segunda-feira, 8 de junho de 2009

"Jogo Duro" e "Bingo"!

No texto "Esta guerra promete (2)" postei que; "Não tenho o horário de nascimento do Boninho, embora possa dizer que, no momento de abertura do seu programa ele estará com um aspecto favorável, porém, na virada para o dia seguinte passará por outro bem desfavorável, podendo significar que a audiência talvez não o satisfaça."

Realmente o Boninho experimentou aquela expectativa de sucesso quando viu que o "Fantástico" emendou, depois de várias chamadas repetitivas" sobre o seu programa de estreia, esperando manter o indice de audiência pela "curiosidade do público, em torno do limite de 30 pontos no IBOPE ostentado pelo anterior, ainda líder dos domingos apesar da concorrência.
O que se viu?
Melhorou a audiência média do horário?
Sim, melhorou em 3 pontos pela curiosidade e preguiça de quem estava ligado na Globo durante o "Fantástico" mas caiu de 30 para 20 pontos a audiência! Todos os BBBs mantiveram, pelo menos 32 pontos de IBOPE neste mesmo horário!
Para uma estreia de um "reality" que não é "reality" , pois, é gravado antecipadamente e os resultados não dependem do público, considero "pífia" e nada alentadora, para quem está acostumado a melhores resultados.
O que ocorreu no dia seguinte?
Críticas e mais críticas desfavoráveis, de internautas e blogueiros, comparando o programa a episódios de "No Limite" e até denúncias de sociedades protetoras dos animais, saúde pública e órgãos de defesa do consumidor.
Ou seja. A "apoteose" que ele esperava, não aconteceu ainda.
Ficou nos mesmos índices e até abaixo de todos os programas da Rede Globo exibidos nesta faixa de horário durante a semana, isto sem falar que, não disputava com nenhum programa compatível de outras emissoras, apenas com filmecos e programinhas fracos.
"A Fazenda" terminou bem antes do início do "Jogo Duro", portanto, não houve confronto entre os dois.
Aliás, dou aqui meu "pitaco" para a produção deste "reality" rural da Record.
Não concorram com o "Fantástico"!
Além de um público cativo e preguiçoso que se refastela e fica estirado nos sofás de casa, há um outro, fanático por futebol e, a Globo, cada vez mais concede espaço a esta fatia do mercado.
Mostrar a seleção, o Ronaldo ou "bolas cheias" e "bolas murchas" para barrigudos inchados de cerveja e pinga num domingo depois de uma feijoada ou churrasco de pelada de fundo de quintal é tudo que eles querem, infelizmente a grande maioria deste "Brasil.
Passem "A Fazenda" no horário de domingo dos BBs!

16 comentários:

Anita disse...

Homero, boa noite!
o pouco que vi ontem desse tal jogo duro me deu nojo.
pessoas procurando notas, no meio de coisa nojenta... affffffff

cada vez mais fica em evidência op lado "sado" do diretor.

feio, feio.
veremos no que termina este pseudo reality.

Boa noite!

Anônimo disse...

Um programa feio, confuso, cenas de sujeira, animais peçonhentos.. quem quer ver esse lixo? Só mesmo na cabeça arrogante desse diretor! Concordo com sua dica para que a concorrência exiba A Fazenda logo após o Fantástico.

Sol disse...

Bom dia Homero!

Nossa!!!, estou "chocada" com voce,para que tanta magoa? eu adoro futebol, e nem porisso sou barriguda, preguiçosa e bêbada.

Se prefiro assistir ao Fantástico,não tem nada a ver com comodismo, e sim com qualidade, mesmo que voce não concorde o programa A Fazenda está sendo mal dirigida, editada,e o som e a iluminação deixam muito a desejar.

Todos temos tendência a "experimentar" o novo,se fosse um programa agradável tenho certeza que estaria tendo o ibope e a repercussão esperados, só que infelizmente não é o caso.A proposta é muito boa, e o cenário também,mas erraram em muitas escolhas.

Quem sabe se tentarem uma mudança ou uma nova proposta consigam melhor resultado?, as celebridades não são tão célebres assim pois não têm fãs que se mobilizem, e isso é um sério problema, sem ppv fica complicado acompanhar o dia-a dia,principalmente quando a edição não favorece, houve conflitos e discussões que quem acompanha não soube como começou, isso sem mencionar vários outras falhas.

A Globo não tem nada a ver com a falta de experiencia dos profissionais envolvidos, não é preciso diminuir um, para exaltar outro.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Responderei, mas somente depois de você me dizer que raio de "mágoa" é essa a qual se referiu???
Sinto "mágoa" do que?
Poderia explicar?
Não entendi.

Sol disse...

Além de um público cativo e preguiçoso que se refastela e fica estirado nos sofás de casa, há um outro, fanático por futebol e, a Globo, cada vez mais concede espaço a esta fatia do mercado.
Mostrar a seleção, o Ronaldo ou "bolas cheias" e "bolas murchas" para barrigudos inchados de cerveja e pinga num domingo depois de uma feijoada ou churrasco de pelada de fundo de quintal é tudo que eles querem, infelizmente a grande maioria deste "Brasil.
Passem "A Fazenda" no horário de domingo dos BBs!

O que nos que gostamos de futebol fizemos, para receber,tão depreciativo comentário?

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Amiga.
Então você usou o termo errado.
Isso não é "mágoa", é apenas uma visão crítica de nossa realidade social.

Gostar de futebol é uma coisa, ser fanático a ponto de quase morrer se perder um jogo, brigar, agredir,idolatrar jogadores como o Ronaldo, um analfabeto funcional que mal balbucia as mesmas respostas com aquela vozinha chata é doença, psicopatia.
Onde há excesso há doença psíquica.
Acredito que você não se enquadre neste tipo, mas milhões sim.

Não sei qual o seu conhecimento ou experiência sobre som e imagem, a minha, você já sabe, portanto discordo de sua análise pois até elogiei a fotografia, iluminação e som da produção.
Bem melhor do que as do BBB, que já em nona edição ainda apresenta falhas e defeitos além de uma imagem fria, sem contrastes "quentes".
É só comparar as imagens do BBB com as de qualquer novela da Globo. Estas têm sempre um fundo ocre, mostarda ou castanho.

Conseguir eliminar a reverberação e ressonância além da reflexão de luz em ambientes de painéis de madeira envernizada (sem porosidade) como os da fazenda é um milagre e a Record conseguiu.
A edição está ótima, o que está estragando é a lentidão das cenas
com intervenções do Brito. Na estreia foi desculpável, para criar suspense, agora não mais.

Sol disse...

Meu conhecimento fotográfico é quase nulo, assim como numa obra de arte, minha análise não é técnica, é baseada apenas na impressão que me causa, gosto ou não gosto,quanto ao som, tive a sensação que todos estavam falando ao mesmo tempo, ficou bem confuso o pouco que assisti.

Acho uma "judiação" o que estão fazendo ao Brito Junior, comparando-o ao Bial, e essa é a pior forma de julgamento,a edição é ruim, se fosse um trabalho bem feito não daria margem para furos da parte do apresentador.
Entendo que seja porisso, as repetições que faz.

Disse antes e repito a proposta é muito boa,o cenário também,mas ao meu ver, esse tipo de programa exige uma equipe afiada,o que não é o caso desse pessoal da Record,se ainda fosse "estrelado" por anonimos, que não tivessem nada a perder, talvez fluisse melhor.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Você mesma disse que não acompanha o programa. Calhou de assistir uma cena em que todos estavam juntos e falavam ao mesmo tempo. Isso não significa qualidade ruim de som, somente impossibilidade de controlar este fenômeno que ocorreu dezenas de vezes nos BBBs, até mesmo durante as conversas com o Bial.
É que quase nada na Globo é ao vivo, mesmo quando eles colocam o logotipo escrito "ao vivo", tudo é minutos antes analisado.

Tanto na Globo quanto na Record, eles têm uma mesa de controle e mixagem, com dezenas de canais; 36, 64, etc. Para cada canal um microfone individual ou de ambiente, outros somente para música e efeitos sonoros, outro para o diretor se comunicar. Nas edições eles filtram os barulhos indesejáveis e níveis de intensidade sonora de cada pessoa falando, para nivelar os volumes, depois mixam tudo , alguns diretores optam por "comprimir" o som igualando e então editam em dois canais.
Ao vivo a tarefa é bem difícil porque requer atenção durante todo o tempo e mais técnicos dividindo o trabalho.
Não há razão para comparar o Brito com o Bial.
No início o Bial e a Marisa Orth eram péssimos, tanto que ela saiu.
Ele só engrenou mesmo no terceiro BBB.
Há outros jornalistas e apresentadores na Record mais apropriados do que o Brito, que é muito contido e não sabe brincar criando "suspense".
Também não se pode comparar o ritmo de uma fazenda com o de uma casa cenográfica em grande cidade.

Homero Moutinho Filho disse...

Anita e "Anônimo".

Se a Record passar "A Fazenda" sempre depois das novelas e depois do "Fantástico" derrubará a Globo.

Sol disse...

Infelizmente, perguntei a outras pessoas, e me disseram a mesma coisa,então não foi apenas no dia em que vi,evito comentar o que não sei,para não ser injusta, mesmo não conhecendo o "riscado", tenho ouvido de "tisica",acabo escutando mais do que devo,e depois, como podem querer cobrir e transmitir grandes eventos, Copas de Futebol e Olimpíadas se não sabem controlar aúdio e som?

Além do que, usar apenas 36 câmeras numa fazenda? o espaço é muito maior, acredito que tenha vários "pontos cegos" e porisso muitas coisas aconteçam sem que o espectador tome conhecimento.

Gosto de Brito Junior, e na minha opinião, a Record não tem quem o possa substituir, nessa "onda" de contratar "ex globais", ficaram com os jornalistas/locutores, Hummel, Freitas, Amorim , sérios demais para entretenimento, li na net que algumas pessoas querem o Frota na apresentação,não sei em que melhoraria, o problema não está no apresentador, mas no "conjunto da obra", o programa é arrastado, lento, e sem acompanhamento 24 horas não há muito o que se possa comentar.

A questão é que quiseram fazer algo diferente e não souberam como,nisso concordo com voce, gravar numa fazenda é bem diferente de uma cidade ou casa cenográfica.

Desconfio que seja porisso que a Globo não se interessou, preferiu o BBB, No Limite e agora o tal Jogo Duro todos criações da Endemol.

Gostei de Jogo Duro, é uma gincana bastante interessante,quem participa desses programas está a fim de dinheiro então, é preciso correr riscos, vencer o nojo e o medo,principalmente segurar a repulsa de cobras, aranhas e ratos, bichos que fazem parte do nosso imaginário de terror.

Até o Paulinho antipático e com cara de entojo caiu bem no papel de apresentador,e o horário também é adequado, como não está no meio de atração nenhuma, quem não gosta ou não quer ver, não perde nada, desliga a tv ou muda de canal.

Solange

Nininha disse...

Olá Homero, desculpe mas faço das palavras da Sol, minhas palavras, também levei um susto quando li hoje de manhã seu post, não acreditei q vc pudesse ter feito isso, criticar quem aparece na telinha da tv, é uma coisa, estão lá pra isso agora criticar pessoas q vc não conhece da maneira que vc fez é outra bem diferente, foi agressivo, se a felicidade de algumas pessoas estiver, numa cerveja, pinga, churrasco ou feijoada, o q q tem demais.Na minha família, a maioria nem vê o fantástico pois tem q acordar cedo no dia seguinte, 7:30 já estão na rua ganhado seu pão, nem são amantes do BBB nem de outro reality qq, portanto não é a maioria,eu gosto de futebol e de qq outro esporte,mas não é no fantástico q vejo e sim em canais esportivos, trabalho pra caramba, tenho o direito de escolher o q quero ver. E nem por isso, quero ser criticada, li pela manhã que o Alexandre Frota, também deixou o programa no final de semana alegando ritmo lento, está na UOL, primeira página, então o defeito não é do futebol,nem da feijoada nem das cervas. é da Record mesmo.Apesar de tudo te gosto muito.abçs

Homero Moutinho Filho disse...

Nininha.

Respondi seu comentário no texto acima "A Fazenda (parte 7)" por engano.
A "SOL" me deixa doidinho me provocando,rsrsrs

Homero Moutinho Filho disse...

Meu "olho clínico" ou "cínico",para a mídia, rsrsrs... indica que o apresentador apropriado seria aquele do programa das tardes de sábado, não sei o nome dele, mas é jovem e bem "safo", improvisa rapidamente, aproveita as "deixas" e sabe se impor.
Olho nele, depois me diga se concorda comigo, pelo menos uma vez na vida, sem me "fuzilar" em seguida. Até a "Nininha" entrou para o seu "pelotão de fuzilamento".
Atenção Record! Por menos de 50 mil mensais não aceito dirigir nada!KKKK

Homero Moutinho Filho disse...

Nininha.

Leu minha resposta no outro texto "A Fazenda (parte 7)"?
Então veja bem.
Se você não é uma telespectadora "ociosa" e não assiste o "Fantástico" por causa somente do futebol, não pode se sentir atingida nem criticada, não é?

Nininha disse...

Homero, li sim, o problema é q vc me deu um susto com seu post, achei
agressivo, não comentei antes pq vc já disse para não levar tão a sério o q vc diz, mas quando eu cheguei, li seu tete a tete com Sol, então pensei é sério mesmo, vc q diz respeitar a opinião dos outros, e aqueles q não gostam do q vc gosta, estranhei muito. mas tudo bem, além do meu trabalho, sou artista plástica, faço meus quadrinhos, não vivo disso, dou para amigos, filhos, sobrinhos entrei para escola de belas artes, como terapia, (perdas) por isso respeito demais os outros,onde o lema é seguinte "não gosta, respeite", pq alguém o fez. Para descontrair, não faço bonequinho, não viu, meu negócio é pintura. bjks

Sol disse...

Eu não estou te fuzilando (ainda), estamos conversando como duas pessoas civilizados, mas com pontos de vista diferentes,eu tento fazer com que voce me entenda e voce tenta o contrário, e é isso que torna tudo interessante, que graça teria se concordássemos sempre?

Gosto de futebol e me senti ofendida, oras!cachaceira, preguiçosa e barriguda? nada mais justo do que tirar a estória limpo.

O rapaz que voce citou é o Rodrigo Faro, que além de apresentar o programa de sábado, também apresentou Ídolos, acho que não foi cogitado para A Fazenda,porque seria acúmulo de função, mas seria uma boa escolha com certeza, não havia pensado nele.

Solange