quinta-feira, 24 de julho de 2008

Vai quebrar...

Assim como prevista com bastante antecedência de meses neste blog, a crise econômica internacional, que começou nos E.U.A, pela inadimplência imobiliária e fez bancos falirem, também atingiria o nosso país e, de modo ainda pior, pois abrangerá não somente o mercado imobiliário, porém também os créditos bancários que provocaram uma falsa sensação de riqueza em classes nunca antes acostumadas a assumirem responsabilidades financeiras, que saíram gastando prodigamente com empréstimos e juros baixos.
Alguns bancos ficarão em situação periclitante.
O governo federal não poderá cobrir estes rombos, pois não tem mais CPMF nem aprovou ainda a CSS.
A verdade é que, as classes baixas que nunca comeram antes, se lambuzaram irresponsavelmente, porque não podem nem têm capacidade para administrar financeiramente suas vidas , ou não seriam pobres.
Pode até ser cruel , mas é verdade.
Estamos entrando numa fase muito ruim para o Brasil.
Todos aqueles que se locupletaram de créditos e facilidades, comeram melhor e não conheceram a inflação antes , agora estão tendo de se defrontar com a realidade, orçamento apertado, nada de carrinhos cheios em supermercados e churrasco de fim de semana reduzido a “coxinhas de asas” e salsichas..
Acabou-se o “sonho”, da Economia internacional em crescimento, que tanto favoreceu o nosso “gremlin falastrão” e o reelegeu.
Agora é a vez do “vamos ver”.
A diferença entre as economias brasileira e dos E.U.A, é que lá , eles têm lastro suficiente em ouro depositado no Federal Reserve, enquanto o nosso governo preferiu se lastrear em “dólares podres” desvalorizados para garantir o pagamento da dívida externa.
Sabem o que poderá acontecer?
“Pluft”, e lá se vão as nossas reservas.