domingo, 9 de março de 2008

"Arquétipos" são eternos.

Algumas coisas simplesmente “acontecem”, outras não. Algumas se reverteram em amores, romantismo e sentimentos tão utópicos e platônicos, que a nossa sociedade moderna jamais entenderia como aconteceu com este ex-casal BBB7 Diego-Íris.
O que eles tinham a mais para , de repente poderem provocar tamanhas manifestações populares de apoio e idolatria?
O “Arquétipo” do rei e rainha, do príncipe e princesa, que foram coisas reais por milênios na humanidade e jamais poderão ser censurados por políticas de “compensação ideológica” como o “politicamente correto” espúrio e mentiroso, autoritário e carrasco, contra as liberdades e expressão livre individual.
Quando analisamos as reações de multidões, não nos deixamos censurar por estes tragicômicos padrões do “politicamente correto", em que príncipes e rainhas seriam negros, barões indígenas e o elemento branco seria o componente escravo neste “planeta imaginário” “brasiliense. Porém , a realidade está ai fora para todos verem e sem maquiagens ou mentiras!
Não adianta tentarem mudar “arquétipos primordiais “ da humanidade, como já dizia um amigo professor da USP, pois nada conseguirão!
O ser humano tem em si a sua herança genética e o que chamamos , “memória atávica” de sua raça, cultura, etnia e origem. Até reconheço a importância dos experimentos e teoria de Lamarck.
Brasileiros desejam “reis e rainhas” , “rei Roberto Carlos”, “rainha Xuxa” , “rei Pelé”,como dizia o mestre carnavalesco “Joãzinho Trinta, “quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de luxo e riqueza!”
Deu para entender até onde chegará a nossa nação e estirpe futura?
No caso, eles “frustraram o estereótipo brasileiro”, causando um furor extremo contra eles por parte de segmentos da mídia ideologicamente comprometidos com a destruição do que consideram "valores burgueses" e influência de padrões herdados dos colonizadores europeus.
De repente , numa festa tipicamente "medieval",com trajes e música da época,não numa micareta, balada, baile "funk" ou "rave", vimos um casal romântico transmitir e realizar tudo que gostaríamos de realizar em nossas vidas e nos emocionamos , torcemos , acompanhamos e vibramos até o último momento de consagração e união deles!
Esta foi a razão de tantas fofocas e mentiras.
Conseguiram separar o casal sim, mas não a nós que ainda gostamos da Íris e do Alemão como pessoas e gente , carente e imperfeita como todos somos, porém com uma imagem a ser realizada no futuro.
Minhas crianças...cuidem-se... estaremos sempre aqui ...

16 comentários:

Anônimo disse...

agora eu vi... nat puxa saco tb quer saltar do barco...
desde ontem ta falando mal do marcelo
ja foi cutucar a gy,,, e agora a vitima,,,, ela quer o anjo... ta se cagando de medo... ate do marcos falou mal agora para a tathi,,, ta com ciumes do papo do papai com o marcao... ta com medo isto sim... falou que o marcao tb ta dif com ele... ia falar se por causa do almoço...
deixa cair a mascara de mininha que estava puxando o saco do marcelo isto sim....
SOU MARCELO MAIS QUE NUNCA
FATINHA | 03.09.08 - 4:35 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

PARABENS MARCELO ESTA NATHALIA É UMA FALSA MESMO, MARIA VAI COM AS OUTRAS, SEMPRE SE AGARRAMDO EM QUE É LIDER OU ANJO BEM FEITO, TEVE O QUE MERECEU. SÓ QUEM É HIPÓCRITA NÃO GOSTA QUE DIGAM A VERDADE.
Carmen/Pr (1000% GY) | Homepage | 03.09.08 - 4:34 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Se Marcelo for com Nath eu voto pra Nath sair, pq ela é falsa mesmo e vota sempre na GY.
Eu só voto contra Marcelo se ele for com Gy.
Fora G4
Gabi | 03.09.08 - 4:34 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Adoro quando Natália, a moça do interior que fala com o sotaque carregado, é tida por muitos como a loira burra coloque em xeque o psiquiatra, formado, culto, mais velho e vivido.


