sábado, 16 de agosto de 2008

César Cielo Filho. "Um homem que chora"...



De certa forma, seu nome já diz tudo; "Cielo", ou "céu", talvez um céu tão sonhado e esperado, com muita garra e certeza de suas condições.
Seu "céu astrológico" estava tão forte, que suplantou o do Brasil e seu governo, num momento em que havia uma depressão popular absoluta, pelos pífios resultados, que nos colocavam na condição de uma simples ilhota ou republiqueta caribenha.
Não é nenhum “herói” oriundo da "exclusão social", como gostaria a mídia explorar, pelo contrário, um rapaz vindo da classe média, (como a imensa totalidade de nossos campeões olímpicos), que treinou nos E.U.A, aprimorando sua técnica pela absorção do que de melhor lá existe em termos de preparação atlética.
Isto o faz diferente ou privilegiado?
Não, pois a maioria de nossos nadadores estuda e treina fora do Brasil, onde há mais recursos e conhecimentos .
O que explicaria ter sido o único a conquistar uma medalha de ouro e outra de bronze, batendo dois recordes olímpicos?
Notem que, quando ele venceu a primeira prova, batendo o recorde olímpico e se classificou para a final, a primeira coisa que ele disse "profeticamente" entre lágrimas, foi “vencerei a próxima” dos 50.
Nós brasileiros, acostumados a uma falsa modéstia, talvez tivéssemos estranhado esta “certeza” dele, num momento de emoção, mas nem tudo que parece é e, o que possamos interpretar como autoconfiança demasiada, contrária ao que valorizamos aqui, num país de “pobrezinhos, vítimas humildes”, onde somente vitórias são capazes de garantir um melhor futuro para uma massa ignara, ignorante e psicologicamente despreparada para o sucesso, como temos de exemplos tantos jogadores de futebol, que só cometem asneiras em suas vidas de “novos-ricos”.
Neste caso, a questão é outra.
Embora agora , depois de vencer e conquistar o ouro, tenha dito, também emocionado, que chegou a "não acreditar e pensava estar sonhando", quando se imaginava vitorioso, sua trajetória e declarações anteriores demonstraram uma total confiança e fé em sua capacidade .
Portanto, o “fator-psi” que fez a diferença psicológica e alimentou uma vontade interior tão imensa e confiante, a ponto de “transbordar” de emoção, numa “erupção” na comemoração do feito, não foi resultado apenas de uma boa preparação nem físico artificialmente “esculpido”, pois ele é até “magro demais”, perante outros atletas da natação e, sobretudo, muito diferente de todos os demais, que friamente receberam suas medalhas , até mesmo o campeoníssimo “Michael Phelps”.
Seu “fator diferencial" está na emoção, na livre vazão aos seus sentimentos , de um homem que acreditou em si e teve a fé necessária para realizar o seu sonho, pois um homem sincero que chora é sempre confiável e seu coração determina a sua vitória.

20 comentários:

Sol disse...

um homem sincero que chora é sempre confiável e seu coração determina a sua vitória

Nossa!!! grande e verdadeira frase,

a diferença de Cielo para os jogadores de futebol está na dedicação e sacrifício ,li uma entrevista com ele, diz que tem um acordo com o treinador de não pensar nem mesmo em namorar na fase de treinamento, os jogadores milionários do futebol conseguem levar até garota de programa para a concentração e, o que é pior com a conivencia de toda a equipe técnica.

Quando conseguem um bom contrato, tratam logo de comprar um possante, se encher de ouro e brilhantes, fechar boates para grandes festas e ai, adeus a responsabilidade.

Tenho quase que certeza que nessa olimpíadas estão levando algum por fora,(a título de seguro), já imaginou se um deles quebra a canela? o prejuízo para os clubes que investem milhões de euros.

Solange

Anônimo disse...

Que lindo post, Homero!
Jennifer

Sol disse...

Agora, os ginastas se apresentam na cama elástica, é muito interessante, a precisão é algo fora do normal, fazem todos os movimentos da ginática de solo, é bonito de ver.


Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Jennifer.

-Pelo que vi antes de você , sabia que gostaria,rsrsrs.
valeu.

Homero Moutinho Filho disse...

Sol.

-Pois é... fico com quem é como eu e capaz de chorar...

Anônimo disse...

Homero
Adorei o modo como vc terminou seu post. Qdo vi César Cielo chorar enquanto dava uma entrevista, falei para minha mãe: gosto dele porque ele chora. Foi emocionante a vitória dele, mas foi mais emocionante ainda ver ele chorar na entrevista e durante o Hino Nacional.

