez na vida, em termos sociais e assistenciais.
Um pequeno texto próprio e pessoal da "Juleba", que ela enviou pelo e-mail:

"Era uma vez".

Era uma vez um menino que podia voar e decidira que nunca iria crescer. Era uma vez uma menina branca como a neve, que fez amizade com 7 anõezinhos adoráveis. Era uma vez uma princesa que ao completar 16 primaveras furou-se na roca e adormeceu profundamente. Era uma vez uma sereia que se apaixonou por um humano...


Era uma vez um lugar mágico, onde tudo pode acontecer. Um mundo encantado, cheio de princesas, fadas e bruxas. Não é a Utopia de Thomas More, mas é o lugar ideal para se viver. No final, o bem sempre vence e todos vivem felizes para sempre.Bem longe desse mundo de sonhos e fantasias existe um reino chamado Realidade.


No reino da Realidade também existem príncipes e princesas, mas eles se divorciam, usam drogas e sofrem de anorexia. Não existem bruxas, mas há muitas armas poderosas e letais, mais eficazes que a maioria dos feitiços. Não existe um Senhor das sombras, mas muitas pessoas vivem na escuridão da depressão.Na terra da Realidade também há muitas pessoas boas e muitas pessoas más, mas geralmente há um médico e um monstro dividindo o âmbito interior de um mesmo ser humano.


Em pleno século XXI, um planeta habitado por mais de 6 bilhões de pessoas ainda não sabe como erradicar de vez problemas como violência, fome, intolerância... Em rotações que chegam a atingir velocidades de 1700 km/h, o planeta gira velozmente em busca dos valores perdidos.


Em meio a tanto stress, insatisfação e conformismo pautados pelo mundo moderno, eu acredito no poder dos sonhos, na força das palavras e no amor acima de tudo.Não, na vida nem tudo é fácil e lindo. Felizes pra sempre, num contexto no qual o eterno é cada vez mais obsoleto, simplesmente não existe.A verdade é que todo mundo quer acreditar que tudo pode ficar bem, que o mundo pode ser mais alegre e que o amor é ainda uma arma muito poderosa.


Seja Beowulf, Super-homem ou o príncipe encantado, os mitos de heróis são frutos de uma eterna necessidade humana.Afinal, por que não sonhar? Um sonho bonito, de um mundo melhor...


Como diz a musica “Ever ever after” , “Sometimes you reach what is real just by making believe”..."


(Juliana Lopes)

A linguagem dos símbolos inconscientes.

Quem tem casa e mora no estado de São Paulo, sabe que a Sabesp instala aqueles "kits cavaletes" de entrada de água.
Pois bem, o meu estourou agorinha de noite e meu vizinho telefonou, me avisando que havia muita água derramada na calçada e entrando pelo portão dele.
Vi que estava mesmo havendo um vazamento enorme, mas, mesmo sabendo consertá-lo, tenho de chamar a Sabesp, por força das regras. Espero que a minha caixa d'água suporte algumas descargas de banheiro e uso de cozinha, até as primeiras horas desta manhã. Mas, o que importa, não são os acidentes ou coisas que acontecem, pelo simples fato de acontecerem. Tudo tem um simbolismo em nossas vidas. Observem bem, o que significa a água? Representa nossas emoções e sentimentos , não?
Pois bem, o que significa um rompimento da tubulação por pressão externa da rua que o meu encanamento não suportou?
Significa que, pressões externas e fatos, se acumularam de tal modo e maneira, que se tornaram insustentáveis e incapazes de serem absorvidos ao mesmo tempo! Ai o meu "encanamento" estourou! Um monte de água, vinda da rua, por um cano de enorme bitola, não conseguiu ser absorvido em pressão e o kit cavalete não aguentou.
Ou seja, EU estou sendo submetido à pressões extremas e superiores ao que poderia suportar ao mesmo tempo, neste determinado momento. Os que acompanham este blog, sabem de antemão qual a razão disso tudo e o que estou passando.
Mas isso nos leva a tentar "decodificar" e "interpretar" os símbolos casuais, que acontecem em nossas vidas cotidianas. Por exemplo, um pequeno vazamento ou torneira que não fecha direito, fica aquele pingamento, etc. Isto se deve a uma perda de energia ou concentração nossa, desperdício de emoções, pois o fluxo está sendo perdido e desperdiçado de algum modo, mesmo que saibamos que está ocorrendo.
Alguém machuca o pé direito e fica meio impossibilitado de andar. O que isso representa em termos de símbologia? Significa, que as decisões tomadas e ações, não estão corretas. Se for para os "canhotos" ou "sinistros", significará o mesmo, pois os hemisférios cerebrais continuam os mesmos. O pé esquerdo, para os canhotos ou destros, representa, do mesmo modo, o hemisfério direito do cérebro, portanto, onde vivem nossas criações abstratas e imaginação, percepção sensorial, não verbal, etc. Quaisquer acidentes ou problemas, terão significado sobre determinada área de atuação do nosso pensamento e por ai vão as vinculações e significados, que poderão ser interpretados, de acordo com nossas características pessoais e momento.
Uma simples "topada" num buraco ou aclive da calçada, pode significar que você não está totalmente "ligado" ou consciente no momento , talvez pensando em algo ou planejando, mas não completamente atento(a)e alerta, quanto ao seu mundo e realidade presente. Não vivendo o "momento" e totalmente concentrado nele.
Por ai vão as inumeras experiências cotidianas e exemplos, de como poderemos extrair algo de útil, diante de tantos problemas e acidentes em nossas vidas.
Quem quiser fornecer mais exemplos ou perguntas, por favor, não excedam o limite do meu "encanamento da casa". Rsrsrs.