terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Importante!

(Houve um problema e acabei não podendo postar na data certa do programa da tv, mas transcrevo aqui o e-mail recebido pela importância do conteúdo)

"Olá, Homero
Sempre entro em seu site e gosto muito de seus textos e análises sobre os reality shows. Sou diretora de um programa de tv que analisa a televisão brasileira, chamado VER TV, parceria entre a TV Brasil e a TV Câmara. Neste domingo, dia 12/12, às 17h, vamos fazer um especial da Campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidania em que o tema será os reality shows, especialmente o programa Big Brother da TV Globo. A comissão de Direitos Humanos, nossa parceira, entrou com um pedido no ministério público para um termo de ajustamento de conduta do referido programa devido às reclamações recebidas pela Campanha. (segue carta) Como o programa será ao vivo, receberemos e repassaremos para os convidados as perguntas dos telespectadores. Gostaria de convidar você e seus leitores para participarem desse debate conosco que contará com a presença do jornalista, autor do livro A Dinâmica dos Reality-shows na TV aberta Brasileira, Cláudio Ferreira, da Procuradora Federal, Gilda Carvalho e da ex-BBB, Elenita Rodrigues. Obrigada pela atenção,



O VER TV é uma realização da TV Brasil em parceria com a TV Câmara e com o apoio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Semanalmente, debate as funções da televisão, a programação, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.



O VER TV é apresentado pelo professor Lalo Leal, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisador na área de políticas da Comunicação, Lalo é autor dos livros “Atrás das câmeras – Relação entre Estado, Cultura e Televisão” e “A melhor TV do mundo – O modelo britânico de televisão”.


O VER TV vai ao ar toda quarta-feira às 21h30 na TV Câmara. Na TV Brasil é apresentado aos domingos às 17h.


A Campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, foi fundada em novembro de 2002, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados com participação de organizações da sociedade civil. Sua principal missão é promover o respeito aos direitos humanos na televisão brasileira - espaço de concessão pública.


Considerando que no decorrer das dez edições do programa Big Brother Brasil, exibido pela TV Globo, foram constatadas várias práticas de violações de direitos humanos, tais como manifestações de homofobia, discriminação racial e de gênero;



Considerando as centenas de reclamações de telespectadores sobre a exposição de nudez em afronta a recomendações e legislação de proteção às crianças, especialmente nos Estados com fuso horário diferente do fuso de Brasília, nos quais as emissoras não estão se adaptando ao horário local, o que tem resultado na exibição de programas impróprios para crianças em horários em que elas estão acordadas, muitas assistindo televisão;


Considerando que o Ministério Público já interveio judicialmente para coibir a prática homofóbica, obrigando a emissora a prestar esclarecimentos à população sobre como as pessoas contraem o vírus da AIDS, em razão da afirmação de um dos participantes do último Big Brother Brasil que “homens héteros não contraem o vírus”, numa insinuação generalizante e falsa de que todos os portadores do vírus são homossexuais;


Considerando as suspeitas levantadas por cidadãos sobre possível manipulação dos números de participações de telespectadores e internautas pelo telefone;


Considerando as prerrogativas legais do Ministério Público Federal, e em especial da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão dirigimo-nos à Vossa Excelência para solicitar que seja formalizado um Termo de Ajustamento de Conduta com a Emissora citada para:

1.

Prevenir e evitar, na próxima edição do Big Brother Brasil, as práticas de violações de direitos humanos verificadas nas edições anteriores;

2.

Adequar a exibição do programa a horário com menor exposição a crianças e adolescentes, especialmente nos lugares onde o fuso horário é diferente do horário de Brasília;

3.

Contratar empresa conceituada que proceda à auditoria da participação do público nos resultados do citado programa, a exemplo do que já vem sendo feito nos programas Criança Esperança e no quadro JN no ar, pelo qual se escolhe por sorteio as cidades a serem visitadas pela equipe do Jornal Nacional;

4.

