quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Olim-"Piadas" (Parte 2)

Estão acompanhando as olimpíadas? Já escolheram um país para torcerem? Qual? O Brasil? Assim nem dá para começar. Um país-continente, um dos 4 maiores em extensão no mundo, com quase 200 milhões de habitantes e nada de resultados, depois de duas décadas de intenso esforço e patrocínio de grandes empresas, inclusive as estatais, não conseguirmos nadica de nada, pior do que em anos anteriores? O que explicaria estes pífios resultados? Algum fator psicológico? Desequilíbrio emocional? Baixa auto-estima? O que?
Nas últimas olimpíadas, embora sempre entre os últimos na classificação, tivemos melhor “performance”, com menos patrocínios e apoio do governo e empresas.
Como decifrar este “enigma”?
Não seria por índices populacionais, por certo, pois a Índia e Paquistão sequer aparecem entre os primeiros colocados.
Talvez o regime político?
Sim, em parte, pois os regimes comunistas, como o da antiga União Soviética e agora este “híbrido”, capitalista-comunista chinês, sempre se preocuparam com a propaganda da superioridade de seus sistemas de governo, capazes de serem expressadas através dos esportes de competição, porque as competições, na realidade, são um substituto da guerra.
Quais os estímulos superiores, que fazem jovens escolherem e se dedicarem tanto a estas atividades esportivas?
Nos regimes comunistas, qualquer vitória e maior destaque significa a obtenção de benesses pessoais para o atleta e sua família, como melhor casa, talvez um automóvel e salário do Estado.
Nos regimes capitalistas, há as bolsas estudantís, para as melhores universidades pagas, garantindo a quem nunca jamais poderia se formar, um “status” superior.
Em países como o nosso,que ainda não se definiu, se capitalista, socialista moderado ou comunista, qual seria o estímulo?
Quando alguém se destaca e consegue algum patrocínio de empresas privadas ou estatais, geralmente se acomoda com os salários, mesmo que ainda mantenha a vontade de competir e vencer. Porém, de certa forma, nas mentes destes atletas, algum fator extra, os impede de avaliar a sua situação atual perante seus adversários e talvez exista uma tendência atávica, genética, a não se sentirem, na realidade, “vencedores”, quando diante de outros competidores estrangeiros.
Sempre que posso, acompanho as provas, apesar de minhas atividades esportivas terem ficado num passado longínquo da juventude, quando competia em diversas modalidades, como a natação, judô, pólo aquático, etc.
Ontem fiquei muito preocupado, com as expressões de nossas atletas de ginástica.
Pareciam “futuros pais” angustiados, na sala de espera de maternidades, com aqueles olhares inseguros , temerosos e sofridos. Nenhuma delas tentou os exercícios mais difíceis, que treinaram e, que poderiam tê-las garantido uma colocação mais significativa do que a última.
Todas as demais equipes mais fortes, tentaram estes exercícios de maior dificuldade, para obterem notas superiores, apesar de alguns erros, logo superados por outras conquistas em provas.
Até a nossa seleção masculina de voley demonstrou estar totalmente desequilibrada, apesar de ser constituída de homens de origem média ou abastada, bom nível cultural e fortes vínculos familiares, valores , princípios morais, etc, como é comum em elementos provenientes da classe média do interior, especialmente de São Paulo.
O que causou esta “derrapada geral”? Apenas a constatação de que não eram mais os maiores e imbatíveis, após alguns resultados negativos antes das olimpíadas.
Coisa meio boba, não?
Mas não foi somente isto.
Tudo começou com a crise entre o treinador e um grande jogador que foi expulso da delegação, amado por todos, depois por outras discussões internas, envolvendo este mesmo treinador que gosta de dizer; “aqui quem manda sou eu”.
Portanto, fora do foco das câmeras globais, “algo de podre no reino da Dinamarca está acontecendo lá , entre os jogadores e técnico, que poderá comprometer sem remédio a campanha da equipe nesta olimpíada.
Nossos “judocas”, campeões mundiais e olímpicos, tiveram derrotas inesperadas. Cavaleiros e seus cavalos foram desclassificados na hípica.
Os atiradores brasileiros acertaram nas "pequenas bundimhas asiáticas".
Nossos nadadores, ficaram resumidos a tentarem disputar uma medalha de bronze , mas raros se classificaram, somente dois. Só nos resta assistirmos nossos tetracampeões de vela naufragarem também.
Nada mais temos para torcer, a não ser escolhermos algum país estrangeiro e começarmos a decorar o hino.
Oppss! Esqueci o Galvão Bueno e a "Plim-Plim", que só mostra os aspectos favoráveis e "doura a pílula" dizendo que o nosso ciclista, que chegou em último, está se sentindo um "vencedor" pois dias antes teve uma crise de rins...
"Que bonitinho" aquele(a)atleta ter conseguido chegar a disputar alguma coisa...rsrsrs.
Não existe "mala" maior do que o Galvão Bueno, que é sério concorrente para o troféu "Jegue do ano", disputando com o nosso "gremlin falastrão bebum" no desgoverno federal do país, o troféu .

