domingo, 31 de maio de 2009

"A Fazenda" (1)

Como sempre faço em estreias de novelas e programas importantes, elaboro mapas astrológicos "sideralistas", avaliando as chances de sucesso de cada produção televisiva, porém, neste caso específico, penso que mereça uma análise mais abrangente sob o ponto de vista de quem já viveu muito tempo na grande mídia, nacional, internacional e , modéstia à parte, até agora, não errou ao julgar antecipadamente em todos os programas como, por exemplo, o BBB, quem se projetaria e apareceria mais ou venceria, pelo "carisma" pessoal.

Começo por uma análise objetiva e lógica, deixando a astrológica para o complemento seguinte, pois existem dois horários para o início do programa. Um da apresentação dos participantes e outro da verdadeira hora de entrada deles na fazenda iniciando a competição e "vida" lá dentro.
Aguardem, pois será surpreendente.

São os seguintes os pontos principais de uma análise profissional sobre uma produção, e avaliarei, segundo o que pude perceber pela experiência, os favoráveis e desfavoráveis, conforme o mostrado nesta estreia deste "reality" rural da Rede Record.
1-Apresentação- O apresentador mostrou-se comedido, sem excessos nem querer "aparecer mais" do que os participantes, como sempre foi em outro programa diurno, sempre daquele jeito "paulistano" e menos "íntimo". Muito bom para uma primeira experiência.
2-Produção e direção-Apesar dos obstáculos e problemas iniciais de uma chuva torrencial, souberam tratar rapidamente deste detalhe, distribuindo capas de chuva e guarda-chuvas para os figurantes e convidados, além de não permitirem que a mudança de tempo afetasse a iluminação, fotografia e nitidez das imagens. Fora a organização, para uma Rede que jamais produziu coisa semelhante, só produzida por uma rede como a Globo com sua megaestrutura bilionária.
Outro detalhe foi a utilização das mesmas técnicas de reforço de contrastes, que só a "Plim-Plim" usava, desde a época dos vídeos "Bethamax", às vezes filmando em 35mm e passando para o vídeo, agora mais facilmente obtido pelos sistemas digitais, que igualaram esta diferença que a distanciava de suas concorrentes tecnicamente menos preparadas.
Excelente controle de posicionamento de imagens e câmeras.
Ótimo "timing" de locação do único espaço para comerciais e momentos de apresentação dos participantes, conforme sua importância e popularidade, surpreendendo a "Plim-Plim" ao apresentar o Dado Dolabella antes do tempo previsto, exatamente ao final do "Fantástico".
3-Edição- Esplêndida! Sem nenhuma crítica. Perfeita nos pormenores , nos cortes e tempo.
Coisa incrível para uma rede não acostumada a estes programas de "realities".
4-Apoio logísto e técnica- Perfeita, a ponto de providenciarem, como já disse, em tempo hábil, guarda-chuvas e capas de plástico para todos.
Som e mixagem também perfeitos, sem "compactar" o do apresentador e entrevistado, deixando que a plateia se manifestasse ao fundo sem encobrir as falas principais.

Portanto, apesar de ser uma estreia,não somente de uma produção nunca antes realizada por esta rede de televisão, devo ressaltar que conseguiu ser bem mais eficaz e competente do que a última estreia do BBB9, quando até o Pedro Bial ficou suado pela falha do ar condicionado e se perdeu claudicando, na escolha e envio dos participantes aos lados "A" e "B" da casa.

