sábado, 16 de abril de 2011

Roberto Carlos e o seu "som do silêncio"!



Muita pena de suas rugas de sofrimento.



http://youtu.be/L-JQ1q-13Ek

Desde que postei uma segunda homenagem a um querido compositor e intérprete de minha vivência e passado artístico e musical Zé Rodrix, "pipocaram" perguntas nos comentários de textos anteriores e eu tive de relatar praticamente toda a minha vida e fornecer "links", sobre quem fui e o que fiz, antes, na juventude e até agora, em minha velhice assumida. Mas algo estava me angustiando e não era uma "nostalgia" pois isso eu jamais sentiria, uma vez que optei por abandonar este meio e carreira no meu auge. Então o que seria, que não apenas lembranças de um passado?
Não sei...mas...dormi e acordei nestas poucas horas de manhãs, não mais do que duas por dia quando posso, ouvindo uma coisa estranha; "The Sound Of Silence", como se uma voz interior dissesse; "poste algo sobre a música, poste agora...pois virá tristeza, que necessitará de amparo e força espiritual...".
Ora... depois da "ligação espiritual póstuma" com o Rodrix, lembrando suas qualidades, talentos e caráter, pensei que, talvez estivesse me deixando sugestionar pelo tema triste de seu precoce afastamento, coisa e tal, mas não era e, eu tive de responder várias perguntas, acabando por citar também minha vida universitária, na PUC-RJ e até "namoradinhas do passado, porque não tenho nada a esconder, desde que, não comprometa alguém.
E ai me veio esta notícia, mais uma a se incorporar à uma vida de tantos sofrimentos que chegam a se confundir ou superar tanto sucesso e glórias Morre a enteada (filha registrada como tal) de Roberto Carlos.
Não vou repetir o que muitos aqui já estão cansados de saber sobre a importância dele em meu passado musical, vínculos em festival, filme, trilha sonora, gravação, etc, com ele e com o Erasmo, duas pessoas de índoles e caráteres muitíssimo especiais, incluindo minha querida Vanderleia, um doce de pessoa, com quem estive conversando em seu apartamento em Los Angeles, Califórnia,em 1974, pois éramos quase vizinhos à época e antes , eu com apenas 16 para 17 anos de idade, a conheci no aniversário do Roberto Carlos, comemorando na extinta TV Rio canal 13, em minha primeira aparição numa emissora, isso lá por volta de 1966, 1967 no programa dominical do "Jair de Taumaturgo", que foi o verdadeiro autor do lançamento do Roberto Carlos na TV e não o Chacrinha.
Parece que a vida nos "ligou" de alguma maneira,embora, desde 1970, nunca mais tenhamos nos encontrado. Nem com o Rodrix, nem com o Roberto, Erasmo e Vanderleia. Eu fui morar nos E.U.A e, quando voltei, dei uma guinada de 180 graus na vida, passando a me dedicar à outras atividades fora da mídia.
Mas me lembro da enteada dele, filha da ex-esposa; Nice, porque a minha namorada na época (entre 1971 e 1972) era mãe da maior amiguinha de infância da sua filha e nós a levávamos até o apartamento dela, para passarem as tardes brincando.
Vejam que continuam os vínculos, embora eu me mantendo distante da mídia.
Jamais contei , muito menos a ele,durante estas décadas, mesmo afastados, que meus parentes em Cachoeiro de Itapemirim o socorreram, por ocasião do trágico episódio da infância dele na linha do trem. Não precisaria disso e ninguém dependia do outro nem tinha amizade, além de certas experiências e vivências do passado, eventuais, porém, suficientes para o meu julgamento sobre pessoas.
Não poderia reconhecer nas fotos do enterro, nem a minha "ex-namorada" nem a filha dela, maior amiga da filha do Roberto, mas confesso que estou triste em ver mais este baque emocional na vida de um homem que só nos trouxe boas energias, romantismo, ternura e simplicidade. Alguém que, primeiro passou por um acidente traumático e sofrimentos atrozes para uma criança, depois perdeu os pais e sua companheira amada e agora sua enteada, registrada como "filha", por quem eu sei , ele tinha um grande "xodó".
Muito triste sim, por isto e por tudo que este homem teve de suportar na vida, pois o sucesso não é nada, quando comparado com a tristeza e não resiste a dor de um sofrimento humano.
Meus sinceros respeitos, pêsames e eterna admiração, pela pessoa e homem que você é, que um dia conheci pessoalmente e, num ato de extrema modéstia e liberdade, me aplaudiu de pé num festival, em que você era presidente do júri e eu um simples universitário, já intérprete e músico contratado de gravadora, mas ainda sem fama no Brasil, porque gravava em Inglês e só lá fora me conheciam, coisa que jamais esquecerei a sua feição e expressão de apoio, pois seria você quem defenderia a minha música naquele festival, escolhido pela emissora, mas não conseguiu decorar às vésperas, a extensa letra dela e eu tive de defendê-la e ainda, humilde e modestamente, o diretor produtor do seu filme me pediu permissão, incluiu minha outra música de outro festival, como tema e trilha sonora de seu filme, campeão brasileiro de bilheteria e a tornou também campeã nas paradas musicais, com a gravação do Erasmo Carlos e Mariza Fossa, por momentos de sua vida e obra musical em que tive a honra de fazer uma pequena, mas marcante parte para mim, profissionalmente, de nossa trajetória, Roberto Carlos.
Isto não acontece com qualquer "estrela" ou "celebridades" que se julgam deuses(as) e tratam os demais como inferiores!
Isto é coisa de gente sem falsa modéstia, receptiva, sensível, humana, sincera e de bom caráter!

