quarta-feira, 14 de julho de 2010

"Escrito nas estrelas" ou "Os bastardos" ?




Toda novela tem alguém de passado misterioso ou paternidade desconhecida. Todas se assemelham quanto a isto e deveriam ter por título; "Os bastardos".
Dependendo do autor, quase sempre não seguem uma linha lógica, por vezes atropelando flagrantemente a dedução racional em grosseira afronta à nossa inteligência. Algumas até modificaram cenas entre um capítulo anterior e o final como ocorreu na; "Paraiso Tropical", quando reeditaram a cena e as falas, pois o autor havia se perdido na estória, visando apenas a audiência .
Não gosto de novelas e só me atraem quando o tema envolve fatores psicológicos complexos, Espiritismo, Esoterismo, etc.
Neste caso, conforme já citei nos comentários de texto anterior, a autora me parece muito boa em alinhavar "ganchos" quase imperceptíveis, desde os primeiros capítulos, sem fugir da linha lógica adequada à uma obra de cunho espírita, que abrange a reencarnação e resgates cármicos de vidas passadas.
Inicialmente antecipei que Daniel teria sido o assassino "mascarado" de seu pai em Toledo, num duelo, pois ambos eram rivais no amor por Valentina (Viviane), dai a irritação e incompreensão de Ricardo com seu filho, antes um fanfarrão que se gabava de suas aventuras, nesta vida voltando "bonzinho" e preocupado com causas humanitárias, para evoluir antes que a fatalidade carmicamente determinada ceifasse sua vida.
Há erros como o de personagens conservarem suas fisionomias de vidas passadas, coisa raríssima, praticamente impossível, mas tal recurso usado pela autora tem uma intenção didática, para que o grande público leigo no assunto possa compreender a trama.
Outros erros da direção, como o de Ricardo colocando a mão do lado direito do peito, quando se sentiu mal e disse para o Vicente, que teria sido a dor de uma espada atravessando seu coração (que é do lado esquerdo) e também do "mentor espiritual" ,explicando que ninguém, nem o anjo de guarda, pode interferir para mudar o destino de uma pessoa e , logo depois, em capítulo posterior, a autora percebendo o engano, pois no início da novela aquele menino vidente havia testemunhando outro garoto sendo salvo de um atropelamento pela intervenção de um anjo protetor, tentou "retificar", acrescentando "situações excepcionais" em que isto seria possível e permitido, são até suportáveis, pois não chegam a comprometer a estória.
Os "ganchos" já foram devidamente "plantados" desde o início, através das origens indefinidas de alguns, paradeiro desconhecido de mãe, romances paralelos, etc.
Da mãe da Viviane não se sabe o destino, porém, num dos "interrogatórios" do pai dela em cativeiro, o Gilmar "soltou" que ele era de outro nível social e perdera tudo no vício da jogatina.
Sobre a prima da Mariana o "gancho" apareceu mais recentemente, embora o fato da família ter adotado dois seja do conhecimento do público.
Mais recentemente ainda, a autora abriu outra possibilidade na trama, desta vez com a relação de Jane e sua filha, um pai distante no exterior, que retorna mas não quer conceder o divórcio e um "segredo" que Breno, seu filho primogênito, pede que seja revelado à sua irmã rebelde.
A recusa de Jane em permitir que sua filha vá morar com o pai, denota outra preocupação bem suspeita. A de que ela seria filha de outro romance seu, talvez com o Ricardo, que demonstrou bastante compreensão com a menina, embora esta o rejeite, dai ela também seria herdeira bastarda, irmã de Daniel, ou ele seria filho do Vicente, paixão antiga da ex-esposa do Ricardo? Com a inclusão da prima (adotiva) da Mariana, em busca de suas origens e um exame genético a ser efetuado, outras possibilidades foram criadas. Primeiro a da troca do resultado do exame dela com o de Viviane, que somente teria um efeito impeditivo caso ela fosse filha do Vicente com a mãe de Daniel, sendo, portanto, ( aparentemente, Viviane e Daniel) irmãos pelo lado materno, o que complicaria mais ainda a trama. Daniel, a prima da Mariana e a filha rebelde de Jane, irmãos?
Outro que poderá ter uma participação maior no esquema é o pai da Viviane.
Quem era a mulher dele que os abandonou e não se sabe o paradeiro?
Teria ele engravidado uma empregada quando tinha posses e posição social?
Quem seria a melhor candidata ao posto de "mãe da Viviane", pelo que se pode perceber em nível de afeição e preocupação protetora?
Para mim a Antônia seria a melhor escolha da autora, para causar um clima de tensão quando o pai de Viviane for apresentado ao Ricardo, inclusive pela aparência, olhos claros e temperamento, neste caso, Mariana e Viviane seriam irmãs.
De qualquer forma, penso que Viviane não terá um filho por inseminação artificial, porque isto estragaria o desenrolar da trama de cunho espírita, tornando o avô padrasto do próprio DNA de seu filho legítimo falecido, em meio a um futuro romance com a mãe de aluguel.
Um tanto "incestuoso", não acham?
Mais provavelmente, Daniel reencarnará como filho de Ricardo e Viviane, devidamente esclarecido espiritualmente, após superar a rejeição e recusa em aceitar a união dos dois, mas isto somente lá para o final da novela, depois que Viviane for denunciada e desmascarada juntamente com Gilmar e Ricardo a perdoar.

