terça-feira, 16 de junho de 2009

E a "guerra" continua...

Confirmando, por enquanto, as previsões deste blog desde 2008, sobre ameaças ou até perda de hegemonia da Globo, a guerra entre as emissoras está bem quente.
Das 24 horas do dia, a "Plim-Plim" só está conseguindo liderar por 5 horas, 4 entre 18:00 e 22:00 e uma no "repeteco" de novelas à tarde. Perde feio pela manhã com a liderança isolada do "Fala Brasil", (Record),que exibe flashes da fazenda, e à tarde, novamente o "Programa da Tarde" igualmente com flashes mais longos da fazenda, domina e cresce em audiência. Sábado e domingo a Globo foi surpreendentemente batida pela primeira vez pela Record, numa faixa estratégica de horário, pegando parte do "Fantástico" (que teve queda brusca) e batendo por larga margem (por um ponto não foi o dobro) as pretensões do Boninho com seu "Jogo Duro", o que o fez até parar de usar o seu "twitter", ele, cuja fase desfavorável também foi aqui prevista. Na próxima, talvez ele pense bem antes de dizer que; "está cagando para o público" e pare de criticar as emissoras concorrentes.
Hoje será uma batalha interessante de disputa pela audiência. O SBT estreia "Véu de noiva" logo após "Caminho das Índias", . Por volta das 20:45, a Record exibe a primeira parte do "A Fazenda" e depois quase emenda às 22:00 , após "Promessas de Amor", com a segunda parte que mostrará a "prova da roça" e definição dos indicados.
Oscilando muito, embora mantendo a liderança, "Caminho das Índias", cujo mapa astrológico sideralista foi postado na estreia, ainda se beneficia de alguns aspectos favoráveis ao sucesso, conforme as previsões deste blog, desde que, diminua os espaços locais e mostre mais coisas interessantes da Índia e seus costumes. O "núcleo brasileiro", com exceção do "casal trambiqueiro; Raul e Ivone, decididamente não agradou o público.
Esclareço que não tenho nenhum interesse pessoal nem ligações com qualquer emissora, mas gosto quando a grande mídia oferece mais opções e não somente uma hegemonia de décadas.
A Internet deu o primeiro golpe mortal nas comunicações, mudando hábitos de gerações. A fórmula "reality show" aos poucos substitui os "novelões" cansativos e redundantes. As gerações mais novas trocaram o sofá da sala pela mesa do computador, do mesmo modo muitos de faixas etárias superiores, até idosos, estão descobrindo novos espaços de entretenimento, onde possam fazer contatos e amizades.
O "orgasmo ilusório" dos romances alheios nas telinhas, não seduz mais tanto nem satisfaz as novas necessidades do público.
A minha geração, criadora do PC, Internet, etc, pode não ter conseguido mudar o mundo a curto prazo, mas está mudando a longo e para sempre.

11 comentários:

Nininha disse...

Sei não, Homero, tirar poderes da Globo, e dá ao Edir Macedo, me preocupa, gostaria q essa guerra, fosse um pouco diferente, eu não gosto é do Boninho, e nem do Bispo, quem sabe a própria Globo não percebe isso, "Malhação" já recusou a Priscila, pode ser q sejam novos tempos, Edir Macedo, é super milionário, e como foi q alcançou sua riqueza? Veja bem, meu ponto de vista! A Record, faz qualquer negócio, muda o horário, a seu gosto, quem seguir esse caminho, e ficar correndo atrás, pode pirar. Alguma vez vc viu alguém mudar a regra do jogo, de acordo com sua vontade? "A bola é minha tem de jogar como eu gosto".
Isso é perigoso, vou continuar, tentando ver... Preferia q outras emissoras, estivessem no páreo,
a Band e a Rede TV, q tem em sua programção sinal digital o dia todo. E também o SBT. Sou chata, sei q sou, falando em tecnologia, mas esse fim de semana os EUA, acabaram com sinal analógico em todo país, aqui uma hora também vai acabar, ai fico me perguntando pq a Record q tem tanto dinheiro não tem esse sinal? O programa é muito bom, não merecia isso. Mas, sómente considerações...abs

Fala Sério- Xuxu disse...

Homero, na verdade, o Boninho se despediu do Twitter à tardinha, antes de Jogo Duro e A Fazenda irem ao ar.

Aparentemente nãi houve relacão de causalidade Ibope e saída dele do Twitter.

Acredito que foi mais pela polêmica devida às declarações arrogantes e impensadas dele, que provocou alguma ordem vinda de cima.

Homero Moutinho Filho disse...