Merece o título de "rei"!

(Para você esta canção, uma das mais belas dos compositores de minha geração (ou um pouco mais velhinhos do que eu, rsrsrs), que trata exatamente desta "ausência" muito sentida).
O que é bom , só melhora com o tempo, que nem vinho...comparando com a juventude deles, jamais cantaram tão bem e afinadíssimos, com seus cabelos grisalhos, pela vivência destes tantos anos de estrada.

"The Sound Of Silence" de Simon e Garfunkel

24 comentários:

sonli disse...

Eu também o admiro muito e sempre me emociono quando canta. Magnífico!

Anônimo disse...

meus setimentos e do meu tempo tambem homero ...

Anônimo disse...

sentimentos sinceros e pra vc e pra ele

Eu só Quero um Xodó
Gilberto Gil
Composição : Anastácia

Que falta eu sinto de um bem
Que falta me faz um xodó
Mas como eu não tenho ninguém
Eu levo a vida assim tão só...

Eu só quero um amor
Que acabe o meu sofrer
Um xodó prá mim
Do meu jeito assim
Que alegre o meu viver...

apenas detalhes

bj

Luciana

Homero Moutinho Filho disse...

Calma gente!

Vocês entraram às dezenas e centenas e congestionaram o YOU TUBE! O Vídeo fica picado! Esperem um pouco mais para poderem assistir tudo sem cortes e pausas!Não sabia que eram tantos assim, rsrsrs.

sol disse...

Apesar de muito pequena, me lembro muito bem da Jovem Guarda, de Roberto Carlos e seus amigos, saudades daquele tempo, quando vejo, os "artistas de hoje", que decepção!, jamais chegarão aos pés do Rei.

Espero, que consiga superar mais esta perda, apesar de ser um cara iluminado, tem suas fragilidades e estes últimos anos, não foram muito fáceis para ele.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOLANGE.

Você sabe ...né? Sobre o meu passado, mais do que ninguém aqui...e como preservo coisas boas dele.

Homero Moutinho Filho disse...

PUTZ! Eu custo a acreditar mas o congestionamento do YouTube está começando a acabar pelo meu pedido que náo entrassem de uma só vez lá! Karacoles! Somos tão fortes assim, a ponto de influirmos num famoso site internacional?
Sei não posso não...

sol disse...

Sei sim Homero, li aqui, o comentário de alguém, que estava duvidando de sua história de vida, se precisar de testemunha, grite! estou a disposição.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Repararam que depois de minha advertência sobre o congestionamento, o fluxo do vídeo melhorou e se manteve ?
Esperem mais uns minutos ou uma hora e terão o vídeo inteiro, sem cortes ou pausas!Rsrsrsrs.

Vivendo e aprendendo...Rsrsrs.

Homero Moutinho Filho disse...

Sem o "congestionamento" de vocês o You Tube está começando a liberar o vídeo completo, sem pausas ou interrupções! Rsrsrs.

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.
Você é "coisa minha querida e respeitada", a mais "fiel" (não da "gavião" viu?)rsrsrs

sol disse...

Sempre estou por aqui,só saio daqui, "expulsa por voce", rsrsrsrs.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Liberou geral agora, sem o congestionamemto do You Tube de vocês !

Homero Moutinho Filho disse...

Repararam na "performance" e vontade do Garfunkel, depois de tudo que passou , até de de ter de ser tido como "gay" assumido?
O cara deu a sua alma , não importando o que seja , nesta música deles e , para mim é isto que importa, a alma de de quem a doa!
Tudo bem, você é gay ou não, mas eu admiro suas composições com o Simon.

Nininha disse...

Bom dia Homero, ontem tb senti muita tristeza pelo RC, tb perdi uma filha, sei o quanto dói, jamais esquecemos, passamos a viver com a possibilidade do reencontro, fica aqui através do seu blog o meu abraço ao nosso grande Rei, que ele encontre forças, e encontrará, para seguir em frente, e para vc meu abraço fraterno pela sensibilidade de sentir que alguma tristeza pairava no ar. Beijo grande

Fátima disse...

