quarta-feira, 9 de julho de 2008

Fanatismo e idolatria irracionais!

O que explicaria a idolatria cega de fãs por seus ídolos?
Qual a razão de tantos abdicarem de suas vidas e realizações pessoais, para se projetarem em celebridades, passando a vivenciar tão profundamente experiências e personalidades alheias que não as suas?
O que melhor definiria em termos psicológicos tais comportamentos que chegam ao extremo da demência e debilidade mental?
Não é tão difícil de se explicar.
Cada pessoa tem o seu nível de evolução mental e espiritual, além de seu passado, que poderá ter sido traumático ou de ocorrências benéficas ao desenvolvimento de uma personalidade bem estruturada, com fortes lastros e noção de auto-estima.
Tendemos a projetar nossas expectativas, sonhos e ideais naqueles com os quais simpatizamos por uma questão de “empatia”, identificação, semelhanças, sejam elas físicas ou de temperamentos.
Uma vez concretizada esta “transferência” inicial de nossas energias para o objeto ou pessoa que despertou a nossa admiração, nada mais influenciará em nosso julgamento, a não ser que, nossos ídolos sejam totalmente desmascarados por atos incompatíveis e hediondos. Mesmo assim, sempre existirão aqueles que, por uma resistência feroz, jamais admitirão nenhum fato desabonador ou negativo a respeito de seu ídolo.
Torcedores fanáticos xingam um juiz que apitou um impedimento de seu time. Veem depois no “tira-teima” claramente as imagens do computador e vídeo que houve sim, mas não aceitam e são capazes de agredir até matarem torcedores adversários quando saem do estádio.
No caso de partidos políticos este fanatismo é um pouco diferente, porque envolve interesses pessoais de favores, empregos, etc, além de pura “ideologia”.
Mas quando está envolvida alguma “celebridade” que arrebata milhares ou milhões de fãs a coisa pega e fica difícil decifrar as inúmeras causas de fundo psicológico de cada pessoa, a não ser analisando como um fenômeno de massa.
Neste caso, dentro da Psicologia Comportamental, o indivíduo perde ou abre mão de seu “Ego” ou personalidade individual, para aderir ao que chamamos “média intelectual” das massas.
É um fenômeno amplamente estudado desde o início do século passado , pela escola de Psicologia ; “GESTALT” de origem alemã e usado na propaganda nazista durante a segunda grande guerra mundial.
Goebbels, chefe da propaganda alemã, costumava dizer que; “as multidões, têm a idade mental de uma criança de 8 anos”.
Depois do final da guerra, foram os judeus, donos de todos os estúdios cinematográficos e maioria da mídia, que utilizaram amplamente esta técnica em seus filmes e propagandas subliminares, até na área publicitária.
Segundo o método “GESTALT” o sujeito de análise de reações populares nunca é uma pessoa simplesmente, mas sim dentro do seu contexto grupal coletivo e memória atávica étnica ou racial.
O objeto ativador, tanto poderá ser um símbolo, uma pessoa ou ideologia, crença, etc.
A isto denominam “estímulo” a ser acionado para que produza resultados em determinado grupo social.
No caso, o “estímulo” externo poderá ser um(a) aspirante à categoria de “celebridade”.
Muito comum este tipo de “empatia popular” em programas como o Big Brother, pois cada elemento representa de certa forma, temperamentos, aparências e valores dos telespectadores, segundo suas tendências lá demonstradas.
Outro ponto e aspecto muito importante, é que, os estímulos externos condicionados sobre uma coletividade, produzem reações diversas e diferentes, caso este grupo seja constituído de pessoas de etnias, raças e culturas variadas, como é o exemplo do povo brasileiro.
Nesta hipótese, não há como “manipular” opiniões através de edições de imagens somente, pois, a percepção e “Empatia” se dão de modo muito rápido e incontrolável, desde um determinado momento ou circunstância no programa.
Uma vez ocorrida esta “Empatia popular” nada conseguirá mudá-la até o final, como aconteceu de forma inequívoca no BBB7 com o ex-casal Diego-Íris, mais do que em qualquer outra edição anterior e provocou reações populares de grande abrangência emocional.
Há estudos, pesquisas e testes psicológicos realizados desde a década de 60 em universidades e coletividades sobre estas reações e preferências das pessoas conforme o grau de dificuldade e nível intelectual.
Pensam que os mais resistentes a mudarem de opinião seriam os mais ignorantes?
Errado!
Os mais resistentes são os que se julgam mais educacionalmente preparados , os intelectuais!
Sim porque, jamais admitirão um erro de julgamento e avaliação, ou se sentirão ignorantes e tolos!
Pessoas mais humildes ou ignorantes, não têm o “Ego” tão cristalizado e desenvolvido nem a necessária auto-estima para se acharem sábios, inteligentes e que nunca se enganam nem se deixam enganar.
Estas somente são muito resistentes, quando um elemento cuja aparência, origem e imagem que as represente, as satisfaça como modelo de sucesso de seu estrato social e características familiares.
Um exemplo é resistência nas pesquisas da aprovação de Lula mesmo durante os escândalos freqüentes e ininterruptos de seu governo e partidários.
Quando Lula era apenas candidato mal vestido e ex-retirante barbudo, metalúrgico, sem modos, que coçava o saco enfiando a mão na calça, nada conseguia nem se elegia.
Somente depois que um grupo de intelectuais de esquerda resolveram pegá-lo como “fantoche” para se servirem de sua imagem perante o proletariado, ele conseguiu se eleger depois de bater os recordes de derrotas.
Ai a “massa” o viu bem vestido, em ternos “Armani”, barba curta, aparadinha, cabelos idem, “botox” , dentes novinhos e brilhantes, ou seja, um exemplo da “vitória” e ascensão social, respeitabilidade, do pobrezinho retirante vindo de baixo, então aclamado por intelectuais e a elite empresarial.
Criação do publicitário Duda Mendonça e a maior farsa eleitoral jamais vista, pois nenhum daqueles intelectuais catedráticos da propaganda foi aproveitado em seus ministérios, que foram tomados de roldão pelos amiguinhos sindicalistas, despreparados para as funções e cargos .
Houve a “lambança” ,dos que “nunca comeram melado”; os dólares nas cuecas, os “Land Rovers”, o “mensalão”, os escândalos de favorecimentos à família Lula, mas nada “colou”. Lula virou “Tefal”. Totalmente “blindado”, porque o povão não deseja se decepcionar na primeira vez em que se viu simbolizado no poder.
Admitir o erro seria admitir a incapacidade e ignorância de sua classe social e origem.
Se uma câmera flagrar Lula furtando a carteira de uma velhinha aposentada saindo de um banco, muitos jurarão que foi “armação” , porque ele era pobre e a elite não aceita sua presença no poder.
Pois é assim que funcionam os “fanatismos”, “idolatrias” e reações populares “irracionais”, segundo a tendência e experiências pessoais na vida de cada um.
Hoje vemos pessoas se ofendendo em fóruns, sites e blogs, por causa de seus ídolos, sem sequer notarem o ridículo de suas atitudes e comportamento primitivo, irracional e nocivo.
Tudo porque se transformaram em pessoas com idade média de 8 anos...

