domingo, 22 de julho de 2007

Astrologia. Mitos e verdades.



Aproveitarei algumas dúvidas postadas nos comentários, para tentar explicar melhor através de uma espécie de “FAQ” (frequent asked questions).
1-Qual a razão da imensa maioria de astrólogos dizerem que; “os astros apenas inclinam, não determinam” ?
R-A resposta é mais simples do que imaginam.
Primeiro porque sempre temem ser acusados de “prática de curandeirismo” ou charlatanismo, caso “afirmem” que um fato ocorrerá e ele não ocorra.
Segundo em virtude do nível sócio-cultural de sua clientela, geralmente constituída de uma classe média de nível universitário, mais abastada e rica, que se formou dentro de um “padrão de pensamento” contrário a um “determinismo” que frustre sua crença num total “livre-arbítrio”, pois isto faria conceitos e certezas por tanto tempo acalentados serem literalmente “pulverizados".
Tal sensação de “fragilidade” perante forças desconhecidas exteriores, incomodaria demais a quem se sente um tanto “superior” em termos intelectuais ao resto de seus semelhantes, considerados “ignorantes” por acreditarem em fenômenos ocultos ou religiões.
Um certo “ceticismo arrogante” passou a ser a regra nos meios acadêmicos no século passado e até hoje impera irredutível.
Portanto, se um astrólogo ousar dizer aos seus clientes que não poderão fugir de um dia ou fase péssima, perderá para sempre sua clientela.
Quem procura um conselheiro, na verdade não deseja ouvir conselhos, mas sim a comprovação do que acredita espera e pensa.
Um(a) cliente apaixonado(a), jamais aceitará uma resposta do tipo; “seus mapas em sinastria não combinam e esta não seria a pessoa certa para você”.
Pagam para conservarem suas esperanças e ilusões.
Caso contrariados, sairão inconformados, falando mal de quem apenas quis ser sincero ao interpretar seus mapas.
É o que conhecemos como; “me engana que eu gosto” e nunca me diga a verdade, desfazendo meus desejos e esperança.
Daí termos tantos profissionais absolutamente desqualificados, que fizeram cursinhos de Astrologia e saíram dando consultas completamente inadequadas, pois, com base em teorias absolutamente erradas, se conhecessem melhor a Astronomia e o grave engano que transmitem aos seus clientes e alunos.
Digitem num site de busca como o Google; “precessão dos equinócios”, ou visitem um planetário ou observatório, para constatarem onde estava o Sol (determinante de seus signos) na data de seus nascimentos.
Verão que, somente os nascidos nos 4 últimos dias do signo permanecerão nele.
Todos os outros estarão no signo anterior.
Esta é a contradição entre a Astrologia e a Astronomia, perpetuada desde o século I , pelas efemérides compiladas por Ptolomeu, depois copiadas indefinidamente por "astrólogos de feiras populares", sem considerarem o movimento e fenômenos orbitais da Terra e das estrelas, que, a cada 72 anos mais ou menos “retrocedem” um grau de arco, na Eclíptica, num total de uma constelação a cada 2.160 anos.
Os astrólogos tardicionais, insistem que nada mudou, apesar destas evidências e continuam a interpretar mapas considerando os signos como fatores principais.
Na realidade, não são os signos nem as constelações que importam e sim as fases do “ciclo solar” segundo os “equinócios” de primavera e outono, mas isto é assunto para um livro.
Jamais acreditem que estes pretensos "astrólogos", numa consulta de minutos ou uma hora, possam dizer algo de exato, pois, se quisessem e pudessem mesmo estudar em detalhes cada momento, fase e futuro de uma pessoa, teriam de dedicar uma semana inteira ou várias, de intensas análises, coisa que os impediria de dar consultas diárias.
Portanto, a Astrologia requer um astrólogo para cada pessoa, se é que queiram verdadeiramente ter conselhos qualificados.
Isto explica que, somente reis ou pessoas dotadas de amplos recursos, no passado, podiam ter astrólogos particulares, que acompanhavam pessoalmente os partos e cada momento de suas vidas.
Tudo que se torna “massificado”, coletivizado, perde em valor e eficácia, assim como na educação, onde hoje “formamos ignorantes” e “diplomamos incapazes”, ao contrário de quando cada família de posses,tinha seus “tutores” particulares de altíssimo gabarito e cultura geral.
