terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Feliz Dia de Reis!



Esta data tem um significado especial, pois foi através das configurações celestes, que os reis astrólogos souberam do nascimento de Jesus.

3 comentários:

Sol disse...

O árabe Baltazar: Trazia incenso

O indiano Belchior: Trazia ouro

O etíope Gaspar: Trazia mirra

Minha mãe conta que, na cidade em que nasceu,os foliões acordavam as pessoas dando batidas na porta,vinham enfeitados com, fitas coloridas nos chapéus e nas roupas, pediam comida e bebida e, em troca cantavam e dançavam.

Faltam tantos pedaços dessa história.Acredito que os tres reis tinham conhecimento astrológico caso contrário, não enfrentariam uma viagem tão longa e perigosa,sabiam com certeza da importancia de Cristo para o mundo e qual era a sua missão na terra.

Devem ter feito seu mapa natal, não iriam se basear apenas nas escrituras e profecias.

Será verdade que a estrela de Belém, foi o alinhamento de Jupiter e Venus?

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Sol.
-Não existiu "estrela de Belém".
-Entre os anos 6 A.C. e 4 A.C.houve duas configurações na constelação de Peixes. Uma delas, a mais importante, foi uma conjunção tríplice de Marte-Júpiter e Saturno. Júpiter-Saturno no décimo segundo setor do ciclo solar, iniciando a era de Peixes, indicando o nascimento de um "mestre da justiça" e Marte a "espada", que tivesse estes planetas em posição importante no seu mapa astrológico.
Ele mesmo disse que veio trazer a "espada".

Sol disse...

Essa frase é muito interessante, porque não foi dita apenas no sentido figurado.

Sempre tive dúvidas sobre o temperamento de Cristo, apesar de se falar apenas no amor que, ele dedicava a todos, em algumas passagens, demonstra também falta de paciencia, sugere até que ele ficava irritado com a dificuldade de se fazer entender.

Talvez seja um erro de tradução, sei que algumas palavras mal colocadas mudam totalmente o sentido da frase.

Alguns livros, (não aceitos pela igreja)relatam que os seguidores de Cristo faziam uso de espadas, citam como exemplo a destruição do templo,dizem que houve confronto entre eles e os soldados romanos.

Outro exemplo é quando Cristo se entrega aos soldados no Monte das Oliveiras, seus seguidores iriam partir para a luta mas, foram impedidos por ele.

Porisso penso que há muitos "buracos" nessa história mas,talvez venha daí todo o fascinio e curiosidade que causa.

Até hoje não assisti Paixão de Cristo, dirigida por Mel Gibson,o pouco que li e fotos que vi já me acovardaram, imaginar tanto sofrimento físico, humilhações me causam angustia e aflição.
Sou muito patife.

Solange