segunda-feira, 25 de abril de 2011

Agradecimento.

Agradeço a todos pelo carinho solidário e passei a conhecer alguns nomes que não conhecia através dos comentários.
A situação está melhor do que eu esperava e temia. Felizmente foi um mal passageiro, sem aparentes sequelas e ele já está bem, muito lúcido, "mandão" e ranzinza, depois de ter passado por perda de orientação, de memória e concatenação de pensamentos.
Quem está bem pior é a minha mãe, que precisará de outra cirurgia, desta vez na coluna, porque está sem condições de movimentos e sofreu efeitos colaterais de remédios que a deixaram com frequentes "alucinações" e um pouco de perda de memória.
O fato é que terei de mudar para perto deles no rio de Janeiro, talvez numa casa ou chácara na região serrana, ou trazê-los para o interior de São Paulo, para morarem comigo ou em casa bem próxima, mas isto é bem mais difícil, porque meu pai é muito teimoso, mas eu prefiro discutir com ele, do que vê-lo novamente não falar coisa com coisa, enrolando a língua.
Valeram as preces de vocês, porque mal começaram, ele subitamente saiu do estado em que estava.
Agora é manter a fé que ele não tenha uma recaída.

PS: como não consigo perder o bom humor, nem em circunstâncias trágicas, depois contarei as fantásticas "estórias" mirabolantes, quem nem enredo de novela, que minha mãe mistura com conversas lúcidas. Tem de tudo, até sequestros, ladrões, galãs "globais", máfia, vários falsos "maridos", que imitam a voz dele e falam comigo, até duas "lourinhas", que eu já disse para ela dar o meu endereço e mandá-las para cá, pois "loucura" também é "cultura" rsrsrs.
Que situação...

44 comentários:

Homero Moutinho Filho disse...

Devo explicar que, a minha decisão de sacrificar tudo o que já construi onde moro e ter de mudar de ponta cabeça minha vida, foi porque eu não aceitei a sugestão dos parentes, sobre "interditar" meus pais e colocá-los num "asilo de luxo".
Este desgosto eu jamais daria a eles.
Prefiro, na pior das hipóteses, eles dentro de casa, nem que tenha de colocar enfermeiras e cuidadores.

Cris disse...

Homero,tranquilidade o máximo que puder neste momento,se seu pai não se adptaria aqui creio sinceramente, respeita-lo,não por concordar com tudo,mas por amor e praticidade de todos os envolvidos.Com seu currículo não é difícil novo recaminhamento no Rj,cuide do que lhe é caro não por moralismo,coisa que não acrescenta nada,mas pelo carinho que você sente no peito.Tudo passa na vida ,sei do que isto iria implicar para você,alguém tão livre e dono de sua particularide.No entanto do que vale esta vida ,se não pudermos demonstrar um pouco da gratidão dos cuidados de nossos pais em momentos tão frágeis.Sinceramente boa sorte,seu chato!!!!!

Laís / SP disse...

Boa sorte e que possa tomar a melhor decisão para todos. Melhoras a seus pais e muita força para você!

Cris disse...

Homero sou filha de pais que nem de longe estavam afim de criar alguém,mas cara minha mãe apesar de não me amar nunca,eu disse nunca envelheceria com gente desconhecida,sei que mesmo não tendo amor por mim,me deu educação,instrução,me tornou forte as críticas do mundo.Sou louca por ela,porque a amo e aprendi o que signfica gratidão.

Homero Moutinho Filho disse...

CRIS.

Desta vez eu deixo você me chamar de "chato",rsrsrs, porque tem razão, (não muita ultimamente) mas eu também penso assim, afinal, devo o que sou, quase tudo a eles, que foram meus exemplos na vida.
Se posso me sacrificar, adotando e cuidando de bichos, muito mais tenho, por obrigação e sentimentos, de cuidar de meus pais, pois sou filho único, embora criado como se não fosse, porque meu pai me criou ensinando a dividir tudo, até com colegas de futebol de rua, mais carentes.
Vocês não imaginam que raros e sensíveis seres humanos eles são e como eu os admiro.
Vai doer deixar o meu cantinho "ecológico" e chalé imenso, projetado e construído por mim?
Vai!
Mas posso arranjar outro!
Vai implicar em despesas e prejuízos enormes? Vai!
Mas, desde que me separei, em 2006, voltei a viver como um "monge"solitário, mesmo não ganhando o que ganhava quando ainda era advogado, mas muito mais feliz e livre.
Portanto, "tirarei de letra isso", com fé e vontade.

