sábado, 14 de junho de 2008

"Previsões" e a "Plim-Plim"

Assim como alertamos com gráficos e mapas sobre um aumento da freqüência de catástrofes e tragédias no mundo e, desde então, não pararam de ocorrer, sem que passe um dia sequer, também as previsões sobre as novelas da “Plim-Plim” foram e estão sendo confirmadas, ameaçando a hegemonia daquela emissora de TV, que sempre se gabou em ser uma “campeã de audiência”.
Do mesmo modo que a novela “Duas Caras” amargou um recorde histórico de fracasso, nunca antes verificado, “A Favorita” não tem um mapa astrológico de estréia muito favorável, indicando muitos problemas para a direção da Globo.
De um lado o “Pantanal”, de outro “Os mutantes” estão roubando a audiência global, o que, em termos financeiros, significa uma tragédia para uma emissora com altíssimos gastos fixos de salários. Não fosse o empréstimo concedido às nossas custas dos recursos públicos pelo BNDES durante o Governo Lula , a “Plim-Plim” já teria a sua falência decretada desde 2004.
Enquanto as outras emissoras possuem outras fontes de renda e recursos como igrejas (Record) e empresas financeiras (SBT), a Globo, embora seja um conglomerado de múltiplas participações e atividades, tem contra si um imenso “cast” de atores , que recebem religiosamente altíssimos salários, mesmo quando não estão atuando em novelas, como é o caso de Tarcísio Meira e Glória Menezes, que recebiam há uns 3 anos atrás mais 100 mil reais cada um mensalmente, só para não largarem a “Plim-Plim”.
O que aconteceu?
Houve uma mudança de público e uma devastadora ação da Internet, que roubou grande parte do público considerado “cativo”, além de desviar a juventude das atrações e sedutores condicionamentos comportamentais subliminares da “Plim-Plim”.
A Globo está entulhada de profissionais antigos e novos, com uma folha de pagamento estratosférica, o que representa uma necessidade de grandes índices de audiência, nunca inferiores a 40% em média. Suas novelas atualmente mal chegam a 32% quando conseguem em determinados capítulos.
Cerca de 30% dos televisores do país estão sempre inativos ou simplesmente não aprecem nas medições e pesquisas de audiência.
Quais seriam estes televisores?
Muitos dos quais são de apartamentos vagos de hotéis, escritórios, gente que simplesmente não pára em casa, outros que só ficam na Internet. Portanto, o mercado televisivo encolheu tremendamente.
Percebendo as mudanças a “Plim-Plim” partiu para garantir uma audiência mais “cativa” , visando determinados segmentos sociais escolhidos por faixas etárias e preferências.
Tentou com os negros e homossexuais, culminando em fracasso total com a novela “Duas Caras”.
Tenta com as novelas de época (nunca mais passando da década de 50) segurar uma faixa dos que têm hoje mais de 65 anos de idade. Não colou. São os piores índices e perdem para outras emissoras. A única série que se mantém com alguma audiência é a “Malhação”, porque pega os jovens que chegam das universidades e escolas antes do jantar e do papo na Internet.
Atualmente, até os idosos estão entrando na web , descobrindo novos horizontes, fazendo amizades, se comunicando com filhos e parentes distantes, etc.
Mas a “Plim-Plim” insiste, insiste, teima e o autor desta novela “A Favorita” quer porque quer, conseguir apresentar um “beijo gay”, não se tocando que a Globo continuará não permitindo, apesar da grande maioria de homossexuais em sua direção, apenas por uma questão, não de moral , mas de audiência, que rejeitaria tal coisa e se constitui na imensa massa de brasileiros que não aceitam estas cenas.
A “Plim-Plim” cansou, pela repetição das mesmas caras de sempre, atores que não conseguem mudar a sua entonação de voz ou jeito de se expressarem. Exemplos como Lima Duarte, Tony Ramos, simplesmente não existem mais.
Hoje a maioria não consegue “vestir o personagem”. São bonecos empalhados, muitos vieram de outras atividades como as de “garotos de programa” ,porque "agradaram sexualmente" alguns diretores de elenco.
Acabaram-se os “galãs” e as “mocinhas”.
Acabou a era “Plim-Plim”!

