domingo, 3 de agosto de 2008

"A Favorita" de quem?



Quando da estréia da novela “A Favorita” , previ que não emplacaria e seria mais um fracasso da “Plim-Plim”, cujos índices no IBOPE caem a cada ano.
“Duas Caras” foi o maior fracasso já registrado, se comparado ao histórico de novelas desde o início deste gênero na Rede Globo.
A diretoria desta emissora de TV entrou em pânico, realizou reuniões, afastou alguns elementos e chamou outros, acionou uma intensa campanha de propaganda para alavancar a audiência através de freqüentes” e cansativas chamadas nos intervalos comerciais, até durante a madrugada, apelando para o recurso do “mistério” sobre “quem matou quem”?
O mapa astrológico sideralista, levantado para a hora de inauguração , ou seja, o início da novela, demonstrou esta dificuldade de conseguirem bons índices de audiência.
Consultem nos arquivos de junho deste ano .
Apesar de alguns momentos de crescimento de audiência durante as cenas de sexo , a emissora continua amargando uma média muito abaixo do que necessita para manter o preço de seus segundos comerciais de patrocínio.
Previ também, um progressivo “ocaso” e decadência da Rede Globo, em termos de TV aberta, que seria irreversível.
Hoje ela enfrenta acirrada concorrência da Record, e SBT no horário nobre, tendo de competir com duas novelas. Uma inovadora e meio estranha; "Mutantes", outra uma supercampeã de audiência, a única que conseguiu destronar a Globo quando foi exibida na extinta Rede Manchete, atualmente Rede TV, a novela “Pantanal” agora reprisada pelo SBT com ótimos índices no IBOPE.
Isto se explica por alguns aspectos astrológicos desfavoráveis, como a quadratura Lua-Saturno e o quincúncio Saturno-Ascendente, nada bons para a popularidade de qualquer lançamento na mídia.
Embora a “Plim-Plim” esteja promovendo um massacre de propaganda desta novela, não somente nos intervalos comerciais, como também durante os programas, não creio que consigam alterar esta realidade desfavorável de mais um fracasso em termos de hegemonia no horário nobre, agora bem dividido e disputado.
Por bom tempo, pelos aspectos e trânsitos planetários para estes dois meses, não vejo boas perspectivas de audiência para “A Favorita”.

25 comentários:

Sol disse...

Que estão nos bombardeando nos intervalos, isto estão,ate´o Jornal O Estado de São Paulo aderiu a campanha, em seu segundo caderno estão refazendo a estória dos personagens mas, gosto de A Favorita,o interessante e, isso quero ver é, como depois de sabermos quem matou Marcelo, como o autor conseguirá manter a atenção de quem está acompanhando a novela.

Pantanal é maravilhosa,com todos os elementos que adoro,a simplicidade dos personagens,a beleza da natureza, e estória com suas lendas me encanta, só poderia ser Benedito a escrever.O problema é o medo do SBT em exibí-la num horário que possa fazer frente A Favorita.Tanto é que, sendo exibida em outro horário, conseguiu tirar pontos de Os Mutantes e voltou a ser segundo lugar no Ibope, essa é a verdadeira briga no momento.

Os Mutantes,não dá ,quando estreiou havia a curiosidade, saber como funcionaria uma novela com personagens que fogem totalmente do real,só que se tornou cansativa, talvez por repetir demais os atores,e diga-se de passagem, alguns com péssima atuação, esgotou o interesse, agora parece uma colcha de retalhos, em algumas situações sem pé e nem cabeça.

É como disse antes, a televisão aberta está muito ruim de programação, acostumaram a lançar qualquer coisa e mesmo assim terem audiencia, com o advento da net, tv a cabo, DVD, perderam público.

E também não podemos esquecer que hoje temos uma população de adolescentes muito grande, com seus programas, shoppings, baladas,novela só mesmo Malhação, a prova é que esta novelinha apresentada as 17:30 tem mais audiência do que as das 19:00 Beleza Pura, horário das donas de casa.

Todas as emissoras estão enfrentando problemas, a maior prova é que começaram a vender horários para produções independentes, hoje quem tem patrocinador tem horário garantido mesmo que o programa seja difícil de ver e dê traço no ibope.

Mesmo não gostando de A favorita dê um palpite, quem matou Marcelo?mesmo que seja para um estudo psiquiátrico, as duas suspeitas tem caracteristicas interessantes, gostaria de saber sua opinião, quem tem perfil de assassino(a)?

