quarta-feira, 27 de maio de 2009

Cotas?Cotas do que?

Cotas do que? Ora meu Deus!
Comecem por cobrar dos “sobas” africanos , que vendiam seus escravos aos traficantes brancos , na época da escravidão, como sempre fizeram, até hoje, segundo a reportagem da TV Globo na África, uns quatro anos atrás, no “Globo Repórter”, mostrando crianças serem vendidas, com seus pescoços quase enforcados por cordas, por escravizadores negros . Isto AGORA, e em nossos tempos!
Querem dividir o Brasil entre negros, pardos e brancos?
Não façam isso jamais!
Ou terão uma nação dividida com problemas de racismo.
Desculpem-me o termo , mas quem assim deseje esta diferenciação racial, que vá para “PQP”.

18 comentários:

Nininha disse...

Homero, suas palavras é o q eu gostaria de dizer,mas quem vai ouvi-las? precisamos fazer essa campanha, nem q seja aqui, nesse seu espaço, essa estória de cotas, é o fim da picada, isso me irrita profundamente. ao invés de melhorar o ensino, pioram o fator aprovação, vejo pessoas moreninhas, q se dizem negros para poder usufruir dessas Lei, serão um bando de desempregados no futuro, ninguém vai querer dá-lhes empregos, só o q a cota mandar, imagine vc indo a um médico negro, vai acreditar em seu diagnóstico? Um professor negro com alunos brancos? Também será questionado, e não vai parar por ai. E ai começa a guerra! A aprovação tem ser por mérito, estudou, passou. Olha q já viamos um Brasil sem essa diferença racial, com aceitação dos negros, até em suas famílias tais como genro e nora, (numa boa)conheço muitas famílias assim, eu sempre digo q todos são filhos de Deus, não tenho esse tipo de preconceito, até o pior bandido, (branco ou negro) um dia já mamou no peito de sua mãe, vejo porém os negros como os mais racistas, quando ganham dinheiro, como esportistas ou artistas, casam logo com brancos, valorizam por demais a raça branca. Recentemente em um programa da Oprah, mostraram meninas negras ganhado bonecas, todas escolhiam as louras de olhos azuis, perguntadas pela preferência, diziam q as louras eram mais boazinhas.
Eu ficaria horas falando desse assunto, mas confesso q já faço isso, temos q melhorar a questão de auto estima, e não diminuí-la, já imaginou no futuro as pessoas perguntando, vc foi aprovado pela cota? ou isso ter fazer parte do seu currículo. Estão criando um monstro. Brancos, negros, mulatos, pardos e índios, todos somos seres humanos, o q estamos precisando é de respeito ao próximo. Inté + v.

Sol disse...

Bom dia Homero!

Não dá para cobrar nada dos "sobas africanos", a dívida, já caducou (brincadeirinha!!!)

Falando sério,ainda penso que, o maior problema do Brasil não é racial e sim social,seja negro ,pardo ou branco, com dinheiro, vive-se muito bem, principalmente se tiver "bons" conhecimentos e conhecidos.

Não sei se estou enganada, mas me recordo, que quando começaram a discutir essa lei, fala-se em cotas sociais e não raciais, mesmo que a maioria de pobres seja a de "afrodescedentes", essa questão é muito mais antiga e não se resolverá colocando pessoas despreparadas numa faculdade ou universidade.
Porque não mudar e melhorar a formação básica e complementar? buscar novos critérios de avaliação?

Quem garante que teremos bons profissionais, porque cursaram uma universidade nessas condições?



Solange

Cida disse...

Acho discriminatoria esse sistema de cotas.O ensino deveria ser de boa qualidade para todos, assim no momento de fazer as provas para ingressar nas faculdades publicas, todos teriam chances iguais, mas como nosso ensino publico(fundamental e medio)e fraco os politicos criaram esse sistema para ficar bem na fita com o povao.Ja que tem esse sistema de cotas, pq nao colocar para quem sempre estudou em escolas publicas e nao pela cor, pois e se a pessoa for loira de olhos claros ela nao tera direito a cota.Conheci pessoas negras que sempre estudaram em colegios particulares e entraram na universidade federal pelas cotas.

Homero Moutinho Filho disse...

Nininha e Sol.


A questão é social e não racial e digo mais, é cultural.

Escola pública não é para todos?
Distingue quem é branco , pardo ou negro para poder estudar? Não!
Então o problema é somente de qualidade do ensino?
Não, porque muitos de origem pobre conseguem se formar e vencer na vida pelos seus méritos!

Quando falo em "cultural", não é a cultura fornecida pelo Estado é a tradição, valores e princípios transmitidos por gerações, pela família e meio cultural.

Atribuir a culpa à escravidão é palhaçada.