5-Seleção-Como o previsto, deveria ser feita entre "televisivos" da emissora e alguns menos votados de segunda ou terceira linha, somente para não possibilitar outra ação judicial da Globo, como aquela contra o SBT durante a "Casa dos Artistas", usando do artifício de um programa exibido na Suécia.
A meu ver foi certa em termos de audiência, pois centrou e focou como principal reduto o sudeste, para atingir um ponto fraco da "Plim-Plim" que tem ultimamente perdido IBOPE nesta região, a mais rica e mais importante em quantidade de telespectadores, uma vez que os do norte e nordeste até boicotes indignados já fazem contra esta rede, por causa de resultados de BBBs recentes.
É certo que a Globo está tentando, através da novela "Paraíso" reconquistar esta audiência, mas ainda não conseguiu.
A Record poderia ter escolhido elementos até mais jovens, de bandas ou coisas assim, mas sei que seria mais difícil. Porém, as escolhas satisfazem as necessidades dos fãs e expectativas de "envolvimentos" e romances surpreendentes entre "famosos" e comprometidos, como ocorreu na "Casa dos Artistas" na primeira edição.
Depois de tantas decepções sobre casais de BBBs, verdadeiros ou "fakes", tantas ex-misses e modelos, estrelas de filmes eróticos, etc, nada mais distingue o Big Brother Brasil de qualquer outro "reality show".
Se todos sabemos que os "escolhidos" sempre são convidados ou "apadrinhados" pela produção, acabaram as diferenças entre uma emissora escolher e convidar seus "astros" ou outra escolher seus "protegidos".
Em termos de personalidades, foi muito perspicaz, por parte da Record, a escolha dos participantes, avaliando cada personalidade e potenciais de simpatias ou rejeições.
Visaram a beleza, os atrativos estéticos, o potencial de fãs já cativos e outros prováveis a médio prazo, tentando pegar também, um público de classe mais alta, em vista de alguns concorrentes lá.
Telvisão é IMAGEM e prazer ESTÉTICO!
Esta é a regra!
Coloquem pessoas normais, sem atrativos, em qualquer lugar e terão um baixíssimo índice de audiência, pois, como disse e sempre repito, o sábio carnavalesco "Joãzinho Trinta" ; "quem gosta de pobreza e miséria é intelectual, o povo gosta de luxo e beleza!"
6-Abertura- Impactante! Ótima , reproduzindo a da Suécia, com lances visuais e emocionais únicos, embora de jovens "amadores", não famosos, pois lá não existe uma "Plim-Plim" para processar os outros ,embora exista a ENDEMOL, dona do Big Brother internacional.

Concluindo, belíssima estreia e parabéns à Rede Record.

43 comentários:

Anônimo disse...

homero vou ver a fazenda chega de ver boninho depois deste ultimo bbb foi demais ok

Anônimo disse...

parabens a Rede Record estou com eles e não abro

Nininha disse...

Homero, bom dia, li a grade de programação da Record, não tem nada que indique q irão apresentar o programa diariamente, tem a RECORD NEWS, mas não sei se vão dar nesse canal alguma notícia, não e como o BBB q fazemos assinatura, ai fica complicado assistir só pelo site, acompanhado diariamente nós vamos nos envolvendo com o programa e podendo gostar desse ou daquele participante, se alguém souber, por favor, coloque aqui. Obrigada. glória

Sol disse...

Bom dia Homero!

Não sei como irá funcionar esse novo reality,apesar de todo o empenho tecnico que descreveu,(vale salientar ,que muitos sairam da Globo e SBT), acredito que sem um canal para ser acompanhado 24 horas, correremos o mesmo risco dos bbbs,ficarmos apenas com a edição para tv aberta e consequentemente
"comprarmos" o favorito da direção.

Não gostei de Brito Junior como apresentador, espero que melhore,mesmo que não tenha experiencia com esse tipo de programa,é um profissional diferenciado, sempre fez reportagens, com descontração e leveza, e ontem parecia arrastado, fazendo narração de tudo o que acontecia,(desnecessário).

A escolha das "celebridades", vamos combinar!,com um salário mensal de R$30,000.00, para um "artista" desempregado ou sem grandes projetos profissionais,isso caiu do céu!!!, todos simpáticos, mas nenhum carismático, ou que tenha um legião de fãs.Na minha modesta opinião, a escolha coube no: "Se não tem tu, vai tu mesmo",simplesmente faltou melhores opções ou de interessados.