17 comentários:

Sol disse...

Homero, na quarta-feira, no Caderno 2 do Jornal o Estado de São Paulo, tinha uma reportagem que falava sobre a "briga" entre a Globo e o SBT, por conta do reprise de Pantanal,sabemos que Benedito Rui Barbosa,autor da novela, perdeu o primeiro processo que moveu contra o SBT, a justiça entendeu que a obra foi comprada em leilão da massa falída Manchete, por uma pessoa física e que esta, poderia revênde-la a quem se interessasse, Benedito está brigando por entender ser ele proprietário intelectual , acho que essa briga vai longe.

Conversando com um primo, que trabalha em uma emissora(não vou citar qual, mas é daqui de São Paulo)fiquei sabendo que, o problema maior dessa "briga" está longe dos jornais,portais e sites,o SBT, dispensou mais de cem funcionários por conta de sua reformulação.Os artistas quando contratados levam suas equipes,produções,diretores e quando estão fora da tela, essas pessoas também perdem seus empregos,Além do reprise de Pantanal,o SBT,tirou de "cena" Ratinho, Adriane Gallisteu programas ruins diga-se a verdade mas, com isso seu quadro de funcionários diminuiu drasticamente.

Na Rede TV a maioria dos programas exibidos são de produções independentes,são bem poucos os funcionários com vínculo empregatício.

A Record, começou sua cruzada televisiva,oferecendo um salário tentador para quem topasse trocar de emissora,querendo assim um time de primeira,conseguiu montar uma boa equipe, o problema é que a sua direção é composta por "bispos" que estipulam normas, e regras difíceis de serem cumpridas, quando se deseja trabalhar com imparcialidade e isenção.

Apesar de todas as falhas infelizmente, a Globo ainda é a única emissora a contratar o profissional,e a pagar regiamente o que é combinado e não podemos esquecer que é ela a referencia de boa empresa. A Rede TV sobrevive por ter as sua atrações voltadas para a colagem de atrações e artistas contratados da Platinada,assim como a Record que ,não investe em criar núcleos de formação de bons profissionais, preferindo "subtrair" os mesmos da Globo.

Mesmo com as pernas bambas ou quebradas a Globo, continua a ter credibilidade,dentro e fora do país,foi a responsável pela eleição e destruição de Collor,elegeu FHC mas, não permitiu que fizesse seu sucessor,quando santificou ,conseguiu eleger o Lula.
Mesmo que não nos agradamos da idéia ,ainda é a mais forte formadora de opinião.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Solange.

-Lamento, mas é o início do fim para a "Plim-Plim"!

Sol disse...

Porisso que busco meios de me informar e, me distrair fora das telas, se um dia a Globo vir a fechar suas portas,minha tv com certeza perderá seu lugar em minha sala,porque não darei ibope, a emissoras que não buscam melhorar e nem criar identidade própria.

Fora a Globo a única que ainda assisto, é a Bandeirantes tem um Jornal muito bem feito, seus apresentadores são ótimos jornalistas,não leêm apenas a notícia,comentam,debatem, fazem com que voce pense,é o melhor Jornal da televisão em minha opinião,dá de dez no Jornal Nacional.

Sem opção,o que restará serão os programas vespertinos,dedicados as "mulheres" onde as pautas são,fofocas de celebridades, copiadas descaradamente das revistas" especializadas" ao preço de R$1,99,culinária que dificilmente se consegue fazer em casa,tratamentos de beleza que a assalariada sonha um dia realizar, e claro, não podemos esquecer das tragédias e desgraças, do dia a dia,que são debatidas e exploradas a exaustão,Tô fora!!!,mesmo porque eles não precisam do meu ibope, infelizmente o Brasil é uma terra fértil onde a ignorancia e a mediocridade abunda.