Mariana disse...

Homero, que bom que tudo melhorou.
A vida as vzs parece mudar de uma hora para outra, mas, eu acredito que na realidade algumas coisas acontecem justamente para o rumo de nossas vidas mudarem, pois já era predestinado. Eu sou espírita e vejo as coisas desta maneira, não sei voce.
Enfim, se vc mudar para o Rio, boa sorte na vida nova. Nós leitores continuaremos por aqui, no seu Fator-Psi. O bom da internet é que não existe milhas de distância.
Um abraço,
Mariana.

Homero Moutinho Filho disse...

Mariana.

Feliz ou infelizmente, nasci com os dons da psicografia, xenoglossia, psicometria, vidência, cura e clarividência, portanto não se sinta uma "estranha no ninho" aqui, viu? Também sou espiritualista e fui espírita por décadas em centros.
Realmente "não existem milhas de distância entre nós" e eu já sei disso, basta ver aqui.
Ahhh! Eu sou "fatalista" e "determinista".
Tudo está "escrito nas estrelas" e em nosso "karma".

Mariana disse...

Homero, continuando este assunto, de acordo com sua crença e entendimento neste assunto, vc acha que apesar de certos fatos predestinados na vida das pessoas, existe um livre arbítrio, podendo mudar alguma situação?

Homero Moutinho Filho disse...

Mariana.

Já vi que você tem interesse por este assunto. Portanto, consulte os arquivos no índice do lado direito deste blog, em 2007, desde julho, quando imaugurei este blog e tratei deste tema sobre os limites do "livre-arbítrio", para o desespero dos "intelectuais" e dos que se julgam "donos de seus destinos".
Será necessária total e irrestrita humildade para entender.

Nina disse...

Ei,Homerito.Fico feliz por ti!Q bom q seu pai melhorou.Torci muito por ele e torço por tua mãe!Vc tá certo sim em auxiliar teus pais neste momento.Tb jamais deixaria meus pais em um asilo por + difícil q fosse cuidar deles.Pai e mãe são sagrados.Q tdo dê certo pra ti e teus pais!Fica com Deus!Se cuida.Bjão

Mariana disse...

Homero, fui checar seus arquivos e comecei pelo ano 2007. Achei bem interessante e amanhã (sem tanto sono como agora) vou ler mais e procurar sobre o livre arbítrio. Na verdade, não tenho um enorme interesse, mas as vzs este tema me incomoda, pq me causa dúvida.Enfim, agora vou dormir pois meu filho levanta 6:30 pra ir para a escola e eu acordo junto para "dar apoio" rsrsrsr Ah...li uns posts sobre Alemão e Siri. Concordo com vc 100%. Jamais teremos outro bbb como aquele. Foi natural em todos os sentidos. Tenho que confessar que minha favorita para ganhar era Siri e não Alemão. Certeza que se naquela época houvesse paredão triplo, ela estaria na final. Até amanhã!

Cride disse...

Homero, convivo com meus pais em uma situação parecida...meu pai não anda há 10 anos, tem demência senil, e minha mãe está com 80 anos, lúcida, ainda cuida dele, mas dependente dos filhos pra sair de casa, levá-lo ao médico, etc. Estou te dizendo isso porque meu pai, antes de ficar doente, nunca quis deixar a casa onde vive, e olha que moramos no Rio, e ele veio de Recife, PE. Hoje, ele mal sabe onde está, de vez em quando pergunda se "este lugar aqui é no Rio ou em Recife?".
E quando eles chegam nesta situação, infelizmente, já não recebem mais visitas de amigos - seja porque se encontram em estágios próximos, ou já partiram desta vida.
Estou te dizendo tudo isso porque acho que no interior, é muito mais fácil arrumar acompanhante - sem os preços exorbitantes que os cuidadores e enfermeiros cobram - e a qualidade de vida pra eles será muito superior à do Rio, ou de qualquer outra capital. Minha sogra mora no interior do Espírito Santo, está com 94 anos e tem que ter acompanhante para tudo! Conseguimos com muito mais facilidade do que aqui no Rio.
Pense nos seus pais, mas pense principalmente em você, em como se sentirá, saindo de um lugar de tranquilidade, e revolvendo toda a sua vida novamente. Eu penso que você, que deve ser quem vai ficar com eles, tem que ter sua tranquilidade preservada, para dar conta do recado. Pense bastante nisso, porque de qualquer maneira, seu pai provavelmente terá de deixar a casa onde mora, pelo que entendi, então...porque não se adaptar à sua vida, já toda esquematizada?
Boa sorte, e que consigas o melhor pra vocês.

