terça-feira, 13 de novembro de 2007

Na Bucha outra vez!

Até a hora em que postei o texto "CPMF", poucos minutos após meia-noite, quando no jornal da noite da "Plim-Plim" os jornalistas comentavam sobre a preocupação do governo e a dúvida quanto ao resultado da votação de hoje, nada estava claro.
Hoje o governo conseguiu afastar os dois senadores da oposição e vencer esta primeira fase de votações, restando ainda as duas sessões do plenário.
Muita coisa ainda ocorrerá até lá.
Aguardem...e saberão com antecedência.

7 comentários:

Anônimo disse...

Homero, voce poderia me tirar uma dúvida?
Se o governo é quem decide quem fará parte do ccj, uma vez que, ele pode afastar quem não compactua de seus planos, qual a finalidade disso?sou ignorante em política o que vejo e leio são pareceres inúteis,perda de tempo, discursos sem pé nem cabeça, um bate-boca irritante, depois todos saem de braços dados para, mais discursões e ai enfim ,votação em plenário que, já sabemos das cartas marcadas, quem vota com quem , dos mimos e afagos.isso é democracia ou demagogia?
Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Solange.

-Funciona da seguinte maneira.
Os partidos indicam os relatores das comissões. Quem controlar a maioria das lideranças dos partidos controlará tudo podendo impor suas regras.
No caso desta comissão, dois relatores eram frontalmente contrários a CPMF, porém, um é do PMDB e outro do PTB, partidos aliados do governo, então Lula mandou que os líderes destes partidos os substituissem na mesa de relatoria.
É uma manobra legal, pelas regras do Senado, entretanto, nojenta e autoritária.

Anônimo disse...

Entendi, porque fiquei chateada,se tem dois políticos que ainda confio é Pedro Simon, muitas vezes não concordei com ele mas, vejo coerencia em suas palavras e atitudes e o outro é Jefferson Peres li que ele seria o relator não havia entendido a troca, me dá nojo essa cumplicidade PT e PMDB,se apoiam na legalidade política e esquecem da moralidade ,é aviltante.
Solange

Homero Moutinho Filho disse...

O Jefferson Peres (PDT)é o relator do processo contra Renan Calheiros.
O Pedro Simon (PMDB) e outro que acabou de passar para o PTB, foram os substituídos.

Anônimo disse...

Se Jefferson Peres é relator de uns dos processos contra o ilustrissimo, talvez haja esperança, é tanta sujeira que acabei por me confundir, não sabia que Pedro Simon estava fora do PMDB,o que foi que levou ao divorcio? e como fica a decisão do Supremo sobre a fidelidade partidária?
Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Não amiga.
-O Simon continua no PMDB. É um dos poucos dissidentes que não se vendeu para o governo Lula.

-Não importa qual seja o relatório a ser apresentado pelo Jefferson Peres.
A mídia, que ainda acredita, numa cassação de Renan, ficará espantada com o resultado da votação.

-Será mais uma prova que o "Livre-arbítrio" de quem votará não existe e o resultado pode ser previsto com antecedência.

-Se for mesmo no dia 22 ele será absolvido e tentará retornar à presidência do Senado, apoiado por Lula e seus aliados.
Haveria uma crise sem tamanho com a mídia baixando o pau
O maior escândalo!

Anônimo disse...

Homero, voce quer dizer que, mesmo que Jefferson Peres apresente um relatório desfavorável a Renan, ele será salvo da cassação por manobras dos aliados, entre eles o excelentíssimo dignissímo?
Gostaria de saber se existe um pacto de proteção entre os nossos parlamentares ,situação e oposição dividem o bolo irmanamente ,hoje sou eu, amanhã será voce,fico perdida , a policia federal não está investigando esses casos?ou só é passível de investigação se ele for cassado? no caso ,a imunidade parlamentar pode ser requerida mesmo com tantos indícios? Qual o papel do supremo nesses casos?
Solange