Meu receio ,é com a politica da emissora, sabemos que a direção composta por bispos e religiosos da Igreja Universal não aceitará as tendencias naturais de todo confinamento,as diferenças entre os participantes no comportamento,
vocabulário,atitudes enfim, ainda é muito cedo para julgarmos.
Mesmo porque, não podemos esquecer que,a Endemol vende um formato e não aceita mudanças,e serão tres meses de duração, com certeza, haverá perda de interesse, tédio e preguiça, e aí é que veremos a capacidade dos profissionais envolvidos em criar estratégias para despertar o interesse do público, e dos confinados.

Por mais que tenha restrições e críticas ao Boninho, reconheço que todos querem imitá-lo, isso demonstra que pelo menos como profissional é uma referencia de sucesso.
Não adianta falarem mal da Globo, e no entanto tentar copiá-la, e o que é pior, fazer uma cópia mal feita, pois foi o que vi ontem ,uma tentativa.


Solange

Sol disse...

"Também vi, mas não pude determinar o local ou quando acontecerá, uma atividade humana submarina no litoral de uma cidade, como se fosse um atentado , ação militar ou coisa deste tipo".

Será a procura pelo avião da Air France que desapareceu em nosso litoral?

Solange

Gabriela disse...

Nada av com o assunto Homero.. E sobre esse avião da Air France desaparecido... Alguma coisa na astrologia que mostrasse esse desaparecimento por enquanto sem desfeixo?

Anônimo disse...

bom dia homero acabou de acontecer uma trgedia,caiu um aviao indo para paris nao sabemos nada ainda se tem sobrevidente,gostaria que voce falace sobre esta tragedite ageadeço

Anônimo disse...

viste homero mais uma tragedia, emuitas outras virao e deixarao quem nao acredita em DEUS em um PAVOR so aguardem

Anônimo disse...

Homero
Vovê viu a casa da fazenda? É linda se eu encontrar as fotos mando para você.

Anônimo disse...

Fotos da casa.
http://decarapralua.zip.net/

Cida disse...

Eu adorei mas vou pegar o programa já começado, pois trabalho. Tomara que bombe na audiencia e se isso ocorrer, Boninho corre pra fazer um bbb celebridade.Eu gosto do bbb com anonimos.

Anônimo disse...

Eu também gostei.

Anônimo disse...

Amei o programa, gostei da escolha dos participantes. Personalidades fortes e bem diferentes. Parabens ao Brito que conduziu com calma e inteligencia a abertura do programa. Acho que a Record tem que achar uma maneira de colocar um PPV. pois, so edição fica parecendo novela.Parece que não vai ter votação pela internet, isto vai ser muito bom pois evita fraudes nos resultados como aconteceu no BBB9. Se tiver PPV, acredito que a Fazenda faça mais sucesso que o BBB. Maria Paula.

Anônimo disse...

Como você falou A Fazenda teve uma boa audiência em SP e RJ.

Neste domingo, a estreia do novo reality show da Record, A Fazenda, garantiu à emissora o segundo lugar isolado em São Paulo e Rio de Janeiro. A audiência no horário teve aumento de 30% em relação às semanas anteriores.

Em São Paulo, os dados consolidados mostram que, durante
o período de exibição, entre 20h59 e 23h35, o programa alcançou média de 16 pontos, picos de 21 pontos e share 25%. A terceira colocada registrou 11 pontos de média no mesmo horário.

No Rio de Janeiro, A Fazenda obteve audiência de 17 pontos de média, 27% de share e pico de 22 pontos, segundo dados prévios.

Anônimo disse...

Hopmero
Esse é o link da nota sobre a audiência.
http://www.rederecord.com.br/imprensa/noticias.asp?n=10947

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Ninguém está copiando a Globo.

Este programa existe desde 2001 na Suécia!

O sucesso inicial do Big Brother é mundial, não se deve ao Boninho. Pelo contrário. A cada intervenção dele a audiência diminuiu em relação aos outros anos.