Homero Moutinho Filho disse...

Cride.

Concordo plenamente.Estou refletindo sobre esta hipótese de não sacrificar 3 opções de vida , uma lúcida e produtiva por duas a caminho da insanidade total. Sou hipersensível e sentimental, mas, na hora de decidir sou frio e racional.
já analisei esta opção como válida e de bom senso, pois a minha vida virará um inferno de mudanças, transportes , bichos, prejuízos enormes, venda de casa ainda em obras, partilha de bens com a "ex" e nada mudará na questão deles sobre a saúde dos mesmos.
Como eu e minha mãe temos a mesma vontade, apenas meu pai não e vivemos numa Democracia, ele é voto vencido teria de aceitar uma nova situação de vida.

sonli disse...

Homero, graças á Deus, notícias de melhoras. Incluirei vc nas minhas orações para que Deus o ilumine nas decisões a serem tomadas.
Tenha fé, força.

Nininha disse...

Bom dia Homero, fiquei surpresa ao ler agora pela manhã o que está acontecendo, e o que poderá acontecer com vc e seus pais, concordo com a Cride no comentário ai em cima, pense bem antes de tomar qq decisão, seria frustante vc sair de um lugar que gosta tanto, para viver só mais um pouco com eles, colocá-los em mãos de estranho tb não seria bom, mesmo pq vc não estaria por perto, o certo seria eles irem morar com vc, mas sabemos que uma mudança em pessoas de muita idade trará depressão para eles, enfim é preciso analisar tudo muito bem, vc os ama e isso já é muito bom, voi ficar na torcida para que encontre a melhor solução. beijo grande

Unknown disse...

Homero, bom dia
Bom saber que tudo está se ajeitando... seu pai melhorando, você tentando achar o rumo certo pra tudo, que bom! Sua mãe também ficará bem, tenho certeza!
Quanto a vir para o Rio, acho ser a melhor solução para todos, mesmo que você goste da sua tranquilidade, por eles tudo é válido, e tenho certeza você saberá encontrar a melhor maneira de colocar tudo em seu lugar para poder ficar perto deles ...
Eu estou por aqui desde 2007, lendo tudo, mas sempre quietinha no meu canto, só agora com a doença de seus pais é que resolvi escrever, para te dar apoio, e ajuda de alguma forma, com orações, o meu carinho e minha amizade sincera, gosto muito de você...
Moro em Niteroi, se precisar de alguma coisa por aqui é só me escrever, conte sempre comigo.
Continuo orando e mandando muita energia para seus pais.
Beijo, um dia super tranquilo para você.

Marcos A. disse...

...Homero, que bom que pelo menos de pouco a pouco as coisas estão se restaurando....sei que nada será como antes mas sei pelo tudo que vi aqui de você que terás força para seguir em frente com vejo em tudo que você já fez e faz...e sempre com bom humor...acho que isto é o que apesar de todas as agruras da vida nos faz melhores subindo nestes degraus tão escorregadios que é cada vida que passamos...mas não chegamos ao topo sem sacrifícios e isto é a nossa meta....mantenha-se sempre firme e fé em Deus que ele encaminha.Slds.

sol disse...

É isto aí, bola para frente, infelizmente, não podemos reverter o processo do envelhecimento, então, o negócio é tentarmos nos adaptar a ele.

O brochante, é que sempre tem um doencinha no meio do caminho, que nos desestabiliza, mas como diria o filósofo Bam-Bam, faz parte.

Quem sabe, umas palavras cruzadas não ajude a sua mãe? já que está imobilizada, seria um ótimo passatempo.

Solange

Mag disse...

Homero.

Tenho certeza que vc optará pelo melhor.

De qualquer forma, sempre que precisar, vc tem seu cantinho de desabafo, conosco, por aqui.