Parece que há pessoas predestinadas a serem eternos sofredores, e são essas mesmas pessoas que nos passam, através de seu olhar e de suas músicas, um amor incondicional às pessoas, aos animais, à natureza, enfim ao mundo. Amo demais Roberto Carlos,seu olhar é transparente e de um amor infinito, suas núsicas me emocionam demais. Sinto o mesmo por outro Rei que nos deixou há pouco, Michael Jackson, pra mim, outro iluminado por Deus e que tanto amor trouxe ao mundo. Injustiçado, perseguido , caluniado, foi preciso morrer para o mundo começar a saber o quanto de mentiras espalharam sobre ele.
Amo de paixão meus dois reis, o Rei Roberto e o Rei do Pop.
Vc já falou que assinou com a Motown na década de 70, então, conheceu o Michael? Não tem nenhuma história para nos contar sobre ele? Adoraria saber algo mais do meu menino de cabelo black power dos Jackson five.

Shadow disse...

Num país tão carente de líderes, como o nosso, ter um ídolo como Roberto Carlos a ser referência para várias gerações, é algo inestimável.

Ele é, sem dúvida, um vencedor e um exemplo de campeão. Emoções não é apenas o nome de um show, é o seu conceito de vida; ama intensamente, sofre e demonstra a sua dor ao público fruto da sensibilizadade de artista, que o humaniza e o aproxima de cada um de nós, por vezes, tão carentes de emoções verdadeiras.

Um ser humano que transcende à sua obra, e que ficará para sempre na história da música brasileira e no inconsciente coletivo de todos. Talvez, nunca chegue a ter a dimensão da sua importância, ou, do valor artístico de suas composições. A sua figura emblemática no palco toca, comove porque irradia luz, paz, paixão e outros sentimentos que arrastam multidões. E isso não é pouco.

Ontem, mais uma perda em sua jornada. A vida é feita disso. Não há remédio, o tempo apenas traz o consolo, em especial, quando se ama tanto, o “Amor sem Limite” (esse amor que não se esquece/ o tempo passa, tudo passa, mas no peito/ o amor permanece...).

Quero crer, que já tenha aprendido o significado de dizer adeus; “Eu Disse Adeus” (eu disse adeus/ nem mesmo eu acreditei/ mas disse adeus...). Essa a única forma para transformar os entes queridos que partiram, em eternos companheiros, pois, não importa onde estejam, sempre estarão conosco, apesar da saudade e do silêncio (And the vision that was planted in my mind/ still remains/
within the sound of silence...).

Bom Domingo a todos

Anônimo disse...

""pipocaram" perguntas nos comentários de textos anteriores e eu tive de relatar praticamente toda a minha vida e fornecer "links", sobre quem fui e o que fiz, antes, na juventude e até agora"

PUTZZZZ...perdi essa!
Ja fui nos posts anteriores e não achei nenhum link que vc postou para que eu pudesse 'checar' a sua movimentada vida pregressa.

Confesso! Nem sempre levo fé em tudo o que vc diz que é ou ja fez.

O que eu sei de vc que realmente comprovei:

1)Vc é compositor e participou de um daqueles festivais das décadas de 60/70

2) Tem uma musica sua num dos LPs de Erasmo Carlos... se não me engano, a musica é "Masculino, Feminino".

3) Vc encabeçou um movimento pelo voto nulo, eleições passadas.

Só essas tres referencias encontrei sobre tudo o que vc conta aqui.

Um fato que vc narra pelo qual tenho mais curiosidade, é a sua militancia no ME... Ja procurei nos anais da PUC e nao achei nada.
Vc poderia me mandar o link pra eu ver?

Marcos A. disse...

....Roberto Carlos é um grande cara, além do cantor que atrai até hoje grande público ele tem uma alma nobre e de grande carater....Erasmo também e lógico a meiga Vanderleia....eu não conheço tudo da Jovem Guarda mas li e vi algumas coisas que realmente mostram que em termos de talento musical o Brasil já foi muito rico...hoje vejo uma tentativa de voltar a ter isso quando vejo o Raul Gil trazendo novos talentos jovens...realmente faz falta não ter na televisão novos festivais como os do passado mas o publico de hoje só pensa em músicas sem conteúdo...os bons(para mim) musicos e bandas que ainda temos como os da minha geração(anos 80) que gosta de Capital Inicial, Legião, Biquine Cavadão,Frejat e Cazuza,Paralamas, Titans,Ultrage a Rigor, Kid Abelha,Plebe Rude,Engenheiro do Hawaii,Blitz,RPM, Nenhum de Nós,Ira...e outros que foram , e para mim ainda são grande referencial musical ou sumiram ou ainda estão aí pois o que é bom não some...no exterior o público tem mais cultura musical e preserva seus ídolos por muito tempo...tá certo que mesmo nos EUA tem jovens que não sabem sobre o passado mas é em muito menor grau que aqui...bom o Homero lembrar do Simon e Garfunkel suas músicas até hoje são lembradas pois tem o tom dos grandes clássicos...principalmente romanticos...por fim queria dizer que lamento muito mais este golpe na vida do Roberto...este Karma o persegue....que Deus de conforto ao coração dele neste momento.

