quarta-feira, 11 de agosto de 2010

"Criança esperança". Impressionante!

Apesar das acusações e denúncias sobre esquema de lucro da organização global,que abrange o todo, me atenho aos resultados desta campanha nacional, que ocupa quase todos os horários desta emissora.
Qual é o resultado apresentado?
"Eu fiz um curso de marketing"."
"Eu me tornei musicista."
"Eu virei ator."
"Eu toco tambor e sou capoeirista."
Ora...
Será que a teoria sobre raças, etnias e superioridades estava certa?
Por que não temos nenhum que disse ter conseguido ser astrofísico, biólogo, químico, médico, matemático ou antropólogo?
Pelo que pude ver das políticas de "inclusão", só vi "resgastes étnicos" de capoeira , batuques em tambores de plástico e algumas inserções em atletismo.
Será que não assistiremos alguém que diga ter sido beneficiado pela campanha, em termos mais elevados, ou suficientes, para caracterizarmos como uma "evolução mental"?
Precisamos conservar e proteger o macaco prego e nossa "fauna" peculiar...
Sei não, mas começo a desconfiar que tudo que disseram os vencedores da última guerra mundial era mentira e o pensamento "politicamente correto", que nos iguala é uma falácia e fraude universal, pois não somos nada disso semelhantes ou iguais e as provas estão flagrantes , infelizmente em nosso país de culturas mescladas, paleolíticas primitivas e europeias .
Se algum deles disser que se tornou um astrólogo sideralista, doarei uns 500 reais, no mínimo, para a campanha,rsrsrs.
A verdade é que vemos e assistimos nossa inferioridade a cada tentativa de "inclusão" e esforços, para tentarmos "camuflar" o óbvio e irrefutável.
Reconhecer os limites e capacidade , não seria nada dispensável nem desprezível.
"Assim caminha a humanidade" com seus limites e problemas .
Estou ainda esperando uma criança dizendo que, se tornou uma cientista abalizada, para saber se esta parafernália vale alguma coisa, ou não.

13 comentários:

Sol disse...

Bom dia Homero,

As doações, são depositadas numa conta da UNESCO, logo acredito, que "diretamente com a campanha", a Rede Globo,não tenha nenhum lucro financeiro.

Quanto aos benefícios distribuídos, penso que a intenção principal, não é a formação das crianças em um curso superior.

Em todas as reportagens que li a respeito, o destaque são, saúde, ensino básico, oficinas artísticas e a prática esportiva,desde o início, deixavam claro,que o projeto se destinava a, diminuir a mortalidade infantil atráves de iniciativas como a pastoral da criança, evasão escolar e também a ociosidade , principalmente em comunidades carentes.

Acho que a frase que caberia á este projeto seria "Ensinar a pescar".


Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Não podemos interpretar isso como "ensino básico", pois ele existe, é gratuito e público. Estuda quem quer e tem força de vontade, como muitos até se formam e exercem cargos importantes.
Quem têm de ser reeducados são os pais irresponsáveis daquelas crianças.
Passatempos educacionais também deveriam incluir trabalhos científicos e experiências interessantes em laboratórios, do contrário só formarão futuros atletas e artistas medianos ou medíocres.
Certo está um rico empresário do Ceará , que forma e emprega jovens com salários decentes na sua empresa de Informática.
A Índia e a China são atualmente os maiores celeiros de formação e exportação de gênios na Física, Matemática, Química e Informática.
Por acaso, eles seriam mentalmente "superiores" ao resto do mundo?
No Brasil o método comunista de ensino adotado é o do Freire, que não reprova e só forma anafalbetos funcionais.

Homero Moutinho Filho disse...

O que está acontecendo é uma transferência da responsabilidade e obrigação do Estado, para os cidadãos que já contribuem com altos impostos para "desgovernos" corruptos e ineptos.
Uma vergonha!

Sol disse...

Mas Homero, sabemos que no Brasil, há uma inversão enorme de valores,
quem cumpre com suas obrigações e responsabilidades é, sempre penalizado,infelizmente, isto não ocorre apenas com "desgovernos",na iniciativa privada observamos o mesmo comportamento e não falo em recompensas, mas sim, em reconhecimento.