Anônimo disse...

Oi, homerito deu fugidinha básica estou no computador da diretora onde trabalho viu hoje passei a manhã escrevendo um testamento no seu blog gostei de vir aqui.
Não sabia do acontecido do seu "pai" entrei hoje aqui depois feriadão de "PÁSCOA", melhoras pra ele homero saúde completa ao sue velho.
Seje bom filho viu cuide de seu pai e mãe são sagrados eles foram escolhidos para nós trazer ao mundo.
GRATIDÃO, CONSIDERAÇÃO, RESPEITO POR ELES QUANDO ELES CHEGAM CERTA IDADE NÉ BJS ATÉ MAIS. Hadassa!!!!!!

Fatima Pretti disse...

Homero, sei que a mudança é difícil, mas fazer o que ne?
eu tb tenho pai que mora comigo desde que minha mãe faleceu, somos paulistas, mas eu vim morar no Recife, quando meu marido foi transferido em 90.
no começo ele não queria vir, mas depois de um ano mudou de idéia, ele levou um tombo em casa e ficou 6 horas sem receber ajuda.tenho um irmão mas mora em Atibaia, como tinha as crianças pequenas , não dava pra dar tanta assistencia, minha cunhada é muito boa, mas sem iniciativa nenhuma. Tanto que quando minha mãe ficou doente(cancer de estomago) eu fui par SP e fiquei cuidando ate seu ultimo suspiro.
hj meu pai esta com cancer de prostata e teve uma trombose.
eu tb fiquei viuva, mas eu e minhas filhas cuidamos dele com o maior prazer, logico que tem dia que a gente fica cansada. mas afinal, ele tb fez muito por mim, ja ouvi varias pessoas falando pra por ele num asilo, mas isso seria a morte pra ele, pois é muito independente.
e do mais, fico feliz estar podendo cuidar dele, acho que é minha missão, cuidei de minha mãe, de meu marido e agora de meu pai

força e fé sempre
Faima

estou sempre na moita, gosto muito de ler os seus post.

LUX & COOL disse...

Homero que Deus esteja com voces, sempre, e que tudo se resolva, bjao, Clarissa.

silvia disse...

Força Homero
Espero que tudo fique bem e que voce faça o que é melhor para seus pais e para voce.. Sei que é difícil conciliar as coisas, mas com calma tudo ficara bem. Tenho certeza que achara o caminho correto, pois és uma pessoal especial.

Cride disse...

Homero, sou totalmente solidária à sua vontade. É uma situação na qual muita gente quer dar sua opinião, mas na real quem vai ser mais prejudicado é você. Minha irmã, na ocasião da doença de meu pai, estava com a casa dela já montada e desistiu pra ficar com eles (meu pai, minha mãe e um irmão, que também é doente). Não aguentou 2 anos! Hoje, ela mora na casa dela, que é próxima à deles, e tem as horinhas dela pro que lhe der vontade.
Seja lá o que venhas a resolver, que você esteja bem em primeiro lugar, pra segurar a "onda" dos demais, ok?

Um abraço,

Fátima disse...

Homero feliz por seu pai estar bem.
Espero q sua mãe também fique.

Estes últimos dias não tenho tido muito tempo para "trocar figurinhas na net".Meu filho foi internado ontem em uma clinica e estava (ainda estou) tensa,preocupada,angustiada).
Coloquei vc e seus pais em minhas orações e correntes de energia positiva.

Que Papai do Céu te de forças e o ilumine para encontrar a melhor solução.

um abraço
Fátima

as drogas e nos disse...

minha solariedade, e sem fantasias tenho intuição que todo esse acontecimento se resolvera muito bem , as circunstancias vão melhorar e o a solução sera menos drastica e de menores mudanças , não precisara mexer muito com a sua vida para ajeitar tudo , mas alguma coisa sim , esse e um presentimento e desejo tbm , mas 1 pergunta : seus pais tem skype/internet ? sabem mexer ? e que eu dei um pc para minha mãe ( 75 anos) e a ensinei e ela hj domina perfeitamente skype, email , ver sites/ videos que a distraeem muito e muitas pessoas que conheço e dou essa sugestão falam que não adianta pq acham que os pais idosos não aprendem , ledo engano e so ter paciencia que eles apreendem sim e pra quem mora longe a comunicação fica mto melhor e barata , bem e isso , sei desejo de verdade que tdo correra bem , abraços !

