segunda-feira, 2 de julho de 2012

"A Fazenda 5". Poder ou saia justa?

Televisão e RS são apenas entretenimento, capaz  de atrair audiência e faturar com os patrocinadores. Nenhum diretor ou produção quer ver em risco seu programa, pela hipótese de uma final prematura, muito antecipada, como quase ocorreu no BBB11, com aquele paredão entre o Mau-Mau e o Diogo que, naquele momento rendiam audiência, não a Maria, que nem era favorita, apenas coadjuvante. Na realidade, o desejo do Boninho era recriar a "casa de vidro" e colocar lá dentro do BBB, um "pau mandado" bem informado e com "script"  (Wesley), pronto, para desmascarar o joguinho de "santa viúva" da Maria e vê-la cumprir o papel para o qual foi escolhida por seu passado e histórico, ao mesmo tempo inventar uma novela de traição, etc. pois a queda de audiência aconteceu e deixou preocupado o diretor, até que novamente se recuperou, com a Maria ganhando o seu "palco" e, aos poucos, o favotitismo.

Analisando friamente qual a intenção da produção da Record, ao fazer uma prova que estava na cara quem venceria com melhores tempos (os homens, mas não imaginaram que o Leo, também homem,  se daria tão bem) e os quatro piores (claro que mulheres, a Gretchen, Viviane, Angela e Nicole  (que quase se classificou com ótimo tempo), ou talvez Simone, não seria de jogá-las direto aos "leões", pois todos sabem que a Gretchen é a bola da vez dos votos da casa, Viviane e Nicole são também opções de voto da Robertha. Ora, a desvantagem de quem perdeu a classificação foi de que perdeu a oportunidade de disputar o poder da chave e ter que ir para o celeiro. Portanto, as quatro já sofreram duas punições e ainda sofrem a angústia de pensarem já estar na roça. Como quem tem o poder da chave PODE INFLUIR NA VOTAÇÃO, como sempre repete o Britto Jr., o Rodrigo não poderá ser  indicado pelo conteúdo do baú, porque ai não poderia interferir em nada da votação.

A prova de classificaçao sempre é realizada um dia antes da chave do poder ser entregue e só a partir dai, o conteúdo do baú não poderia mais ser mudado. Logo, é neste momento, entre o resultado da prova classificatória e o da prova da chave, que a produção pode avaliar as chances de quem poderá formar a roça e intervir, criando a mensagem da carta do baú, conforme os seus interesses, para manter a audiência e evitar a eliminação prematura de pessoas polêmicas, como aconteceu durante a Fazenda 3 e derrubou os índices, porque virou uma colônia de férias.
Ou seja, de alguma maneira a produção teria que evitar uma final antecipada entre a Nicole e a Viviane (as duas maiores e únicas torcidas, que monopolizam os comentários nos portais, "TTs" e redes).
Se a Nicole sair, todos que torcem pelos outros participantes, exceto pela Viviane, perderão o interesse, pois saberão já quem vencerá este "reality", pela ação de uma torcida organizada e contratada para tal, com um forte esquema montado aqui fora.
Somente se a Viviane fosse eliminada, os torcedores de outros participantes teriam esperanças, porque a Nicole não tem esqueminha montado e poderia até perder popularidade no decorrer do jogo e alguma das "plantas" até virar "flor".
Nenhum ato hediondo ou horroroso, que a Viviane possa cometer, poderá mudar o fanatismo de seu fã clube, que canta vitória desde antes da estreia do programa.

Concluindo, vejo grandes chances de algumas do celeiro poderem ser salvas pelo Rodrigo. Digamos que ele possa escolher entre um prêmio ou salvar uma ou duas do celeiro, até mesmo todas, só para deixá-lo de "saia justa" perante os demais, a fazendeira  e o público? Seria uma ótima idéia, como teste de caráter e avaliação de sua personalidade, estratégia  e ambição no jogo.

Se eu fosse o diretor faria isso, 
Faria sim...ora se não faria...rsrsrs.

(Só  não podem é anular a prova da chave, porque a "bicha véia", se puder, prejudicará a Nicole, na certa e, por tabela, a Viviane poderá cair com ela na roça, caso a Gretchen se salve).