domingo, 24 de julho de 2011

"Dizem que..."

Olhar nos olhos dos cães é uma ameaça e desafio para eles?
Eu não diria isso, pelo contrário, olhar nos olhos deles é tentar transmitir o que pensamos, sem palavras racionais nem treinamentos verbais. Olhar nos olhos de um cão é "espelhar" a nossa alma e vontade", traduzir, num simples olhar, o que que queremos e ele compreenderá em sua atenção a nós.
Portanto, olhem bem nos olhos de seus cães, pois isto não será interpretado por eles como uma ameaça nem desafio, apenas como uma forma e modo de interação direta.
Os olhos de nossos cães são uma dádiva de inocência e fidelidade.
Olhem mais seus cães, quando se sentirem tristes ou angustiados, se acheguem deles, deixem que eles os mordam, lambam, pulem e sejam mais "bichos" também...

2 comentários:

Jurema-Rj disse...

Olá Homero
como vai,vc me deixou confusa agora,pois adoro cachorros.Porém a alguns anos atrás,depois de frequentar bastante a casa de uma amiga e conviver bastante com o cachorro dela,fui surpreendida um dia quando chamei por ele para fazer um carinho e ele colocou as patinhas em meu colo,olhei nos olhos dele e disse¨vc tem uns olhos lindos,parece até a cleópata com esse contorno em volta dos olhos,parece que passou lápis de olho¨em fração de segundos ele pulou em meu rosto e o canto de minha boca se rasgou fazendo um corte de 3 cm.alem disso quando eu me abracei com ele pra evitar que ele puxasse a maçã do meu rosto ainda bati com o olho na quina da mesa onde eu estava sentada.Meu rosto ficou deformado com uma serie de cortes menores e muitos foram os pontos que levei.Foi uma loucura e a recuperação longa,e as injeções muito doloridas.Bom depois de tudo um veterinário me orientou que no momento que eu encarei ele nos olhos eu o desafiei e por isso essa reação.Hoje as cicatrizes que restaram me deixam um pouco arredia.Se puder com a experiencia que tem,talvez possa me explicar o que houve.Um grande abraço e saúde aos seus pais.

Homero Moutinho Filho disse...

Jurema RJ.

Primeiro, o cão não era seu, não existia vínculo forte de afeição entre vocês , segundo, você deve ter aproximado demais o rosto, na mesma linha de visão dele. Tem que olhar mais de cima e você ser hierarquicamente a líder da casa. Nenhum dos meus 16 cães nem as dezenas de outros que tive, de todos os portes, se sentia ameaçado por mim quando eu os olhava fixamente. Tem cães que são meio paranóicos que nem alguns donos. Principalmente os mimados, tratados como filhos.