15 comentários:

Sol disse...

Bom dia Homero!

bjs Insana,

Desisti de acompanhar as Olimpíadas,além do horário improprio ,os resultados obtidos são por demais decepcionantes, por maior que seja a boa vontade de "nossos" atletas.

Já comentei, é uma disputa de desiguais, até fisicamente fica impossível "bater"os atletas estrangeiros, verdadeiras máquinas, rapazes e moças com os corpos esculpidos e definidos para cada esporte e modalidade.

No Volley penso que já tenha esgotado a era Bernardinho, apesar de sua imensa capacidade, seu temperamento é por muitas vezes arrogante e inadequado, os jogadores já são homens feitos com família,filhos, vire e mexe levam broncas como meninos,quando se é iniciante talvez funcione mas, agora depois de vários títulos fica impossível aceitar sem se estressar ou devolver.

Com tantos fatores negativos, acredito que a nossa "asa negra", está sentado nas tribunas de honra,quem sabe se voltasse para casa, os resultados positivos não começariam a aparecer? mesmo que seja lenda, um pé frio sempre atrapalha.

Solange

Anônimo disse...

Insana

Homero

Me divirto com vc
Esse povo acha que vc é bobo
e que vão te dar volta sobre os "dois"
Continue espanando
heheheheh

bjss querido

Anônimo disse...

Aqui no Brasil todos viram famosos por pouca coisa.
Porque se preocuparem em ganhar medalhas?
Muitos virarão modelos, posarão nú, serão comentaristas.
Porque se esforçar?
Estão felizes só em participar da Olimpíadas, para a maioria já é uma vitória que lhes trará muita grana.....

Anônimo disse...

Homero
Vc fez alguma previsão sobre o desempenho do Brasil nessas Olimpíadas? Vai continuar fraco assim mesmo? Vamos ter alguma medalha de ouro ou prata ou será que o Brasil só quer saber de pegar bronze?Rsrsrs

Unknown disse...

Boa Noite Homero,Solange e amigos!!!
Estou passando pra elogiar o texto sobre as Olimpiadas.Assim como a Sol não estou podendo assistir.Mas seu texto está otimo.

PS:Com relação a choldra que fica vindo aqui dar ataque de pelanca nós temos que ter pena pois são uma claque de LUNATICOS que não tem vida própria e querem se satisfazer com a vida alheia.Me desculpe mas para com esses só doses cavalares de algum remedio de tarja preta.Não tenho mais tolerancia pra ficar vendo bate boca por causa de algo tão distante de nós e que já se perdeu com o tempo.Vamos nos preocupar com algo mais importante que Diego e Iris(com todo o respeito que eles merecem),mas da vida deles cuidam eles e não nós.

Abs para vc Homero e Solange, e volto quando o clima estiver mais ameno.Não permita Homero e Sol que a quadrilha que frequenta aquela Comunidade,nem aquele DCPL e nem o famigerado ex blog do casal se instale por aqui.Essa gente só traz a discordia e a baixaria por onde passam.Esse blog é bom demais pra ser contaminado com esse tipinho de gente.Como vc já bem disse,isso aqui não se trata apenas de Diego e Iris,o Fator Psi é um blog plural onde se debate tudo inclusive sobre previsões astrologicas sobre o citados.Não é blog de fofca e nem de fuxico da vida alheia.AFF
Fui................
Tiago.

Sol disse...

Estas Olimpíadas foram feitas para os chineses,estão em todas, nunca vi isso antes,mas o atletismo é a cara dos americanos,acredito que nessa modalidade não tem pra ninguém, com "anabolizantes" ou não.

E o comportamento do lutador suiço ? ,deixar a medalhinha que está fazendo a nossa minguada alegria no chão!!!,tudo bem que, tenha se sentido prejudicado mas, foi de uma falta de educação tremenda,ô homem desaforado!.

Estava pensando, vamos por eliminação:

Será Homero, que não temos uma chance, por menor que seja, no futebol masculino, se bem que Camarões já azedou o nosso caldo em Atenas e, ainda temos as "meninas", jogando um bolão,são até mais criativas e determinadas que os "meninos".

Temos as duplas do Volley de praia, duas femininas e duas masculinas,no Volley de quadra, as meninas estão mais seguras, conseguiram ótimos resultados, pelo menos nas eliminatórias, até no masculino as derrapadas acenderam o sinal de alerta, penso que ainda podem reverter a má fase, ainda dá pra brigar por uma medalha, só não vamos afirmar que será ouro, caldo de galinha e bom senso não faz mal pra ninguém.