Infelizmente esta é a triste verdade, nua e crua, nada “democrática”, porém real e concreta.
2-Podemos transformar um dia altamente negativo ou fato desfavorável em algo bom , por meio de uma visão mais compreensiva do que a ocorrência nos servirá de lição?
R-Somente em casos de raros seres evoluídos o suficiente para não entrarem em desespero, tristeza depressiva ou terem rompantes isto seria possível.
Estas raríssimas pessoas “aprendem” e adquirem mais sabedoria com o sofrimento.
A absoluta maioria tenta achar um culpado para a sua situação e se entrega ao estado emocional.
3-Estaria “escrito” nos mapas individuais de cada vítima de acidentes coletivos estas mortes, como nas do WTC de 11/09/07 , na tragédia da Gol e agora a de Congonhas?
R-Sim, apesar de quase nenhum astrólogo poder decifrar este aspectos, geralmente ocultos, não tão aparentes e evidentes nos mapas, se usarem somente os tradicionais.
Isto requer uma sobreposição de diversos mapas, usando também “midpoints” (pontos-médios) diretos e indiretos, o que somando umas 5 composições resultantes dariam algo como milhões de combinações só possíveis de serem discriminadas usando um programa especial de computador que gerará uma lista interminável de probabilidades.
Já utilizei um programa destes criado por mim, na época para computadores da linha Apple como o atual Mac, depois destruído por um HD queimado e não mais compilado, porque prefiro o olhar atento dos mapas conjugados (Natal, direcional primário e secundário, progressões,etc) mesmo que não garanta total exatidão de análise, mas funciona.
Vejam bem que, até astrólogos ou estudiosos desta Ciência com bastante experiência, estão também sujeitos ao seu “carma” individual, podendo, por distração ou outro motivo, não “enxergarem” aspectos em seus próprios mapas e sofrerem os ditames do destino.
Total controle sobre o destino e carma é simplesmente impossível.
Somente pessoas altamente evoluídas espiritualmente ou verdadeiros mestres se livram da maior parte de seus carmas, porém não totalmente, pois até Jesus fez questão de cumprir o seu .
4-Nossos destinos estão inevitavelmente traçados sem outras opções ou mudanças decorrentes de nossa vontade ou ações em vida?
R-Não. Como numa peça ou novela, inicialmente o autor tem diversas alternativas para “enriquecer” sua obra aproveitando o desempenho de seus intérpretes e personagens.
O que ocorre em profecias nem sempre confirmadas, é uma mudança vibracional imperceptível, não de uma pessoa, porém em “efeito borboleta” como na "Teoria do Caos”.
Melhor dizendo, cada ação nossa ou mudança de atitudes na vida,equivale a um efeito na nossa e nas de outros em “efeito cascata” , “dominó” ou “bola de neve”.
Em virtude disto, poderemos “mudar de pista” ou de “caminhos” porém, previamente traçados desde o nosso nascimento, apenas atenuando ou piorando o nosso carma.
Se existem múltiplos universos e realidades dimensionais paralelas como a Física Quântica defende, então também teríamos infinitas combinações e diversidades, como “trilhas” preparadas para servirem de trajeto.
Muitos dizem; “mude-se a si próprio, antes de querer mudar o mundo”.
Não deixa de ser uma verdade, porém morreremos sem nunca vermos os resultados em termos coletivos se assim pensarmos sem uma ação de maior alcance.
Hoje temos a Internet, e um ser que “se ilumine” ou "desperte” poderá contagiar muito mais rapidamente a muitos, distantes de seu meio e convívio.
Portanto, usando a “T
eoria dos Campos Mórficos” ou “Morfológicos” do biólogo e cientista pesquisador Rupert Sheldrake” podemos “transmitir” o que aprendemos e assimilamos aos nossos semelhantes.
Entretanto, o que acontece é que a imensa maioria está rapidamente se degenerando moral e psiquicamente, formando uma espécie de “redoma negativa”, que impede a penetração de outras influências mais saudáveis e positivas, embora minoritárias e hoje muito raras, dos que ainda resistem, como "Lot" resistiu em sua fé, lealdade e determinação quando da destruição de Sodoma e Gomorra.
Muito em breve teremos a nossa.