Anônimo disse...

Que pena! Eu perdi essa vitória

Anônimo disse...

Homero, eu gostaria que você me esclarecesse uma dúvida, um projeto que nasceu no dia 04/10/2004 (eu ainda não sei o horário) pode chegar ao fim no mês de outubro de 2009?

Anônimo disse...

Insana

Lindo, lindo lindo

Amei o texto Homero
e concordo, um homem que mostras as emoções é sincero

Bjs em todos e
Bom Fim de sSemanna

Anônimo disse...

Só te conheci por frequentar o Blog Oficial Iris & Diego e, desde então leio seus Posts e posso afirmar que passei a lhe admirar muito! É incrível como pensamos parecido, ou será que pensamos corretamente????
Isso mesmo, somos emovidos à emoção, que por vezes ao invés de nos beneficiar, nos atrapalha através dos receios, temores, cobranças...Mas no caso do nosso brilhante Cielo, foi o fator primordial, depois da confiança ganha através da medalha de bronze.
Gostaria muito que nas próximas eleições municipais, estaduais, federais, nossos eleitos fossem mais "pais" do que propriamente governantes, onde, movidos pelo coração, pelo bem-querer, enxergassem nossas mais primárias necessidades e desta forma pudessem iniciar uma transformação real deste Pais, tão rico em extensão quanto em recursos humanos! Precisamos enxergar nossas terras, nossa produção, nossa gente tão sofrida, com olhos do coração e não esquecer que os valores morais de um homem, a família e a patria que ele habita são muito mais importantes que sua conta bancária!
Parabéns Homero! E souber como dar jeito neste Pais, por favor divulgue e conte comigo!

Homero Moutinho Filho disse...

Anônimo das 12:35.

-Exato. Os valores morais e a família são o mais importante.
-Há anos tento mudar alguma coisa através do Movimento Brasil Nova Era , que criei, mas está difícil mudar a mentalidade do brasileiro.
-Obrigado pelo incentivo.

Homero Moutinho Filho disse...

Anônimo das 09:49.

-O que está me pedindo é um trabalho astrológico particular.
-Pode usar o meu e-mail para informações.

Homero Moutinho Filho disse...

Insana.

-Como vai o "zoológico" ai? Rs.

Anônimo disse...

Insana

O ZOO vai otimo

hehehehehhehe

as ultimas visitas form uma cobra(eca), outro gambazinho, e um Pica-Pau igual o pica -pau do desenho, cabeça vermelha com aquele topote

hehehhehehehe

Bjss querido

Anônimo disse...

Homero,

Quando vi a comemoração do Cielo, as lágrimas vieram aos olhos!
Parabéns Cielo!!! Parabéns!!!

Anônimo disse...

Arrasou, Homero, não houve texto melhor sobre essa vitória. Lindos seu texto e a vitória do Cielo.

Sol disse...

Olá Homero e todos presentes!

O que foi que aconteceu, com as nossas "possibilidades" de medalhas na ginástica individual?
Está parecendo que andaram urubuzando os nossos "atletas", não é possível,Diego Hipóllito é bi-campeão mundial,definitivamente os astros não estão a nosso favor.
Fiquei chateada pelos "meninos", sofrem tanta pressão e cobranças que, a insegurança bateu forte.

Solange

Anônimo disse...

Também fiquei com pena do Diego. Coitado, lutou tando para ganhar essa medalha e foi perdê-la bem no final de sua apresentação. E o Pedro Veniss, do hipismo, esse literalmente caiu do cavalo e acabou com nossas chances de medalha por equipe. Agora dependemos do Rodrigo Pessoa ganhar o individual.

Anônimo disse...

Homero, achei lindo esse rapaz se emocionando quando subiu no podium, enquanto a nossa Bandeira era hasteada e tocava o Hino Nacional.
Chorei junto ele de emoção, foi um momento maravilhoso.
O César Cielo ganhou a minha admiração e a de muitos brasileiros, não só por um exemplo de dedicação, garra, determinação,e disciplina fundamentais para alcançar a vitória, como também por mostrar o seu lado humano, lindo, de pura emoção, chorando diante do mundo.

Anônimo disse...

Da mesma forma que me emocionei com o Cesar Cielo, também me emocionei com o Diego Hipólito. Fiquei sensibilizada com a sua humildade, pedindo desculpas aos brasileiros por ter falhado.