Solange

Anônimo disse...

Olá Homero,

Estava procurando algumas noticías sobre Filmes e acabei encontrando médias de audiência das novelas,entro aqui...e vc falando em audiência,resolvi colocar aqui as audiência para vc observar...detalhe;não assisto novela nenhuma...hehehehe,não pq não goste...sem tempo:
Está média é da quinta-feira+01/08

Mais Você - 7 pontos
Malhação - 23 pontos
Ciranda de Pedra - Média de 22
Beleza Pura - 28 pontos
A Favorita - 41 pontos
A Grande Família - 29 pontos
Casos e Acasos - 20 pontos

Record:

Hoje em Dia - 6 pontos
Chamas da Vida - 14 pontos
Os Mutantes - 14 pontos
O Jogador - 12 pontos

Sbt:

Pantanal - 16 pontos
A Praça É Nossa - 9 pontos

Na sexta foi isso:

A Favorita - 39 pico 44
Beleza pura - 29 picos de 31
Os Mutantes - 13 pico 15
Chamas da Vida - 13 pico 15

Pantanal - 13 pico 16

Eu vejo que novela ainda chama atenção..hehehehehe,
sinto saudades de novela do passado;Roque Santeiro era ótima..hehehe

Com toda está Concorrência eu ainda acho,pelo que mãe fala,que as novelas da Globo são muito boas,ainda tem uma que mãe assisti na Band..se não me engano é Agua na Boca,lá na casa dela é novela até a Favorita acabar.

Não vou mentir que não gosto do pessoal da Record,a anos atrás um pastor da Universal chuto,ao vivo,a imagem de Nossa senhora da aparecida...achei um ato grotesco;
total falta de respeito.

Que vc tenha uma excelente semana!

Abração

Agradeço a Deus poder pagar uma SKY...estes abertos,no geral,são terriveis.

Homero Moutinho Filho disse...

Sol.
-Recuso-me a apontar um assassino, pois da última vez, o autor chegou a mandar regravar uma cena importante e "inventou" outras não mostradas antes, na novela "Paraíso Tropical".
-Não dá para lidar com a mentira e a conveniência deles.
-Esta novela "A favorita" não teria este desfecho agora. O autor foi forçado a reescrevê-la por causa dos baixíssimos índices das primeiras semanas. Agora terá de criar outra.

Homero Moutinho Filho disse...

Sérgio.

Estas médias são do dia 01/08 , não da semana nem do período desde o início.
A média semanal de "A Favorita" estava entre 32 e 34% . Só conseguiu um "pico" de 40% na cena de sexo da sauna.
Para uma emissora hegemônica, cujas novelas alcançavam 56% em média, isto é uma tragédia.

Homero Moutinho Filho disse...

Para os patrocinadores, o que importa é a média semanal para cálculo do preço dos segundos de comercial.
Quero ver a Globo manter a expectativa do público, depois deste bomabardeio e desfecho da trama na terça-feira.

Anônimo disse...

Eu não acompanho nenhuma novela, da Globo por falta de tempo, mas gosto de A Favorita, tem sempre enredo e alguma coisa acontecendo. Mas o dia a dia mudou por vezes na hora da novela, a pessoa está na internet, msn, tem agora outros canais que fazem frente a Globo. Os indices de audiencia mudaram, o gosto do telespectador mudou, a novela das 8 não é mais a única opção.Apesar do crecimento da Record, acho que ela ainda tem um longo caminho, até efetivamente ser concorrente com C maiusculo. Haja vista esse Mutantes, depois de uma otima novela como Vidas Opostas, vem com esse generico de série. Não dá!! O SBT depois de um longo e tenebroso inverso, parece que acordou, não sei se a tempo de reverter alguma coisa, mas... Me irrita no SBT é sua luta pelo segundo lugar, nunca vi ninguem ir para a luta, querendo o segundo lugar nunca o primeiro. É como se o primeiro já fosse da Globo. Beijos!!

Homero Moutinho Filho disse...

Corrigindo. "Bombardeio".

Sol disse...

Homero, sei que voce ficou "tiririca" da vida, com Duas Caras, também sou da opinião que mudaram tudo, em função do "politicamente correto"(vou vomitar), não apontar o Lázaro Ramos, como o responsável pelo atentado contra o saudoso Juvenal Antena,tanto é que não tocaram mais no assunto, a novela acabou e ficamos sem resposta.