Gosto também quando Gyselle dá o chega pra lá no Marcelo, tirando a trairagem, acho que ali ela se afundou.

Mas isso só prova o que digo, Marcelo só se faz nesse BBB porque só pegou gente sem raça, sem vergonha e covarde pela frente.


---
Elke- Fora pseudo-verdureiro | Homepage | 03.09.08 - 4:34 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

marcelo falou pra nat o que ela jah deveria ter ouvido antes.....ele sempre teve umas desconfiança dela ...
ela mentiu pra ele qdo disse nunca ter feito complo pra botar ele no paredão...ela fez sim...nat tb traiu fernando...elogiando marcos....essa eh a net...ardilosa e rasteira ....
tem bom coração tem...mas dah rasteiras ,como jah deu mtas vezes...of
Anonymous | 03.09.08 - 4:34 pm

Unknown disse...

Boa tarde Homero,Solange e amigos do blog!
Quero informar que minha ausencia é por motivos de saude.Estou acamado com uma pneumonia e estou me cansando com muita facilidade.
Agora em casa de molho estou vendo melhor o BBB e podendo fazer analises mais profundas.Marcelo está numa fase bem complicada mesmo em termos psicologicos.Queria a opinião de vcs sobre a formação do paredão de hj?
PS:Com relação a Diego e Iris espero que as coisas aconteçam como tem que acontecer.Só tenho medo dessa massa voraz que viver a vida deles e o que elas podem fazer caso o sonho delas não se concretize.
Parabéns Homero,apesar de ser um romantico nato vc não se deixar levar pelos delirios alheios e nem fica criando falsas expectativas!
Abraços a todos e em breve voltarei!
Tiago.

Homero Moutinho Filho disse...

Tiago.
-Que você se recupere logo.
Cuide-se.
Abs.

Anônimo disse...

Natália chama Marcelo para uma conversa na sala. A gaúcha insiste em saber o que aflige o médico. "O senhor está chateado comigo?", pergunta a sister.

O brother abre o jogo com Nat. "A gente se conhece a cada dia mais. E surgem afinidades e somem afinidades também", diz.

Marcelo esclarece que, dessa vez, não quer confusão. "Não quero briga. Não quero discutir. Mas, nesse momento, nós estamos em caminhos diferentes", argumenta.

Natália reclama da postura de Marcelo no jogo. "Quando o senhor está sozinho, triste, a primeira pessoa que vai atrás sou eu", afirma. "Mas, quando o senhor está bem, parece que passa por mim como se eu não estivesse na casa", insiste.



Lado obscuro?

O psiquiatra diz a Natália que não confia nela. "Tenho medo de um lado seu que eu não conheço", dispara. "Acho que tem um lado seu que eu não conheço. Esse lado me deixa temeroso", revela.

No entanto, o brother garante que não pretende começar nenhuma guerra com a moça: "Mas escuta um negócio: paz!".

Nat tenta conquistar a confiança de Marcelo, dizendo que já teve problemas com os outros brothers e que, depois de uma conversa, tudo se resolveu. Mas Marcelo rejeita a comparação. "Mão sou Papai Vanoli, Thati e nem Rafinha. Sou diferente de todos eles. Graças a Deus", solta.



Medo de ser traído

Marcelo não dá voltas para dizer que teme uma traição de Natália. "Eu acho que, no primeiro momento que você puder, vai me passar uma rasteira. E não negue. Porque eu tenho certeza", acusa o brother.

No entanto, o psiquiatra diz que entende a estratégia da sister e não a condena. "Você faz o seu e está certa. Mas permita que eu me defenda", pondera.

O médico acredita que a sister o agrada na expectativa de obter algo em troca. "Não gosto da pessoa que serve demais. Porque quem serve demais vai cobrar. E não sei se vou poder pagar. Na dúvida...", argumenta.



