quinta-feira, 3 de junho de 2010

"Escrito nas estrelas". O arrependimento.

Não me sentia em condições de postar, mas não pude resistir a comentar sobre o que agora assisti.
Simplesmente brilhante a cena com pai e filho; Humberto Martins (Ricardo) e Jayme Matarazzo (Daniel), tendo por fundo musical a emocionante canção de Fábio Junior , que até hoje comove, porque é autêntica e traduz seus verdadeiros sentimentos por seu pai falecido à época.
Parabéns aos atores e ao diretor.
Estou num momento de tristeza, vulnerável e fragilizado, mas não foi por esta razão que, confesso, me comovi bastante assistindo.
Normalmente me comovo com sentimentos nobres, atualmente tão raros.
Creio que a maioria dos pais, ou dos que criaram enteados deva ter sentido o mesmo, porque o sentimento é idêntico.
Desde que fiz o mapa astrológico (não publicado) para a estreia desta novela, vi que prometia muito, embora pudesse resvalar para o cansativo discurso de inclusão "politicamente correto", que a Globo insiste em promover, tentando quebrar "tabus" sociais em detrimento da veracidade da obra.
Mas o que realmente importa, além do tema (Espiritismo,etc), sempre capaz de atrair o interesse do grande público, assim como ocorreu com a novela "O Profeta", é a mais profunda e dolorosa emoção que um ser humano pode sentir, que é o arrependimento.
Sim...arrepender-se é como ter de se contrair ao extremo, sublimando todas as energias existentes em nosso interior, numa enorme dor de apunhalamento de nosso coração.
Nem a perda de um ser querido supera a dor do arrependimento verdadeiro e profundo.
Arrepender-se é admitir o erro e superar as artimanhas do "Ego", que sempre nos convence de nossas certezas absolutas e superioridade.
Arrepender-se, é se entregar ao julgamento do "impoderado", num abandono contrito de nossas vaidades e autoestima.
Arrepender-se, seria algo como o suicídio da alma, em busca da ressurreição mais profícua e humana.
Arrepender-se, não é coisa para qualquer um, pois exige , pelo menos, um momento especial, um lampejo de autocrítica e sinceridade no reconhecimento do erro.
Arrepender-se na dor da perda, na dor da solidão no desamparo e desespero, é mais um degrau em nossa evolução, quando conseguimos extrair da mais profunda contrição o sumo sublimado do nosso Espírito superior e imanente.
Arrepender-se, é um ato de entrega total à dor e aos desígnios de Deus.
Arrepender-se, é reconhecer como somos pequenos, no entanto, como podemos ter a coragem de enfrentar o erro demolidor do "Ego" e experimentar o "renascer".

12 comentários:

Sol disse...

Maravilhoso!, este é o Homero, que conheço e admiro, adorei o texto.

Também fiquei emocionada com a cena, penso que o arrependimento é, o contraponto do orgulho, muitas vezes não cedemos, não aceitamos e não perdoamos, só para não demonstrarmos fragilidade ou medo.

É estranho,não conseguirmos aplicar no nosso dia a dia, todos os aprendizados que a vida nos dá, estamos sempre repetindo os mesmos erros e comportamentos, acho que é porisso que durante nossas vidas, entram e saem tantas pessoas nos deixando alguma lembrança ou arrependimento, Deus é muito generoso, está sempre nos dando a chance de melhorar e evoluir.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Me castigam, mas eu levanto a cabeça e reajo!
Sou duro de derrubar.

Sol disse...

É isto aí Homero, carne dura e pau de dá em doido e tem que reagir mesmo, quem se arrasta é cobra ou verme, por mais que a vida nos dê rasteiras, devemos estar prontos a sacudir a poeira e dar a volta por cima.
Deus nos fez cabeça e não rabo.

Solange

Terezinha disse...

Boa noite Homero,sinto muito pelo seu filhote,mas é a vida,ganhamos e perdemos,já passei por isso,quando perdi meu gatinho.Mas bola pra frente.Eu tambem assisto a novela Escrito nas estrelas,realmente foi uma cena forte,quando nos arrependemos de alguma coisa e já não dá mais tempo para nos desculpar,é muito dolorido.Aliás esta é a única novela que assisto,é muito boa,um abraço amigo,Fique com Deus.

Anônimo disse...

Homero,

Vai escrever lindo assim lá em casa!!!! kkkkkkkkkkk

Selena Nery, The-Pi

Unknown disse...

Olá Homero!!!
Espero sinceramente que todos estejam bem e se recuperando!!!
Estou rezando muito pra todos vocês!!!
Com todo carinho, até a próxima!!!

Sol disse...

Bom dia Homero,

Espero que hoje esteja mais fortalecido e mais disposto,dizem, que devemos "curtir" a tristeza assim, como a alegria,não sei quem inventou isto, mas já que faz parte da vida, então, estipulamos uma hora para ela ir embora.

