sábado, 18 de setembro de 2010

O fenômeno da "dissonância"!

Muitos devem conhecer as táticas psicológicas subliminares, usadas em propagandas para chamarem a atenção, como , por exemplo, um padre falando de sexo (dissonância cognitiva) ou algo que choque pelo contraste ou antagonismo de exemplos que temos gravados em nosso consciente e subconsciente.
No caso deste pleito eleitoral, vimos que , a princípio, o "povão" elegia o Serra e, somente depois de intensa vinculação e participação mais atuante do Lula a Dilma reagiu, o superou e hoje já comemora e distribui cargos , como se eleita no primeiro turno.
Entretanto, as coisas não funcionam bem assim.

As classes mais pobres e menos informadas, ou de raciocínio mais lento, demoram para perceber novas informações e mais ainda para chegarem a deduzir qualquer coisa diante de uma enormidade de notícias e fatos, difíceis de serem assimilados tão repentinamente.
Porém, existe também um outro fenômeno estudado e pesquisado por catedráticos e mestres em Psicologia, assimilação, confrontamento com imagens anteriores e dedução "a priori", que é o da eficácia da transmissão de uma mensagem e tempo de "cognição", além da retenção em memória, de discursos ou mensagens, assistidos ou recebidas.
A sequência ininterrupta de escândalos e denúncias, parece ter "estagnado" a curva ascendente dos índices da Dilma.
Ocorreram mudanças , ruins para o Serra e boas para a Marina, pois esta se locupletou dos antigos petistas ainda confiantes numa reviravolta moral do seu partido, agora, totalmente decepcionados e ideologicamente prostrados.

Quando a "dissonância" entre as benesses concedidas pela nova realidade econômica e os crimes denunciados forem analisadas, o que esperariam de reação ?
Nenhuma do povão miserável, mas alguma das periferias urbanas, que conseguem somar e comparar resultados obtidos, como as de São Paulo e outras grandes metrópolis.
Com o insistente bombardeio de escândalos, algum tiro terá atingido a "dona Dilma", por sua "proximidade" e suposta cumplicidade no esquema de corrupção.
Ai as coisas se complicarão numa reta final, pois existem os indecisos , mais os 20%, que admitem mudar de voto e os eternos rebeldes dos brancos e nulos.
Portanto, calma e relaxem, pois ainda muitas coisas, poderão mudar os resultados pretensamente esperados nesta eleição.

19 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe, até te admiro quando fala de novelas, mesmo dizendo bobagens intensas.
Mas..nunca li tanta besteira junta. Se eu fosse vc. apagaria.
Bjs.

Sol disse...

Bom dia Homero,

Já deveria estar acostumada, porém como me acostumar com falta de respeito e educação? este comentário acima, foi no mínimo infeliz,"adimirar e ao menos tempo considerar seus comentários bobagens intensas" , não faz o mínimo sentido, faltou além de tudo, coerencia.


Quanto ao seu post:

Pelo que tenho visto, a dificuldade em entender o que está acontecendo, não se resume ao povo menos esclarecido , até mesmo os considerados mais favorecidos, procuram não se aprofundar no assunto, ainda acredito , que sem o apoio da dita classe média e média alta, o digníssimo, jamais teria sido eleito , quem dirá reeleito, para muitos, o governo
anterior, não foi favorável, ainda estavamos no início das mudanças economicas e financeiras, acordos com o FMI, privatizações sem explicações e esclarecimentos claras e objetivas, enfim,
uma série de atitudes, que se dessem certo naquele momento, e fossem entendidas, teria feito de seu sucesor o atual presidente e não esta figura, que hoje temos.

Esta turma que aí está, aprendeu a se defender, contaminando todos os setores, até agora, todas as acusações contra a ex ministra, não respingaram na Dona candidata, reparou, que tudo gira na demitida, seus filhos , irmãos e amigos?

Solange

Anônimo disse...

Abra e vejam a reportagem do Jornal Nacional.

Este é o nosso BRASSSIIIIIILLLLLLLLLLLLLLLL
É incrivel, este Aldo Wagner, conheço de longa data (uns 30 anos) e até poucos anos atrás era supervisor de montagem de compressores nas plantas da Petobras no Norte/Nordeste brasileiro.
Me ligou uns 5 anos atrás falando deste projeto e que estava precisando contatos para levantar dinheiro, que sai fora correndo ........................
Parece que ele tinha achado o caminho das pedras ...................


1. Jornal Nacional - Suspeitas de tráfico de influência derrubam ...
Mas confirmou que atuou em defesa da MTA, que conhece o filho de Erenice e que havia uma ... os donos da empresa acabaram por confirmar que houve cobrança de dinheiro para ... Aldo Wagner: Exatamente. A gente só leu a primeira parte. ...
g1.globo.com/.../suspeitas-de-trafico-de-influencia-derrubam-ministra-chefe-da-casa-civil.html

as drogas e nos disse...

na minha dedução vejo podridão de roubos e corrupção tanto no governo lula como no de serra , os dois partidos não tem tanta diferença assim ,o pmdb tbm tem coisas parecidas e ate piores, então me pergunto : em qual grupo de ladrões e corruptos devo votarpara nos governar ? absurdo e sulreal ter que escolher entre 2 bandos de mafiosos para governar o pais em que se vive , sem nenhuma outra opção ,cenario nojento e repgnante da politica nacional , da vontade de explodir com toda essa corja , com congresso ,tudo ,chamem o binladen pra detonar com essa corja toda !

