quinta-feira, 19 de maio de 2011

"Ser ou não ser..."

Não sei bem o que acontece, mas a única explicação seria a frase; ”eu quero viver”.
A vida ensina a quem quiser aprender e, somente através de sacrifícios e desafios, podemos assimilar estes ensinamentos gratuitos , por vezes, muito dolorosos.

Testemunhando a “atmosfera” do ambiente em que meus pais agora se encontram, verifiquei muita ausência afetiva dos familiares , porém, extrema, carinhosa e dedicada atenção dos profissionais que os atendem, cuidam e tratam, coisa mesmo bem natural, espontânea e de carinho .
Quem são os parentes ou filhos, daqueles de lá, praticamente abandonados aos cuidados 5 estrelas ou próximo a isto?
Por eu estar todos os dias presente com eles, chamei a atenção de todos e até as enfermeiras e cuidadoras elogiaram meu comportamento perante meus pais, como se isso fosse algo estranho e inimaginável, o fato de um filho não abandonar em presença seus pais.
Tudo bem que eu não tenha pedido para nascer, eles transaram e eu estou aqui, mas também devo admitir que caguei e urinei bastante, trocaram minhas fraldas, fiz um monte de “M”, perguntei tudo, até explodir a paciência deles, engatinhei, mexi em tudo, quebrei coisas que nem um maluco, etc, até poder raciocinar mais normalmente e poder me conduzir na vida. Rsrsrs.
Agora é a minha vez de cuidar deles, como se fossem meus novos filhos!
É isso ai e sem fugas!
Sem chances!
Verbalizar o “aprender” é aceitar os ensinamentos da vida, cada qual com sua destinação e necessidade.
Não existe “vida” sem ensinamentos, existem pessoas que, simplesmente, são “repetentes” de classe e escola, por não conseguirem assimilar o que recebem em informações , vivências e emoções.
Elas existem sim!
Só vivem para si e para o seu “Ego”!
São refratárias a qualquer vínculo emocional ou gratidão de vida. São uma espécie de “mutantes”, não humanos em sensibilidade.
Observar a vida e o cotidiano, daqueles idosos, que até transferiram móveis e equipamentos de suas casas e apartamentos, para uma suite, numa casa de repouso ou clínica-hotel, pode parecer meio bizarro e instigante, mas é a nossa realidade.
A realidade sempre é crua e nua, não concede espaço para contemporizações, nem argumentos intelectuais.
Depois de passar por cenas e experiências dramáticas, aqui no apartamento de meus pais , antes de conseguir interná-los, comecei a me imaginar em igual ou semelhante situação, já que não tenho mais ninguém para cuidar de mim, caso fique doente ou inválido.
Claro que consegui até fazer piadas, como ; “só perceberão que eu morri pelo cheiro e meus 16 cães já terão me comido evitando a despesa da cremação”. KKK!
Assim é a vida e devemos entender que, nem tudo é obra ou culpa nossa, nesta vivência, para quem acredita em vidas passadas ou reencarnação. Para quem não acredita, não restará mais nada, a não ser a total dúvida sobre tudo e ausência absoluta após a morte.
Questão de escolha, no que acreditar ou não.
Aquelas faces contritas e afásicas de sofrimento, abandono e solidão, embora cuidados em afetos e carinhos, nos corredores, apesar de outros internados , bem mais jovens e até estrangeiros, passaram pela minha mente como um filme do mestre FELLINI, das décadas de 60 e 70.
De repente, me vi como numa Roma antiga, digna dos filmes “Satyricom” ou “Calígula”!
Algo mesmo muito bizarro e carente de uma exploração psicológica a fundo.
Conversei com a “psicóloga” de plantão, mas logo percebi que ela teria de viver duas vezes ,para poder aprender o que eu já estudei e aprendi sobre Psicanálise e Psicologia. Tudo bem...ninguém é perfeito. Levei e paguei por fora um Psiquiatra perito legal para fazer um teste em meu pai. Mas nem nele confiei muito, porque usei uns termos mais atuais em Psicanálise e ele usou os deles, em retribuição indesejada e não adequada ao que o indaguei.
Afinal , o Rio foi escolhido para ser a sede de uma olimpíada e de uma copa do mundo!
Depois disso tudo é piada!
Até psiquiatras de plantão!
Ou melhor estariam se internados? KKKK!
Como vocês me avaliam?

