terça-feira, 11 de janeiro de 2011

"Reality show".Os "anônimos fazem a diferença!

Reparem quais programas tiveram maior repercussão e para quem tenderam as torcidas em todos os RS apresentados até agora nas emissoras de TV? Por certo, a escolha do público foi claramente para os mais ou totalmente desconhecidos, sem nenhuma passagem profissional pela mídia, com raras excessões onde alguns "famosos" foram vítimas de perseguição nas votações (Dado e Karina), ambos sempre indicados para as "roças". Assim ocorre em todos os países do mundo onde estes programas existem, nem sempre com a mesma audiência daqui, porém muito mais livres e autênticos, sem os excessos de intromissão e "vedetismo" de certos diretores brasileiros, que anseiam aparecer mais do que as estrelas do "reality".

O sexo explícito e visível é livre na maioria dos países, inclusive nos mais conservadores como Portugal e outros, portanto, nenhum privilégio de povos , digamos, mais "liberais" em termos de hábitos, valores e costumes como a Holanda, Suécia, Dinamarca, etc.
A grande diferença é que , na maioria deles, são totalmente anônimos os participantes e, em geral, bem mais jovens do que os nossos. Quanto mais jovens e menos comprometidos com imagens profissionais conhecidas, mais autenticidade e espontaneidade nas ações e reações, isentas da autocensura defensiva que vemos nos nossos programas do tipo. Aquela cena da garota correndo e se jogando com as pernas trançadas em outro jovem no "The Farm", original e pioneiro, realizado na Suécia e exibido na abertura da "Fazenda 1",imagem imitada pela apresentadora Gabi com o Miro, é um exemplo desta autenticidade e imagens marcantes pela naturalidade de jovens desfrutando de uma grande chance, mas, ao mesmo tempo, curtindo muito aquelas experiências.Sexo na cama, debaixo de "tendas improvisadas com uma mesa", na banheira e em qualquer local, são coisas comuns e não censuradas, mesmo na TV aberta da maioria destes países, mas não chegam a chocar, pois são frutos de "romances eventuais" entre jovens anônimos, sem aquele tom de "baixaria", que presenciamos algumas vezes em cenas "veladas" dos nossos, sempre sob um edredom ou lençol, que acabaram por determinar a eliminação das mulheres que se permitiram praticar tais atos perante um grande público que assiste ao vivo pelo 24 Hs o RS. Esta espécie de reação popular típica de nosso povo, traduz uma rejeição absoluta , quase que unânime a qualquer cena que choque pela vulgaridade do que fazemos em nosso cotidiano entre quatro paredes.
Confesso que não vi nenhuma cena "pornográfica" nos RS de outros países, apenas casais de recente atração e início de relacionamento, porém sempre com carinho e baseado no sentimento do momento em que viviam suas carências e necessidades afetivas. Um casal de jovens, tendo uma relação tranquila, seja sob cobertas ou não, com abraços e beijos amorosos é uma coisa, uma mulher fazendo "boquete", sob um edredom é outra e pega muitíssimo mal, como pegou e resultou na eliminação de duas participantes , uma do BBB1 e outra do BBB10, fora outra anterior, no BBB vencido pelo Rodrigo "cawboy", pelo nível grosseiro de sua relação desrespeitosa com outro BBB, no mesmo quarto de outros que ali estavam.
Há certos "tabus" que não podem nem devem ser quebrados, sob pena de afrontarem o público e não conseguirem mudar seus valores. Os internautas, em maioria absoluta, são jovens , numa faixa entre 13 e 25 anos no máximo, embora outras faixas de idade tenham crescido bastante em participação, inclusive a dos acima de 50 anos, que descobriram, nestes últimos anos, este manancial de contatos e possibilidade novas amizades, capazes de abrir um leque de opções de entretenimento e participação social, suficientes para suprirem qualquer sentimento de exclusão ou solidão.
Nossos RS não refletem esta tendência e participação majoritária de internautas, que são os que realmente se mobilizam e decidem votações. Parece que a intenção de nossos diretores e produtores se preocupa em atingir "mercados" mais "abastados", de pessoas com poder de consumo mais estável, na faixa dos 27 a quase 40 anos, de preferência solteiros e com bom "status" econômico, ou em "ascenção social", que gastam muito em "símbolos", tradutores desta própria "ascenção" em curso.
A "mensagem que o grande público tem passado em todos estes RS até agora é que ; "queremos pessoas normais e anônimas, como nós aqui fora, nada de "protegidos", com passado recente na mídia, nem "forçação de barra", para atender segmentos sociais e movimentos minoritários, que parecem até serem majoritários" . "Desejamos torcer por quem tiver para nós mais valor, boa conduta, dignidade e honestidade de caráter."
Simples assim, porém, não tão simples, para elementos movidos pela ambição, poder, domínio, lucratividade e vaidade, como os que habitam, "pululam" (ahhh....saudades do grande e inesquecível Nelson Rodrigues) e se apoderaram de nossa grande mídia.
Fora os BBBs iniciais que abordei e postei em outro blog e site anteriores, apoiei neste aqui ; Diego "alemão" e Íris (siri), Rafinha, Ana Carolina Madeira, Dado Dolabella, Caco Ricci e Andressa, Karina (no final somente),Marcelo Dourado e Daniel Bueno ( a partir da eliminação do Sérgio Mallandro e Dudu).
Não foi tão ruim assim, o resultado desta tomada de posição de um blogueiro.
Esperar naturalidade ou autenticidade de um elenco de "sub-celebridades" (que se dane a nova ortografia)será demais da conta, não? Somente poses sensuais de piscina e rebolados em festas, como sempre e como são cansativas estas cenas repetitivas em todos os RS.
Querem mudar este cenário idiota e nada criativo?
Comecem mudando os diretores das emissoras! Somente assim poderão mudar alguma coisa, ou façam greve mesmo, e sabotem em audiência estes RS!
Não acompanhem nem pela Internet e eles sofrerão o baque de perda total de audiência!
Mas sei bem que muitos não resistirão e, em breve, estarão aqui se matando e discutindo pelos seus favoritos...me cobrando previsões sobre quem será eliminado e quem vencerá...haja "espiritualidade e paciência"...

