quarta-feira, 25 de maio de 2011

O destino atroz!

Fico pensando e repensando, sobre minhas recentes experiências, lidando com dois idosos que perderam a orientação e estão em estado de deficiência mental, além dos problemas de doenças físicas.
Somos uma espécie de "energia", ligada a um "hardware" referente ao campo dimensional em que vivemos, o corpo físico, nosso cérebro, etc.
Existe também um tipo de "software", que nos possibilita usar este sistema operacional, que é a nossa herança cultural, transmitida desde a nossa infância, para que possamos interagir com o mundo externo e manifestar nossa vontade e pensamento.
Quando algo falha, no caso o "hardware" (que é o físico e principalmente cerebral), perdemos o contato direto com a realidade e ficamos à mercê de uma espécie de "curto circuito", que nos impede de raciocinar e expressarmos o nosso pensamento de maneira adequada e racional.
Desta forma, até um indivíduo mais culto e antes muitíssimo lúcido, pode virar uma criança e ensejar cuidados especiais, como qualquer outro deficiente de nascença.
Portanto, o nosso assim denominado "livre-arbítrio", não passa de um engano e blefe, digerido e aceito como "máxima" incontestável, pelos que se julgam mais inteligentes e cultos, prováveis doentes no futuro, de um "Alzheimer", Esclerose progressiva ou Senilidade. Acabarão com um babador e sem poderem limpar suas fezes!
Deixamos de "existir", em termos de cidadania e exercício de nossa vontade, por qualquer "curto-circuito" que ocorra em nosso corpo físico.
O nosso "Espírito" ou "alma", não podem mais se expressar convenientemente e entramos num processo de demência, ditado pelo estado degenerativo de nossos órgãos vitais, principalmente os de comunicação e pensamento , como o cérebro.
Qual a solução para uma crescente expectativa de vida, apesar da Medicina não poder, até hoje, garantir a integridade neurológica de um ser humano?
Não existe ainda!
O nosso sistema nervoso e ligações neurais, funcionam como um circuito interno, porém de células vivas, os neurônios e receptores cerebrais de estímulos.
Até o momento, não tive conhecimento de uso das células-tronco para regeneração do sistema nervoso e circuitos cerebrais.
Isto nos deixa ainda, sem uma solução viável para os casos cada vez mais progressivos e crescentes, de doenças e distúrbios, causados pela senilidade e aumento da expectativa de vida.
Morrer são, significa morrer lúcido e não em estado quase vegetativo, sem noção da realidade.
Atenção "hackers" de plantão!
Tentem invadir este sistema operacional criado por Deus, para nos salvarem e a si próprios, destes dramas e tragédias da velhice inevitável!
Será que Deus permitirá esta ousadia humana?

16 comentários:

Fátima disse...

Ola Homero
Como foi de viagem? Espero que bem.
Como estão seus pais?Alguma melhora?
Cheguei hoje de Sao Paulo e affff!!!
Que viagem!!!
Paguei meus pecados rs
Amanhã vou procurar saber o que pode ser feito para que eu tenha algum retorno dos prejuizos que tive em Sampa.

Um abraço

Sol disse...

Boa noite Homero,

Infelizmente, ainda não estamos preparados, para enfrentarmos a velhice e todas as suas consequencias.

Acho, sem ter muita certeza, que tudo seria muito mais fácil, se conseguíssemos anular qualquer tipo de sentimento, mas sabemos, que isto é impossível, então penso, que o mais justo, é lidarmos com a situação do "agora".

Não somos máquinas, não adianta, esperarmos encontrar as mesmas pessoas que conhecemos no passado, isto, só aumenta o sofrimento, o nosso e daqueles, que mesmo com todas as restrições físicas e mentais, sabem que já não podem corresponder as nossas expectativas.

É muito triste, mas esta é a vida, mesmo com toda a dificuldade, vale a pena lutar por ela.

Solange

Mariana Menezes disse...

Olá Homero.
Ri muito com o seu comentário no post anterior, qdo disse que nós mulheres somos de outro mundo. Somos mesmo...kkkkkkkk
Voces são resumo, síntese, mão única, etc.
Nós mulheres, somos a historia completa, com todos os detalhes, somos mão dupla, somos a diversidade, somos complicadas porque voces são simples demais.
Mas acho isso maravilhoso, pois se vcs fossem iguais a nós, seria tudo muito sem graça.
Se cuide!
Abraços!
Mariana.

Marcos A. disse...