Mas, A Favorita, só tem duas prováveis assassinas, Flora e Donatella, não tem como inventar uma terceira pessoa. Os motivos do assassinato ai sim, poderia haver outros envolvidos, manipulando,incentivando ,envenenendo mas, apenas uma apontou a arma e atirou,e foram tres tiros, (não podemos permitir que nos engane).

Por favor, Homero, um palpite só, como criminalista,não como crítico e blogueiro.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...


Sol.

-Com a Globo tudo é possível SIM! Mesmo fora da realidade e qualquer lógica eles mudam tudo como querem.
-Mudaram a cena da Alexandra Negrini na cena de seu assassinato, regravando outra na semana final e "inventaram outra não mostrada nos caítulos onde o Tony Ramos descobre que´m é o seu filho e mais outra no apto da Negrini com o Wagner Moura.
Em "Duas Caras" nem se importaram se alguém gravou o capítulo e mudaram as imagens que mostravam uma mão negra com uma correntinha branca segurando a pistola de cabo prêto, que , alías erraram e mudaram para uma de cabo de madeira marrom e depois consertaram.
UFA!
Nesta porcaria de "A Favorita" a personalidade mais patológica e, paranóica, dependendente emocionalmente e depressiva é a Donatela Fontini, que não fez outra coisa até agora, a não ser ameaçar, tramar, sussurrar e chorar o tempo todo.
É uma psicopata esquizofrênica, em termos de análise criminalística forense.

Unknown disse...

Eu coloquei a média de quinta e sexta pq o pessoal fala que são dias fracos final de semana chegando e tal,assim estava escrito no Site;
começo de semana são audiências um pouquinho maior.

A concorrência é muito salutar,
em todos os setores da vida.

De qualquer forma,tb os tempos são outros,hoje em dia temos internet,tv a cabo,dvd com alta definição...no passado era osso tinha poucas opções;
Eu peguei uma boa parte de tv preto e branco,morava em uma localidade chamada de arembepe(beira mar a 52 km de salvador) e curtia a natureza muito mais do que tv...meu pai só compro uma tv a cores em 82(uma semana antes da copa) tb não tive video game...rsrsrsr

abração

Homero Moutinho Filho disse...

A novela do Tony Ramos foi "Paraíso Tropical" e todos lembram da vergonha dos capítulos finais "inventados e deturpados".

Unknown disse...

Homero,
Estou de boca aberta,tu entende tudo de novela,nossa senhora...sabe dos personagens,faz avaliação das colocações e atitudes dos mesmos,sabe das mudaças do autor,das tramas...sinceramente,tu crítica pq tu gosta..rsrs.
Eu nunca comento com ninguém sobre novela...não sei de nada.
Fora que tu comenta até de novela passada..rsrs

Homero Moutinho Filho disse...

Sérgio Tavares.

-Vivi muito tempo na grande mídia e conheço um pouco de tudo por lá, inclusive o pessoal da Globo, que ainda se conserva na direção, nos estúdios, jornalismo e demais departamentos.
-Esclareço que não os contato, nem pergunto nada sobre o que acontece. Aliás me lincharíam e mataríam pelas críticas que faço.Rsrsrs.
Alguns jornalistas de lá, que já me entrevistaram e fizeram matérias de capa para o jornal e revista do O Globo, lêem este blog e o meu anterior do MBNE por causa de minha campanha pelo Voto Nulo.
-Detesto novelas, mas deixo a TV ligada atrás de mim, como pode ver pela foto, por obrigação mesmo, de perceber e captar as manipulações psicológicas subliminares e condicionamentos que eles fazem com o público e comentar aqui, sob uma análise psicológica.
-Não se arrependa de nunca ter tido um video game, pois somente por vontade de meu ex-enteado, tive alguns e cai fora rapidinho, deixando-o se "retardar mentalmente" sozinho. rsrsrs.Credo!
-Não nego que conheço a História da TV , até porque, nasci com ela no Brasil e, desde criança, freqüentei rádios e TVs por causa de meu pai.

Homero Moutinho Filho disse...

Freqüentei em ambientes internos como artista , intérprete e compositor.

Homero Moutinho Filho disse...

