domingo, 13 de julho de 2008

É o amoooorrr!



Sim, falarei sobre coisas que a nós nos tocam em emoção e nos levam a outros níveis de percepção e aceitação do que temos em termos de música e intérpretes.
Não há comparação salutar entre as produções sertanejas, mesmo as mais “bregas” e a mixórdia sexual fabricada em nossas favelas a título de “cultura” , que só denigrem as mulheres e as rotulam de “cachorras”, dos “Funks” e “Créus” da vida!
Existe uma enorme diferença cultural entre um Brasil e outro, ainda mais afeito às emoções ingênuas , romantismo, mesmo que “brega” ou o que mais, mas sem apelações sexuais nem degenerações morais que violentam e denigrem a figura feminina.
Aqueles cantores com vozes afinadíssimas e lindas que passei a admirar agora,, que resido aqui no interior, depois de ter me mudado do Rio de Janeiro, ex-surfista de Ipanema e tudo mais, apesar de sempre ter passado minhas férias de infância no interior, em cima de cavalos , etc.
Comparar pagodeiros com vozinha mínima e de cabelos pintados de louro com os sertanejos, nem pensar,pois levarão de 10 no mínimo , em performance e voz, musicalidade e tudo mais.
Não tem “créu”, que possa ultrapassar em valor musical o que estas duplas andam fazendo.
Além de tudo há o aspecto moral , o sentimento de família e emoções que hoje , assistindo pela TV o filme “Os 2 filhos de Francisco”, todos poderão atestar, o que nunca jamais verão de seus “Hip-Hoppers”, “Rappers” ou pagodeiros de plantão, pois isto é sentimento de família e origem.
A música sertaneja, não é bem esta que a mídia exibe , entretanto, fora as magníficas modas de viola , ainda resta algo de ingenuidade e inocência de sentimentos nas letras destas duplas de meninos que espalham a alegria pelo interior .
Eles não denigrem a mulher, pelo contrário, a dignificam em letras, não mostram bundas nem se valem de apelos sexuais, são o oposto disso.
São uma reserva moral do poderoso interior do Brasil contra a aviltação e degeneração moral das capitais e favelas que imperam, na mídia , financiadas pelo tráfico e crime organizado que pretende acabar com a classe média, considerada por eles “burguesia” a ser viciada e eliminada.
Hoje vemos a maioria dos nossos profissionais da mídia viciados e dependentes , até magistrados e políticos. O que será depois?
Não perceberam como ficam nervosos e criticam ações militares contra o narcotráfico?
Prefiro sim , e assumo, ser um carioca , ex-surfista de Ipanema , vivendo aqui no interior de São Paulo, outra realidade, que , embora haja crimes e tóxicos, ainda é melhor do que a de minha cidade natal.
Aquele encerramento do filme mostrando as emoções da dupla com seus pais foi por demais emocionante e simples, pois realçou o aspecto sentimental de união familiar e retribuição de dádivas e gratidões entre eles.
Que este Brasil ainda tenha duplas “caipiras”, “bregas” ou não, mas ainda possuidoras de valores e princípios familiares dignos de respeito e admiração.
"É o amoooorrr... que mexe com minha cabeça e me deixa assim..."
Adorei ...e chorei também...

12 comentários:

Sol disse...

Um amigo que trabalha com cinema ,faz fotografia, participou da última fase desse filme ,foi o responsável pela gravação no Olimpia, me recomendou que quando estreiasse fosse assistir, fez a maior propaganda,e segui sua recomendação e não me decepcionei, gostei e assiti ontem novamente.
Das duplas de sertanejo moderno ainda gosto mais dos irmãos Chitão,tem músicas com letras muito bonitas,se bem que na novela Favorita o tema de Debora Secco, me encanta,só não sei quem canta.

Depois, assiti a entrevista de Rita Lee no Altas Horas, não sei se voce viu mas, achei Rita meio trêmula, não sei se foi impressão minha.

Solange

Anônimo disse...

Insana

Homero, esse filme me emocionou tb, tanto que já o vi mais de uma vez de tão lindo e emocionante que é.