Estou radiante!!!ontem, Timão ê ô, ganhou do Internacional, o bicho papão, que mesmo capengando mete medo, foi um jogo meio á meio, Inter melhor no primeiro tempo, e Timão no segundo, com a diferença, que "fomos" mais eficientes, lindo de viver.
Acho que desta vez Ronaldo se aposenta, assistiu ao jogo da tribuna do Pacaembú, deve ter notado, que não faz a mínima falta.

Continua a assistir Passione, estou gostando e não apenas das paisagens italianas , mas da estória em si, Silvio de Abreu, consegue prender a minha atenção, já começo a "garrar ódio" da vovozinha sacana, que negocia a neta como mercadoria,então, acredito que a novela promete.

Solange

Sol disse...

Gosto até "do vilão" de Escrito nas Estrelas, Osmar é uma piada, nem a mocinha o leva a sério.

Assunto que é uma piada sem graça:
O "digníssimo" sancionou a lei "Ficha Limpa", o que ainda não sabemos se já valerá nestas eleições, tenho a ligeira impressão que não, isto porque, segundo li muito por cima, só ficariam de fora, aqueles candidatos "condenados" e não os que respondem a processos,se assim fosse, o Congresso ficaria vazio ou quase.
Mais um engodo, pra tentar calar a boca do povo.

Solange

Anônimo disse...

boa noite HOMERO
meus pesemes pelo filhotino te entendo muito bem pois no dia 31 de outubro de 2009 tive k mandar sacrificar meu bichon de 10 anos por insuficiencia renal. o nome dele era furby era branquinho e so faltava falar porem alem do sofrimento devido a doença e a eminente perda que ocorreria tive ainda k lidar com veterinarios inescrupulosos k aproveitam uma situaçao k voce esta totalmente fragil para te explorar era o meu primeiro cachorro entao voce pode imaginar como me senti levando-o para fazer a eutanasia.foi horrivel aqui em casa todo mundo desesperado .HOMEROcomo sou medica penso muito no sofrimento e nao sei te explicar mas voce acaba tomando mais atitudes pela razao e claro com sentimentos.eu pensei vale a pena deixar o meu cao sofrer tanto com os tratamentos impostos a ele k o resultado era nulo e so o fazia sofrer ? percebi k nao e o melhor foi sacrifica-lo.hoje se tivesse k fazer oque eu fiz faria quando tivessem me dado o diagnostico de insuficiencia renal e nao o deixaria passar pelo sofrimento k passou e toda a minha familia.pois acho k homero sabe k insuficiencia renal em cars nao tem cura prognostico obito.homero tres horas depois de te-lo sacrificado peguei um outro cao com 1 mes um poodle ele e muito alegre e chocolate tamanho 2 amainou um pouco a perda pois no dia minha irma estava totalmente desesperada dai ter pego com um amigo meu o caozinho k ele me prometera pois como ja tinha tido varios e sabia k teria k ser feito esse sacrificio prometeu ao meu marido e fez meu marido prometer k lhe firia quando meu querido furby partiria para k entrega-se o outro caozinho k ja tem nove meses.voce nao vai acreditar minha esta tao ligada a ele e eu k lembro mais do meu primeiro e inesquecivel amigo furby.
homero gostaria de te pedir desculpas porem estou indignada com uma lista k saiu no terra sobre os preferidos da fazenda1 e2 e o caco esta em uitimo lugar nos todos votamos tanto e e como se fosse um grande sarro com a gente.entao gostaria de te pedir pois nao possuo twitter para avisar a scully enfim a todos k votaram nele para k o tiremos dessa posiçao humilhante para votar oendereço e o seguiente listas.terra.com.br/televisao1367 tem cinco estrekas tem k votar na 5 estrela para pontuar 50 pontos .tem mais detalhes no caco riccie andressaoliveira blog porem parece segundo comentarios k so estao votando na andressa e nao no caco.por favor se voce puder avisar as pessoas k gostam do caco para votarem.qq duvida entrar nocaco eandressa blog.
beijos homero

Maby disse...

Também amo esta novela. Humberto Martins se reiventa passando tanta dor, angústia e sofrimento, e o neto de´Maysa, que tem cara de anjo lindo, é uma grata surpresa. O vilão Gilmar é um trabalho primoroso do ator. Perfeito, na medida.Também André Gonçalves faz milagres, pegou um papel pequeno, mas sempre rouba a cena quando aparece, é ótimo pra fazer rir.
além disso, os temas são passados com leveza e delicadeza, sofremos, mas percebemos a força e a intensidade dos bons sentimentos. Uma das novelas mais doces que já vi. Desculpe se falei demais, mas vc tocou no meu ponto fraco, trabalho à noite e vejo a novela no computador, rsss...

Cicera disse...

Sinto muito pelo seu filhotinho...eu também quase perdi o meu com tres meses, tirei licença do trabalho só pra cuidar dele, todo dia ia buscar o veterinário para coloca-lo no soro e medica-lo. Finalmente consegui salva-lo. Hoje o Faruk (um Dogue alemão) está saldável, tem oito anos
e pesa 60 quilos.

Anônimo disse...

Nossa! Que lindo.

"Arrepender-se, seria algo como o suicídio da alma, em busca da ressurreição mais profícua e humana."

Sem mais.