domingo, 10 de fevereiro de 2008

A Globo "dá tiro no pé"!

Boninho cogita escalar bicharada para o "Big Brother"

Quando li esta notícia, confesso que fiquei em dúvidas sobre qual “bicharada” seria?
Depois entendi ao ler, que seria no sentido “literal” da palavra.
O fato é que este BBB8 e a Globo vão mal este ano.
Perdem em horário nobre e de manhã, até em transmissões de jogos, para outras emissoras, como a Record e a Band.
A “Plim-Plim” não pode trabalhar com níveis médios ou baixos de audiência.
Seus espaços comerciais são caríssimos, necessitam de índices acima dos 40% para que o esquema pesado de salários e produções seja mantido em funcionamento.
Suas novelas já cansaram o telespectador, pelas mesmas tramas e cenas repetitivas, sem originalidade. Num certo momento, foram 3 novelas, uma à tarde e duas de noite, tratando do mesmo assunto; “falsificação de DNA” , exame de paternidade e herança disputada. Do mesmo modo, insiste em bater na mesma tecla do “politicamente correto”, luta de classes, inclusão social e preconceito racial.
Ora, convenhamos que ninguém agüenta mais ficar recebendo “lições morais”, modelos de comportamento, nem valores impostos goela abaixo, ideologicamente defendidos por determinados movimentos sociais e setores da mídia.
Querem fazer discurso vão ser políticos, mas entendam de uma vez por todas que quem sempre esteve certo, foi o carnavalesco "Joãozinho Trinta” que disse; “quem gosta de miséria e feiúra é intelectual. Pobre gosta de luxo e beleza”!
Esta novela “Duas Caras” deveria se chamar “Paraíso Tropical”, pois tudo é tão forçado e falso, se comparado com a nossa realidade, que até parece um “conto de fadas”. Favelado é “bonzinho e honesto”, rico é ruim e desonesto. Advogados, cineastas, filhos de família rica se apaixonam por faveladas, secretárias de viscondessa e meninas da elite igualmente, tudo ao mesmo tempo e de maneira completamente inverossímil, forçada, visando provocar um choque de valores, por uma “miscigenação tropicalista” que não coaduna com a verdade social em que vivemos.
A “Plim-Plim” recebeu o troco.
Tentou, tentou, insistiu e qual foi o resultado?
A maioria do povo é conservadora, tem hábitos e costumes arraigados, valores próprios familiares, rejeita a “liberalização sexual”, ou casamento homossexual, não aceita direitos humanos para bandidos, apóia a pena de morte e tem seus preconceitos peculiares.
Não é forçando a barra através de novelas que se consegue mudar uma sociedade.
O grande público só aceita o que já está propenso a aceitar e rejeita valores que entrem em choque com suas convicções pessoais.
Por que o filme “Tropa de Elite” fez enorme sucesso?
O que o diferencia dos demais e das novelas?
É exatamente a fidelidade em relação aos valores da maioria da população.
No filme, bandido é tratado como bandido, não existem “frescuras”, nem direitos, para quem não respeita os direitos humanos de suas vítimas.
É assim que a maioria pensa e acredita ser o certo, principalmente quem convive mais de perto com a violência urbana, os pobres.
Portanto, se a Globo quiser atrair novamente seu público, que pensava ser “cativo” mas não é, terá de afastar de sua direção a cúpula ideologicamente comprometida com o “politicamente correto” da esquerda e contratar “gente” que pense como a gente, doa a quem doer, ou continuará “dando tiro no pé” até falir.

2 comentários:

msolangepereira disse...

Homero já mandei o meu e-mail para a Globo, e estou aguardando resposta.

Quanto as novelas, também acho que a muito tempo já não atraem audiência, o telespectador precisa se identificar com os personagens ou com suas estórias e isso não acontece.

Vejo da seguinte maneira,os autores hoje ,precisam ficar atentos ao que escrevem,evitam qualquer assunto que crie polêmica ou discursão, penso que isso acaba por minar qualquer inspiração, todos seguem um padrão estabelecido por nossas leis, caso contrário correm o risco de processo,ao meu ver existe a censura disfarçada, estão presos as normas de conduta, e aos formadores de opinião, qualquer mudança pode ser considerada como, incentivo a luta de classes, discriminação, preconceito,fica difícil criar quando não há liberdade de expressão, não podemos esquecer que somos reféns das tais, associações, entidades, sociedades, são elas que ditam o que é certo ou errado.
Solange

Unknown disse...

Boa noite pessoal!
Essa questão da Globo é muito interessante,ela está substimendo o povo achando que ela é onipotente,o outrora imperio do doutor Assis Chateabriand(Diarios e emissoras Associados) que era bem maior que a Globo ruiu um dia.O que comprova que grandes conglomerados se não estiverem em compasso com os pensamentos de sua sociadade tendem a ruir e fracassar!Desde que o Boni saiu aquilo ali virou casa de Noca onde qualquer lixo entra e é contratado.Vejam,quando que na epoca do "padrão globo de qualidade" eles iam botar uma Fernanda Lima(linda,mas sem talendo pra atriz) como protagonista de uma novela,pior que no caso dela foi de duas mesmo sendo criticada pela analistas.infelizmente hj o criterio de analise não é mais o tecnico e sim de quem dorme com diretor ou é amigo ou parceiro!Concordo que tem que se afastados os que estão lá a serviço de partidos e politicos.Outro fator que conta é o crescimento da internet e das concorrntes que estão cada vez mais investindo em tecnologia e profissionais.
Tiago