sábado, 26 de junho de 2010

"Cala a boca Galvão"!

Lamento, mas não resisti e não posso deixar de comentar sobre as "bizarrices" deste narrador esportivo. Melhor seria se a Globo juntasse o Galvão Bueno e o Faustão, para narrarem os jogos, pois se matariam, um não deixando o outro falar.
O que está me incomodando profundamente, apesar da ótima memória histórica futebolística dele (deveria ser guia turístico ou de museu) é a tal da "jogada vertical".
Ora bolas, "jogada vertical" só poderia ser passar a bola para Deus , lá em cima, no céu!
Existe confronto e embate ou passe frontal, para frente, drible , etc, passe lateral e recuo de bola. "Vertical" NUNCA!
Se quiser dizer que o Brasil não joga rapidamente a bola para frente, como faz a Argentina, então arranje outra expressão mais adequada.
Aliás descobri a razão dos japoneses pintarem os cabelos. É para confundir os gringos e também o que seria uma "jogada vertical". Está na cara que é pelo fato de um japonês pular mais alto e cabecear na área de um time europeu.
Viu Galvão?
Parece que o "espírito Dunga" contagiou os jogadores brasileiros, que só tentam "destruir jogadas" dos adversários e nunca tentam um drible, a não ser o gozador e irreprimível Robinho, que às vezes pensa que está jogando pelo Santos, com Ganso e Neymar, até perceber que está cercado de "mulas".
Uma sugestão para o Dunga, seria levar os jogadores até uma savana africana, colocá-los num rebanho de zebras e soltar os lobos e hienas, para aprenderem a correr mais e para frente.
O nosso eterno problema sempre foi o de técnicos que desejam repetir suas experiências pessoais e "atributos" , como o Zagalo, que insistia naquele ponta esquerda recuado, o Paulo César, que não bebia, não fumava, mas transava e acabou falido, também se envolvendo com coisas pesadas, pois só temos "clones" do Dunga, todos sem imaginação nem coragem de ousar nadica de nada, a não ser quando alguém como o instável Luis Fabiano, recebe um "santo" abanador de mãos e ombros e acerta por sorte, com a complacência do árbitro francês que me pareceu meio "boiola" com aquele "sorrisinho" pós erro para ele, que "disfarçou" o assédio sexual...
Melhor seria como foi com o gordíssimo técnico Feola, que dormia durante os jogos e ganhamos em 58 e 62, graças não somente ao Pelé, mas ao incomparável Garrincha, que levou sozinho a seleção nas costas para o bicampeonato em 62 , mas em 1970, quem dirigia era um coronel do exército, que delegou a tarefa das táticas para o Gérson, Rivelino, Clodoaldo e Pelé.
Fosse pelo ex-técnico demitido que quase nos eliminou antes; João Saldanha, que disse que o Pelé era míope e não queria convocá-lo, jamais teriamos sido tri-campeões.
Não sou santista, pelo contrário, mas, se a seleção espanhola pode ter 6 jogadores do Barcelona, por que a nossa não poderia ter 3 do Santos?
O Pelé tinha apenas 17 anos e brilhou.
A copa de 1966 na Inglaterra forçou a modificação dos regulamentos para os árbitros, visando possibilitar aos europeus, destruirem o "futebol arte" dos sulamericanos, depois do bi-campeonato do Brasil, permitindo o "futebol força", dos trancos físicos e "carrinhos".
Deu no que deu. Pelé fora do campo inutilizado por Euzébio, o melhor jogador português e a Inglaterra foi campeã. Dai para frente o futebol cada vez mais se assemelha ao "Rugby", ou futebol americano, onde, para driblar, só se o jogador tiver asas.
Portanto, "CALA A BOCA GALVÃO"!

15 comentários:

Anônimo disse...

Nem me estresso mais com Galvão. Tenho repulsa mas não adianta pois a Globo insiste em empurrar ele. Pior é que a cada dia cresce o número de pessoas que detestam o cara.

Acho o Lúcio um bom jogador. Um dos melhores da seleção atual. Em muitos jogos noto que ele tenta fazer mais em campo (assim como o Robinho) do que todos os outros juntos. Hoje sem Robinho, isso foi gritante.
Anyway, espero que depois da copa, o Dunga seja afastado definitivamente do comando da seleção. Em minha humilde opnião, ele é um dos piores técnicos que já vi.

Sol disse...

Os narradores são bem criativos, principalmente Galvão Bueno,que mesmo sem querer,foi o maior responsável pelo endeusamente e a fama de alguns jogadores,enfeitou e inventou tanto para jogadas normais, que acabou por convencer ao público e empresários que todos são craques e estrelas de primeira grandeza, quer dizer, ajudou e muito a vender gatos por lebres.


Apesar de gostar muito mais de Cléber Machado, tenho que reconhecer, que sem o entusiasmo e exageros de Galvão , os jogos da seleção cairia num marasmo miserável, de quem falaríamos mal ou desceríamos a púa?

Solange

Sol disse...

Hoje de manhã, fiquei em conflito comigo mesma, torci para a Coréia empatar e quando empatou torci para o Uruguay ganhar, coisa de doido! nesta copa, estou vivendo esta situação, agora mesmo, Estados Unidos e Gana, joguinho encardido, tanto é, que foi para a prorrogação, dificil decidir quem merece continuar na briga.