1-Próximo de uma “catarse” e convulsão catrastrófica, para um estado letárgico e vegetal
2-Para uma depressão desequilibrante que necessite de alopáticos fortes e prescritos?
3-Meio numa “psicose” momentânea, causada por experiências traumáticas e vivências?
4- Ou eu sou um gozador, um corôa maluco?

Rio, sede do que?
KKKK!
2012 está chegando!

“Enlouquecidos” ou não, teremos de morrer!
KKK!

11 comentários:

Marcos A. disse...

...não Homero, os 3 primeiros ítens não mas o 4....este sim você sabe mesmo nos piores momentos mostrar a que veio....maluco....pode ser mas....quem não é....lembra que Freud disse que....."se encontrarem alguém normal podem trazer a mim que curo"....pois é não há nada normal neste mundo mas...seguindo a filosofia...step by step....se chega lá pouco a pouco, passo a passo....vou parar por aqui senão eu mesmo não saberei o que estou escrevendo.

Cride disse...

Homero, fica aí pelo 4 mesmo...mas com grandes chances de cura, hehehe!
Olha, não é só o Rio, é o Brasil todo, dependendo do lugar onde estejas. E 2012 já está se antecipando, acho mesmo que foi porisso que deram a Copa e a Olimpíada pro Brasil...
Melhoras pros seus pais, forças para ti, e vamos em frente...

Mag disse...

Bom dia Homero!

Acho que nenhuma das opções lhe cabe, tá mais prá realismo mesmo, pura e simplesmente total compreensão da realidade, e é aí que piramos de vez.

Não lhe faltará ajuda e quem cuide de vc amigo, pode ter certeza!

sol disse...

Bom dia Homero,

Taí, algo que eu ainda não consegui entender, por que alguns filhos, simplesmente abandonam seus pais? acho eu, que isto, é decorrência da "modernidade", onde quase tudo se tornou descartável, até mesmo as pessoas são tratadas como objetos.
O que pensar, quando foi necessário criar uma lei, para que o óbvio fosse praticado? tais como; ceder lugares nos coletivos, atendimentos preferenciais em locais públicos, só pode significar uma coisa, ausência total de respeito.

Quanto aos profissionais da área de saúde mental, triste constatação! mas devo concordar com voce em alguns pontos,o ser humano não precisa de teoria, apenas prática e vivencia, de tudo isto que aconteceu, fica o saldo positivo, voce e seus pais, estão mais próximos fisicamente e esta aproximação, faz toda a diferença.

Quanto a cuidar de voce ou quem sabe de mim, pois estamos no mesmo barco, só o futuro dirá, mas ainda nos resta um consolo, até agora, estamos com os remos nas nossas mãos.


Solange

Shadow disse...

Acho que você, my friend, é uma biblioteca que pulsa; assim como cada velho que parte é uma biblioteca que arde, pois leva consigo o seu legado e todo um passado.

O tempo traz sabedoria. E é isso que está estampado no post. A questão não é por que aquelas pessoas estão internadas. A internação às vezes é necessária. A questão é por que aquelas preciosas relíquias, com suas fantásticas histórias de vida, são esquecidas por filhos e familiares como um livro empoeirado na prateleira.

Para muitos, os velhos são um peso, apesar de usufruírem sem remorso dos bens e patrimônio que pais e avós construíram numa vida inteira de trabalho; se estes adoecem ou se tornam inválidos poucos são os que se dispõe a dar-lhes amor e conforto, por falta de paciência, individualismo, compaixão, egoísmo ou sei lá o quê. Pessoas assim nunca serão capazes de entender porque os velhos preferem escrever uma carta aos filhos, mesmo com a mão trêmula, ou mandar um cartão de aniversário com uma singela poesia aos netos, ao invés de enviar um email.