Espero que a autora não descambe para o inconcebível e ridículo, "inventando" mais filhos bastardos, como o Gilmar ser filho da Judith e irmão da Beatriz (família de vigaristas?), o preguiçoso e malandro; Jair ser bastardo da Zenilda, (que que teria sido um "transformista "quando mais jovem, dai sua paixão por perucas), e por ai vão, coisas mais típicas de outros autores "deslumbrados", como Aguinaldo Slva, Gilberto Braga, Valdyr Carrasco, Jorge Fernando, etc.
Haja imaginação...

10 comentários:

Sol disse...

A autora é, de uma outra safra, está "costurando" muito bem a estória, por ser uma novela das 18:00, até por "censura", não deve descambar para o grotesco.

Estive pensando;

Daniel, entra na estória apenas como "mandante", pois teria sido apaixonado por Viviane, imaturo e covarde não quer "duelar" com Ricardo,então, contrata Gilmar para o serviço.

Isto explicaria,porque sendo filho de pessoas tão boas,(seus pais adotaram outras crianças e suporta o preguiçoso do genro)Gilmar tenha nascido ruim e ganacioso e também explica a sua fixação e perseguição a Viviane, ela indiretamente, foi responsável por tornar-se um assassino.

Solange

Sol disse...

Vibrei, com a cara de tacho das tres mal amadas, quando Ricardo as chamou de "sem o que fazer", não é fácil aturar mulher despeitada, sempre fazendo veneno, o pior, vai ser quando Judite confirmar a tal gravidez, está na hora dos autores acabarem com o golpe da barriga, acabamos por sentir raiva da "criança" que nem mesmo nasceu.


Solange

Sol disse...

Já que no post tem há a palavra "Bastardos"....

Fico cada vez mais indignada, com o lenga-lenga da justiça brasileira, tudo é, feito para beneficiar o bandido ou suspeito, não consigo aceitar isto.

Este menor, que não pode ser preso, mas vota, já deu quatro versões diferentes para o "desaparecimento de Eliza", se não sofrer de aminésia, está tirando a todos como otários, agora apareceu "outra delegada", toda montada e mais parecida com cantora americana , fazendo pose e lá vai, rola e enrola e não diz nada que se aproveite.

Daqui a pouco, vence o prazo que permite manter os "elementos" no xadrez, e bau-bau, foi-se, o caso é esquecido.

Que perícia mais capenga, só hoje, encontraram um colchão manchado de sangue e cabelos num quarto no sítio que já foram "n" vezes e resolveram quebrar as paredes na casa do "maluco" ,que segundo o menor, enterrou os restos de Eliza, eita, lerdeza!

Solange

Unknown disse...

Homero, parabéns pelo Blog, continue sempre nos honrando com seus bingos. Abraços Sonia

Unknown disse...

Deixei um outro recado para vc.

Sol disse...

Bom dia Homero!

Não sei aí, mas aqui, chove e faz um frio de arrepiar pinguim, parece que finalmente o inverno chegou, ontem , Timão jogou,empatou bem verdade, mas a liderança ainda é "nossa", para um reinício,"tá" de bom tamanho.

Completando o que comentei acima, agora, os "suspeitos" irão se estapear, a defesa de Bruno, quer alegar, que o "pobrezinho, ingênuo e incapaz", foi "enganado" pelo primo, que teria armado tudo para prejudicá-lo,acho que querem nos convencer, que Papai Noel e Coelhinho da Páscoa existem também.

Solange

Sol disse...

