domingo, 5 de setembro de 2010

"Escrito nas estrelas". A audiência comprova!



http://blogs.abril.com.br/antenaparabolica/2010/06/globo-comemora-audiencia-escrito-nas-estrelas.html

Esta novela num horário difícil, consegue empatar e até superar "Passione", que amarga índices inferiores a anterior "Viver a vida" e a tão badalada "Ti-Ti-Ti".

Quais as razões deste sucesso?
Simples.
Estereótipos bem marcados e distintos, onde vilões são vilões, mocinha e mocinho também, apesar de "nuances" que "humanizam" os personagens.
Mas qual a verdadeira explicação?
Mais simples ainda.
Um galã com cara e atitudes de homem, heterossexual, maduro, educado e atencioso.
Uma "mocinha" sofrida, com atmosfera "virginal" e romântica.
Querem mais?
Por que seria?
Estamos cansados de assistir tentativas de inversão de valores nas novelas, quase sempre seguindo uma linha de "condicionamento psicológico subliminar", que visa afrouxar resistências e impingir novos padrões de comportamento. Esta é a linha de pensamento da cúpula global, com sua política de inclusão, quebra de tabus e preconceitos.
Ocorre que o ser humano não é rato de cobaia e reage, conforme seus princípios e preferências.
Certas imagens e referências que temos sobre o que é ou não é, segundo nossos parâmetros pessoais,pesam muito em nossas opções e gostos.
Apreciamos e temos "Empatia" pelo que nos toca mais a fundo, sem que manipulações televisivas norteiem estas escolhas.
Muito pelo contrário, por vezes reagimos de modo oposto, não dando atenção a determinadas novelas ou seriados porque não satisfazem nossas expectativas interiores.
Vivemos uma época em que os jovens não são exatamente o que temos em lembrança do filme "Lagôa azul", puros, inocentes e românticos. Muito diferente disso, são imaturos, irresponsáveis, promíscuos e sem nenhum limite comportamental. Portanto, não cabe mais a premissa que certas mães defendem, de que preferem que suas filhas se iniciem sexualmente com os de sua idade, pois, assim pensando, estarão colocando em risco até mesmo a saúde de suas "donzelinhas", ante tantas doenças sexualmente transmissíveis e irresponsabilidade de jovens imaturos coleguinhas de escola, quando não, de meliantes infiltrados, traficantes e outros elementos indesejáveis, porém, muito próximos de nossos filhos, pela permissividade aparentemente "democrática" sem preconceitos, bem ao gosto de uma pretensa igualdade social.
Sem querer abrir outro campo de discussão,apenas constatando certas evidências sociológicas e antropológicas, o macho deveria ter uma boa diferença de idade em relação a sua fêmea, por diversos motivos.
1-O fato da mulher envelhecer mais rapidamente e não poder ter filhos após a menopausa.
2-O trato mais aprimorado e experiente dos mais "maduros" em relação à suas companheiras, como bem demonstra o presonagem Ricardo na novela, embora nem sempre esta seja a regra e haja exceções.
3-A estabilidade emocional de uma mulher ainda jovem, sujeita aos altos e baixos da imaturidade juvenil de seu parceiro.
4-A segurança só existente em quem já se realizou na vida.
Estes parâmetros, por si só, já definiriam as causas do sucesso desta novela, porque certamente, milhões de adolescentes e mulheres já maduras estarão se embevecendo diante das cenas românticas de "Escrito nas Estrelas", pela verdadeira expressão de um amor puro e eterno, vindo de outras vidas e juras de amor entre o que denominam (embora eu não concorde com a versão mais conhecida deste fenômeno) "almas gêmeas.
Não há "bichices" nem futilidades em excesso na novela.
Apenas a força de uma expectativa do "Gran Finale", que já aconteceu durante o passeio e não se extinguirá jamais, pois o Ricardo não culpará Viviane, em vista dela ter tentado confessar por diversas vezes sua situação.
Tudo bem "redondinho", bem tramado, roteiro fechadinho e linear, sem alterações por razões de audiência, sem concessões nem pressões, nada de "esticarem" os capítulos uma novela muitíssimo bem escrita por uma "MULHER" heterossexual e toda a sua sensibilidade feminina, recompensada pela imediata e fiel aceitação popular.
Um tema que atrai e instiga, qual seja o Espiritismo, o Esoterismo e o mistério, que nos fazem acreditar em nossas esperanças e desejos mais profundos.
O desejo natural de amar e sermos amados, do modo mais natural e simples possível.
Sem a degradação moral e ética de nossos tempos e realidade bizarra que nos cerca.
Um "sonho possível".

4 comentários:

Sol disse...

Bom dia Homero,


Jovem ou madura, qual a mulher que não gostaria de encontrar um "Ricardo" na vida?

Mas infelizmente,já não há "donzelas" em perigo e homens assim, só mesmo em folhetins,como tudo hoje em dia, as relações romanticas e amorosas começam com prazo de validade, poucos são aqueles, que se dedicam, a descobrir, conhecer, relevar os pequenos defeitos e aceitar algumas imperfeições, para facilitar a vida, estabelecem um ideal de amor, que quando não correspondido é, descartado como roupa velha.

Solange

Sol disse...

Só mesmo em novelas, para "torcermos" pela "outra", adorei o "esparramo" que Vicente fez , com as duas hienas, não entendia o porque dele aturá-las, se nunca havia visto nenhuma demonstração de carinho ou companheirismo entre eles.

Já Mariana, merece um doce, porque suportar aquele garoto sem querer esganá-lo, só mesmo com muito amor, ô menino pé no saco!, normal sentir ciúmes e se deixar manipular pela louca da mãe, mas daí tudo tem limites, acorda menina, dá um passa fora neste pirralho!

Solange

Anônimo disse...

Olá Homero,

È isso aí,inverter valores, mudar o curso natural de um rio, requer um trabalho minucioso de centenas e até milhares de anos, não é através de um folhetim ou vontade de meia dúzias de cabeças deslumbradas com o poder da mídia, que conseguirão.

Ditar regras de comportamento aparente é fácil, mas mudar a essência humana é algo bem mais complicado.

Andréa

Sol disse...

Boa tarde Homero,

A natureza é sábia mesmo, hoje, dia da "Independencia" do Brasil a temperatura caiu, o céu "fechou-se", acho, que entrou no clima do país, "nebuloso".

Me lembro , que quando criança, o melhor programa para o dia , era assistir os desfiles de militares e escolas, agora, nem sei onde os eventos acontecem.

Solange