quarta-feira, 16 de junho de 2010

O "Tata-tara-tata-tara-avô do Dunga inventou!"

Pois é...foi lá na China milenar, antes da invenção do macarrão, da pólvora e do primeiro relógio, lá estava a ascendência inventiva da família "Dunga"!

Ele comemorou a "tática" de "cruzar em diagonal" para um zagueiro ou volante, como algo de sua lavra e "criatividade invencionista".
KKKK.
Dunga. Isto foi usado desde a década de 50 pela equipe inglesa, depois por todas as seleções europeias até hoje!
"Inventar" é criar algo novo pô!
O Maradona aproveitou algo já existente e , como é muito malandro e esperto, não tivesse vencido uma copa com um gol de mão, ensinou aos seus, o golpe do "blocking", que é trapaceiro e vil, mas funciona, quando o juíz está desatento.
Mandou aquele atacante obstruir o zagueiro adversário agarrando e abraçando, até arrastando-o dentro da grande área, para que seu atacante cabeceasse livre e fizesse aquele gol redentor do um a zero.
Alguém viu alguma jogada ensaiada de nossa seleção?
Acho que nem os jogadores viram , de tão "secreto" o tal treinamento.
O que temos?
Um time que não sabe lidar com retrancas!
Se perde em troca de passes laterais e repetitivos, entre os mesmos jogadores, até tentar sem eficácia a penetração na defesa contrária, pois perde passes e não sabe atacar de frente , como fazem as seleções argentinas e alemãs, mesmo que estas tenham suas fraquezas de defesas.
Não acerta passes, nem consegue "matar a bola" em correria lateral, para quem a passa.
Num campo de "peladas" o nome disso é "pé de chumbo".

Ora meu Deus!
Se o outro time fica ali armado e retrancado, o que fazer?
Ficarmos também no nosso campo, parados, sem jogadas ilusórias de meio de campo em triãngulo, apenas trocando passes com o goleiro , até que tenhamos a competência de repentinamente, partirmos em frente, com apenas dois toques, como fazem os ataques da Alemanha e da Argentina, até da Coreia do Norte, embora os argentinos pequem pelo mesmo mal sulamericano de necessitarem de mais toques na entrada de área em tabelinha e ai perdem tudo.
São mais de 70 anos de futebol e nada mudou em termos de táticas , a não ser a inovação instaurada pela Holanda, a "laranja mecânica", da década de 80, que não resultou no título, perante uma Alemanha rígida e austera. mas nos eliminou.
Ok. Começo de jogo, a bola vem para mim e 4 ou 5 jogadores de meu time atravessam a minha frente em correria diagonal, dificultando a visão dos defensores contrários até que eu possa lançar a bola para o mais adiantado . É tão difícil assim usar técnicas de outros esportes no futebol? Isto é "rugby"!
Desisto!
Teria de retroceder em inteligência, para ficar ao nível de um técnico de futebol.
Credo! Vade retro Satanás!

5 comentários:

Sol disse...

Ontem, todos os jogadores entrevistados após o jogo, falaram em ansiedade na estréia, acredito que para eles, a situação é muito dificil , pois sabem, que se a torcida pudesse escalar o time, muitos alí, não seriam nem mesmo banco.

Pior que a nossa "cobrança",só a pessoal, precisam mostrar o porque diante de tantos nomes e talentos reconhecidos em nosso futebol , eles foram os convocados por Dunga.
Sei que é muito cedo para críticas, mas esperava muito mais.

Fico imaginando, se com a Coréia, equipe visivelmente mais frágil tiveram tantas dificuldades, já imaginaram contra a Costa do Marfim? os homens têm um preparo físico impressionante,quando na defesa, se fecham, quando no contra ataque, a velocidade é pau de dar em doido.

Solange

Nininha disse...

Olha a Espanha ai minha gente, o bicho papão, não é melhor 2x1 do que 1x2?
A grande verdade é que não existe nenhum time tão superior assim, contra retranca ninguém pode, agora vamos ver a Africa do Sul.

Sol disse...

Bem que eu já havia cantado esta bola, até este momento, a Espanha não correspondeu o que se esperava dela em nenhuma Copa, disse e repito, ô bichos sem sorte!!!, hoje contra a Suiça, a "Fúria" não passou de uma "Zanga.

Pode parecer bobagem, mas fiquei feliz da vida com a vitória do Chile, tudo bem, que foi contra Honduras, mas..., vitória é vitória!

Solange

as drogas e nos disse...

não consigo engulir essa seleção sem o paulo henrique ganso , e mto evidente a falata que faz esse jogador ainda + com um kaka bichado e que não se recupera ate o fim da copa e so esta la do jeito q esta pela publicidade e marketing envolvidos, ronaldinho gaucho , neymar , adriano tbm não poderiam estar de fora, mas ganso e o + necessario a essa seleção capenga de talento e recheadas de brucutus cabeças de area sem talento e arte no futebol ate necessarios mas não como base e prioridade de esqueema do time , por isso acho que a seleção pagara caro por isso e se não pagaro meu prazer de assistir um bom futebol brasileiro pagara do mesmo jeito, pois prefiro uma seleção de 82 e 86 perdendo jogando bonito do que essa coisa horrivel ganhando !

Anônimo disse...

Não vou falar novidade nenhuma. Ele tem que comer muito feijão com arroz pra ser um bom técnico. Há tempos a seleção tá mal. Ganhou alguns títulos na mão do Dunga mas por sorte e bons jogadores do que por boas jogadas/bom trabalho técnico. Independente do resultado final... que o Dunga seja afastado do cargo que nunca teve competência, em minha humilde opnião, pra ter assumido.