domingo, 3 de agosto de 2008

"A Favorita" de quem?



Quando da estréia da novela “A Favorita” , previ que não emplacaria e seria mais um fracasso da “Plim-Plim”, cujos índices no IBOPE caem a cada ano.
“Duas Caras” foi o maior fracasso já registrado, se comparado ao histórico de novelas desde o início deste gênero na Rede Globo.
A diretoria desta emissora de TV entrou em pânico, realizou reuniões, afastou alguns elementos e chamou outros, acionou uma intensa campanha de propaganda para alavancar a audiência através de freqüentes” e cansativas chamadas nos intervalos comerciais, até durante a madrugada, apelando para o recurso do “mistério” sobre “quem matou quem”?
O mapa astrológico sideralista, levantado para a hora de inauguração , ou seja, o início da novela, demonstrou esta dificuldade de conseguirem bons índices de audiência.
Consultem nos arquivos de junho deste ano .
Apesar de alguns momentos de crescimento de audiência durante as cenas de sexo , a emissora continua amargando uma média muito abaixo do que necessita para manter o preço de seus segundos comerciais de patrocínio.
Previ também, um progressivo “ocaso” e decadência da Rede Globo, em termos de TV aberta, que seria irreversível.
Hoje ela enfrenta acirrada concorrência da Record, e SBT no horário nobre, tendo de competir com duas novelas. Uma inovadora e meio estranha; "Mutantes", outra uma supercampeã de audiência, a única que conseguiu destronar a Globo quando foi exibida na extinta Rede Manchete, atualmente Rede TV, a novela “Pantanal” agora reprisada pelo SBT com ótimos índices no IBOPE.
Isto se explica por alguns aspectos astrológicos desfavoráveis, como a quadratura Lua-Saturno e o quincúncio Saturno-Ascendente, nada bons para a popularidade de qualquer lançamento na mídia.
Embora a “Plim-Plim” esteja promovendo um massacre de propaganda desta novela, não somente nos intervalos comerciais, como também durante os programas, não creio que consigam alterar esta realidade desfavorável de mais um fracasso em termos de hegemonia no horário nobre, agora bem dividido e disputado.
Por bom tempo, pelos aspectos e trânsitos planetários para estes dois meses, não vejo boas perspectivas de audiência para “A Favorita”.