Apesar de minha discordância política com o famoso autor "global" de novelas e séries, Dias Gomes, já falecido, a quem tive muito respeito pelas obras literárias, um cara pessoalmente simpático e uma família muito bonita, sua filha e filho de quem fui grande amigo durante o tempo de faculdade o Guilherminho,estive em sua casa e os conheci bem, tenho minhas reservas e conheço bem as manipulações de grupos da grande mídia, pois freqüentei "reuniões secretas" deles , onde tramavam o que dizer e a quem destruir por razões ideológicas naquela época de regime militar e depois .
Hoje vemos "aqueles líderes" deles, escondendo dólares nas cuecas", assassinando, corrompendo e, mesmo assim , no poder ainda.
"Blindados" como "TEFAL".

Sol disse...

Paraíso Tropical, torci pelos "bandidos", Camila Pitanga e Wagner Moura, Tony Ramos derepente se transformar no bonzinho quando se apaixonou por Gloria Pires, foi de uma tremenda "sacanagem" mas, acredito que o maior problema dos autores é quererem agradar a opinião pública, o povo não aceita uma novela em que vilões se deêm bem, ainda preferem uma redenção tipo, o "cara" se transforma num santo, como Lázaro Ramos em Duas Caras ou morre no final como Wagner Moura.

Voce já percebeu quando colocamos opiniões que vão contra a maioria como somos bombardeados? assim devem se sentir os autores também ,no caso deles a situação é muito pior, pois ganham para isso, e além de tudo trabalham em empresas que visam lucro e ibope.

No caso de A Favorita entendi, na sua opinião a bandida é a Donatella mas, como ficará o "mocinho" com cara de "nojo"? ele faz o par romantico com ela.

Solange

Sol disse...

A primeira novela de Dias Gomes que assiti" escondida" ,pois passava as 22:00, foi Verão Vermelho, com Dina Sfat, Jardel Filho, Sandra Bréa, e uma infinidades de atores muito bons, mas viviamos no regime militar,e a censura corria solto.

No meio artístico então, o bicho pegava, não? me lembro de Simonal, foi perseguido pela classe acusado de "dedo duro" e agora,dizem que o "cara" foi injustiçado.

Todos os "perseguidos" políticos que voltaram do exílio e, a vida pública estão ai, fazendo m...., será que os sonhos e ideais só existem na juventude? ou os militares sempre tiveram razão quando expulsaram essas pessoas daqui?

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Sol.

-O autor ainda não sabe o que fazer com o personagem principal, com aquela cara sempre franzida e lábios de quem está com nôjo de tudo,rsrsrs.
-Cabelos selvagens não adiantam muito quando se trata de protagonistas .
-Infelizmente ou não, apesar dos excessos os militares tinham razão, e também de apesar eu ter lutado , me arriscado é verdade sim, eles não valíam nada nem valem agora estes falsos líderes e mercenários de ideologias.O9s dos "dólares nas cuecas" e "mensalões" , sem citar os assassinatos políticos , de "queima de arquivo" do PT.

Homero Moutinho Filho disse...

"Os"

Sol disse...

Cresci no regime militar mesmo assim, tive aulas de Organização Social e Política Brasileira,graças a isso , não tenho nada de alienada,me ensinaram a pensar,debater, ter minha própria opinião fico, tremendamente chocada com os filhos da Democracia, que na maioria dos casos, não teêm nenhuma consciência política.

Alguns acham chique ser do contra mas, quando questionados discursam na cartilha de velhos líderes,que só souberam roubar, matar em nome do poder, enganando o povo com uma inatingível igualdade.

Vou dormir agora, apesar de gostar do assunto, hoje "sou obrigada" a levantar cedo.
bjs e abs

Solange

Anônimo disse...

A minha favorita é Pantanal.Fiquei super feliz quando fiquei sabendo que o SBT iria reprisar.Que bom que aquele acervo não se perdeu com a falencia da Manchete.A globo está se sentindo incomodada com o sucesso dessa reprise.Pantanal, apesar de ser uma novela antiga, como observamos nas roupas, cortes de cabelo, atores novos... é atemporal, possui cenas belíssimas e mesmo as cenas de nu não são vulgares.A globo quanto quer levantar o ibope coloca a Deborah Secco, Juliana Paes ou Daniele Winnitis de calcinha se oferecendo pro homens.

Anônimo disse...

Quero dizer amigo homero que não arrependo-me de não ter tido Vídeo Game,sinceramente...nunca gostei deste joguinhos.