ESTÃO REPRISANDO AGORA NA RECORD!

Homero Moutinho Filho disse...

O horário diário é 20:55 para competir com a novela da Globo.

Anônimo disse...

oi homero!! arrasou no post! estou com a record e não abro mão mesmo! tomara q ganhe recordes de audiência para calar a boca de boninho e cia por simplesmente ter manipulado sujamente o bbb9 e por achar e aquele Lado Bosta era o melhor.. melhor de falsidade e putaria!
é isso aí homero, continue arrasando nos seus comentários. Sou sua fã.
bjossssssssssssssssss

Anônimo disse...

Homero,

Voce assistiu aos show das Divas na Globo em homenagem ao rei? Acheo a Mrília Pera over, apesa dela ter impactado, porem adoraria tê-la visto em toda sua teatralidade em uma peça; nao na musica que cantou. Sei q ela eh um estrela de 5º grandeza, nao discuto isso, mas ontem nao gostei muito nao.

O que achou das iterpretaçoes das Divas?

Gosto de sua opiniao, é-me cara!

Abçs todos,
Selena Nery - España

Homero Moutinho Filho disse...

Selena.

Não assisti o show das "divas".
Estou evitando o máximo possível a Globo.

Anônimo disse...

Homero
A Fazenda fará muito sucesso?

Homero Moutinho Filho disse...

O programa tem votação popular sim. Já está correndo para quem será o "fazendeiro" da semana. (Uma espécie de "líder").

O mesmo acontecerá nas eliminações da "roça", com 2 concorrentes que não passarem pelas provas e 1 escolhido pelos participantes.

Homero Moutinho Filho disse...

Não posso prever pela Astrologia se há sobreviventes do acidente aéreo

Homero Moutinho Filho disse...

A RECORD mostrará agora , depois dessa reprise, imagens ao vivo da fazenda.

Homero Moutinho Filho disse...

Hoje postarei o mapa astrológico do programa, avaliando as chances.

Homero Moutinho Filho disse...

Continua "ao vivo" da "Fazenda".

A Record surpreendeu a Globo, disputando o horário diurno, exatamente o da novela e filme da tarde.

Anônimo disse...

Homero, gosto muito dos teus textos e concordo muito com tua opinião, na maioria das vezes.

Mas quanto ao que tu escreveu sobre A Fazenda, não. Desculpe-me mas soa um pouco exagerado. Tudo bem que a Globo, face alguns e outros que lá estão, peque. Mas agora crucificar todo o trabalho e grande experiência de todos os profissionais que fazem dela o que de fato é em termos de qualidade, também seria injusto.

A mim pareceu muito estendida e até enfadonha a estréia de A Fazenda, preferí ver Elas Cantam Roberto, que por sua vez sim prendeu minha atenção com tantas cantoras talentosíssimas, essas sim celebridades.

E também tenho a opinião de que um reality bom é um reality com desconhecidos e não com pseudo celebridades, mulheres-isso, "atores"-aquilo, enfim.. Mas bom divertimento pra quem quiser acompanhar!

Homero Moutinho Filho disse...

Em primeiro lugar, não "crucifiquei" todos os que trabalham na Globo, apenas citei o Boninho e o Bial, responsáveis diretos pela produção.
Em segundo, o BBB9 e outros tiveram "misses", cantoras, modelos profissionais,mulheres "isso" ou "aquilo", assumidas ou não, etc.
A estreia do BBB9 também foi bem prolongada e enfadonha, além de complicada e muito suspeita, pois não explicaram direito os critérios da seleção.
Em terceiro,não considero tão "talentosas" a maioria das cantoras apresentadas como "divas".
Em quarto, prefiro assim ,do que deixarem participantes com amizades na própria Globo, alguns tendo "ficado" com diretores e apresentadores, se conhecerem bem antes e combinarem "esqueminhas" e grupos.

Portanto, é uma questão de gosto e preferência pessoal. Cada um tem os seus.