Solange

Anônimo disse...

Insana

oi Homero ,
saudadessssss

vc disse tudo com relação a internet, mas não podemos esqueçer a tv fechada, que nos dá uma grade de opções das mais variadas.
Eu por exemplo, dificilmente assisto tv aberta, prefiro filmes , documentários ou séries

bjs em todos do blog

Homero Moutinho Filho disse...


Insana.

-A TV fechada não abrange a maior parte da população. Não tem poder de informação de massa nem polítco. Um simples anúncio de 15 segundos na TV aberta rende mais do que 10 mil assinaturas.
-TVs a cabo são fragmentadas em diveros segmentos. Perdem o poder de massificação popular.

Anônimo disse...

Insana

Homero,

com certeza...
viajei na maionese
Acho que 80% ou mais da população não tem tv a cabo e realmemte as outras emissoras estão crescendo muito
Outro dia via algo surreal na "Lider de audiência", no RJ TV, eles chamando o comercial e falando ..."não saiam dai, já voltamos"
Fiquei bege
heheheh

Anônimo disse...

Homero, eu ouvi dizer que muita gente dentro da Globo mexe com MAGIA NEGRA isso é verdade?
Só para constar eu ODEIO a Globo!

Homero Moutinho Filho disse...

-Pelo que sei, há décadas eles se interessam por Magia Negra, desde a participação como assessor esotérico do Paulo Coelho, na novela "O Astro" estrelada pelo Francisco Cuoco.

Anônimo disse...

AFF...Que coisa horrível!

Homero você poderia me dar uma previsãõ de quando a "Plim - Plim" vai falir?

Unknown disse...

Homero,

Desculpe...a Globo pode ter todos os defeitos;qual Tv tem qualidades?
Nenhuma...Lembro de um passado recente quando bispos da Record chutaram a imagem de Nossa Senhora da aparecida,tem um preconceito enrustido,na sua maioria contra os católicos.
No SBT tem sempre o Lance de uma empresa não seu confiavel,não ter uma programação que possa ser assistida...ainda bem que o tal carnê do bau está acabando...já vaí tarde,pq só sabe enganar o povo...todas as lojas do carnê tem preços mais alto que as lojas normais...enganação pura...se não for sorteado pode trocar o valor pago no carnê em mercadorias das lojas do BAU...Ridiculos.
Badeirante,infelizmente se segura até hoje eu ainda não sei pq..sempre tem 2% de audiência.
As outras...sem comentarios.
O Futuro da Tv é a tv paga,claro que a internet tem sua grande parcela...muita gente vaí assistir TV na internet e no celular.
A Família Marinho pego muita grana no passado...eles,mesmo com pouco audiência,vão manter a Globo.

Boa semana amigo!

Sol disse...

Até que enfim devolveram o meu pc, boa noite!

Se interessam por Magia Negra?

Quem sabe,isso explique porque o Galvão Bueno continue lá falando um monte de asneiras.

A culpa de Dunga acreditar que é técnico de futebol,é de responsabilidade do Sr. Galvão que alçou um "grosso" a heroi, capitão do tetra,ninguém merece ver "onze bananas de pijamas, amarelo e branco"dormindo em campo.

Solange

Unknown disse...

http://www.adnews.com.br/negocios.php?id=32784

Vale a pena ler este artigo,fala da divida da Globo.
Triste é que eles vão ficar de boa...com pouco divida...tudo pago com nosso dinheiro.

Homero Moutinho Filho disse...

Anônimo das 18:27.

-Eu não disse que a Globo falirá. Disse que quase faliu, não fosse o dinheiro público que conseguiu de empréstimo. Apenas prevejo mais quedas de audiência e o fim da era de ouro de hegemonia total.