Homero Moutinho Filho disse...

Mais uma vez agradeço a vocês e já vi que tem gente aqui que sofreu e sofre coisas piores na vida, do que eu estou passando nestes últimos anos.


Fátima,

boa sorte para o seu filho que está internado.

Homero Moutinho Filho disse...

Roy.

Eles têm um ótimo notebook e minha mãe adora "fuçar" equipamentos novos; DVDs, celulares, parece uma criança deslumbrada, já meu pai tem verdadeiro ódio de qualquer coisa eletrônica. Não usa nem máquina de calcular e não sabe sequer ligar um aparelho qualquer. Quando o rapaz instalou o notebook , eu sugeri que ela tivesse aulas particulares, uma vez que não poderia sair muito porque já estava com problemas sérios na coluna, mas meu pai não aceitou. Meus primos e a afilhada dela ,(que trabalha na Globo, como designer e em computação gráfica, além de ser professora da matéria) de vez em quando iam lá ajeitar as coisas para ela e ensinar um pouco, mas, novamente , meu pai chegou a proibir visitas até do médico, depois que ela ficou pior. (já é uma manifestação de esclerose). Eu disse que iria comprar um roteador, para ela poder usar o "note" na cama, mas ele não aceitou. Este é o maior problema. Com ele argumentos não fazem efeito algum, só pioram a situação e ele fica com mais raiva e autoritário. Só mesmo na força física, para que possamos fazer alguma coisa, mas ai seria horrível. Resultado, agora mesmo ela foi carregada por um dos porteiros do prédio,(cadeira de rodas não deu certo) até o outro quarto, onde está instalado o "note" dela (porque no deles meu pai diz que está cheio de coisas e remédios), mas, por azar, o Windows do meu notebook travou geral , perdeu a inicialização e o antigo PC não tem memória suficiente para o uso do vídeo e áudio do Skype.
Agora tentarei novamente, neste FDS (se ele deixar) depois de levar o notebook na loja especializada, porque também o gravador de DVD pifou. Isso um notebook Sony, cujo preço é 3.990 reais e já deu defeito de fábrica, logo no início, 3 meses depois que comprei! Imagine só que raiva que dá!

Homero Moutinho Filho disse...

Sol.

Amiga.
"Palvras cruzadas", para quem já está "cruzando palavras e mundos"? Rsrsrs.

Homero Moutinho Filho disse...

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come", é esta a minha situação atual, pois dupliquei de tamanho a casa e as obras estão paradas, porque tive gastos prioritários como tratamento dentário, preparação para alguns implantes, etc.
Se tentar vendê-la do jeito que está, não conseguirei, a não ser que seja para algum especulador ou empreiteiro e ai o prejuízo será enorme para mim, que investi sozinho muito, nas sucessivas obras e para a minha "ex-companheira".
Minha mãe adorou o lugar, mas meu pai não quer sair do Rio e do seu apto.
Há mais de 15 anos venho tentando trazê-los para cá (onde dá para 3 ou 4 famílias morarem com privacidade, ou eles poderiam comprar uma casa com piscina até,
se vendessem o imóvel deles, ainda sobraria bastante para viverem muito bem, mas não consegui convencer o velho teimoso e deu no que deu. Doenças progressivas, pioradas pelo afastamento, como disseram acima algumas leitoras que, por causa de duas pessoas estraga-se a vida de uma terceira, ao invés de resolver o problema.
Como eu sou calmo, espero a poeira baixar e demoro bastante analisando as implicações de cada decisão (como num jogo de xadrez) , a não ser que a situação piore muito, "é ruim" de eu aceitar pressões psicológicas ou emocionais dos parentes e me precipitar.
O pior de tudo, é que eu avisei a meus pais, que esta longa fase ruim ocorreria e que eu preferiria que eles estivessem perto de mim, para poder ajudá-los, dando-lhes melhor qualidade de vida, conforto, apoio afetivo e tranquilidade de um ambiente mais seguro e saudável do interior.
Como eu sei pelo meu mapa astrológico que, no espaço de um ano e meio, poderei sofrer um baque emocional (que poderá ser pela morte de um ou dos dois), isso no início de mais um período de progresso pessoal para mim, terei de levar em consideração esta possibilidade futura, antes de dar qualquer passo e, quem não gostar, que se dane.
Pode parecer cruel e injusto, mas as pessoas têm que assumir as consequências de suas atitudes e decisões, de quando usufruiam de saúde e plena lucidez, mas preferiram o afastamento, isolamento e desamparo emocional, irracionalmente acreditando na desistência de meus planos e objetivos existenciais prioritários, sabendo de antemão de como eu sou decidido e que isso seria impossível de acontecer comigo.
Cada coisa que construí e aprendi nestes últimos 20 anos de minha vida no interior, em sacrifícios, perseverança, humildade, perdas e desafios, teve meu "sangue, suor e lágrimas" (blood, sweat and tears)!
Mas não me arrependo de nada e até agradeço a Deus, pelas coisas que tive de enfrentar e vivenciar, para o meu crescimento pessoal e espiritual.