Sol disse...

Homero,

Voce foi testemunha de que fui a primeira a comentar nesse blog, sobre as manipulações e distorções que Boninho estava fazendo nas edições do bbb9, mas nem porisso, acredito que ele seja o único responsável pela queda na audiencia do bbb, é só reparar,a televisão perdeu espectador num todo.

Hoje a dinamica e rotina da vida é totalmente diferente,e são poucos os que podem se dar ao luxo de acompanhar um programa ou novela como antigamente, essa fidelidade não mais existe.

Não vou entrar em debates ou polemicas sobre A Fazenda, vi e não gostei de seu início,achei arrastado, exagerado e cansativo e pelo que estou lendo, não terei nem como acompanhar, além de não gostar do trabalho, de nenhum dos participantes.

Ainda que tenha criticas e ressalvas a fazer, na minha opinião, a Globo ainda é a melhor emissora de televisão do país, e falta muito para que a Record consiga superá-la.
Mas também não quero e nem pretendo entrar em discussões, respeito a opinião de cada um.

Solange

Cláu disse...

Homero

É possível usar a clarividência para saber algo sobre esse acidente, se há sobreviventes e/ou onde estão?

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Levei em consideração a desproporção estrutural entre a Globo e a Record. O que lhe pareceu ter sido lento e "arrastado", foi uma estratégia da Record, por causa das mudanças de programação e horários da Globo.
Sinceramente, prefiro aturar pessoas que nem conheço direito seus trabalhos, ver animais, natureza e clima rural, do que suportar o "matraquear histérico" de um "Flávio", mulheres bancando retardadas analfabetas e "musas" na piscina imitando a abertura do "Fantástico.
É apenas a minha opinião.

Homero Moutinho Filho disse...

Cláu.

É possivel, mas a carga emocional coletiva das vítimas é tão forte que requer muito desgaste do clarividente, pois ele sentirá, de uma só vez, tudo que todos sentiram.
Não estou com tanta energia para forçar uma coisa dessas e acabar prejudicando minha saúde.
Pressinto que não há salvação.

Anônimo disse...

Homero, concordo totalmente. Principalmente nessa última edição do BBB, um festival de participantes sem o menor carisma. Com excessão da Ana.

De qualquer forma, prefiro assistir a programação normal da TV então do que assistir esses "famosos" na Record!

Abraços!

Nininha disse...

Homero, boa tarde, cheguei e vim ver o q esta acontecendo, sobre " A Fazenda", concordo em parte com a Solange, confesso q não gosto muito da idéia de ver pessoas conhecidas disputando um prêmio de 1 milhão de reais, gosto de conhecer, de me apaixonar aos poucos, mas vejo q vc está animado, isso é sinal q será bom o programa. A Globo vai estrear domingo dia 7, é o q está previsto, "No Limite" com Zeca Camargo q já até emagreceu pra isso, e ainda vai estrear, "jogo duro" até o final do mês, com Paulinho Vilhena. Teremos muitas opções para assistir em jogo, agora eu lamento "A fazenda" ser transmitido ao vivo, de dia, trabalho, assim não poderei assistir, "o aprendiz" q já é conhecido, ninguém comentou, pelo menos aqui, no Rio, vamos ver o vai dar isso tudo. Olha apesar de ser uma coisa muito triste o q aconteceu, tenho q admitir q vc fez um BINGÃO, parabéns, era essa manobra militar no mar não tenho dúvida, e não tente ver se há sobreviventes, não tenho clarevidência nenhuma, mas sei q esgota, muito. Glória

Anita disse...

Homero

hoje, de novo, quando soube do acidente do avião... água...
dor... que tristeza!

Obs: eu também estou vendo cada vez menos a globo.
E gostei do pouco que vi da Fazenda!

Um abraço!

Homero Moutinho Filho disse...

Nininha.