21 comentários:

Sol disse...

Perfeito seu comentário.

O que me chama a atenção é a veemencia com que alguns defendem pessoas e atitudes, sem nem ao menos questionar, parecem estar hipnotizados, reagem por impulso.

Vivemos uma cultura sem identidade,
nosso referencial, são as "celebridades",estes sim, sinonimos de sucesso.

Ninguém questiona ou pergunta o que está por trás de tudo isso, pois o que importa é o que se vê e não o que se sente.

Falam tanto em elite e seus benefícios mas, todos querem fazer parte dela.
É comprar o melhor carro, comprar a maior casa, mesmo que não iremos usufruir,mas está lá para todos verem,a casca é mais importante que o miolo, mesmo sendo este que a sustente.

Reagem como crianças,que tem os olhos nos dedos,só vale o que se consegue pegar, tocar, pra que falar em sentimentos?


Solange

Anônimo disse...

Insana

Homero

Clao Clap Clap

por isso que nem comento o assunto do post de baixo

Bjss e saudadessss

Solange
saudades tb

Anônimo disse...

Parabéns Homero, ótimo post.

Anônimo disse...

achei esse post uma critica aquelas pessoas que forçam situaçoes,igual essas pessoas que querem por que querem que iris volte com y ou x.

gostei.

Anônimo disse...

Sei lá sabe?
De médico e louco, tudo o mundo tem um pouco.

Sol disse...

Homero,

Falando em "ídolos", os nossos teêm os pés de barro,Ronaldo "fenomeno" numa crise de cegueira momentanea, confundiu "tres" travestis com mulheres, se ainda fosse apenas um vá lá mas, a "boneca" que causou maior estrago, tinha até a marca azulada de barba na cara, lamentável!!!, agora são alguns jogadores do Flamengo, que numa noite de comemoração, resolveram contratar "oito" garotas de programa, para uma saideira em terras mineiras,e diante de alguma recusa"não profissional", o pau comeu literalmente,resultado do bota fora ou bola fora, denuncia de agressão, exame de corpo de delito, e manchetes em jornais,e uma casamento com um pé na cova (Tardelli).