Os judeus foram escravos por 7 séculos! Onde estão agora?
Os europeus foram chacinados e escravizados pelos romanos e depois pelos bárbaros mongóis.
Como estão agora?

Enquanto isso os africanos continuam se matando, trucidando, aleijando, violentando, aos milhões, por diferenças étnicas entre tribos. Irmãos contra irmãos da mesma raça! O pior tipo de racismo existente no mundo.
O que deu errado?
A "cultura", os hábitos e costumes de um povo ou meio cultural!

Anônimo disse...

Olá Homero.....
Complementando---
A discussão e a prática sobre este sistema de cotas não vem sendo acompanhada como deveria.
Há tanta confusão no projeto inicial que acabou sendo totalmente rejeitado.
Veio tentando conquistar primeiro a população culturalmente pobre!
Não falo aqui em pobreza de recursos financeiros, mas àquela ausência de exemplos familiares
ou esforço próprio.
As adversidades não são desculpas para dizerem-se coitadinhos!
O primeiro argumento: “é necessário uma melhoria do ensino no Brasil”.
Esperem sentados...
-Afinal, qual é a capacidade das Universidades Estaduais e Federais para receberem esses alunos?
-Qual é a capacidade para receberem todos os alunos independentes de cotas?
Precisamos, primeiro, ter condições de atender adequadamente os diversos estudantes, já que existem várias formas de deficiência anterior ao vestibular.
Eles procuram minorias e facilitam o acesso.
Parece tudo resolvido!
Agora...teriam que especificar se os resultados são positivos!
Oras! Ajustem as verbas para a Segurança Pública, Saúde(entre outras) e teremos uma população inclusiva!
Políticos safados!

Abs Homero!
Marília

Cláu disse...

Nunca vi nada mais preconceituoso do que esse sistema de cotas. Além disso é humilhante. Então o negro só é capaz de passar numa faculdade de tiver prerrogativas? Ao invés disso, deviam investir na educação lá atrás (qdo criança) para que todo mundo, independente de raça, pudesse concorrer com condições iguais.

"gaucha faca na bota indignada" disse...

Homero, falando em falta de respeito ao proximo, racismo e outros males infernais da sociedade...queria saber sua opiniao sobre o caso da menina Maisa(videos no you tube)...Homero, pessoalmente, nao se pode alegar que a menina foi uma "atriz", como sugeriu SS na frente de milhoes...e alem do que fazer coro chamando a menina de mentirosa...O que que isso Homero!!Socorro...gente que Pais e este...o homem ja nao tem $$$$ suficiente?

Nininha disse...

Homero, boa noite, eu acredito q se fizessem um referendo tal qual das armas, esse sistema de cotas não passaria, brancos, negros ou pardos, não querem ser discriminados desta maneira, esses "sobas" do Congresso, deveriam dar melhores condições ao povo, mas isso não interessa, como não interessa melhorar a condição do nordestino, é politicagem demagôga,
Eles se lixam pra nós. Temos q nos lixar pra eles também.(Sei q vc não vota). Glória

Adriana Sodi disse...

Sabe Homero, eu tenho pavor dessa lei criada durante o mandato da sem noção da Rosinha Garotinho, então governadora do RJ. Acho que a solução não é facilitar o acesso dos negros e pobres na universidade e sim criar uma educação pública com bases sólidas. Claro, que isso demanda muito esforço, empenho e $$$ então fica mais fácil simplesmente abrir as pernas.
No final do ano passado fui afetada diretamente por essa lei de m....
Sou de origem humilde e meus pais ralaram muito para me colocar em uma escola particular. Eles sempre deram prioridade a minha educação. Quando terminei o ensino médio, tentei o vestibular e não obtive sucesso, então meus pais novamente me colocaram em uma universidade particular. Sou formada em Tecnologia da Informação, mas esse mercado é muito ingrato. Atualmente trabalho em uma rede de ensino e seria bastante interessante complementar minha formação com o curso de Pedagogia. Sinceramente, com o que ganho não tenho como pagar uma universidade particular. Minha renda é baixa, mas só isso não é suficiente para concorrer a uma bolsa no ProUni pq meus pais cometeram o crime de ter me colocado em uma escola particular, então me inscrevi no vestibular para concorrer a uma vaga na UERJ. Fui muito bem na prova, na Redação e para quem estava afastada das salas de aula eu até que me sai bem, conseguindo a média 65 e ocupando a 22 colocação. Haviam 40 vagas, no entanto não pude fazer minha matricula por causa desse sistema de cotas. Parece piada, mas teve gente que obteve a média 22 e conseguiu entrar.
Esse ano tentarei novamente e se Deus quiser,espero que não consigam derrubar essa liminar que suspende o sistema de cotas.

Homero Moutinho Filho disse...

Adriana Sodi.