O Boninho parou de criticar as emissoras pelo twitter e falar mal da Grazi por ordem da direção da Globo que lhe deu a maior bronca.

As informações sobre ele ter parado no domingo vieram dos sites especializados como o "audienciadatv", não fui eu que soube diretamente.

Homero Moutinho Filho disse...

Nininha.

Do mesmo modo que a Globo é produto do grupo internacional "Time Life" e das vendas do jornal Globo, além da concessão durante o regime militar, esteve envolvida em escândalos eleitorais, à época da eleiçao de Leonel Brizola no Rio, o dinheiro veio de quem comprava e compra o jornal e assite a TV.

Igualmente o Edir Macedo não "roubou" de ninguém. É espertíssimo e faz com que seus fiéis patrocinem seus empreendimentos por vontade própria.
Ninguém é forçado a entrar e contribuir para uma igreja. Fazem porque querem.
Como as emissoras e mídia são dominadas por uma maioria de jornalistas de esquerda, é até bom que tenha a contrapartida mais conservadora, para que haja Democracia e variedade de opiniões.

Sol disse...

Boa noite Homero!

Desde que voce começou a comentar sobre audiencia, andei "xeretando" em sites e blogs especializados no assunto,(seu blog também oferece conhecimento),e cheguei a conclusão que, essas prévias são apenas medidas no eixo Rio-São Paulo,procurei saber como andava as coisas nas outras "bandas" esquecidas, e a Globo ainda é imbatível principalmente,por ter maior quantidade de transmissoras e retransmissoras.

Como já comentei antes, acredito que a audiencia televisiva vem caindo de modo geral,e em todas as classes sociais, mas a Globo tem sentido maior queda, pois é a emissora preferida por uma fatia da população com maior poder aquisitivo,e que tem buscado novas opções de diversão e entreterimento.

Quanto ao aumento de audiencia de A Fazenda ,penso que devemos esperar para avaliar melhor,mesmo porque esses números não se mantiveram e também, não devemos esquecer que, tivemos um feriádo na quinta-feira e um final de semana prolongado.

Acompanhando alguns sites especializados,a Globo ainda mantém a liderança, não apenas em novelas, mas em sua programação semanal, Tela Quente na Segunda-feira, Casseta e Planeta e Toma lá da Cá na Terça-feira, Futebol na Quarta-feira, Grande Família da Quinta-feira ,Globo Reporter na Sexta-feira, além dos programas dos Sábados e Domingos,mesmo que caia alguns pontos, se formos comparar com as outras emissoras ,verificaremos que a Globo ainda mantém uma vantagem muito grande das demais.

Volto a dizer que as novelas da Record, estão sendo sacrificadas em detrimento de um programa com validade determinada, e o que acontecerá quando isso acontecer?
Vejo que estão cometendo o mesmo equivoco do SBT, quem não tem muita gordura para queimar , deve respeitar sua grade, e seu público, porque a concorrencia não pode ser ignorada.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Sol.

Devo lembrar que o feriado vale para todas as emissoras e afetam menos a Globo que tem um público mais idoso, que não viaja.

No sábado e domingo os índices da Globo são insatisfatórios, perdendo ou empatando em alguns horários várias vezes com o SBT e Record.
A média do Faustão é entre 12 e 14 pontos.
AMB não sai dos 5 pontos perdendo por quase o dobro para a Record.
Espere até a Fazenda engrenar e bater de frente com os programas depois da novela da Globo.

Sol disse...

http://audienciadetv.blogspot.com/

Audiência de Tv apresenta os principais índices de domingo (14), das emissoras de TV aberta. Destaque para o Fantástico e para o Jogo Duro, da Globo, que caíram três pontos. O dominical teve 23 pontos de média no Ibope, e o reality show obteve 17 pontos.


Globo
Domingão do Faustão
21 pontos

Globo
Futebol: Goiás x Corinthians
21 pontos

Globo
Fantástico
23 pontos

Globo
Jogo Duro
17 pontos

Record
Tudo é Possível
8 pontos

Record
Domingo Espetacular
11 pontos

Record
A Fazenda
16 pontos

SBT
Programa Silvio Santos
10 pontos

RedeTV!
Pânico na TV!
8 pontos

RedeTV!
Dr.Hollywood
4 pontos

Esses números estão em todos os blogs sobre audiencia, chamam a isso de, ibope consolidado.



Pela "nossa" experiencia, sabemos que a saída dos "personagens" mais polêmicos pode fazer com que o interesse se perca,é esperar para ver( vou confiar nas suas previsões).