Egoísmo

O brother deixa claro que é cada um por si. "Nesse momento agora, estou sendo egoísta. Coisa que nunca fui. Sabe por quê? Porque a vida inteira, passei por cima de mim para poder agradar os outros. Nesse momento, estou pensando. em mim. Desculpa, mas você só está pensando em você", diz Marcelo.

Natália discorda. "Tenho pavor de egoísmo. Nunca fiz questão de ser líder. Porque ser líder é egoísta", alega a sister.

Marcelo rebate os argumentos de Nat, dizendo que todos são egoístas de certa forma. "Egoísmo é algo que a gente mostra ou esconde. Desculpa", afirma. E Nat se defende: "Eu não consigo esconder".

O psiquiatra dá a última alfinetada, antes de sair rumo à piscina: "Aham. Não consegue mesmo. Você acabou de me contar".

Natália cai no choro e, depois, vai buscar abrigo embaixo do edredom em sua cama no Quarto Xocante

Anônimo disse...

Querido Tio Téo,

Não importa o que muitos dizem, a maioria te adora! Não dá pra querer agradar a todo mundo, né? Só sei que você está agindo com as pessoas exatamente como age comigo… Me enche de carinho, me dá conselhos, e quando fica bravo… sai de perto!
Minha mãe me disse que isso é ser transparente, honesto, verdadeiro e espontâneo. É preciso muita coragem pra ser assim! Acho que às vezes a gente até se prejudica ao ser assim tão honesto… Mas a gente se orgulha muito por ser esse o seu jeito de “jogar” no BBB. Tenho aprendido muito com tudo isso!
Acho que a gente aqui fora sofre mais, muito mais que você aí dentro… Nossas emoções são muito estranhas, pois são várias ao mesmo tempo! Tipo: alegria de ver você alegre, tristeza de ver você triste, raiva quando falam mal de você, emoção quando você vai para o paredão e muita, muita saudade por não poder ir até aí te dar um beijo!!! Quando vejo você chorando, até saio de perto, de tanto que dói meu coração! Quando seus olhos brilham, os meus se enchem de lágrimas, que derramam como se eu estivesse passando o mesmo que você… Ainda somos obrigados a ouvir comentários maldosos a seu respeito e isso me deixa muito chateada… Mas minha mãe me disse uma coisa muito certa: você traz muita emoção às nossas vidas e que graça teria uma vida sem emoções?
Agradeço muito a Deus por você existir na minha vida! Te amo demais, tio querido! Mesmo às vezes você me enchendo o saco… Você sempre esteve ao meu lado e ao lado de quem sempre precisou de você: sua família, seus amigos, seus pacientes.
Você é muuuuuuuuiiiiito especial e por isso merece ganhar esse prêmio!! Estaremos ao seu lado até o final, lutando muito! Vovô Neylson disse que um verdadeiro guerreiro não desiste nunca, mesmo que as chances de ganhar não sejam tão grandes… Por isso vamos lutar com toda garra, acreditando sempre!
Mas de uma coisa tenha certeza, Tio Téozinho: você já é um grande vitorioso!!!

Beijinhos da sua sobrinha que te ama muito!!

Julinha

Anônimo disse...

Num papo de faz de conta que é verdade que eu faço de conta que acredito, Nathália e Thatiana conversam sobre o embate que Nat teve com Marcelo. Elas dizem que não entraram no BBB para ganhar um milhão, mas apenas para viver um sonho. E nós é que pagamos o pato, não? Nós pagamos a conta deles viverem esse sonho juvenil, de um mundo cor de rosa em busca da fama fácil. O público não conta, nossas expectativas com o programa que se danem, pois Thatiana e Nathália querem viver os sonhos delas, ou seja, comer, dormir e participar das festas do BBB8.

