domingo, 5 de agosto de 2007

"Bomba?" (parte 4)




Continuam sendo confirmadas nossas previsões sobre a longa crise pela qual passaria o governo federal.

Em nossos textos "Bomba ? " (partes; 1, 2 e 3) , alertamos que a classe média despertaria do torpor e apatia, saindo às ruas novamente em diversos estados para protestar contra o governo.

Dissemos também que mais "bombas" explodiriam além do caso Renan Calheiros, que seria forçado a se afastar da presidência do senado até o dia 26 agosto, caso não permitam que ele tente escapar, protelando o seu julgamento.

Estranhamos o fato de diversos políticos do PT estarem preocupados simultaneamente, durante esta crise, principalmente no mês de agosto.

Pelas notícias da mídia, vemos que esta preocupação tem fundamento, pelo crescente receio de que estas manifestações populares apolíticas, aumentem em número e abranjam todo o país, num retorno do povo aos protestos e tentativa de "impeachment".

Reuniões dos dirigentes do PT, planejando uma reação de intimidação contra estes movimentos, em apoio ao governo, demonstram claramente o grau de preocupação pelo qual, os que hoje estão no poder estão passando, temendo coisas piores para breve.

A situação de Renan Calheiros é insustentável, porém, mais escândalos e denúncias ainda estão por vir, envolvendo mais políticos e ameaçando o apoio da base aliada ao governo federal.

Uma crise institucional está se formando e o cenário futuro é de muita tensão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Homero,
Hj lendo o seu comentário fiquei com a sensação que teremos muitas mudanças no cenário político , espero que o a população particpe ativamente e cobre mudanças e posturas dos dirigentes e sai desta passividade que vivemos. O que vc nos falaria a respeto do que poderemos esperar no s próximos meses?
Desde já agradeço.

Homero Moutinho Filho disse...

Previ nos textos daqui e antes nos do outro blog , uma crise grave envolvendo muitos políticos e o próprio Congresso.
Também disse que , caso não permitam manobras protelatórias visando o adiamento da decisão co Conselho de Ética,Renan Calheiros seria afastado da presidência do Senado até o dia 26 de agosto.
Do mesmo modo citei um crescimento das manifestações contra o governo federal e Lula (que já iniciaram em vários estados).
Notem que isto foi previsto há meses no outro blog e só agora está acontecendo, exatamente na cronologia do que foi postado.
Prevejo períodos muito mais difíceis ainda para Lula e para o PT,até a primeira quinzena de setembro.
Uma campanha pelo "impeachment", ainda neste mês de agosto, teria um impacto muito forte e faria um estrago na popularidade de Lula.
Tudo dependerá do poder de fogo dos interessados (cidadãos indignados, apolíticos) e da oposição organizada.
Porém, nenhum movimento terá sucesso, sem base de sustentação financeira, como ocorreu com os "caras-pintadas" manipulados pela forte oposição à época, apoiados pela grande mídia.
Porém, o PT já percebeu este risco e ameaça, Lula mais ainda e já planejam uma reação de intimidação destes eventuais manifestantes, usando seus militantes sindicalistas e movimentos dependentes de verbas governamentais.
Se isto ocorrer, teremos "chumbo grosso" e uma provável, não descartada, intervenção militar para manter a ordem.