Concordo, que na evasão escolar, os maiores responsáveis são os pais, mas não devemos esquecer, da baixa qualidade de ensino, da falta de novas estrategias e principalmente, motivação por parte dos profissionais e isto não está ocorrendo apenas no ensino público, nas privadas, a situação ainda é, pior, pois cobram alto por um trabalho deficiente,onde o conteúdo é muito pouco explorado, o aluno, com maior dificuldade é, quase sempre levada a salas de psicólogos, psicopedagogos,
terapeutas e a quem mais for necessário, só que tudo isto acaba por jogar, qualquer autoestima no chão, quer dizer, estão sempre empurrando o "problema" para um outro profissional, transformando a criança numa mercadoria, conheço várias, que não gostam e não querem ir a escola, logicamente, os pais sendo responsáveis, bem informados e com poder aquisitivo diferenciado, pagam por todo este suporte, mas quem não pode pagar?

São vários os fatores e para inumerá-los levaríamos um tempo e espaço enormes, é triste constatar, que para esta nova geração de "pobres" a única forma de incentivá-los a não abandonar os estudos é, oferecendo algo de que goste,esporte ou música, não acho a solução mais adequada, mas é a que cabe neste momento.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

O fato é que, no exterior há crianças pobres que se divertem fazendo cálculos e inventando coisas, enquanto que as nossas sempre optam pelo mais fácil, que não exija muita capacidade mental.
Para mim, isso infelizmente demonstra inaptidão congênita para determinadas áreas do conhecimento, como, por exemplo, ciências exatas.

Sol disse...

Nisto não concordo, acho que cada povo tem a sua capacidade e competencia, o problema é, que só valorizamos ,profissões , funções e cargos, considerados pela maioria como superiores.

O que seria do mundo sem pedreiros, lixeiros ou profissões com pouca ou nenhuma capacitação? e é isto que escrevi anteriormente,infelizmente, o "trabalho" é, pouco valorizado.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL .
Entendo seu contra-argumento, que visa defender uma certa "igualdade" entre povos e etnias, mas isso a História e a realidade provam não ser verdade. Existem sim, diferenças enormes que o pensamento "politicamente correto" não permite que sejam expostas e discutidas, ou não teriamos tantos povos absolutamente primitivos, sem qualquer capacidade de organização, higiene ou concentração racional de esforços.

Cada povo NÃO TEM capacidade ou competência suficiente para, por si, sairem da dependência, desordem e estado de imobilidade evolutiva.
Você mesma citou os pedreiros e lixeiros como de pouca ou nenhuma capacitação, ou seja, qualquer um pode ser, porém poucos poderão se tornar grandes cientistas ou criadores de obras artísticas geniais, de grande complexidade e necessidade de estudos e técnica.
Sinapses cerebrais de aprendizado são transmitidas geneticamente através de gerações , com o objetivo de evolução e sobrevivência da espécie.
Não importa em que meio ou ambiente uma criança nasça, porque, quando existe talento e força de vontade, curiosidade e criatividade a vocação prevalece e supera quaisquer obstáculos.
Portanto, não aceito a justificatica de pobreza ou condições sociais desfavoráveis, porque nosso povo demonstra até muita criatividade para atividades informais e ilícitas, sendo que , o fator de pouca evolução espiritual prevalece, pela falta de caráter apesar da astúcia e esperteza demonstradas.
Aquele exemplo do malandro preguiçoso e mentiroso da novela "Escrito nas estrelas" jamais poderia significar alguma característica típica de habitantes de certos países mais civilizados e evoluídos.
Infelizmente aqui existem milhões iguais a ele.

Sol disse...

Acredito, que sei o que pensa e não pode citar, porisso, não tenho a pretensão de fazê-lo mudar de idéia, voce conhece e já viveu no exterior portanto, sua vivencia é totalmente diferente da minha,só conheço aquilo que vejo, respeito a sua opinião, apesar de não concordar inteiramente com ela.