....é Homero, lamentavelmente a "máquina" perfeita não é tão perfeita assim, conheci um cara que era o oposto...o cérebro era perfeito mas o corpo era todo retorcido...ele fazia faculdade e era um dos melhores alunos da sala...usa(pois acredito que está vivo) o computador com uma caneta ou um lápis na boca para digitar...é naquela parte do programa windows que tem para deficiente...achei uma pena aquilo pois no fundo o corpo se tornou uma prisão para uma mente sadia...quem sabe um dia(espero não demore) a ciência possa chegar ao ponto de resolver este e tantos outros dilemas que regem esta "máquina" complexa mas com tantos problemas a solucionar que é o SER HUMANO....não vou nem falar do lado piscológico que afeta também a máquina(tanto quanto o fisiológico) pois não vem ao caso...mas meus professores de antropologia falavam que toda e qualquer doença....se manifesta primeiro no espirito e depois atinge o corpo...seja ela carmica ou não...é mais ou menos por isto que os gregos falavam..."Mente sã, corpo são"....a mente neste caso eles indicavam como o espirito...não o cérebro como muitos pensam....se seu espirito está bem...você estará bem fisicamente....só um carma pode afetar isto ou uma forte corrente negativa.

Marcos A. disse...

...Homero, realmente como vc disse e a Mariana concordou as mulheres são de outro mundo e acho que este poema de autor desconhecido fala o porque que admiro isto nelas:
MULHER
"Ser mulher...
É viver mil vezes em apenas uma vida.
É lutar por causas perdidas e
sempre sair vencedora.
É estar antes do ontem e depois do amanhã.
É desconhecer a palavra recompensa
apesar dos seus atos.

Ser mulher...
É caminhar na dúvida cheia de certezas.
É correr atrás das nuvens num dia de sol.
É alcançar o sol num dia de chuva.

Ser mulher...
É chorar de alegria e muitas vezes
sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de terceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...
É identificar um sorriso triste e uma lágrima falsa.
É ser enganada, e sempre dar mais uma chance.
É cair no fundo do poço, e emergir sem ajuda.

Ser mulher...
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que é frágil...
Pra ter um carinho.

Ser mulher...
É se perder em palavras e
depois perceber que se encontrou nelas.
É distribuir emoções
que nem sempre são captadas.

Ser mulher...
É comprar, emprestar, alugar,
vender sentimentos, mas jamais dever.
É construir castelos na areia,
ve-los desmoronados pelas águas.
E ainda assim amá-los.

Ser mulher...
É saber dar o perdão...
É tentar recuperar o irrecuperável.
É entender o que ninguém mais conseguiu desvendar.

Ser mulher...
É estender a mão a quem ainda não pediu.
É doar o que ainda não foi solicitado.

Ser mulher...
É não ter vergonha de chorar por amor.
É saber a hora certa do fim.
É esperar sempre por um recomeço.

Ser mulher...
É ter a arrogância de viver
apesar dos dissabores,
das desilusões, das traições e
das decepções.

Ser mulher...
É ser mãe dos seus filhos...
Dos filhos de outros.
É amá-los igualmente.

Ser mulher...
É ter confiança no amanhã e
aceitação pelo ontem.
É desbravar caminhos difíceis
em instantes inoportunos.
E fincar a bandeira da conquista.

Ser mulher...
É entender as fases da lua
por ter suas próprias fases."

.....sim Homero, elas são de outro mundo...parabéns a todas as mulheres.

Shadow disse...

Homero,

Não é fácil acompanhar a deterioração daqueles a quem amamos. Isso nos confronta com os nossos próprios limites e impotência. Não deixa de ser um aprendizado, um duro aprendizado.

Não é fácil ver que os olhos, um dia tão vivos, gradualmente vão ficando sem brilho, vazios e distantes, reflexo do espírito que -pouco a pouco- vai abandonado aquele corpo cada vez mais frágil e inerte. Não deixa de ser um chamado à vida, um forte chamado à vida.

Pode parecer um chavão, mas isso nos mostra a importância de viver intensamente o momento presente, de não se perder em detalhes e insignificâncias que só desgastam e não levam a lugar algum, de agradecer a cada pequena conquista, de olhar ao redor e agradecer pela maravilhas e encontros que a vida nos proporcionar; é possível ser feliz com muito pouco. Aliás, muito a propósito a primeira frase da poesia postada pelo Marcos A.: Ser mulher, e eu acrescentaria, assim como ser homem, "é viver mil vezes em apenas uma vida".

Pra que esperar o amanhã chegar? Até mesmo porque o amanhã é incerto.

Mariana Menezes disse...