10 comentários:

Sol disse...

Chego a seguinte conclusão, depois das redes sociais, tudo o que cair ou sair na net, vira celebridade.

Mas, como nunca ouvi falar dos participantes desta edição do bbb, pois, ainda não sou tão curiosa a respeito, vou tratá-los como anonimos, mesmo porque, o que são e o que fizeram artisticamente de grande visibilidade?, hoje, qualquer um que tire a roupa, transe ou cante diante de uma camera, ganha acessos, mídia e fãs.

O que vejo, assim como em todas as edições, é ex participante, numa tentativa que seus quinze minutos de fama dure mais um pouquinho, tirar uma casquinha dos mais novos, uma apelação!

Além do que, pelos exemplos, que tivemos em outras edições, percebi, que reality, não é, para pessoas comuns, chorar miséria, bancar o coitadinho, ajudar a família, já não me convence.

Fora, que pela cultura e educação, não dá para comparar programas daqui, com o de outros países e nisto, um bom diretor, edição e apresentador, faz toda diferença, não gosto de Boninho, como pessoa, mas reconheço, que no quesito reality, o sujeito manda muito bem.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Você hoje definitivamente não acordou bem minha amiga. Rsrsrs.
Elogiar o Boninho???
Se ele não aparecesse tanto e não fizesse nada, seria BEM MELHOR! Nem a Globo aguenta mais ele!
Coloquem um vendedor de rua dirigindo aquela porcaria e ele se sairá muito melhor , com mais criatividade e menos prepotência asquerosa.

Richard disse...

Mas a Sol tem razão, do lado profissional o Boninho manda bem mesmo, to ansioso pra hoje a noite, chorar miséria mesmo já saiu de moda faz tempo mesmo.

Homero Moutinho Filho disse...

Cada um tem a sua opinião, mas, para mim, ele é um diretor medíocre e copia idéias de outros BBBs estrangeiros como este caso do "sabotador".

Sol disse...

Sabemos, que não é bem assim, cada um com a sua competencia, como disse; Não gosto de Boninho, o acho, chato, arrogante, prepotente e uma série de outros adjetivos, felizmente, não preciso conviver com ele, mas reconheço, tem alcançado bons resultados.


Neste pouco tempo, que tenho de net, já percebi, que não devemos acreditar em tudo o que lemos, existe um grupo, principalmente, ligado as concorrentes, que adora fomentar intrigas e criar notícias.

Não é porque não gosto de Boninho, que vou achar o programa que dirigi, um lixo, estou tentando separar o joio do trigo.

Solange

sonli disse...

Gosto mais do estilo da Fazenda, mas prefiro ver o BBB porque não tenho que aturar o Brito e nem os esconde-esconde da Record.

Anônimo disse...

Eu estava dando uma olhada no site do BBB e vou dar o meu chute, acho que vai ser mulher a campeã e entre as mulheres, aposto em 3 Diana, Paula e Talula.

Anônimo disse...

Homero

No link abaixo um Tarólogo diz que o BBB 11 será das mulheres, o que você^acha? Será que finalmente uma mulher vai ganhar por merecimento o Big Brother?

http://ofuxico.terra.com.br/arquivo/tv/2011/01/09/previsoes-triangulo-amoroso-polemico-no-big-brother-brasil-11-2038.html

Anônimo disse...

Concerteza Homero to contigo não abro o boninho(taca ovo nas pessoas) cada dia tá, mais sem noção ele muito tosco e ruizinho diretor só acertou foi GOLAÇO FENOMENAL foi os integrantes do BBB7 ele teve ajuda divina kkk o resto?? Meus Deus sem comentários aff.
Vc disse bem em outros países Eua, holanda, latinos, Argentina e portugal passam projeto o BIG BROTHER "ANÔNIMOS" concerteza a graça da escolha dos participantes eles não serem já "meio famosos circula" e conhecidos de gente do meio artístico das emissoras de tv infelizmente o BBB aqui no brasil o boninho começou colocar Edição 4 pra frente só gente QI indicada do meio até no BBB7 teve vários foi mais discreto soube durante o jogo aff.
Depois da edição 7 pra cá ficou mais descarado esse BBB11 tá, demais de gente que circula no "meio artístico". Lá nos outros países BIG BROTHER,eles são fiéis a proposta do programa todos são anônimos de vários tipos de profissões comuns e sem conhecer ngm da mídia e da tv diretores seguem a risca mesmo a cartilha!!!!! Ester RJ

Anônimo disse...

O Zucarelli e o Brito Jr n tem mais condição nenhuma de aturar, péssimos. Aliás estragaram a fazenda 3. E se o Daniel n ganhasse, e foi oque soubrou pra ganhar( pode ter sido o melhor resultado, mas...), era melhor esquecer fazenda 4. Podiam ser realizadas as votações de maneira diferente, essas meninas que adoram casais estragam tudo. Beijosssss

PS Tô com pena do cara que vai ficar com a trans. Imagina se alguém fica com ela. Jesuissssss