Viviane, com um banho de loja e cabeleireiro, abalou!!! mas não entendo o porque querem sempre mudar o visual das mocinhas, só vem á confirmar, que a "casca" é, mais importante que o conteúdo.

Que pena, até que gostei de Tempos Modernos, mas o final me decepcionou,quando o autor não sabe o que fazer para esticar o capítulo, distribui crianças e gravidez para todas as mulheres da trama e mais uma vez ,a vilã dá uma banana e se escafede linda, leve e solta.

Solange

Unknown disse...

Rapaz, tô rindo até agora do angú com caroço q vc escreveu.....rsrsrsrsr Fiquei tontinha com a teoria sugerida....kkkkk

Seguinte: a autora afirma q a novela não é espírita e de fato ela está demonstrando uma bela e suave abordagem da espiritualidade.

Ao não ser espírita, ela está conduzindo com sabedoria as compensações/ carmas - dentro dos limites de uma novela.
Conduzindo de uma forma sábia q é revelando q NADA é linear. Há nuances.

Veja bem: o Daniel NÃO vai reencarnar como o bebê proveta. Já foi citado q é alguém do passado dele.

Outra coisa: o Ricardo não vai ficar com Viviane, vai ficar com Jane. Vai surgir sim um clima, gerar dúvidas, mas escutei q o amor do Ricardo/Viviane transpõe os limites humanos. Não carecem mais exercitar.

Outra coisa belíssima q vejo na novela é a ênfase no caráter dos personagens se colocando e a ironia com a turma do "mal".

Esta novela não tem COITADINHOS! Adoro isso.
Por isso não aguento a novela das 9, com a Carolina/Diana de vítima com aquela cara de cachorro chutado com orelhas baixas...afe...Já não simpatizo com ela, agora, não consigo nem ver.

Voltando ao tema...rsrrs eu pirei com o monte de bastardos....kkk algumas coisas batem com o q penso...

Homero Moutinho Filho disse...

Beth Salgado.

Quer apostar que Ricardo e Viviane completarão o romance de outras vidas, encurtado pela morte dele e que o filho será deles, não de proveta e será o Daniel que reencarnará nele para resgatar seu carma?

Unknown disse...

Minino, vc me desafiou, adoro....mas vou de encontro com o principio q mais prego: o sábio duvida e o ignorante tem cereteza...rssrrsrsr

Mas vamos brincar, minha forma de contornar meu princípio....srrsrsr

Vamos lá, aceito a aposta, mas preciso pontuar pois vc embolou tudo de novo. Qual trânsito de Mercúrio/Netuno vc está. É q vc é tão claro e agora tá parecendo q tomou a garrafa toda de vinho...rsrsrs

1 -""""Ricardo e Viviane completarão o romance de outras vida"""
Pois é, se a autora for coerente com tudo o q fez até agora, Não vai. Em parte é minha torcida p desfazer esta bobagem de q alma gemea tem q ficar juntos de forma romantica aqui no planetinha.
Para mim, o final digno de Oscar é o Ricardo ficar com Jane q é uma relação pra lá de sadia (pq ela não pode ser alma gêmea dele?) e a Viviane, após o Ricardo se tratar com a psicóloga de VP, ficam mais q amigos e não amantes.
Digo mais, de Ricardo/Viviane ficarem no final ....ai ai ....surto de gente procurando alma gemea ou fantasiando q o outro é ou desfazendo pq não é perfeito p ser. Tenho gastura da forma q este tema é levado...
Assim:NÃO aposto.

2 -""""encurtado pela morte dele"""
"Dele" quem, cara pálida? Pelo texto dá a entender do Ricardo. Mas deve ser do Daniel.
Não aposto 2.

3 - """"o filho será deles"""
Se deles é o Ricardo1Viviane - NÃO concordo;

4 - """"não de proveta """- SERÁ de proveta, a autora disse q o foco do tema é refletir sobre a inseminação sob a ótica espiritualista;

5 - """será o Daniel que reencarnará nele para resgatar seu carma?"""
NÂO será o Daniel q reencarnará no bebê da Viviane, teimoso! Já foi dito na novela, os anjos falaram.

Assim - os ítens 3, 4 e 5 - APOSTO!

Se eu ganhar quero uma prosa astrológica sobre mim...pode? Aiiiiii....vou ganhar, eu sei....sou competitiva e ando me "tratando"...kkkk

E vc, o q deseja ganhar? Seeeeeeee ganhar?
PP