Sol disse...

O público virou privado á muito tempo, a questão das empresas de comunicação é só uma pontinha.

A questão é que o dinheiro mudou de mãos, hoje o maior cliente das empresas de comunicação:jornais,
rádio e principalmente televisão é o governo, tanto estadual quanto federal.

Me recordo do problema que ocorreu com Boris Casoy, quando apresentava o Jornal da Record,sua marca registrada era, "Isto é uma vergonha"ganhou força nos primeiros dois anos do governo Lula,pois bem,sua cabeça foi pedida e entregue, caso contrário a emissora perderia o patrocínio do Banco do Brasil.
E não apenas isso, a retaliação maior, seria a investigação de todo o dinheiro da emissora,que sabemos bem ,como e onde é arrecadado.

O caso da Globo com o BNDES,começou
com as dívidas da Globosat,e uma tentativa de monopólio das tvs por assinatura,e da abertura da Globo internacional,sabemos que seu envolvimento com a política e políticos, vem muito anos da ditadura militar.Imagino o quanto de segredos o Dr. Roberto não levou para o túmulo.

A Bandeirantes continua a existir porque é administrada pela família Saad,e seus investimentos sempre foram maiores na Rádio Bandeirantes
que por sinal, tem umas das melhores programações de rádio em São Paulo, a cerca de dois anos incorporaram a Rádio Cidade e inauguraram a Bandnews, que disputa com a Globonews,abriram o Canal Terra Viva dedicado aos negócios da terra e ao homem que trabalha no campo, muito interessante ,de vez enquando "dô" uma olhada.

O SBT, não tem constancia, fica muito difícil manter a fidelidade por parte dos telespectadores,sua grade, sofre mudanças todas as semanas ,dependendo dos humores do Sr.Silvio Santos, hoje mais da metade de sua programação é de produções estrangeiras, quando o ibope cai demais,ressuscitam o "Chaves"programa mexicano que ainda tem a audiencia das crianças e adolescentes.

Ainda temos a Gazeta,que graças a Faculdade Casper Líbero, continua na ativa, sua programação é modesta
divide-se entre os programas femininos,O Mesa Redonda ,dedicado principalmente ao futebol e que tem uma audiencia fiel.

E a Cultura? me parece que as "coisas" estão mais calmas por lá, viveu uma grande turbulencia, por ser estatal,havia uma "briga" de administradores e por verbas do governo que simplesmente não eram aplicados onde se devia,depois que se abriu para os patrocinadores privados, com excessões, as empresas de cigarros e bebidas, conseguiou se manter nas pernas.

Infelizmente o dinheiro público continua a ser mal direcionado e mal aplicado,não há quem fiscalize,as negociatas são feitas nas surdinas, longe dos olhos dos donos.

Solange

Anônimo disse...

Homero
Eu encontrei esses dados na internet, caso te interesse (já que estamos falando de emissoras de televisão).
Recorde 27/09/1953, 20h.
SBT passou a se chamar assim em 19 de agosto de 1981 o horário não foi encontrado.

Anônimo disse...

Homero
Vc acha que a audiência das emissoras de tv vai ficar num mesmo patamar, inclusive a Globo?
Mas a realidade da tv Globo hoje já é outra. A novela das 18hs que antes tinha mais de 30 pontos hoje tem que se contentar com um pouco mais de 20. As novelas das oito, mesmo quando fazem sucesso não ultrapassam os 50 pontos. Mas eu acho que isso não significa o fim da Globo , significa uma realidade diferente por causa da quantidade de opções que o telespectador tem a seu dispor. Hoje em dia tem programas de tv até no computador. Eu acho isso mto bom na verdade. Não acho saudável uma emissora ficar com o monopólio.

Anônimo disse...

Beleza Homero que caia finalmente por terra a "ditadura" global!Basta de alienação!!!!