segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Crise? Que crise?

Estão com medo da crise?
Ok.
Então vamos tentar entender um pouco do que é a Economia e Finanças.
O que aconteceu e o que mudou?
Apenas que o Capitalismo sem regulações governamentais dos países faliu, por irresponsabilidade privada e o “socialismo de Estado” teve de assumir as dívidas de tantos banqueiros e financistas que, na realidade nada perderam, só seus clientes que detinham depósitos e aposentadorias dependentes do mercado de capitais.
Alguns até dirão; “admirável mundo novo”! “Brave new world”! Como na obra de Aldous Huxley.
Quem ganhou vendendo na alta enquanto os incautos compravam nas bolsas e em moedas internacionais?
Primeiro o nosso governo, que trocou “dólares podres” em baixa no mercado exterior, vendendo-os através do Banco Central, aos contribuintes em pânico que os compraram na alta máxima e trocaram por Reais , que , posteriormente , se valorizarão na baixa do dólar.
Simplesmente “limparam” suas reservas de moeda podre diante das economias mundiais, para recuperarem depois em compromissos de recompra dos dólares lançados no nosso mercado para estabilizarem o preço.
Enquanto o dólar lá fora caia, aqui subia e o nosso governo lucrava vendendo para nós , os idiotas de sempre.
O nosso dólar sobe porque está vinculado aqui, ao preço da “onça” do ouro, lá fora não é assim e o Euro se valorizou, a Libra e até o Franco suíço, que é a moeda mais estável do mundo, porque concentra todas as riquezas deste, num só pais, de bancos internacionais.
Deu para entenderem alguma coisa?
Sei que não será fácil ou todos seriam milionários. Isto exige uma certa “herança cultural”, instinto e falta de escrúpulos.
Conhecem alguém que viva de juros, empréstimos e finanças?
Pois é...agiotas sempre existirão...
Entender crises é simples.
Quando alguém ou apenas alguns ganham muito, o que fazem quando saem do mercado deixando suas vítimas?
Aplicam em investimentos sólidos, a longo prazo, em ouro ou depósitos bancários , letras do tesouro de países sólidos e esperam uma recessão , para então comprarem imóveis e bens a preço de banana, enquanto a população passa fome.
Entenderam como tudo funciona?
Fácil não?
Eles , por exemplo , ganham um trilhão de dólares em investimentos que nós todos pagamos.
Saem do mercado com o lucro e investem em outras coisas que não movimentarão a Economia, pois o dinheiro ficará preso e aplicado a longo prazo, algum a médio e outro a curto prazo, para aproveitar alguns negócios imperdíveis de aquisições muito baratas.
Sacaram?
Quem cobriu o estrago deles? Os governos de todos os países do mundo injetando quase a mesma quantia no mercado e garantias bancárias para assegurarem os depósitos dos clientes.
Sabem o que significam M1, M2 e M3 em termos de Economia? Nem queiram saber ou “pirarão” em pensamentos e raciocínios. Rsrsrs
Resumindo tudo isto, se referem ao volume de moeda corrente, aplicações, depósitos, créditos, reservas internacionais e etc, nos países e no mundo.
Pois é... e como fica a compra do supermercado diante desta “confusão” toda?
Ora... terão um natal muito “brasileiro” sem coisas importadas. Substituam o bacalhau pelo “pirarucu” , as castanhas por castanhas do Pará, o peru por uma codorninha esperta, pois os produtores de perus também precisam de insumos e de alimentos especiais dependentes do dólar. Um “chester” requer uma “tecnologia especial”. Uma codorna não. É só juntarem uma caixa de ovos de codornas e terão uma ceia , ora bolas...misturem com arroz, feijão e muita “muzzarela” para fazer volume.
Vinhos, champanhe importados nem pensar! Ficarão mesmo na “cervejinha” e naquelas garrafinhas de vodca brasileira ou “espumantes”.
Não faremos um presépio, faremos uma “taba indígena”, comeremos “larvas” e insetos vivos, que nem nossos legítimos antepassados étnicos, mandioca pura e ainda teremos de aceitar um prato que foi “cuspido” pelo “pajé” da tribo, para não ofendermos o “povo” deles.
Querem mais?
Ora... européias adoram aprender “Capoeira” lá fora com nossos “professores” nativos morenos.
Estão desprezando a nossa “cultura popular”?
Neste natal, brindem com um suco de açaí e comam mandioca nativa na virada do ano. Na praia “estourem” uma latinha de cerveja e brindem à Yemanjá, porque a crise virá e os atingirá...

2 comentários:

Sol disse...

O negócio vai ferver, ainda mais, mas infelizmente as pessoas não se deram conta dessas transformações.

Para o brasileiro de pouca informação,esses fatos não irão alterar sua conduta, veja isso.
Neste mês de setembro um magazine popular, inaugurou só na capital 50 lojas,com certeza fará concorrencia com uma outra loja já conhecida, e por que tanto investimento nesse momento de crise? porque sabem que há compradores, pessoas que não sabem calcular juros,que só se preocupam em satisfazer seus desejos por algo novo ou moderno.

A maioria das pessoas não aprenderam a pensar, agem por necessidade ou por vontade ,somos como criança na fase de exploração, é o tentar sempre.

Essa ceia proposta não é de toda ruim, só voltaremos as nossas raizes,porque desde que nos deixamos influenciar por culturas externas temos nos dado mal, quem sabe não chegou a hora?

Solange

Anônimo disse...

Querido amigo

Execelente seus comentários!
Será que o Natal será assim mesmo como disse? Bem, já estou preparada e há 4 anos venho sobrevivendo com o mínimo possível, já passei vários natais sem ceia, mesmo porque acho tudo uma hipocrisia e é só consumo, mas se acontecer de faltar o perú, bacalhau, etc.... aí o povo vai cair em si que a crise se instalou, mas por enquanto tem muita gente duvidando disso e continuam consumindo, fazendo planos, etc....rsss

bjus