Fátima disse...

Homero
"Fátima,
boa sorte para o seu filho que está internado.
26 de abril de 2011 20:03"

Obrigada.
Precisamos mesmo de muita sorte.força e FÉ.
3 anos de luta,4ªinternação,estou tentando mas...é uma situação muito difícil.
Mas Ele sabe o que faz,quando faz e como faz.

Quanto ao seu impasse concordo com alguém que disse que vc tem q estar bem para poder dar o suporte que seus pais precisam.

Cris disse...

Está vendo temos muito em comum também sou filha única,ai ai,se você fosse mais novo, ou, eu fosse mais velha,seria mais implacável do que qualquer mulher chiclete vinda do inferno,com unhas enormes para não deixa-lo escapar rsrsrs.Te chamei de chato porque sou uma também,é carinho vindo de uma mulher de temperamento masculino,mas digo gosto de homem.Acredito que as coisas com você e seus pais vão dar certo,a ponto de cada um permanecer aonde melhor estão.Você merece e teus pais também,liberdade é a maior e melhor bem de todos os tempos,eles trabalharam pelo melhor,merecem envelhecer aonde gostam.E você merece tua opção de viver em meio aos teus companheiros de quatro patas.Como diz maumau ,vamos que vamos!!!!!

Nininha disse...

Boa noite Homero, vc diz que as pessoas tem que assumir as consequências de seua atos, se bem me lembro sua mãe tem mais de 80 anos, seu pai deve estar beirando os 90, portanto eles não podem ser mais responsabilisados por nada, não tive a sorte de ter meus pais por muito tempo em minha vida, mas tive meus sogros, e é difícil, tirar uma pessoa idosa do lugar que gosta, tanto que vc está sofrendo esse drama, a casa de minha sogra parecia um mini hospital, cada um tinha seu acompanhante enfermeiro, na época foi contratado uma agência, então eles pagavam a agência, não tendo vínculo empregatício com os enfermeiros, e foi assim até o final da vida deles, acho que vc não deve vir para o Rio, como diz seria por pouco tempo, e ai vc então é que não se adaptaria, deixe que a solução virá, pelo seu comentário, parece que alguem está cobrando, mas já se foram 20 anos, que existe essa situação, dê assistência, eles merecem, se for possivel contrate um desses serviços, que ficará mais tranquilo, paz em seu coração.

Unknown disse...

Homero,
A verdadeira esperança é uma qualidade, uma determinação heróica da alma. E a mais elevada forma de esperança é o desespero superado.
E você já está aos poucos, do seu jeito, tentando achar soluções, colocando tudo em seu devido lugar... e você conseguirá!
Seus pais vão melhorar e tudo ficará bem!
Uma noite tranquila para você, continuo daqui fazendo minhas orações com muita fé e esperança. Beijo, boa noite

Homero Moutinho Filho disse...

Nininha.

Amiga.