Observar as recomendações do Parecer do Conselho de Acompanhamento da Programação Televisiva da campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania” sobre o referido programa. "




Alessandra Esteves
3445.1567/3327.4488

28 comentários:

ro disse...

Querem transformar o BBB em casa de repouso, somente os politicamente certinhos tem acesso para participar??? Quem não gosta ou suporta que não assista, programa chato tá cheio. Colocam um negro da cota só para fazer figuração, nenhum se destaca, colocam uma velha, uma gorda só para ser xingada pelos blogueiros e fanáticos pela beleza e mocidade. Na verdade ninguém sabe o que quer, por isso os programas estão ficando cada vez mais chatos. Parem de dar palpite em nome dos bons costumes.

Sol disse...

Bom dia Homero,

Sinceramente, qual a importancia deste e-mail? , percebe-se claramente, que a intenção do tal "programa" é,"pegar no pé da Rede Globo", fomentando brigas, levantando polêmicas, na verdade, tudo não passa de despeito, até parece, que a "diretora" trabalha para a concorrente.

Está na cara ,que por trás "desta boa intenção" há outros motivos,
por que citar apenas o Big Brother?, ainda o episódio de Marcelo Dourado? vimos que Dicésar e Serginho, os "perseguidos" estão muito bem obrigado.

Baixaria é, o que vemos e ouvimos nos, jornais, rádios e telejornais todos os dias, isto porque, o controle remoto não põe fim a nossa indignação e vergonha.

Desencana , que a vida engana! este pessoal só quer se promover.

Solange

Richard disse...

Tu concorda com alguns destes termos que querem colocar rédeas no BBB Homero? Eu não acho nada demais.

sonli disse...

E contra a heterofobia?
Pelo fato da Sra.Elenita Rodrigues, participar, não já acho que é sério, pelo que me lembro da participação dela no BBB.
E as novelas da globo? Ninguém fala nada?
Fala sério!!!!

Anônimo disse...

E aí Homero? Qual o seu posicionamento a respeito do assunto?
Só postou o convite mas não disse se o aceitou e que posição tomará frente a campanha " “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania”.

Eu sou totalmente a favor de um marco regulatório para ajuste de conteúdos televisivos a horarios apropriados.
Sou totalmente favorável a observação de regras para que discriminações não sejam difundidas por este veículo de comunicaçao de massas.
Concordo absolutamente com a vinculação de auditorias a programas que usam as votações populares.

E voce?

Como dono de blog e formador de opinião, é obvio que vc deva ter um posicionamento a respeito do assunto.

Homero Moutinho Filho disse...

Eu apenas transcrevi um e-mail que me pediram para postar.

Quanto ao assunto acho polêmico e não gosto deste termo "homofobia".

No BBB10 o que existiu foi uma campanha "heterofóbica" e assédio sexual do Serginho, na fazenda 3 do Nany.

Sou a favor somente de uma auditoria isenta, sobre o sistema de apuração de votos.
Isso sim eu apoio.

Helena disse...

Olá Homero
nunca jamais em tempo algum levo a sério esses certinhos que querem consertar o mundo...de araque. Se quisessem botar moral, estariam combatendo a corrupção, brigando pelas crianças que não vêm Big brother porque não tem nem casa, quanto mais TV, e estariam reclamando dos grupos gays um comportamento mais compativel, pelo menos em público. Esses grupelhos, querem mais é aparecer, às custas da Globo ou de quem mais estiver na mídia. Vão plantar batatas!!!!!!

Sol disse...

Elenita deve ter ficado "magoadinha" com o que passou no BBB, o problema é, que por ser tão crítica em relação ao outros, se negou a olhar no espelho e enxergar seu comportamento dentro do jogo, uma chata histérica.