Interessante que enquanto Nathália falava que ela não estava fazendo teatro no BBB, Thatiana mal tinha coragem de olhá-la nos olhos. O olhar perdido era a janela da alma dessa participante que apostou mais do que qualquer um naquela casa em fazer um personagem de si mesma. Como conseguirá a edição traduzir esse olhar para o público que não possui o PPV? Como mostrar a dissimulação velada, o falso discurso de que somos do bem? Eu, sinceramente, não sei. Esse papo de que "eu fiz tudo com o coração" é a maior desculpa para toda e qualquer omissão, fuga ou maldade. Basta apenas fazer com o coração? O coração justifica qualquer atitude que a gente tome na vida? Tem pessoas que matam por amor. Discurso vazio com o único propósito de se vender ao público como uma pessoa bacana. Aliás, nesta edição do BBB sobrou discurso e faltou atitude verdadeira.

Nathália, por outro lado, foi puxa saco de todos os líderes e Anjos dessa edição. Um participante virava líder? Automaticamente ele se transformava no maior e melhor amigo de infância de Nathália. Carregava malas, se fazia presente no quarto. Na semana seguinte, se mudava o líder, mudava a cadeia de afinidades da Nat. É essa a sua verdade? Que pena! Verdade pobre e oportunista.

Marcelo não se excedeu, não gritou, tampouco perdeu a paciência. Mas, não mentiu, não poupou Nathália, não a tratou como uma criança. Simplesmente olhou-a exatamente como o que ela verdadeiramente é, ou seja, uma mulher feita, responsável por seus atos e tão jogadora quanto ele. Mas, como tudos estoura nas costas de Marcelo, mais uma vez, ela faz a caveira dele para os demais jogadores. Nat pareceu desconcertada e perdida. A conversa de Nathália e Thatiana foi o famoso "fazer os nossos ouvidos de penico". Simples assim

Anônimo disse...

Marcelo é inteligente sim, mas não é profeta... Ele não profetizou q Nat o chamaria p uma discussão e seria falsa a ponto de dizer q dá colo p ele sempre e esconder q pelas costas malha o moço (e não é de agora). Marcelo percebeu, c sua astúcia q a menina era "perfeita" demais... E simplesmente disse p ela q desconfia de pessoas q são muito servientes. Nat conseguiu, chorou copiosamente no quarto onde rafinha dormia, fez uma cabana c Tat e malhou Marcelo, leram trexos de livros insuflando q pessoas influenciavam pessoas q bebiam, em momentos de fraqueza... Foi um "piti" daqueles. Moral da história, Tat vota em marcelo.
Mais cedo rafinha foi afagar a coelhinha Gy, q irritadíssima por não poder tomar banho (c razão) deu lhe uma patada. Rafinha vai p o futon. Nat chega, fazendo carinho e c aquela voz de menina "perfeita", cutuca cutuca Rafinha, claro p receber o anjo. Rafinha ingrato, por sua vez diz q não sabe p quem dar o anjo. Mais tarde Tat dá o chocolate q Rafinha queria e um abraço bem apertado

msolangepereira disse...

Boa tarde Homero, Tiago e a todos!

Tiago,espero que melhore logo, muito repouso,cuide-se, senti sua falta!

Homero, hoje termina os aspectos desfavoráveis ,ainda bem!

Lendo os comentários parece-me que, algumas pessoas chegaram a mesma conclusão que eu, em relação a Nathália, será uma pena essa garota chegar até a final, desde o início do programa vem se comportando como uma camaleoa, veste-se de acordo com a situação.

Foi desleal com o "quase" namorado, porque não seria com os outros participantes?, deixo claro que não sou a favor dos métodos de Marcelo no entanto, tenho que concordar que,é através de sua "pretensa loucura"que esse bbb, caminha.

Tentem imaginar essa edição apenas com:

Thatiana,gritando e cantando por qualquer coisa.

Marcão,contando os dedos,e se fazendo de palhaço( que me perdoem os palhaços de verdade),aceitando todas as brincadeiras(?)sem a menor graça propostas pela"namorada
apenas para mostrar o quanto é companheiro,amigão e apaixonado.