Esse brega, se olharmos bem , nada tem de brega e sim muito amor pelo que é feito e muito respeito pela familia

É o amooorrrrr....

bjsss e bom Domingo

Anônimo disse...

Esse filme é emocionante.

Anônimo disse...

Bom domingo para todos!

Sol disse...

Nossa Homero!, que tristeza!não tem nada que preste na hoje na tv, tudo tão sem graça.

Solange

Cidinha Cunha disse...

Homero, boa madrugada!
Sempre me encantei com as duplas setanejas, principalmente aquelas que cantam músicas de raízes, são letras que falam da cultura do povo do interior com o seu jeito simples e romântico de viver.
Quando assisti este filme passei a gostar ainda mais desta família pela perseverança de nunca desistir de um sonho, mesmo enfretando todas as dificuldades e mantendo unidos.
Este filme é um exemplo de respeito e educação entre pais e filhos, o que está faltando hoje em dia nas famílias.

Anônimo disse...

Coincidência que ontem aqui em casa a gente estava comentando sobre este filme. Só eu ainda não assisti.
Vale a pena também assistir o último DVd do Chitãozinho e Xororó.
Pode assistir e depois você comenta, mas garanto que não vai se arrepender.
E uma das minhas músicas preferidas é RANCHO FUNDO.

Anônimo disse...

Homero, sou testemunha ocular de como é esta familia,pois também moro em Goiás e tive o prazer de conhecer o Sr. Francisco que é uma pessoa de extrema simplicidade.O filme é a pura realidade desta familia. Já o assisti 2 vezes e sempre me debulho em lagrimas.
Amei o que voce escreveu. Muito obrigada.

Anônimo disse...

Sol a musica tema da Débora Secco em a Favorita é da Dupla Victor e Leo. Eles sao mineiros(primos do Cowboy do BBB 7). A Iris sempre falava neles. Além de lindos eles cantam super bem e me parece que eles antes de lançar a dupla estudaram musica.

Meu nome é Suely. Sou mineira e moro em Goianésia Go.

Sol disse...

Bom dia a todos!

Muito obrigado Suely, valeu pela informação, ainda não os vi cantar, bom saber que já começaram a carreira com uma música na novela das 21:00 ouvindo a música e prestando atenção na letra acho que tem tudo a ver com a personagem Céu,as vezes tenho vontade de esganá-la, a música alivia um pouquinho tantas atrapalhadas.

Débora Secco aos poucos está pegando o jeito, no início ,ficava aflita, achava que estava forçando demais no sotaque.


abs
Solange

Anônimo disse...

Olá, Homero esse seu texto foi lindo sobre a música sertaneja e o, filme da família da dupla zézé camrgo e luciano falou com muita, propriedade e verdade. A boa música sertaneja romantica é muito linda essa história de brega é piegas não cola. Essa família é de gente vencedora e sucesso. A dupla do momento está alcançando devagarinho sucesso essa dupla muito boa mesmo ve eles no alta horas cantando ao vivo Victor e Léo gosto deles é da música fada. Alías a SR IRÍS STEFANELLI E FÃ DELES DESDE ANTES DO BBB7 ELA JÁ, CONHECIA ELES NAS BANDAS DE MINAS GERAIS VE É A VIDA A IRÍS E ESSA DUPLA E ATOR GUSTAVO LEÃO FORAM, SELECIONADOS TROFÉU IMPRENSA GANHOU GUSTAVO LEÃO VOTO DOS JURADOS E A IRÍS GANHOU O TROFÉU VOTOS INTERNET. É chega de funks chamdos de música é um horror deplorável o povo tem que ter o direito a cultura e a música boa MPB, POP, SOUL. Chega de baixaria na música, tv nas novelas existe tanta gente talentosa nesse país não precisa apelar para vulgaridades e baixarias o povo merece respeito e digniddae. bjs Parabéns!!!!!!!!!!

Cidinha Cunha disse...

Boa madrugada Homero!

Hoje assistindo o TV Fama! o Eli Correa fez um comentário que gostei muito e resolvi repassar para este halos:


"CRÉU, CRÉU A MPB FOI PARA O BELELÉU"