Gostava de ir para praia,brincar com castelos de areia,namorar na praia,passear ao ar livre,acampar em Praia do Forte(localidade que fica depois de arembepe)

Nunca fui de saber muito de Tv,mesmo assim sei que tem muita manipulação,jogo de interesse...é claro que de uns 4 anos prá cá o fato de gostar muito de BBB fez com que eu tivesse o primeiro Pc em casa,nisso tive que olhar notícias nós sites de fofoca,nós blogs que falam de Tv...então um blog leva outro(foi assim que descobri vc,falando de bbb 7)alguém tinha comentado sobre seu blog em um forum de Tv e bbb,lá o povo coloca audiências e enquetes..por está proximo com novelas...fecha o pacote,uma coisa leva outra.

Nas comunidades as meninas falam muito de tv..."novelas" da Globo é o carro chefe,eram apaixonadas pelo tal do Ferraço...rsrsrs

As novelas de Dias Gomes a única que lembro é Roque Santeiro,tinha sido proibida nos anos 70 e só foi liberada em 1985...está eu assisti;
uma outra que vi tb..Vale Tudo de Gilberto Braga do ano de 1989,depois não vi nada mais...uma olhada aqui e outra acolá...não é assisti.

Abração

Ps-já imaginava que vc conhecia os bastidores da Tv.

Sol disse...

Homero,

Estou achando que a psicopata é a Flora, fria demais ,sem emoção, contida, Donatella ao contrário é uma psicótica de primeira linha,desde o início da novela com mania de perseguição, contratando detetives e seguranças, seria medo da loucura contida de Flora?, ou receio de ser desmascarada?

Analisando o assassinato de Marcelo,com tres tiros fica uma dúvida, quem o matou foi movido por raiva, descontrole ou por frieza?

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Sol.

-Depende. 3 tiros podem ser por "privação de sentidos", descontrole emocional ou também ato de criminoso profissional para se assegurar sobre a morte.
-Se forem somente 3 tiros e todos os 3 atingirem regiões do corpo vitais, é coisa de assassino profissional.

Homero Moutinho Filho disse...

Vocês estão caindo na conversa da Globo e do autor.
A assassina era para ser a Donatela, desde o início e esticaríam a trama o máximo possível, com os romances, mas não deu IBOPE e a direção pressionou o autor para reescrever e mudar tudo por causa da baixa audiência. Não daria para mudar a "sinopse" e roteiro , então resolveram "criar" uma outra novela dentro da mesma, apostando que uns 2 ou 3 dias de bom IBOPE por causa da massacrante propaganda garantiriam a audiência para o resto da novela.
Depois deste bombardeio é lógico que audiência subirá até terça-feira, por curiosidade, mas dai por diante é que eu quero ver.
A Donatela sussurante e choraminguenta é insuportável. A Flora precisa lavar os cabelos e esticar a coluna. O Bob necessita de uma ginástica facial para mudar aquela bôca de quem comeu e não gostou. O personagem do Cauã, está maius para "garoto de programa" mimado de "beicinho inchado pedindo mamadeira" do que para galã romântico.
A Laura precisa engordar uns quilinhos, pos só tem cabeça e o seu "escort" segurança quando a abraçou acabou acarinhando com a mão o próprio quadril. Rsrsrs.
Só rindo mesmo de tanta palhaçada e retardamento geral.
Se querem IBOPE, coloquem aquele "machão" deixando a família e indo morar com a Cilene, dominando o bordel e tirando a "virgindade profissional" da "Céu", expulsando o "garotão mamadeira" que iria morar com aquele gay e arranjem uma "ninfeta" que se apaixonaria pelo Tarcísio Meira, que parece estar mais para "gatão velho" do que para agitador comunista.
Aquele "hippie velho do "Mayer" pode sumir no primeiro disco voador, que ninguém sentirá falta.
O Dodi , o Benício, sei lá o nome , precisa aprender a falar e exercitar a inflexão de voz, pois parece estar sempre bêbado, balbuciando palavras.
Grandes atôres têm uma dicção impecável. Vide o Tarcísio, Tony Ramos Fernada Montenegro, Glória Duarte, Lima Duarte e outros.
A Débora Secco está muito "sequinha" mesmo, até demais, com aqueles "cambitinhos" de retirante subnutrida e bundão proeminente.
As sobrancelhas e sombras dela estão horríveis e a base mais horrível ainda, acentuando o rosto encavado.
Uma sugestão para quebrar o rítmo de "lágrimas e sussurros", seria chamar a Raqueli da "Beleza Pura", para dar um berro daqueles e acordar a audiência. Rsrsrs.
Ahhhh... língua ferina...melhor parar por aqui.