É isso aí Marcos A.
Antes de eu ter meu filho, era difícil entender os homens. Hoje é muito fácil. Não tem o que entender. É como matemática. É assim e pronto. Por isso Deus fez o homem e a mulher, cada um com a sua natureza.
Gostei do poema.
Abraços,
Mariana.

Anônimo disse...

Hello é a 1ª vez que li o teu blog e adorei imenso!Bom Projecto!
Adeus

Anônimo disse...

Marcos,gostei da sua sensibilidade
em postar p/a o nosso conhecimento algo tão belo, que pena que não possamos agradecer ao autor,mas a vc sim rsrsrs. obrigada. bj. SC

Anônimo disse...

Morrer com dignidade, inteiro, lúcido...
Acho este meu desejo, más do que almejar viver até pisar na segunda centúria, sem realmente ser responsável do meus atos e desejos. Viver com todas as forças físicas e mentais, todo o que devo, sim, sem ser um peso morto para ninguém.
Deveríamos ter um botão de desligue... e a coragem necessária para saber quando apertar ele, sem que isso implique pecado, karma, culpas.
Enfim, creio que ver naqueles que nos cuidaram sinais de fragilidade, nos provoca um corto cicuito. Será que realmente es natural, biologicamente falando?
Lembro de ter tido altos papos nesse sentido com o meu querido pai, ateu, que não acreditava em nada além disto que somos aqui e agora.
Engraçado é que no dia da sua morte, eu aqui e ele longe, eu, sem saber que estava desencarnando, relembrei de estórias vividas com ele e o meu irmão, com muita alegria, coisa que nunca fazia... Acho que nesse momento, ele estava comigo, se despedindo.
Um abraço, Homero! Te ler, nos desperta.

Anita

Anônimo disse...

Recomendo aos teus leitores a entrevista do Roda Viva, com Ney Matogrosso. Foi muito inteligente e se tocou nela também o tema da morte.
O programa foi apresentado nesta segunda-feira às 22:00 e será reprisado na madrugada de sexta-feira, ou seja, de quinta para sexta-feira, à 01h.
O link aqui:
http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/

Para chegar lá velinhos e com o "hard" ok, vi também a entrevista que fez o Abujamra à jornalista Sonia Hirsch. Excelente!
O link aqui:
http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/programas/1568

A nova grade da Cultura está muito boa. Sangue Latino é 10! Assim como o Jornal que é comentado. Sem falar dos documentários e filmes...
Um oasis mediático.

Bom é comentar e difundir a coisas boas que a telinha aberta oferece!
Chega de tanto reality pastelão, que pouco faz aos nossos neurônios!
;)
Anita

Alda Arnaud disse...

Homero,
Muito bom te ler!
Tudo que você escreveu é verdadeiro, temos que tentar ter uma vida saudável e na medida do possível ser feliz. Manter a lucidez e curtir os bons momentos...
Uma noite super tranquila para você, beijo,
Alda

Anônimo disse...

Marcos,
Lindo poema!
Obrigada pelo carinho e pela sensibilidade.
Um abração

Marcos A. disse...

....bom abrigado...sabem vi muita coisa que eu poderia mostrar como poema para demontrar o que penso das mulheres mas achei que este aí ia mais de encontro as minhas idéias...pena não ter o autor para eu colocar o nome...estava como desconhecido...e pena eu não ter ultimamente inspiração para escrever algo próprio mas, acho que nada que eu pudesse escrever supera este daí.Minha opinião claro para vocês de outro mundo.Deus abençoe vocês!Afinal, estamos aqui por vocês.

Anônimo disse...

ALO HOMERO

nossa máquina perfeita esta sujeita as LEIS DIVINAS

TODA REAÇÃO TEM COMO CAUSA UMA AÇÃO ANTERIOR

e dificil p nós simples IMORTAIS enterdermos todo este esquema MONTADO POR DEUS, mas sofremos ajustes p EXPIARMOS OU PROVARMOS AS LEIS DIVINAS

basta saber em qual destes esquemas estamos habilitados

MAS SEM DUVUDA E MUITO DIFICIL P NOS VERMOS NOSSOS ENTES QUERIDOS DEFINHANDO SE NADA PODERMOS FAZER

nos consola talvez e com alguma precariedade a ORAÇÃO(aquela conversa direta com DEUS)

LIA POA RS

Anônimo disse...

Homero

vamos passando e levando nossa cruz
estamos neste mundo p sermos testados incessantemente é duro vermos q somos impotentes p ajudarmos nossos AMADOS em suas dores mas temos q ter força e muita paciencia nestas horas