Primeiro gostaria de saber se há alguma novidade sobre aquela denúncia do MP?

É um absurdo o que aconteceu com você, mas esta pretensão espúria de instauração definitiva de cotas, discriminando brasileiros pela raça é inconstitucional e, se chegar ao STF, será recusada.

Anônimo disse...

Por falar em negros existe uma faculdade direcionada a eles se chama Zumbi dos Palmares.

Link
http://www2.zumbidospalmares.edu.br/

Nininha disse...

Viu, Homero, é assim q começa a discriminação, o q essa moça vai sentir se não conseguir entrar para a UERJ? Aqui no Rio, temos o melhor ensino do país, reconhecido pelo ENEM, q é particular, o Colégio São Bento, imagine se um aluno do São Bento fizer um vestibular para UERJ e perder sua classificação para um da rede pública, por causa da cota. Vejam o caso do menino Bruno do soletrando, mora na Rocinha, e é o primeiro finalista do programa, não é por ser pobre, é porque estuda, Adriana, continue firme, tente outra vez, costumam dizer q o raio não cai duas vêzes no mesmo lugar. Estou torcendo por vc. Glória

Homero Moutinho Filho disse...

Nininha.

A nossa amiga leitora; Adriana Sodi, parece ser "ôsso de pescoço" e "dura na queda", pois , indignada com o resultado do BBB9, sob nossa orientação, tratou de acionar o encaminhamento da denúncia contra a Rede Globo, junto ao MP do Rio de Janeiro.
O nome disso é coragem e sentimento de Justiça de uma mulher!
Sem dúvida ela superará os obstáculos , injustiças e vencerá pelo seu mérito e esforços.

Nininha disse...

Com certeza vc já é uma vencedora Adriana, vai, q nós vamos junto, quanto ao MP, sei não, tenho minhas, dúvidas, sabe Homero, é aquela coisa, a Plin Plin, é muito poderosa, mas tomara q consiga pelo menos, assustá-los um pouco.
Agora vou mimi, a Sol, não aguenta ficar sem comer, eu sem dormir, tem q ser pelo menos umas sete horas de sono, já estou embriagada, boa noite. bjks

Homero Moutinho Filho disse...

Nininha.

Bom sono.

A SOL deve estar meio "engasgada" com o empate do Corínthians. talvez tenha tomado "Atroveran" e ido dormir, segurando a pontinha daquela bandeira que ela tem na janela . Rsrsrsrs.

Só para provocar...

Sol disse...

Bom dia Homero!

O empate foi um "ótimo" resultado, o segundo jogo é aqui no Pacaembú, e temos a vantagem, por termos um gol fora de casa.
Tudo está nos favorecendo.
Agora o São Paulo..., vai ter que rebolar bonito, para vencer o Cruzeiro mesmo aqui no Morumbi (só para provocar!!!)

Ontem "emprestei" o pc para minha sobrinha falar com o marido ,que viajou para a Venezuela a trabalho.
Mas o "papo" foi comprido demais, nossa mãe!!! eita povo que se entusiasma!

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Empresta o PC para o sobrinho "hackerzinho", para a sobrinha carente de afeição, depois fica "empestiada" de vírus e não sabe por que?

Sei que não se será tão fácil para o timão ai...sei não...tenho minhas dúvidas a respeito, mas para São paulo também tenho...algo me diz que podem dar "zebras".
Uma coisa é certa. O "eixo" de estrêlas do futebol, agora está entre MG e RS. Eita que "batelada" de jogadores bons, Uai e Tchê!
Espero que a "anta gorda" faça alguma coisa de "gênio" e salve o seu timão de uma derrota em casa. Sinceramente...sem ironias...rsrsrs.
Porém , o São Paulo em casa, com a torcida em fúria, será um "osso duro de roer" também, não?

Sol disse...

Definiu bem minha sobrinha, mas como sou "mãe" postiça, não consigo dizer não.

Seu ironias? e esse risinho?
O "gordinho" precisa se manter "gordinho", é tanto patrocínio, que se emagrecer, vai faltar espaço.
Temos proposta até de uma marca de desodorantes, "para as axilas", pois é o que está sobrando.rsrsrs.

Também acho que pode dar zebra, o São Paulo corre sérios riscos de ficar de fora da Libertadores, Cruzeiro e Gremio,são dois times muito fortes e o São Paulo não atravessa boa fase, acho que a era Muricy está chegando ao fim, apesar dos muitos títulos, o time está se rachando e amarelando nas decisões.

Agora, a Copa do Brasil, com Corinthians, Vasco, Coritiba e Inter,também é uma disputa complicada, mas vou na "fé", acreditando e torcendo sempre. Vai Timão!!! salve,salve!!!
Esse time é a minha paixão!!,ganhando ou perdendo sou mais Timão.

Solange