Não sei se é estratégia ou não , mas li que o tal Fábio e o Pedro já mencionaram o desejo de abandonar o reality, acredito que não façam isso , mas mostra que tudo não é tão maravilhoso assim.

A "familia de Francisco" está levando vantagem sobre os demais, e isso pode desmotivar e também causar desconfianças sobre a credibilidade do programa.

Fico com o pé atrás porque: todos já se conhecem ,frequentam o mesmo meio, são ou querem ser atores,estão ganhando salários superior a 30 mil reais mensais, e já foi divulgado que serão "contratados ou aproveitados" pela casa (Record) quando o programa acabar.

Quem garante que tudo não tenha sido previamente combinado?

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.
Está em todos os blogs que este domingo foi o melhor índice alcançado pelo Faustão no último mês. Ocorre que a média dele fica entre 12 e 14 com picos de 16, estes 21 não representam a trajetória anual. Todos também noticiaram a liderança indiscutível da Record contra o "Jogo duro", durante 27 minutos batendo de 23 a 13, com "share" de 25.
Empataram somente por uns poucos minutos.
O Faustão só está se garantindo por causa da "garagem" que mobiliza muitos internautas fãs de suas bandas e cantores.Domingos atrás, perdeu para o Domingo alegre" do Gugu e empatou com a Record. O Fantástico caiu de 30 para 23 e está sendo duramente criticado dentro da própria Globo e fora pelas mudanças por causa da disputa de audiência. Tem gente chamando o "Fantástico" de cópia do "Video Show".
Queda de audiência global, significa somente uma coisa e fato indiscutível, "derrota", que poderá ser de apenas algumas batalhas e não da guerra, mas que significa muito para uma rede hegemônica.

Nininha disse...

Homero, dá licença, olá Sol, eu também acho q não é tudo isso não, a Record, está tendo o gosto de uma audiência q nunca teve, pela primeira vez abalou a estrutura da Globo, isso é bom no sentido das opções,mas acho um desrespeito com o telespectador o q estão fazendo, cada dia passam em horários diferentes, veja vc, se ficarmos nesse vai e vem, para podermos ver um programa, deixa de ser diversão, que é aquilo q vc procura assistir sem sacrifícios, se a TV aberta não tiver um programa bom, eu assisto um filme ou vou para internet, ou canal esportivo, ou leio um livro, tem muitas coisas para se ver sem ser a Globo ou Record, falo e repito, o programa é muito bom. Mas também é muito arrastado. Hoje eu vi uma parte, achei legal, amanhã não sei se poderei assistir. Bem boa noite.

Sol disse...

Homero,

Acho que o carro chefe do Faustão é a Dança dos Famosos,que agrada ao pessoal mais velho, A Garagem é muito mais para a meninada, que sabemos ,nos finais de semana preferem viajar ou sair para baladas com amigos, a explicação para um aumento de audiencia foi o frio intenso, que dificultou outros programas fora de casa.

Não assisto ao Video Show, e também não vi o Fantástico no domingo então, não sei qual foi a semelhança observada.

Analisando do ponto de vista de telespectadora, acho que o Fantástico estava precisando realmente de uma nova dinamica, principalmente com a apresentação de Patrícia Poeta, além de mais simpática, é super descontraída, com Zeca ou com Tadeu a postura é mais solta não tendo nada a ver com a sisudez do formato antigo.

Hoje é preciso mais agilidade nas reportagens,já não se tem tanta paciencia para longas entrevistas ou materias,como a Globo tem vários diretores antigos, essas mudanças demoraram a acontecer.

Mas acho que até esse momento, a "receita" estava correta, tanto que foi copiada pelas duas concorrentes, SBT e Record,já estando na hora de buscar inovação.

Se observarmos sem antipatias por esse ou aquela emissora, iremos perceber semelhanças na maioria dos programas,e acho normal que as pessoas busquem novas atrações ou pelo menos tentem encontrar algo diferente dentro da mesmice que temos atualmente.

Por tudo que temos acompanhado, sabemos que novidades sempre agradam, mas com o tempo o interesse diminui, haja visto a novela Os Mutantes, quando lançada, chegou a ameaçar a liderança da Globo, mas com o tempo cansou,não houve melhoria na história, ficou tudo tão absurdo que virou chacota, falta imaginação e sobra arrogancia aos autores mais jovens e a emissora que não buscar uma identidade propria corre o risco de entrar no marasmo e na falencia.


Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.
Não vai postar os sucessivos e crescentes índices de audiência e recordes da Record com "A Fazenda"?