quarta-feira, 25 de maio de 2011

O destino atroz!

Fico pensando e repensando, sobre minhas recentes experiências, lidando com dois idosos que perderam a orientação e estão em estado de deficiência mental, além dos problemas de doenças físicas.
Somos uma espécie de "energia", ligada a um "hardware" referente ao campo dimensional em que vivemos, o corpo físico, nosso cérebro, etc.
Existe também um tipo de "software", que nos possibilita usar este sistema operacional, que é a nossa herança cultural, transmitida desde a nossa infância, para que possamos interagir com o mundo externo e manifestar nossa vontade e pensamento.
Quando algo falha, no caso o "hardware" (que é o físico e principalmente cerebral), perdemos o contato direto com a realidade e ficamos à mercê de uma espécie de "curto circuito", que nos impede de raciocinar e expressarmos o nosso pensamento de maneira adequada e racional.
Desta forma, até um indivíduo mais culto e antes muitíssimo lúcido, pode virar uma criança e ensejar cuidados especiais, como qualquer outro deficiente de nascença.
Portanto, o nosso assim denominado "livre-arbítrio", não passa de um engano e blefe, digerido e aceito como "máxima" incontestável, pelos que se julgam mais inteligentes e cultos, prováveis doentes no futuro, de um "Alzheimer", Esclerose progressiva ou Senilidade. Acabarão com um babador e sem poderem limpar suas fezes!
Deixamos de "existir", em termos de cidadania e exercício de nossa vontade, por qualquer "curto-circuito" que ocorra em nosso corpo físico.
O nosso "Espírito" ou "alma", não podem mais se expressar convenientemente e entramos num processo de demência, ditado pelo estado degenerativo de nossos órgãos vitais, principalmente os de comunicação e pensamento , como o cérebro.
Qual a solução para uma crescente expectativa de vida, apesar da Medicina não poder, até hoje, garantir a integridade neurológica de um ser humano?
Não existe ainda!
O nosso sistema nervoso e ligações neurais, funcionam como um circuito interno, porém de células vivas, os neurônios e receptores cerebrais de estímulos.
Até o momento, não tive conhecimento de uso das células-tronco para regeneração do sistema nervoso e circuitos cerebrais.
Isto nos deixa ainda, sem uma solução viável para os casos cada vez mais progressivos e crescentes, de doenças e distúrbios, causados pela senilidade e aumento da expectativa de vida.
Morrer são, significa morrer lúcido e não em estado quase vegetativo, sem noção da realidade.
Atenção "hackers" de plantão!
Tentem invadir este sistema operacional criado por Deus, para nos salvarem e a si próprios, destes dramas e tragédias da velhice inevitável!
Será que Deus permitirá esta ousadia humana?