sábado, 18 de setembro de 2010

O fenômeno da "dissonância"!

Muitos devem conhecer as táticas psicológicas subliminares, usadas em propagandas para chamarem a atenção, como , por exemplo, um padre falando de sexo (dissonância cognitiva) ou algo que choque pelo contraste ou antagonismo de exemplos que temos gravados em nosso consciente e subconsciente.
No caso deste pleito eleitoral, vimos que , a princípio, o "povão" elegia o Serra e, somente depois de intensa vinculação e participação mais atuante do Lula a Dilma reagiu, o superou e hoje já comemora e distribui cargos , como se eleita no primeiro turno.
Entretanto, as coisas não funcionam bem assim.

As classes mais pobres e menos informadas, ou de raciocínio mais lento, demoram para perceber novas informações e mais ainda para chegarem a deduzir qualquer coisa diante de uma enormidade de notícias e fatos, difíceis de serem assimilados tão repentinamente.
Porém, existe também um outro fenômeno estudado e pesquisado por catedráticos e mestres em Psicologia, assimilação, confrontamento com imagens anteriores e dedução "a priori", que é o da eficácia da transmissão de uma mensagem e tempo de "cognição", além da retenção em memória, de discursos ou mensagens, assistidos ou recebidas.
A sequência ininterrupta de escândalos e denúncias, parece ter "estagnado" a curva ascendente dos índices da Dilma.
Ocorreram mudanças , ruins para o Serra e boas para a Marina, pois esta se locupletou dos antigos petistas ainda confiantes numa reviravolta moral do seu partido, agora, totalmente decepcionados e ideologicamente prostrados.

Quando a "dissonância" entre as benesses concedidas pela nova realidade econômica e os crimes denunciados forem analisadas, o que esperariam de reação ?
Nenhuma do povão miserável, mas alguma das periferias urbanas, que conseguem somar e comparar resultados obtidos, como as de São Paulo e outras grandes metrópolis.
Com o insistente bombardeio de escândalos, algum tiro terá atingido a "dona Dilma", por sua "proximidade" e suposta cumplicidade no esquema de corrupção.
Ai as coisas se complicarão numa reta final, pois existem os indecisos , mais os 20%, que admitem mudar de voto e os eternos rebeldes dos brancos e nulos.
Portanto, calma e relaxem, pois ainda muitas coisas, poderão mudar os resultados pretensamente esperados nesta eleição.