Homero Moutinho Filho disse...

Anônimo das 10:46.


Não tente diminuir o que você já leu e já sabe.
Não vou participar da sua brincadeira.
E você não procurou nos anais da PUC-RJ como diz.
Está MENTINDO!
Quer saber mais sobre mim?
Vire-se com o Google.
!

Anônimo disse...

Adorei o texto!!! Lindo mesmo.

SELENA SANTOS, THE-PI

Cride disse...

Homero, Roberto Carlos é o melhor exemplo do que você vem escrevendo para nós, há tempos: o dinheiro, ou melhor, ter dinheiro bastante, realmente, não traz a felicidade a ninguém. A expressão sofrida do seu rosto, as rugas, enfim, tudo me deixou muito sensibilizada...Não acredito que ele queira, realmente, comemorar os seus 70 anos. No ano passado, eu completei 50. Estava feliz, muito feliz, e - como nunca tinha feito antes - queria comemorar com um encontro, ou almoço, com meus amigos do trabalho, ativos e aposentados. Eis que, na véspera do dia das mães, a filha de um amigão meu cai do play de um apartamento aqui na Tijuca. O enterro foi exatamente no dia das mães, a uma semana do meu aniversário. Eu cancelei tudo e não me arrependo nem um tiquinho. Por isso, me dói o coração olhar pro Roberto...tenho certeza de que ele não tem vontade de comemorar nada...
Desejo muita força pra ele e seus amigos e familiares.

Cride disse...

Roberto tem um repertório emocionante. Em alguns momentos, me vejo em lágrimas, profundamente emocionada pelas mensagens que identifico em suas músicas. Amo Traumas, onde ele fala levemente de seu acidente em Cachoeiro. Mas é em um trecho de O Homem que venho prestar minha homenagem a este grande ícone da MPB, nosso Rei:
"..Ele pelos campos caminhou
Subiu as montanhas e falou do amor maior.
Fez a luz brilhar na escuridão
O sol nascer em cada coração que compreendeu
Que além da vida que se tem
Existe uma outra vida além e assim...
O renascer, morrer não é o fim..."

Homero Moutinho Filho disse...

Cride.

A sorte do Roberto é ter amigos do naipe de um Erasmo Carlos e uma Vanderleia, duas criaturas lindas , uns encantos de pessoas, que talvez vocês não imaginem, que delícia é estar com eles. É aquela "aura" gostosa.
Eles também sofreram muito em suas vidas, vide a tragédia do filho do Chacrinha e o episódio da Narinha, que eles tiveram de enfrentar.
Eles são o oposto em caráter, dos nossos artistas e compositores da MPB, "icones" que eu conheci e com os quais, infelizmente convivi.
Coloque ai Martinha, Vanusa, Sérgio Reis(começou na Jovem Guarda), trio esperança,etc, tudo gente de boa índole, embora sem terem um passado "universitário", como alguns de nossos "mitos" da MPB, que se reuniam e faziam manifesto, querendo privilégios de não precisarem enviar músicas para a seleção prévia, porque se "achavam" superiores e consagrados, fato publicado na extinta revista "Fatos e Fotos", com eles na capa, em 1969 , por ocasião do FIC-Festival Internacional da Canção da TV Globo, quando os novos compositores apareceram nos festivais de estudantes e universitários (eu inclusive, que havia classificado 3 músicas neste FIC, e o Marzagão, diretor, produtor, organizador e "chefão" do festival chamou a imprensa e me apresentou como uma "nova revelação". Foi publicado no jornal "O Globo" da época, uma página inteira,com a nossa foto, (pesquisem, pois deve ter na Biblioteca Nacional ou na sede do jornal) mas, estranhamente, ele teve de "viajar" e não retornou mais, outro tomou o seu lugar na direção; Paulo Tapajós, um diretor da rádio Globo, pai do Paulinho Tapajós e, seu filho venceu aquele festival com a canção "Luciana", um plágio depois provado).
Um bando vaidosos e crápulas, que iludiram e iludem gerações.
Prefiro os "sem berço", considerados pelas "elites" intelectuais ",bregas" da Jovem Guarda! Mil vezes eles!