Eu também prefiro com desconhecidos, mas não posso negar que fiquei surpreso com a competência da Record, que nunca realizou um "reality".
Não esqueçamos que quem inaugurou um "edredom" sexual foram o Alexandre Frota e o Suplicy com suas "respectivas" parceiras no programa "Casa dos Artistas" do SBT, antes da Globo iniciar o BBB1.
Portanto, quem copiou coisas como o "edredom" foi a Globo.

Homero Moutinho Filho disse...

Pelo menos, com "celebridades" nós não corremos o risco de tomar as dores de nenhum quando forem prejudicados e não vencerem, pois sabemos que estão sendo muito bem pagos.Também não nos "apaixonamos" nem viramos torcedores fanáticos.

Homero Moutinho Filho disse...

Anunciaram "A Fazenda" para as 20:45 de hoje.

Sol disse...

Quanta implicancia!!!quem são as "famosas" que estão lá? barangas?, idosas?
Se a Record tivesse interesse em fazer algo diferente da Globo, teria convidado irmãs e irmãos evangélicos, cheias de fé e pudores para a sua Fazenda.

Se voce fala em "mulheres bancando retardadas analfabetas" é porque não acompanhou alguns diálogos
entre as confinadas, pode acreditar, que não foi nenhuma demonstração de cultura e conhecimento.

E os rapazes?,o que eles têm para chamar a atenção? a inteligencia?, o bom comportamento? creio que não!
são jovens, bonitos, sarados,solteiros e dispostos.

Quando "juntaram" esse grupo, a intenção foi a mesma que as edições do bbb, gerar polemica, criar confusão,incentivar a disputa e a competição e de quebra tentar engatar um romancezinho que o povo adora novela.

Como voce mesmo escreveu meses atrás, ninguém liga a tv para ver pelancas.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

A diferença é que algumas delas podem até ser fúteis, burras não são, mas não estão interpretando um personagem como ocorreu no BBB9 com uma ex-miss, professora, que ao final mostrou quem é de verdade.
Sobre "pelancas", imagine um "reality" somente com "Nonôs" e "Nanás"?
Seria insuportável, ainda mais em alta definição. Nem você aguentaria.Por mais que não aceitemos, a vida é assim, injusta e dolorosa para quem não tem atrativos físicos.

Cláu disse...

Homero

Não se preocupe, não precisa se desgastar, até porque é inútil, pois é realmente quase impossível haver qualquer sobrevivente num acidente como esse. Mais cedo ou mais tarde eles encontram os restos do avião, de qualquer forma obrigada pela resposta.

Sol disse...

Gostaria de apenas comentar o programa sem comparações, acho injusto, todos buscam a mesma coisa, um premio de 1 milhão, visibilidade e fama, não existe ninguém que se submeta a tanta exposição sem interpretar um personagem mesmo porque, quando saem do confinamento, existe a cobrança aqui fora.

Sabemos que com o tempo e o estresse,as pessoas acabam por perder a censura e crítica,nesse tipo de programa todos se completam , ninguém é melhor do que ninguém, e cada um usa as armas que tem, o diferencial, será a simpatia ou antipatia que despertará.

E a prova está justamente nos comentários que lemos e fazemos, enquanto aqui, se critica os finalistas da edição bbb9, outros blogs os endeusam.

Voce pode proibir que se fale mal de alguém aqui, mas não poderá impedir que falem em outro lugar, e assim seguimos ,e com quem está a razão?

Com todos, porque dentro de nossos motivos, todos temos razão,não adianta querer impor nossa vontade, a televisão é imagem, e todos que participam dela estão se vendendo, sem excessão.


Solange

Anônimo disse...

to vendo todos os dias e torcendo muito pra dar certo e dar muito audiencia chega da globo e seu monopolio de reality shows ela sempre faz
ia que queria porque o povo naum tinha opçao agora tem...kkkkkkkkkkkk pelos menos essse povo da fazenda vai trabalhar em vez daquele bbb manipulado que o povo viva sem fazer nada.. só quero ver o fabio arruda virando peão....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk