quarta-feira, 3 de junho de 2009

Esta "guerra" promete...(2)

Como já analisei em texto anterior, desde a estreia de "A Fazenda", o clima na "Plim-Plim" é de preocupação, embora ainda não de desespero, como foi no domingo, em que esta rede hegemônica se viu obrigada a cortar todos os anúncios, emendar um programa no outro, trocando horários e fazendo chamadas do "Fantástico" ao vivo em pleno "Domingão do Faustão", enfiando a homenagem a Robertos Carlos, devidamente editada, esquecendo várias cantoras, ou seja, apesar de ter conseguido manter a liderança, o pessoal lá "surtou" mesmo, pois o domingo é um dia estratégico para a Globo, porque não exibe capítlos de novelas, ficando vulnerável perante as concorrentes que exibem praticamente o mesmo tipo de programa.
Como o programa de estreia de "A Fazenda" iniciou à 20:59, com a longa apresentação de cada participante, mas somente às 23:07 abriram o portão e todos entraram juntos, começando na verdade o jogo, escolhi este segundo horário para levantar o mapa astrológico sideralista, por me parecer mais de acordo, inclusive bem mais favorável que o primeiro.
Entretanto, ainda aguardarei e observarei até a próxima semana, para ter mais certeza de qual dos dois está funcionando como ASCENDENTE do mapa.
O certo é que, a Record resolveu atacar em vários horários, dando primazia ao "A Fazenda", conseguindo a liderança de manhã, em "flashes" durante o programa "Hoje em dia", à tarde, durante o "Programa da Tarde", exibindo por longo tempo, ao vivo, a vida dos confinados, no horário noturno normal das 20:45 e, fechando a noite, num horário fraco da "Plim-Plim", às 23:00 também ao vivo.
O primeiro objetivo já foi conseguido. Afastou a concorrência, ficando isolada na vice-liderança geral de audiência, chegando a roubar 2 pontos da novela "Caminho das Índias nesta segunda-feira, logo recuperados na terça, por causa do "suspense" sobre o destino de Raul. Caso a autora apele para uma sequência de capítulos com "ganchos apelativos" de suspense, a novela se tornará totalmente sem pé nem cabeça, tendo de reduzir em muito os espaços de núcleos não muito compatíveis com esta alternativa extrema.
Quebrar a audiência de uma novela global, que começou bem mal, mas atingiu agora na metade, índices considerados bons, considerando a nova realidade da televisão, é tarefa praticamente impossível, devido ao "vício" impregnado em mais de 3 gerações por décadas de liderança e "padrão novelístico" da Globo.
Porém, tal não ocorre nem atrai o público jovem, este sim, mais afeito a programas do tipo "reality show" e ligados na Internet.
"Comer pelas bordas" , ganhando a liderança em vários horários e minando o horário nobre global, parece ser a estratégia adotada pela direção da Rede Record. Neste domingo próximo, teremos outra "queda-de-braço" entre o Boninho, que arranjou às pressas um "reality" de curta duração (somente durante a exibição) e "A Fazenda".
Veremos o que a Globo inventará para conservar sua liderança.
Não tenho o horário de nascimento do Boninho, embora possa dizer que, no momento de abertura do seu programa ele estará com um aspecto favorável, porém na virada para o dia seguinte passará por outro bem desfavorável, podendo significar que a audiência talvez não o satisfaça.
De qualquer modo, a "guerra" promete...e é saudável, pois "democratiza" mais a concorrência.
Parece que o Silvio Santos quer comprar aquele "castelo" do deputado corrupto, para reeditar a sua "Casa dos Artistas" em outros moldes.
Ai sim, "o bicho vai pegar"!

2 comentários:

Anônimo disse...

Homero,
Eu lia este blog - e gostava dele -quando o BBB9 estava no ar.
Hoje, casualmente, resolvi abri-lo e, que pena, fiquei decepcionada. Por quê tanto despeito com a Globo? Não se pode negar que a Record avançou bastante, imitando, de maneira acintosa, tudo o que a Globo faz. Por último, apresentou a tal "Fazenda", que como escreveu hoje um jornalista da Folha, não passa de um rascunho do BBB.
Modere sua dor de cotovelo, Homero, e reconheça o valor de uma potência como é a Globo.

Homero Moutinho Filho disse...

Anônimo das 17:49.

Parece que você não leu ou teve dificuldade em entender a distinção que faço entre o que presta e não na Rede Globo, separando a equipe técnica e jornalistas, inclusive do jornal O Globo, que foram muito amáveis comigo, quando me entrevistaram duas vezes e me concederam 2 matérias de capa, até mesmo no portal G1.

Outro equívoco seu foi dizer que "A Fazenda" é um "rascunho" do Big Brother.
Ela foi produzida na Suécia, quase ao mesmo tempo que o BB, portanto, não é a Record que está imitando a Globo.
O que eu e milhares criticamos, incluindo diversos jornalistas, colunistas e blogueiros, é a falta de transparência, onipotência e total ausência de consideração ao público, ao não divulgar seus métodos e apurações, além da soberba e autoritarismo do senhor "Boninho" que disse "estar cagando para a opinião pública".
Concluindo, não posso estar com "dor de cotovelo" de nada, porque só lucrei com a Globo desde minha fase musical até hoje.
Enganou-se redondamente.
Por favor, na próxima vez, leia com mais atenção os textos, antes de partir para uma crítica injustificada.