Porque será que dinheiro e fama para algumas pessoas acaba por ser uma mistura perigosa?

Lutam tanto por reconhecimento, e quando alcançam,demonstram uma alma tão pequena?

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Solange.

-Infelizmente o ditado popular; "quem nunca comeu melado quando come se lambuza" é certíssimo.
-Gente sem nível, sem educação sólida familiar e formal, de repente subindo de classe econômica só faz "M", porque são boçais.
-Macacos em loja de louças.

Sol disse...

E não é uma m.....dinha não, tem que se enlamear até o último fio de cabelo.Não adianta!,o ranço da alma pobre e ignorante não abandona o corpo esculpido em academias,roupas com grifes,jóias e perfumes,qualquer vacilo,a origem aparece.

A garota agredida pelo tal de Marcinho estava dando entrevista e tudo, parecia uma estrela de hollywood,tenho certeza que amou toda a confusão, é a sua chance de tirar o pezinho da m...., mais uma para fazer filme "adulto", fotos , enfim, para cada mulher(?) esperta, haverá um otário de plantão.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Solange.

-Pelo visto, para quem tem escrúpulos e princípios, somente a opção "C".

Sol disse...

Minha consciencia já estava gritando, não adianta,pra fazer tudo diferente, só nascendo de novo
Pelo menos posso dormir tranquila, adoro dormir!!!,mas fico indignada com isso, Ô mundinho podre,parece que vivemos anestesiados,não há reação.O homem está se vendendo cada vez mais barato, entramos em liquidação.

Dizem que a história sempre se repete, Será que em algum momento, já vivemos essa mesma podridão? essa degradação humana?

Solange

Anônimo disse...

Parabéns pelo post!O mundo é podre!Nós valemos pelo que temos e não pelo que somos.Fim de feira!Solange adoro os seus comentários!Penso como vc.Gosto dos dois mas não passo a mão pela cabeça se erram.Não fico arrumando desculpas para vaciladas de ninguem.

Anônimo disse...

Insana

Homero,

olha outra turma de espirito mal
devem ter saido da mesma laia que aprontou com os teus cães

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL643354-5605,00-ENVENENAMENTO+MATA+CAES+EM+CANIL+DE+CAMPINAS.html

bjsssssss

Sol disse...

Frase do excelentíssimo digníssimo

"Só há uma maneira das pessoas neste país, não serem "molestadas" pela polícia, é andando direito",

e eu completaria da seguinte forma ou então, se candidatando a um cargo público tipo, vereador, deputado, senador e porque não? presidente da república.

Solange

Sol disse...

Não tem nada a ver com o tema mas, estou curiosa.

Alguém sabe que música é essa da abertura da novela A Favorita?

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Sol.

-É um tango.
-Deve ter o nome nos créditos que passam no final.

Sol disse...

Já procurei e não tem, acho essa abertura muito legal, e a música é uma delícia, se pelo menos tivesse o nome. Aliás toda a trilha sonora é muito boa.

Solange

Sol disse...

Homero, o nome da música da abertura de A Favorita é Pa Bailar
e o grupo que toca é Bajofondo, me parece que são argentinos.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Solange.

-"Pa"? Bailar?
Então é pirata.Pois não existe esta palavra nem em "portunhol", kkkk.
-Para bailar sim, leu direito lá?

Sol disse...

Sim ,também achei estranho mas, é isso mesmo é Pa Bailar

Solange

Sol disse...

O produtor musical do grupo é um tal de Santaolalla, ganhou dois Oscar, pela trilha musical do filme Babel com Brad Pitt.

Fui conferir novamente, o produtor não gosta muito do título de Tango eletronico, pois acha que o grupo mistura várias vertentes.São muito conhecidos na América Latina, só não no Brasil né? tinham planejado tocar no Rio no ínicio do ano, só não vieram por causa do surto de dengue, uma pena!

Solange

Solange

Sol disse...

Boa tarde Homero, e a todos!

Olha só o "fanatismo", estou aqui assistindo o jogo do Coringão, perdendo de 1x0 para o Santo André, gol de Marcelinho ex ídolo do timão,fiquei com vontade de bater nele, como pode?.Ainda bem que esses repentes duram pouquissimo tempo. A defesa do timão "tá" uma mãe, de uma generosidade imensa.


Solange