Acho que você não entendeu ou não leu minha resposta acima.
MEU PAI NÃO PERMITE A ENTRADA E NEM AJUDA DE NINGUÉM, DE PARENTES NEM DE MIM, SE QUISER IR LÁ CUIDAR DELES!
Compreende agora a situação?
Pensa que eu não mandei arranjarem uma enfermeira? NEM OS MÉDICOS DELA ELE PERMITE A VISITA! ARRANJA DESCULPAS ESFARRAPADAS! É caso de interdição por Esclerose parcial mesmo, mas eu me recuso, para não causar a morte dele por desgosto!
Eles não podem alegar apego ao lar, porque já viveram fora, largaram tudo e meu pai fez curso no exterior e era diretor de multinacional de petróleo! Nasceram e mudaram de estados, cidades, bairros, até de países, como minha mãe que é estrangeira e sua família inteira.
Ela quer se mudar para cá , ou para outra cidade próxima, como Bauru, aqui perto, que tem grandes centros médico-hospitalares, porque gosta da região e não sai do apartamento enclausurada, que nem freira ou “entrevada” no Rio de Janeiro!
Aqui ela colheu frutas em meu pomar, coisa que adora fazer, desde menina, em que subia nas árvores , brincou com cachorros, com crianças (minha netinha honorária e suas primas), caminhou, passeou, conheceu gente boa e amável, com segurança nas ruas!
Entendeu, que o meu objetivo maior é “salvar a minha mãe”, com paciência e bom senso, muita calma, sem causar uma sequela fatal por desgosto em meu pai?
É assim que devemos agir, com a mais absoluta cautela e prudência, quando em dúvidas sobre as conseqüências imediatas de nossos atos, ou quando o inevitável fatídico seja iminente e logicamente considerado como tal.
O meu caso é de enormes perdas financeiras, além de um retorno a um lugar que, recentemente alertei, para que saíssem dele, em minhas previsões sobre catástrofes naturais, que já ocorreram na cidade e regiões serranas e outras situações de violência urbana, ou seja, um suicídio premeditado e assumido, se voltasse a viver lá, ou maior risco de vida para meus pais, depois de coisas que construí ao longo de 20 anos aqui, enfrentando até perda total, como ocorreu num incêndio da casa, portanto, não poderei cobrir nada, nem em imaginação, para garantir a sobrevivência de meus pais fora do meu meio ambiente e local de residência, distante de capitais como o Rio, onde tudo é caríssimo e difícil. Já comprei , acho até, (terei de ler aqueles manuais de seguros e correspondências bancárias) planos de transporte de helicóptero, auxílio funeral e cremação, além de saúde, para eles! Vivo, como já disse , como um eremita, sem grandes gastos nem vaidades, não saio, não me divirto, não visito ninguém, só trabalho até nos FDS e pouco durmo, estou separado desde 2006 e não quero mais mulher com escova de dentes em casa. Não desconto para o INSS, desde 1991, por protesto, rebeldia e sabedoria, porque sou especialista em finanças e sabia ser melhor investir em imóvel ou qualquer coisa, ao invés de alimentar governos corruptos, que solapariam, a curto prazo, o poder aquisitivo dos aposentados, mesmo podendo contribuir com a mais alta alíquota como advogado, mas não quis passar atestado de idiota, sou uma espécie de "hippie velho", misturado com "expert" em matéria de grana, pois o que tenho garantido em imóvel, daria uma grana superior ao que o INSS me pagaria como pensão, mas sem desejar nada a mais do que o de minha sobrevivência e de meus bichos, por opção existencial e espiritual, de viver no limite da subsistência, pois já ganhei muito na bolsa de valores, quando precisei e usei a Astrologia e minha formação acadêmica especializada, contra o sistema vigente e morrerei assim!
Um "anarquista", graças a Deus, meio "déspota esclarecido" assumido, mas bem resolvido com a vida!

Minha intenção e objetivo é, de como salvar duas vidas que lhes restam sem destruir uma terceira que é a minha!
Deus me deu, um cérebro para pensar e um coração para decidir.

Nininha disse...

Bom dia Homero, eu entendi sim, talvez não tenha sabido me expressar, concordo com vc e sei o que um idoso é teimoso, minha sogra faleceu com 93 anos, não queria sair da casa dela de jeito nenhum, e foi obrigada a ficar nove meses no CTI, de um hospital, como diabética que era comeõu a oerder os dedos do pé, e já estavam prontos para uma amputação, mas era lúcida e não deixou vindo a falecer em uma semana, só falei dessa agencia pq realmente foi uma ajuda muito grande enquanto estavam em casa, mas acho que vc sacrificar tudo nesse momento, sua vida e seu patrimônio, serão 3 pessoas infelizes, claro que sei da sua capacidade de enfrentar situções, vc já nos decreveu várias periclitantes, desejo do fundo de meu coração que tudo se resolva, e vai resolver, da melhor maneira, um beijo grandão.