Mesmo de graça, aconselho as pessoas sensíveis e pudicas a não assistirem ao programa, simples assim, quanto a votação, ainda acho, que neste quesito o BBB é, mil vezes mais transparente que a Fazenda, favoritos e preferidos á parte,lógico!, eu pelo menos, não me senti em nenhum momento ludibriada ou enganada.

Solange

Anônimo disse...

Sobre a Roça desta semana:

Estou sentido cheiro de mutreta no ar, o celebritto disse no TT que a votação está acirrada... sendo que na UOL a diferença eh enorme e com certeza a Lisi tem mais publico e seguidores.

Ontem já percebi a manipulação por parte da edição que foi totalmente voltada para a Carol....

Como muitos dizem já etá certo que o Abreu vai ganhar a Lisi saindo só vai fortalecer mais e enfraquecer o Daniel.

Se até mega sena eh manipulado como muitos dizem quando está acumulado só ganha pessoas do final do mundo.
Imagina um reallty - duvido que eh sério, Quando vai para a roça eles tiram quem eles quiserem... PRONTO

Nica disse...

Tv Brasil que tem audiência de 400 mil televisores abertos? rs Concordo com Homero queria só auditoria nos votos.Já comprei meu ppv Sky !

Cláudia L. disse...

Que palhaçada, hein?

Mas, sou a favor de uma auditoria em relação aos votos, isso sim é justo, quanto ao resto; lixo.

Shadow disse...

Que a televisão brasileira deve ser passada a limpo, disso ninguém duvida.

Ali nada é real. O “ao vivo” na verdade é gravação, os prêmios dos realities nem sempre são do valor que dissem (e os sócios com quem são divididos?, daí nem sempre o favorito do público ser o vencedor), os ídolos por vezes são de barro,…e por aí vai.

O que interessa são os patrocinadores, o faturamento; quem menos conta é quem assiste.

Há uma preocupação moralizadora em relação ao BBB? Ok, e o restante da programação?? Novelas, programas de auditório, programas vespertinos,….

Por que só o BBB?

Repararam nas cenas de violência e de sexo quase explícito nas novelas? Repararam que temas como crimes, homicídios, sequestros não saem da programação - do jornalismo a programas femininos – entram nos lares diariamente e são debatidos quase à exaustão por especialistas e curiosos. Todos já viraram experts do caso Bruno, antes o foram da menina Isabella.

Os responsáveis pela televisão já perceberam que quanto mais hedionda e sensacionalista for a matéria, maior a audiência. É fato.

Senão como explicar que o Mais Você, Jornal Nacional e Fantástico por vezes pareçam mais programas policiais?

E as novelas então? Vi os primeiros capítulos de Tititi, por ser remake coisa e tal. Logo nos primeiros capítulos, surgiu uma Cláudia Arraia toda descontrolada quebrando mesas, lustres, a casa e jogando vasos, cinzeiros, copos,… no marido. E depois ainda li rasgados elogios à atriz por sua veia cômica. Isso comédia, aonde? Sem contar a canastrice na atuação exagerada da atriz. Como se não bastasse, criaram uma Fernanda Souza piriguete (pelo menos todos se referiam a ela assim), com um vestuário composto por roupas sumárias e transparentes, como se isso fosse o suprasumo. E as jovens que se identificam com a atriz?

Programas com moças entrando e saindo de banheiras, ou pessoas sendo sacaneadas, ridicularizadas e pagando mico em gincanas nada engraçadas, viraram a atração das tardes dominicais. Ah, se as pessoas soubessem o que é o direito à imagem!!!

Em suma, não sei o que o BBB possa mostrar, que já não tenha sido visto e exaurido na TV.

as drogas e nos disse...

nedste bbb dizem que sera permitido agressão fisica , como ? quer dizer que podem se agredir e arrbentar um ao outro , podendo se mutilar , linchar etc qual o limite disso ? ai ja se tronou perigoso , então o bbb 55 valera ate matar ?

Anônimo disse...

