quarta-feira, 6 de maio de 2009

Meu "Paraíso".



Foi um duplo desafio para o experiente, “purista” e “nostálgico” grande autor; Benedito Ruy Barbosa, responsável pelo sucesso da novela “Pantanal” na extinta Rede Manchete, que, pela primeira vez, desbancou a Rede Globo durante toda sua exibição, inesquecível e repetida recentemente pelo SBT, realizou a consagrada e romântica; “Cabocla”, enfrentar o decadente horário das seis da “Plim-Plim”, com a missão de recuperar a audiência perdida.
Digo duplamente, porque, no lançamento da novela o autor teceu críticas duras aos demais de sua emissora dizendo que a baixa audiência se devia ao baixo desempenho dos autores, o que provocou um grande “mal estar” entre os “globais”, principalmente o Falabella, que amargava ter de encurtar sua novelinha claudicante; “Negócio da China”, que acabou por enterrar com “pá de cal” as pretensões de audiência da Globo no horário.
A início, Benedito pecou pela língua, pois sua novela “Paraíso" ostentou índices nada estimulantes, mas agora , parece que ele está fazendo o “motor pegar no tranco”, com maior espaço para a "moda de viola", duplas famosas, como Chitãozinho e Xororó, o cantor e personagem fixo; Daniel e todo aquele “clima” contagiante, de um Brasil que está desaparecendo, minado pela ação massacrante e padronizadora de uma grande mídia do eixo Rio-São Paulo, que elegeu como padrão, as culturas das periferias, favelas e centros de eternas festas como Salvador.
Esta aparente ou mesmo concreta “dicotomia” entre dois pólos culturais de “raízes” profundas nos costumes e “imaginário" brasileiro, parece estar nos levando à uma deterioração de valores, com a prevalência dos “importados” sobre os nacionais.
O que dizem ser cultura “afro”, na verdade não é a tradição ainda mantida a muito custo e penosamente pela religião, Umbanda, Candomblé, pelas “mães de santo” e todo o sincretismo realmente brasileiro, mas sim, o que vemos, é uma incorporação total de elementos “alienígenas” de focos de degeneração moral e violência urbana, como os “ghettos” norte-americanos, agora “mimetizados” e copiados por muitas “comunidades carentes”. Ou seja, tudo que poderia enaltecer uma cultura, foi devidamente abafado pela importação deletéria de valores estrangeiros, não condizentes com a História e tradições locais nossas.
Do mesmo modo, a importação de vestimentas, ritmos e eventos tipicamente do oeste norte-americano, como o dos “cowboys”, aviltou e adulterou o verdadeiro “espírito” mais natural e brasileiro do “caipira”, em parte, por causa do enriquecimento e criação de uma classe média de grande poder aquisitivo no interior de nosso país, principalmente no estado de São Paulo, que, talvez, por recalques ou baixa autoestima, tenha preferido “absorver” estes elementos estranhos à sua cultura regional de raiz sertaneja.
Desde o insuperável escritor e jornalista; Monteiro Lobato, a figura do “Zeca-Tatu”, do “caipira" desdentado e mal vestido,tão bem representado pelo grande produtor, ator e diretor pioneiro; Mazzaropi, se tornou um “estereótipo” nada agradável aos que nascem no interior. Portanto, seria compreensível esta tentativa de “reerguimento moral” por aqueles que, devido ao novo padrão de vida, não desejassem esta comparação pejorativa, preferindo o “espelho” estrangeiro do “cowboy” norte-americano.
Voltando a tema inicial, sobre a novela “Paraíso”, notamos um gradual aumento da audiência, isto pelos índices divulgados pelos sites especializados, lentamente galgando, ponto a ponto um patamar mais satisfatório do que o da estréia e primeiras semanas.
Isto se deve principalmente, ao aumento destas cenas musicais e presença de “famosas” duplas e cantores, como já citei acima e a um maior ritmo de cenas.
O que tornou mais difícil a tarefa de Benedito Ruy Barbosa e suas filhas, foi a repeitição de praticamente o mesmo elenco da novela “Cabocla" e a surpreendente presença da atriz Nathália Dill como protagonista, que, por dois anos, marcou seu personagem em “Malhação” pelo aspecto malévolo de “vilã” e não por um papel de “boazinha”, muito menos “santinha” como em “Paraíso”.
É uma grata surpresa o desempenho até agora desta menina, em que pese este desafio de romper e enterrar uma imagem construída em tanto tempo de uma hora para outra e, sobretudo, também grande coragem do autor em confiar numa atriz de tão recente voo profissional.
Concluindo, é com imenso prazer que posso desfrutar de alguns momentos de inocência, ingenuidade e bons sentimentos de letras e canções tipicamente brasileiras de raiz, como neste concurso de “moda de viola” da rádio local e de todo aquele “clima” de amizade espontânea, livre das malícias intelectuais e invejas, tipicamente urbanas de grandes metrópoles, particularmente por estar morando no interior desde 1992, nascido e criado no Rio de Janeiro e passagens de moradias pelo exterior. Por aqui, no interior de São Paulo, muita coisa mudou, pelo bombardeio incessante da grande mídia e aumento da migração forçada pelas circunstâncias sociais e medidas desastrosas de governos que criaram muitos presídios em nossa região, cujos criminosos trouxeram seus grupos e famílias para cá, infestando o que antes eram cidades tranquilas , seguras e de paz.
De qualquer modo, entre a “histeria” do “Axé” sem grandes méritos musicais, apenas ritmo frenético, a “baixaria” do “Funk” que reduz a mulher brasileira à condição de “cachorra” e a verdadeira música sertaneja de raiz, a da “moda de viola” das violas de 10 cordas e duas vozes, fico com esta última opção, apesar de minha formação musical mais erudita, como ex-compositor, intérprete e arranjador, como atividade paralela durantes meus anos de universidade.
Prefiro acreditar que este verdadeiro e autêntico “Brasil” de bons valores e lirismo ainda exista e sobreviva. Quero crer que meu “Paraíso” esteja bem perto e ao alcance de minhas mãos e sentidos, aqui onde agora vivo.