Nininha disse...

Corrigindo: começou a perder.

sol disse...

Bom dia Homero,


Palavras cruzadas são ótimos exercícios de, organização, percepção, estratégia e sequenciamento, fora, que ajudaria e muito a passar o tempo.

Foi apenas um pitaco, fico satisfeita em saber, que tudo não passou de um grande susto.

Solange

Anônimo disse...

Homero
Ontem mal entrei no pc e li que as coisas não eram tão terríveis quanto pintavam. Que bom!
Concordo com o comentário da Cride. Em casa, pensei na tua situação... e me veio uma imagem linda. O teu pai (que nem imagino como ele seja) brincando com os teus cães. Dizem os que sabem, que cães e gatos operam milagres com idosos. Tenho uma mãe em Baires de 78 anos, meu irmão é quem cuida dela, está superbem, graças a Deus, a vi o ano passado quando viajei, e te garanto que chega uma altura em que a vida deles é mais dentro das suas lembranças do que fora. Desaparece a vida social, e o prazer deles está na coisas simples; uma boa conversa, ver fotos antigas, uma boa comida caseira. Rio é tumultuada, como a minha cidade natal, não dá para ele sair sosinho sem ninguém por perto. É muito perigoso. Ruas com buracos, uma queda nessa idade implica uma fratura, além de virarem possíveis alvos de malfeitores. Se algo acontecer com ele, ficará com certo medo, e tenderá a reclussão. Passei por isso com a minha mami, teimosa a ucraniana/polonesa como ela só! kkkkkkkkkkk
A vida perto da natureza e calmaria de uma cidade interiorana, só tem a somar. Melhor ar, melhor alimentos, outro ritmo de vida...

Pensa nisso com muito carinho!

Anita

Anônimo disse...

Homero
Agora me lembrei de outro fato... daquelas suas previssões de enchentes e coisas do tipo no Rio.
Para que cutucar onça com vara curta, sendo que vc teve os seus insights? Será um sinal talvez de que sim seu pai deve se adaptar (o que ao meu ver lhe fará muito bem, novas conexões neuronais serão feitas, isso é maravilhoso!) e não vc "voltar no tempo"?

Anita

Anônimo disse...

Homero
Mandei um outro recado mas não sei se deu certo.
Sendo assim, vou repetir a ideia dele.

Me lembrei agorinha das tuas previssões, aquelas que antecipavam muitas enchentes e coisas ruins perto do litoral, recomendando sair dele enquanto pudermos. Sabe aquilo de "em casa de ferreiro, espeto de pau"?
Ou "melhor não cutucar onça com vara curta"? Tendo os sinais aí, na mão, e bom ao menos, tentar aproveita-los?
Não seria bom sim, agir como filho que deve decidir pelo pai, mesmo ele não querendo?
O meu, ao longo de muitos anos, teve pequenos derrames que não afetavam aparentemente o seu comportamento, porém, algumas funções específicas. Nós, 30 anos atrás, nem imaginávamos isso. Só formos saber com estudos complexos que forma feitos na última década, sendo que os resultados deles explicavam muitas coisas que aparentemente eram "teimosia de velho". Não. Ele tomou muitas decissões "ilógicas" pq teve lá trás problemas reais que afetaram a sua lucidez. Se soubéssemos disso antes, certamente, muitas coisas que aconteceram conosco poderiam ter sido ao menos contornadas.
Um abraço!

Anita

Anônimo disse...

Nem tinha lido o teu último cometário, das 00:44.
rsrsr
Muito do que falas nele, te mandei por partes!

:)

Anita

Anônimo disse...

Força amigo Homero,

Pai e mãe são nosso porto seguro, nossa fonte de amor... é assim que pretendo ser para meus filhos como seus pais são para você.

FÉ.................

Selena Santos - THE-PI

MariAnta disse...

Espero q seus pais se recuperem rapidamente.Família mesmo com brigas,excesso de cobranças,e reuniões q as vezes achamos cansativas,enfadonhas, é tudo de bom! Nosso porto seguro.Feliz de vc q ainda tem pai e mãe para conviver.
Abç!