Tico canta na final...pronto, estão fazendo de tudo pro Abreu ganhar...o q acha Homero?Tô revoltada!

kakau disse...

Então que ganhe o pior jogador,covarde,omisso:Daniel. E a amizade dele com a Jana ,nos ultimos dias, conta tb para alguns "torcerem" por ele.

Anônimo disse...

Aturar este rock do Tico,vai ser péssimo....Haja paciência...

Anônimo disse...

Homero...vc acha q mesmo o detonautas cantando, o daniel vence?espero q sim!:)

kakau disse...

Diante de tantas dúvidas, vou pelo critério dos animais, Daniel Bueno e Luiza na final. Eles devem ter uma boa dose de verdade e bondade naturais para serem tão amados pelos bichos. "A revolução dos Bichos"! Já fiz a minha escolha!

Cida disse...

Concordo plenamente com o anônimo das 12:12h

Anônimo disse...

Honestamente prefiro o Homero falando disso e outros temas do que da Fazenda, que por sinal já encheu o saco, não convenceu, apesar de liderar o Ibope teve baixíssima repercussão.

Anônimo disse...

E Dudu apoiando Carol hj????Mudou!aff, péssimo, me desculpem quem gosta dela!Torci pelo Dudu, mas é muita falta de amor próprio torcer por quem falou q não sente sua falta e sente do Tico(?!?!)..q isso gente??Fora Carol!...o q acha Homero?

Unknown disse...

oohh gente burra de ter votado pra lisi ficar bando de troxa!!!
agora acabou a graça da fazenda....!!

a lisi tah jogando muiito sujo!!

Anônimo disse...

Sobre tico cantar na final não quer dizer nada pois o Pedro,filho do Leonardo cantou no final e Dado veneu do mesmo jeito.

Apesra d não gostar da Lisi,me surpreendi com a votação,50,2% kkkkkkkkk.
Fraquinha a torcida do Ovelhas rsrs,agora tenho mais esperanças do Dani vencer.

Ana Costa disse...

"Homero Moutinho Filho disse...

Eu apenas transcrevi um e-mail que me pediram para postar.

Quanto ao assunto acho polêmico e não gosto deste termo "homofobia".

No BBB10 o que existiu foi uma campanha "heterofóbica" e assédio sexual do Serginho, na fazenda 3 do Nany.

Sou a favor somente de uma auditoria isenta, sobre o sistema de apuração de votos.
Isso sim eu apoio.

14 de dezembro de 2010 12:17"

ASSINO EMBAIXO!

Ana Costa disse...

Deveriam questionar o que as novelas passam como sendo normal e "bonitinho" isso sim! Porque as mais novas gerações estão bem desencaminhadas depois de crescerem vendo as porcarias que as Globos da vida passam.

Ana Costa disse...

Eu sinceramemnte achei ue a Lisi teria mais força. E achei que a Carol teria pouca força e até rejeição porque falando com toda franqueza, Carol deu MUITOs motivos ara o público rejeitá-la. Bem mais do que a Lisi.

Anônimo disse...

O ALESSANDRA ESTEVES VAI TE CATA IDIOTA

Rodrigo disse...

Falso moralismo puro esse e-mail!!! Aliás, o brazil é o país do falso moralismo... vivemos em um país subdesenvolvido, onde milhares de pessoas vivem em condições de miséria... um povo que vive em grandes metrópolis, como São Paulo, que é explorado e escravizado para aumentar a riqueza de empresários bandidos e políticos corruptos... Vivemos em um país onde o interesse de muitos nada interessa, o que importa é explorar, roubar e estorquir cada vez mais o povo com impostos, saúde de péssima qualidade, edudação zero nas escolas, transporte público caro e de péssima qualidade, preços absurdos dos produtos e salários miseráveis para os honestos... Infelizmente não pude escolher em que país nascer e não tenho condições de mudar para outra nação... TENHO NOJO, ASCO E VERGONHA DE SER BRASILEIRO...