26 comentários:

Anônimo disse...

dia 4/5 no globo.com vi noticia que boninho vai apradinhar priscila na globo, par bom entenddor ....

Sol disse...

Gostaria de acompanhar diariamente "Paraíso", mas infelizmente não me é possível, gosto das estórias de Benedito, independente de fazer sucesso ou ter ibope, simplesmente por ele ser capaz de mostrar um Brasil, lindo, puro, com valores a muito tempo esquecidos, até os seus "vilões" tem um "quê" de humor e inocencia,que me diverte.
Fico encantanda com tudo, as paisagens, a culinária, o sotaque,até um pequeno papel se torna grande,pois ele consegue,criar uma estória para cada personagem.

Não me identifico com o Brasil do funk, rap, hip hop, pois insistem em ligar esses movimentos a malandragem , marginalidade,sexualidade exagerada e inconsequente, esse tipo de programa não me atrai, prefiro não ver.
Se é para asisitir, guerras de "turmas" e "ghettos", alugo filmes americanos, pelo menos os efeitos especiais, são de melhor qualidade.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Sol

Pois é...também gosto de acompanhar o crescimento de cada personagem dele nas novelas.
Nosso mundo não é destas baixarias .
Prefiro o romantismo puro e a inocência ainda que em ideal.

Homero Moutinho Filho disse...

"Tô de olho" agora no meu "mengo" contra o Fortaleza, rsrsrs;

Sol disse...

O Corinthians, está jogando contra o Atlético do Paraná, mas a minha transmissão vem do Rio de Janeiro, então assisto pela Band,a Globo está exibindo o seu Mengo.

Fico aqui e lá, quando o Atlético ataca, mudo para o jogo do Mengo, já tive emoções demais nesse final de semana, olho no padre e sentido na missa.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.
Este Atlético é meio surpreendente, meio instável. Espero que o "timão" esteja atento.

Sol disse...

O Atlético, sempre apronta com o Corinthians,tem um gosto danado de jogar contra "nós", como estou sem fumar, prefiro ficar zapiando,assim evito ficar nervosa.
Covarde!!!, mas estou me defendendo.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.
No seu caso, pegue uma cenoura e roa para aliviar a ansiedade,rsrsrs.

Sol disse...

Estou seguindo seu conselho, cortei vários palitinhos de cenoura,coloquei um pouquinho de sal,mas sinto que necessito de algo doce, e aí mora o perigo.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Então acrescente molho de shoyo que é docinho...rsrsrs

Sol disse...

Estava pensando em balas de caramelo, coca-cola,uma barra grandona de chocolate.

Me falaram que a vontade do doce, vem pela falta de nicotina que é doce,voce sabe disso?

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Tenho também uns "Mendo wafers" sabor amendoim aqui...rsrsrs...quer?
Eu dispenso, embora isso não me engorde, por causa do meu metabolismo.
Sou um beneficiário de meu metabolismo, porque tudo que me engorda eu não gosto muito de comer e o que não me
engorda eu adoro comer.
Por isso me mantenho em meu "corpitcho" mais para o magro , kkk.
Coisa né?
Meu "carma" é morrer, podre, velho, falido, mas "esbelto", rsrsrs...

Nininha disse...

Vi Paraiso na sua primeira versão, adorei, eram tempos bem diferentes dos atuais, não sei porque eles não tem coragem de colocar estórias romantica e doces no horário nobre, muitas mulheres trablham fora, e mesmos chegando cedo não pode ficar vendo televisão nesse horário, também estou vendo o mengo x fortaleza, o time está meio cansado, GOOOLLL do flamengo, depois continuo.Deu sorte vir aqui.

Sol disse...

rsrsrsrsrs, pelo menos não ocupa muito espaço, e nem levará riqueza nenhuma, a não ser experiencia.