Hoje tem a final da ginástica individual, temos duas garotas competindo,gostaria muitíssimo que fizessem bonito, nem penso em medalha, vejo que há um certo favorecimento para as "estrangeiras" ,na disputa por equipe, uma americana caiu de bunda e, ganhou pontuação maior que a brasileira, tremenda sacanagem.

Agora, vamos ser sinceros, levamos uns "atletas" que, só foram fazer turismo,"raparam" fora na primeira,queria saber, que critério usam para classificação na disputa de uma Olimpíadas?

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Tiago.
-Não se preocupe. Estou recusando dezenas de comentários de uma "turminha mais fanática", que deturpa o que digo e, por tabela, ainda ofende os nossos leitores.
-Aqui não passam estes comentários.
-São tão ignorantes a respeito deste blog que pensam que eu sou "numerólogo", rsrsrs...só rindo mesmo.
-Mas a maldade é tanta, que chego a sentir as vibrações negativas destes(as) pobres coitados(as), que devem estar muito frustrados, por este blog ser moderado e não poderem transformá-lo num DCPL ou outros halos.
-Ficam esperneando, angustiados, por não verem suas asneiras publicadas.
-Aqui a lei é ; respeito, nada de deturpações e muita educação.

Sol disse...

Boa noite Tiago, saudades de voce,
Não fique tanto tempo longe.

Mas, vamos por partes, o blog e do Homero e, apenas dele, sabes que levo bordoada de todos os lados, justamente por acharem que me sinto "proprietária" do mesmo, já imaginou que interpretação darão as suas palavras?

O fato de estar sempre aqui incomoda demais, já me acusaram até de frequentar e comentar em outros blogs, se me conhecessem saberiam que é algo impossível de acontecer,sou de paz, só viro um "bicho" quando me cutucam então,quero distancia de lugares com brigas, desrespeito, falta de educação e principalmente fanatismo, estou fora!!!, não gosto de seitas.

Fico por aqui até que Homero me expulse.

bjs

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Sol.

-Já expliquei que, para saber das possibilidades de cada atleta, teria de fazer mais de duzentos mapas astrológicos, isto se tiver os dados de nascimentos corretos e horários.
-No caso de um país uso o mapa da independência, mas o nosso não bate , pois a nossa foi obra de um cara que estava com caganeira atrás de uma moita e recebeu um recado de seu paizinho português. Depois montou em sua mula e bradou;"independência ou morte"!
-Mais tarde houve a fundação do "Império" e depois a "República".
-Êta país complicado, fruto de uma diarréia lusitana...rsrsrs.

Sol disse...

rssss. traduzindo continuamos na m...,. nem o mapa é correto, o Brasil foi "achado" por um erro de cálculo,ficou sobre domínio de um povo com dificuldade de compreensão, foi "guardado" por um bando de bandidos que preferiram ficar de "safadeza" com as índias, e a independencia se deu atrás da moita.

"Tamos" lascados, e o que é pior ainda pagamos a conta.

Voce viu as eliminatórias dos 100 metros?

Acho que treinam os "caras" assim: levam os rapazes pra savana africana, soltam um leão faminto atrás, se ficar o bicho pega, se correr mais que o leão, fazem o percurso dos 100m, em dez segundos.

Solange

Sol disse...

Homero,

olha a ginástica olimpíca na Band, as meninas, vão disputar nas barras paralelas.

Solange

Anônimo disse...

Pessoal hoje estava ouvindo rádio e o locutor fez a seguinte pergunta, é bom ser terceiro lugar , ser bronze?? Afinal comemoramos um bronze como se fosse uma medalha de ouro.

Anônimo disse...

Homero
Sobre o seu coentário das 22:34, deve ser por isso que os nossos políticos são, quase todos, uma merda. Deve ser herança.
Sobre o que a Catia falou, é até engraçado, o locutor que está narrando grita tanto qdo ganhamos uma medalha de bronze que até parece ouro mesmo. Ontem, no 200m medley achei curioso que , quem estava narrando ficou tão eufórico com a 6ª medalha do Phelps que esqueceu de informar a situação do nosso nadador, Ricardo Pereira.

Sol disse...

Boa noite a todos!

Olha Cátia do jeito que a maré está, devemos comemorar até medalha de latão,a maioria dos nossos atletas ´só estão lá, por terem os "paitrocinadores"
principalmente em modalidades consideradas de elite e, mesmo assim os resultados ficaram aquem do que gostaríamos, os "estrangeiros" além do apoio de seus governos,faculdades,tem patrocinadores fortíssimos, nossa realidade é muito diferente, uma pena! sabemos que tentam fazer o seu melhor, porisso acho que devemos comemorar sim e muito.

Solange

Sol disse...

E viva o garoto Cielo, essa medalha de ouro é dele, com os pais patrocinando, estudando e treinando nos Estados Unidos, representou o Brasil com um orgulho danado, um país que, com certeza não lhe deu e nem daria condições de se tornar um campeão olimpíco.

Parabéns pra ele,

Solange