Anônimo disse...

Tem gente com tanto tempo ocioso que gosta de ler o que considera bobagem,e mais ainda,a limitação intelectual de alguns ainda faz com que após isso,ainda façam comentários inúteis,críticas vazias,só pelo prazer de...ora,mas que prazer que isso pode trazer?talvez jogar para fora um pouco da inveja que sentem?é...,deve ser isso.
Se eu fosse vc,"colega" anônimo,utilizaria o tempo de forma mais útil.
Beijinhos

Anônimo disse...

Homero virou torcedor inveterado por um segundo turno e depois fala que não é partidário. Hahahaha. Tá bom. Contra outra. Vai ter segundo turno? Não interessa. Se não for no primeiro, vai ser no segundo, Dilma ganha de qualquer jeito. Quer apostar? Há e no levantamento diário da Vox Populi, Dilma subiu para 53%. Tá lá no Ig.

Anônimo disse...

É muito estranho agora a vox populli ter alguma credibilidade, porque me lembro muito bem, sempre nas eleições passadas essa dita cuja nunca acertou nada,...sempre o patido do governo esteve à frente em suas psquisas.... estramenhante esse instituto este ano pautou todos os outros, porque foi ela que começou dando a dilma à frente, e os outros foram no embalo, porque eles foram para cima da datafoha e ibope, duvidado dos seus números e depois disso todos os outros institos veio com os números favorecendo o pt.

Anônimo disse...

O Datafolha foi o último a captar Dilma na frente de Serra. Enquanto todos os institutos (Vox Populi, Sensus e Ibope) já apontavam a petista na frente do tucano desde Junho o Datafolha só foi ver isso em Agosto. Muito estranho,já que é o Datafolha quem costuma apontar tendências antecipadamente, já que faz suas entrevistas nas ruas enquanto os outros três fazem nas residências.

Anônimo disse...

Homero, liga não; é inveja e falta de coragem desse tal anônimo.

MAS CARO HOMERO, MEU MUSO DA SABEDORIA, responda-me então: quem a poderosa REDE GLOBO, quer que SEJA ELEITO(a) para presidente(a) do BRASIL??????

SELENA SANTOS - THE-PI

Mag disse...

Homero.

Peço sua permissão para divulgar o vídeo do Pastor Paschoal Piragine Jr. sobre as eleições 2010 que está no youtube e que já teve mais de 8 milhões de acessos.

O momento é de unirmos forças.

http://www.youtube.com/watch?v=ILwU5GhY9MI

Ou digite Pastor Paschoal 2010 e clique busca.

Homero Moutinho Filho disse...

Selena.

Depois que o governo tentou aprovar aquela lei de censura a imprensa, a Globo ficou cabreira e acho que, para ela e outras emissoras, seria melhor o Serra na presidência.

Mag disse...

Vídeo com legenda do youtube sobre o estudo feito na Universidade de Princeton sobre a Urna Eletrônica, também no Blog de Aluizio Amorim.

http://www.youtube.com/watch?v=0AKR-Lo-700&feature=player_embedded

sonli disse...

Mag, esse vídeo é muito esclarecedor e deveria ser mais divulgado.
Estas eleições estão me deixando angustiada, pois me envergonho do meu País.

Analaura disse...

Olá Homero,
Sinceramente, tenho minhas dúvidas quanto à veracidade das pesquisas. Moro no interior do RS em cidade de médio porte. Nunca fui consultada sobre minhas preferências políticas e não conheço ninguém que o tenha sido.Das pessoas de minhas relações e familiares só há uma que abre seu voto para a Dilma e dos amigos da Internet, que perfazem mais de sessenta, apenas dois se declaram pró candidata petista.Assim sendo e considerando essa "pesquisa doméstica" como amostragem, concluo que ou minha turma está escondendo a graxa debaixo do casco, ou as pesquisas são tendenciosas... Quero mais é acreditar que teu comentário esteja de acordo com a relidade que desejo ver.Um grane abraço, neste vinte de setembro!
Analaura

Anônimo disse...

Querido Homero,
parabéns pelo excelente texto e pelos votos de esperança. Estava mesmo discutindo este assunto com amigos outros dias atrás. Fiz o teste, entrevistei pessoas da vila e da universidade. Comprovei a sua tese. Como eles (PT) fazem isso, eu não sei, mas conseguem fazer com que as mentes "mais simples" compreendam e preguem uma "verdade" totalmente contrária aos fatos. Fiquei pasma quando ouvi o que essas pessoas diziam.
Um abraço, Vivian

Unknown disse...

Nunca torci tanto para um BIngão!!!
Torço para o 2º turno e uma virada com Serra presidente!!!
Há muito tempo não gosto do Lula não gosto de ser mentiroso, ditador, megalomaníaco e enganador!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Homero Moutinho Filho disse...

Patricia.
Deu problema de endereço do seu blog.

Unknown disse...

Homero se quiser conhecer meu blog é!
www.patgiraohomem.blogspot.com
e o twitter:
@yasannyaminnye

Agora esta escrito certo!!! Tinha colocado um til no Girão no blog é sem o til!!!