Já comigo acontece o contrário tudo o que gosto engorda, mas até que consigo me controlar, minha maior tentação são os salgados.
Wafers de amendoim? deve ser muito bom!

Vou morrer "cheinha", pobre, velhinha , surda e falida, ainda bem ,pois não tenho herdeiros mesmo, nem para as dívidas.

Gol de seu Flamengo!

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.
A questão é a ação sobre a produção de "Serotonina", onde o açúcar e outros ingredientes também, podem atuar.
Para você ter um exemplo do que seria um bom índice de "serotonina", imagine quando o Corinnthians é campeão e você vibra se sentindo "poderosa".
É isso ai...hehehe

Homero Moutinho Filho disse...

Corinthians

Sol disse...

Então tive excesso de serotonina no domingo e agora com o gol do Ronaaaaldo!!!, o timão vai ter que jogar todos os dias.

Tenho uma médica que me disse se, ficar "insuportável" tipo, eu querer "matar" alguém , ela me receita um ansiolítico, mas não é o que quero, prefiro tentar na base da força de vontade.


Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

KKKK
Bacana a "anta gorda" (Ronaldo) conseguir fazer este milagre de gols! O cara nasceu de bunda para a Lua né?
Bacana também o meu mengo deixar 3 na marca!
Hoje dormiremos em paz... rsrsrs

Sol disse...

Ronaldo, é o "cara", mesmo fora de forma, e os dois joelhos estourados, joga muito!!!,compensa tudo com um ótimo posicionamento, é pura alegria.

Seu mengão já enfiou tres e a galera ainda grita olé, isso é que é moral, na casa do Fortaleza até eles torcem pelo visitante.

Hoje dormiremos com sorrisão da cara!!!

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.


Teu "timão" já está classificado e você de "sono justo", kkkk!
O meu "mengão" também!
Boa noite tranquila e ótima manhã!

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

E agora é mais uma "anta gorda" que quer se recuperar das farras com mulheres e orgias, o Adriano no Flamengo, kkk
Só falta ele fazer "milagres" que nem o Ronaldo fez, mesmo com seus travestis! KKKK

Sol disse...

Esse campeonato brasileiro vai ser bom demais, Adriano é um ótimo jogador, está perdidinho, mas vai se encontrar, seu problema maior é o "alcool"e as mulheres frutas, se resistir as duas "tentações", vai se recuperar, e ajudar o Mengão.

Ronaldo está conseguindo, mesmo com tantas dúvidas e críticas,os travecos até que ajudaram, conseguiram colocá-lo novamente em evidencia, mesmo que de forma negativa, fizeram com que tomasse a decisão de voltar e provar que não estava acabado.
E está dando show, não podemos negar isso, joga e encanta.
Dar-lhe Ronaldo!!!

Agora vou dormir feliz, Timão classificado, Mengão idem, Ronaldo brilhando e eu consegui passar mais um dia sem fumar um cigarro se quer.

Boa noite e bons sonhos, torça por mim, para que eu consiga vencer essa batalha.

Solange

Anônimo disse...

homero eu acho que a ana não deve ter assessoria como pode nada e divulgado .

Anônimo disse...

adriano no rj rodeado de caipifrutas (alcool + mulheres frutas ) não acredito que tenhaa mesma evolução de ronaldo em sp , por + q se faça as caipifrutas estão ai de prontidão 24 hrs no seu pe e convenhamos não podemos condenalo e dificil resistir ainda mais qdo vem na mão sem fazer força a chance e ele se apaixonar de verdade por uma pessoa legal que tbm o ame fora isso caipifruta e mta ressaca diminuindo seu rendimento e certo ! ALGUEM PODE COMENTAR SOBRE NOTICIA NO GLOBO.COM DE QUE BONINHO VAI APADRINHAR PRISCILA ! (VAI OU SEMPRE APADRINHOU ?)!

Sol disse...

Boa noite Homero!

Só para confirmar,

A atual novela das 18h, "Paraíso", faz mais sucesso no interior do Brasil do que na Grande São Paulo, informou a coluna de Daniel Castro desta quinta-feira na Folha.

Em São Paulo, o ibope raramente supera a marca dos 25 pontos.

Já na audiência nacional, a trama de Benedito Ruy Barbosa alcançou 27 pontos nas três primeiras semanas.

Esse desempenho é superior às novelas anteriores exibidas no horário: "Negócio da China (24), "Ciranda de Pedra" (25) e "Desejo Proibido" (23).

Ambiente em um cenário rural, a novela conta a história de amor entre Maria Rita, mais conhecida como Santinha (Nathália Dill), e Zé Eleutério, o "filho do diabo" (Eriberto Leão).

Hoje,cheguei em tempo e assisti a um pedacinho, Dona Mariana é hilária, mesmo com todo a "loucura",Carlos Vereza está muito bem de padre, é a consciencia de Paraíso.

Solange

Anônimo disse...

Eu sei que pode ser engraçado isso que eu vou perguntar,mas alguem que viu a novela sabe se o Zeca e a Santinha só ficam juntos no final????