Nathalia que começou como uma devassa, sem censura, vulgar e que, com receio do julgamento aqui fora,e medo de perder a oportunidade do 1 milhão, se transforma em moça roceira,recatada, caprichando no sotaque sulista para demonstrar sua origens caipira(o povo gosta!)

Rafinha que, sem as suas "musas"
perdeu todo o encantamento demonstrando claramente que, a graça das brincadeiras eram delas e não dele.

Gyselle, dormindo o dia inteiro,ou fingindo dormir, só soltando a franga durante poucas horinhas quando a música empolga.
Seria um tédio!

Acho que, Rafinha não castigaria Gyselle se, não tivesse a intenção de imuniza-la, seria ingrato demais ou então conto com uma surpresa, com ele imunizando Marcelo ,essa sim uma jogada de mestre,mataria o jogo de Thatiana
mesmo que seja indicado, seu oponente seria decidido por ele, Gyselle e Marcelo, aí desejo que seja Marcos.

Anônimo disse...

Tiago, melhoras que se recupere bem.

Homero adorei o post, realmente estamos de olho, por estar, na torcida de que tudo corra bem, sem pressão, ou idéias maiores.
Abraços a todos!!

Anônimo disse...

SOBRE A NATY,

Acabou de "cavar literalmente" uma briga com Marcelo e faze-lo dizer o que realmente pensa dela.

Intenção de quem até agora se fez passar por "loira burra" e passou a semana toda atrás do DOUTOR, ou se não, ouvindo e se colacondo a disposição dele (após volta dele do Paredão é claro), com vozinha diferente da forma que fala com demais (TODO MUNDO VIU ISSO, CERTO?)
Porque fez isso hoje? simples: agora tem o motivo para justificar seu voto nele e ficar bem na fita, qdo NÓS SABEMOS, VOTARIA NELE, com briga ou sem, mas "provocando uma briga", ficará melhor na fita na visão de alguém que sempre esteve nesse BBB a passeio...
Linda ela é, eu acho mesmo.Mas tenha dó, chega a me causar pena ver uma cena dessas.... que falta de caráter, personalidade,???
Mais, essa dessa forma, chama todos nós de babacas, e foi chorar com quem? com A LIDER evidente.
Burra? Nunca... dissimulada SIM.
Jogadora? faltando 05 ,mts para acabar o segundo tempo, ME POUPE NATY!!!
O que conseguiu com isso mostrar à mim? apenas concordar que o Marcelo sempre esteve certo em relação a ela.
Mais uma vez. BINGO!!!

Anônimo disse...

-Como acredito no que faço, evitei prever sobre este domingo, porque meus aspectos não estão muito favoráveis. Apenas dei uma olhadela e manifestei um palpite sem maiores pretensões

E AI HOMERO JA ESTA PASSANDO ESTE SEU ASPECTO... HELPP... DIGA ALGUMA COISA

Homero Moutinho Filho disse...

Ainda não. Só amanhã passará.
Rsss.

msolangepereira disse...

Que constrangedor! Marcelo já não assumiu ser gay ?, Bial fica botando pilha querendo vender essa idéia de amor platônico,pobre Gyselle, o que não fazem para ganhar 1 milhão.

Solange

msolangepereira disse...

Homero, voce pode até não estar com aspectos favoraveis mas, acertou na mosca quando disse que, não via Marcos no paredão então, é Bingo, do mesmo jeito.

Marcelo jogou errado e pagará caro por isso, deveria ter mantido o voto em Marcos, porque Gyselle também o seguiria e Rafinha também

Solange

Anônimo disse...

Existe um outro arquétipo em questão.

O do herói. Que está sempre enfrentando o perigo, mas nunca morre. (Talvez Rafinha)

Marcelo também tentou usar a imagem do Arquétipo do Velho Sábio, mas acho que ele está mais para o Arquétipo da Sombra do que para o Arquetipo do si mesmo.

Homero Moutinho Filho disse...

Anônimo de 01:32.

- Gostei... vale um papo mais profundo sobre isto. Talvez até sobre a fábula dos argonautas e Jasão...rsss
Você conhece a Psicologia.