Não penso em igualdade, pois sei, que ela não existe, mas tento avaliar a tudo, com um pouco mais de compreensão, porque também tenho minhas limitações e não quero ser avaliada por elas.

Em meu trabalho, convivo com pessoas de lugares e classes sociais distintas e já percebi, que malandragem, preguiça e má intenção, não é um "privilégio" apenas de brasileiros, caráter, não tem nada a ver com povo ou raça.

Hoje, a globalização me permite conhecer um pouco mais dos povos primitivos (neste caso, prefiro usar a palavra atrasados), alguns africanos, árabes e asiáticos e no meu entender, em nada se diferenciam da população de certas comunidades ou de localidades mais remotas do Brasil.

Penso, que a questão não é apenas ter ou não oportunidades e sim o grau de evolução intelectual e espiritual de cada pessoa, sendo assim, não adianta cobrar nada de quem não tem condições de pagar.
Só devemos aprender a conviver com as diferenças e se isto não for possível é, só manter a distancia.


Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.
Agora sim, amiga, você tocou no ponto principal da questão concordando comigo que é devido ao nível de evolução espiritual de cada um e de cada grupamento étnico ou nação, mas note que etnia não quer dizer pessoas da mesma raça ou cor, por os judeus e árabes se consideram da mesma etnia, tendo representantes bem diversos.
O problema é que os espíritos mais atrasados reencarnam em corpos também sem o necessário aprimoramento e sofisticação das sinapses neurais.
Não haveria razão para um espírito mais adiantado ter de enfrentar limitações cerebrais e uma vida tão primitiva. Imagine Einstein nascendo na Nova Guiné? O que poderia ter feito? Ou Bach nascendo em Ruanda? Nem piano ou órgão teria para compor e tocar!
Povos atrasados pagam carmas coletivos, pois pecaram demais e foram demasiadamente selvagens e maus com outros em outras vidas. Vide o canibalismo, as feitiçarias, poligamia, violência contra mulheres, etc. Alguns europeus também pagarão e estão pagando, reencarnados em etnias diferentes, pela mestiçagem forçada dos colonizadores e conquistadores genocidas.

Sol disse...

Arrebenta Colorado! lindo de ver.


Todos os colonizadores e conquistadores usaram de violencia e crueldade, até mesmo com seus "conterranêos", os homems tem por essencia, a maldade e julgam aqueles que não aceitam seus pensamentos e atitudes, como inimigos.

Até a miscigenação aconteceu, pelo desejo do homem de subjulgar e humilhar o mais fraco,se agiram assim no passado, que paguem por isto até o final de seus dias.

Einstein ,além de físico, foi um grande pensador, olha só esta frase: "É mais fácil mudar a natureza do plutônio do que mudar a natureza maldosa do homem", já imaginou? teria sido um grande chefe indígena na Ilha da Nova Guiné, com certeza extinguiria o canibalismo que existia por lá, já Bach, talvez na falta de um orgão em Ruanda, descobrisse os atabaques e timbas, quem tem bons ouvidos, tira som até mesmo de caixinhas de fósforos.

Estou imaginando Einstein, com seus cabelos brancos e grande bigode, cercado de "negrinhas e negrinhos" falando de tempo, espaço e teoria da relatividade, seria "surreal" rsrsrsrs.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Não sei não se Bach estaria bem tentando tirar timbres novos de atabaques primitivos, pois seria um suplício mental e desperdício para ele, mas quanto as negrinhas em volta, ahhh...isso tenho certeza de que ele "criaria" e "procriaria" muitas coisas...eita imaginação fértil...rsrsrs.

Homero Moutinho Filho disse...

Já Einstein não era muito afeito ao sexo e se fechava por dias e semanas num quarto e sua mulher tinha de deixar seu alimento na porta.

Sol disse...

Vai ver que a mulher de Einstein não era lá grande coisa, li em algum lugar, que ele tinha uma amante, o caso durou anos.
Bach , com certeza não deixaria passar batido, casou , enviuvou, um ano depois tornou a casar e teve vários filhos, era meio cego, mas não era bobo não, gostava do babado, usaria um atabaque nem que fosse para seduzir e fazer a corte.

Solange