Pronto, Gana desempatou, mas ainda faltam 25 minutos, vamos ver como os americanos se comportarão, mas como Gana é, o único representante do Continente africano,ô dúvida cruel! mania de ficar com pena do mais "frágil".

Solange

Nininha disse...

Andei lendo sobre o mapa astral da copa, e diz que haverá muita violência, muito corte, e ineditismo, e será campeão um pais que ainda não foi, fico mais feliz, sei que o Brasil não pode ganhar todas, dos jogos os que saíram hoje só Ghana, então poderia ganhar, EUA, dançou botava mais fé neles, mas os "meninos" de Ghana, é a seleção mais "jovem", fizeram sua "juventude", falar mais alto, só não sei se recolho minha bandeira, acho que não, mas serei uma simples telespectadora, nada de sofrer, aliás, confesso, que não estava sofrendo, seja lá o que a Jabulani quiser, qual será nome da bola aqui no Brasil.
Só entrei para falar abobrinha mesmo, Sol, tb senti algo no Cristiano Ronaldo.Ora, pois, pois.

as drogas e nos disse...

se a semifinal for gana e brasil acho que e ai que mora o eprigopois somos fregueses dos africanos, ja perdemos 2 olimpiadas para eles , são audaciosos e tem jogo de cintura , velocidade e folego e partem pra cima com tudo e como não temos talentos para compensar tdo isso fica dificil ficar se defendendo 90 minutos , mas vamos ver a hora da verdade esta chegando , não gosto do tecnico nem confio nessa seleção mas mesmo assim torço mas lamento mto que a beleza e talento do nosso futebol talvez unico no mundo sejam renegados em prol de uma seleção defensiva e cheios de brucutus deixando de fora tantos talentos , espero não ter que gritar DUNGA BURRO ! , mas vamso ver ....

as drogas e nos disse...

ah por falar em galvão mesmo qdo nem sabia dessa campanha ja tinha trocado a globo pela bandeirantes nessa copa , ate agora não ouvi a voz dele nessa copa, gosto mto dos comentarios do neto e do pessoal da band e ao contrario dos comentaristas da globo estão numa crescente e qdo troco de canal e vejo a imagem do faustão anunciando aquele torpedo campeão ja troco de canal na velocidade da luz pq ouvir a voz dele me deixa deprimido ainda + num domingo não sei pq , qualquer coisa menos faustão ,agora colocar galvão com faustão juntos ai e + que uma tortura e ai eu confesso qualquer coisa mas faustão e galvão não !

Sol disse...

Bom dia Homero!

Nossa! tô bege, que vergonha, a Inglatera, não só perdeu como tomou um chocolate alemão, fiquei esperando para ver o show do tal Rooney e quedê? o cara é um engodo ou então, esta copa vai entrar para a história da Fifa, como a que conseguiu reunir, o maior número de jogadores bichados.

O Lorde Mick (Rooling Stone) não deu sorte , nem para os americanos e nem para ingleses, ô pé frio!


Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Eu disse que a Alemanha venceria.

Sol disse...

Bingo seu! , mas esperava pelo menos um pouco mais de dificuldade, da forma que aconteceu, foi um vexame, cadê o futebol mais rico do mundo? nem vi se tinha defesa, pois os contra ataques foram armados pelos proprios ingleses, infantis demais credo!!!, deu raiva, o único consolo é, que se a Argentina ganha hoje do México, enfrentará esta pedreira, aí sim, o jogo promete, pelo menos emoção.

Solange

luciana disse...

homero

acho que quem levará a copa será a argentina
o primeiro gol foi ilegal
mas fez tres
esta ganhando facilmente dos adversarios
infelizmente o maradona vai sair pelado
que pessimo isso
o brasil nao sei nao
acho que amanha dará adeus

Sol disse...

Boa tarde Homero!

Mantendo o otimismo: "A seleção jogará contra a Holanda" nas quartas de final, mas confesso, que torci pela Eslováquia.

Hoje li uma reportagem na Folha de São Paulo, me lembrei de voce e de "sua idéia" sobre usar a tecnologia de ponta no futebol, substituindo juizes e bandeirinhas por sensores, saiba que os poderosos da Fifa, proibiram até mesmo o replay nos telões dos estádios, depois da "garfada" que deram nos ingleses e mexicanos é, aquela velha estória, esconder a traição, tirando o sofá da sala.

Solange

luciana disse...

homero

entrei agora para dizer para solange
que o ultimo texto dela
eu concordo em genero numero e grau
eu ja joguei futebol
entao tb entendo
espero que o brasil passe para as quartas de final
vamos que vamos brasil

luciana disse...

homero

ganhamos de 3x0
na boa esse resultado eu nao esperava
esperava do brasil ganhar mas com um gol so
fiquei surpresa e feliz
e tem mais hoje o brasil jogou bem
logico que precisa jogar mais
mas em vista de outros jogos o brasil hoje jogou melhor

luciana disse...

homero

se o brasil passar holanda
vi na tabela que brasil jogará
no dia seis de julho e nao no dia sete
to com medo mesmo
homero

Homero Moutinho Filho disse...

Luciana.
Também vi, mas quando disse há um mês antes do início da copa que seria uma fase mais difícil, não sabia ainda sobre o horário e este de 15:30 não está tão mal para a seleção, com possibilidade de êxito.