Em contrapartida, os velhos são muito respeitados entre os indígenas, talvez por terem estes consciência de que a continuidade da tribo está na herança que recebem dos mais idosos, de que a força e a união do clã está nos tempos idos e vozes longínguas, só encontrados no livro da vida.

Bom final de semana a você e a todos,
Shadow

as drogas e nos disse...

opção 3)75% e opção 4) 25% ,mas independentemente de se analizar ou ser analizado o que vale e se conseguir passar por fases/vivencias da melhor maneira for possivel , ja que temos que passar mesmo , não tendo jeito o jeito e relaxar e gozar , seja com stress, com loucuras , psicoses , etc etc no final sempre se sai fortalecido e usando uma frase que li em algum lugar que diz : NO FINAL TUDO ACABARA BEM E SE AGORA NÃO ESTA TUDO BEM E QUE AINDA NÃO CHEGOU NO FINAL !

Anônimo disse...

Homero,

Eu amo cada velho(a) desse mundo! Você é um filho cheio de compaixão e gratidão, e isso é maravilhosamente afetuoso, é amorrrr... além de humanizado você é também genial!!

Poste lindo e comovente.

Selena Santos - THE-PI

Anônimo disse...

ALO HOMERO

passando e dando aquela espiadinha basica
atualmente sem NOVIS

LEMÃO embarcou p a INDONESIA junto com um grupo de surfistas

CAIPIRIS finalmente o programa gravado em 22/04/2011 da HEBE passou em 17/05

no + tudo dantes q nem no quartel de abrantes

LIA POA RS

Mariana disse...

Olá Homero, texto longo hein!
Qto as opções a seu respeito não posso arriscar nenhuma pois não o conheço profundamente. É muito vago analisar alguém apenas através de um blog. Mas, pelo que tenho lido nos comentários de pessoas que frequentam aqui há mais tempo que eu, vc está mais pra nº4.
Qto aos idosos, não tive muito contato com nenhum. Meus pais morreram já faz um tempo e nem eram tão idosos assim. O que sei bem é como se sentem as pessoas que não tem mais seus pais.
Abraços!

Marcos A. disse...

...Homero, só para descontrair uma notícia...o PAUL MCCARTNEY está chegando ao Rio para um mega Show...minha musica preferida dele é...LET IT BE não sei se tu gosta....mas a letra é bem significativa.

Marcos A. disse...

...Homero, aqui a tradução de "Let it be" do Paul....se alguém gostar é esta aí.

"Quando eu me encontro em tempos difíceis Mãe Maria vem pra mim Falando sábias palavras:Deixe estar

E nas minhas horas de escuridão Ela está em pé bem na minha frente Falando sábias palavras:Deixe estar

Deixe estar, deixe estar Deixe estar, deixe estar Sussurrando sábias palavras:Deixe estar

E quando as pessoas de coração partido Morando no mundo concordarem Haverá uma resposta:Deixe estar

Pois embora possam estar separados há Ainda há uma chance deles verem Haverá uma resposta:Deixe estar

Deixe estar, deixe estar Deixe estar, deixe estar Haverá uma resposta:Deixe estar

Deixe estar, deixe estar Deixe estar, deixe estar Sussurrando sábias palavras:Deixe estar


Deixe estar, deixe estar Deixe estar, deixe estar Haverá uma resposta:Deixe estar

Deixe estar, deixe estar Deixe estar, deixe estar Haverá uma resposta:Deixe estar

E quando a noite está nublada Ainda há uma luz que brilha em mim E brilhará até amanhã Deixe estar

Eu acordo com o som da música Mãe Maria vem até mim Não haverá mais tristeza Deixe estar

Deixe estar, deixe estar Deixe estar, deixe estar Não haverá mais tristeza:Deixe estar

Deixe estar, deixe estar Deixe estar, deixe estar Sussurrando sábias palavras:Deixe estar."