terça-feira, 20 de abril de 2010

A expansão da Terra! (2)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_expans%C3%A3o_da_Terra

Para quem não conhece a teoria corrente das placas tectônicas esta explicação não esclarece muito, mas a bibliografia e links sim, embora não haja nenhuma em Português, a mais fácil é em Italiano.
Resumindo.
A nova teoria da "expansão da Terra" se opõe ao que nos é ensinado e demonstra que o nosso planeta vem se expandindo como uma bola de encher e que os continentes não estão se movimentando à deriva, nem há subduções continentais, mas sim, somente a ação do próprio crescimento e expansão através de milhões de anos, além das mudanças de pólos.
Os meios disponíveis para datar as idades destas mudanças e crescimento são ainda precários e contestáveis, podendo ter sido bem mais rápida a velocidade de expansão desde quando a Terra tinha somente a metade do tamanho atual, o que explicaria em parte as avançadas idades dos patriarcas da Bíblia, uma vez que, com menor diâmetro e gravidade, os dias e noites seriam bem mais curtos e a existência dos "Nephelins" (gigantes) possível.
O que é certo é que a velocidade de crescimento vem se acelerando.
Esta nova teoria tem ganhado adeptos em todos os meios acadêmicos e algumas universidades de países mais adiantados já a incluem em seu currículo.
Quem dominar o Inglês e desejar uma explicação acadêmica mais abrangente, poderá assistir os 14 capítulos em vídeos do You Tube, de uma palestra realizada na Austrália, apesar do forte sotaque australiano do catedrático palestrante.

É só clicarem nos capítulos seguintes que aparecerão ao final de cada vídeo.

7 comentários:

Anônimo disse...

o achismo e o catastrofismo são os pilares da astrologia.

e o gigantismo depende da massa de um planeta, e não do seu diametro.

a terra pode estar crescendo e tal, mas a massa seria a mesma.

Homero Moutinho Filho disse...

Anônimo das 20:17

Isto não tem nada a ver com a Astrologia, mas sim com a Geofísica.

Anônimo disse...

Tiricotico disse...

Cruzesssssssssss!!!!
Será que tenho como brasileira que sou, esse sotaque medonho??

Well,Mr.Maxlow fala em um certo momento ...

"If you agree..."
E,eu respondo :I do!

God bless us!

Sol disse...

Quando vejo documentários sobre a "nossa Terra", me pergunto se as conclusões, são teorias ou fatos concretos, ainda me divido entre fé, crença e ciencia.

Na minha total ignorancia, imagino cientistas e exploradores, escavando cavernas e chegando ao centro da terra, como "naquele filme antigo" e descobrindo uma série de animais pré -históricos, rios de lavas escaldantes, civilizações perdidas, a tão sonhada Atlantida.
Na ficção, tudo parece muito mais divertido.

Solange

Anônimo disse...

"Regozija-te muito, filha de Sião; exulta, filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei. Ele é justo, e trás a salvação; ele é pobre e vem montado sobre um jumento, sobre um potrinho, filho de uma jumenta."

Zacarias 9-9

Filmes Sugeridos: Zeitgeist / Loose Change

Juju disse...

Genteeeeeeeeee!Estava vendo as imagens do vulcão q entrou em erupção no site do r7.com, e o q é aquilo?Nunca vi tanta fumaça e cinzas, e numa altura daquela, cubrindo facilmente o céu em dimensões a perder de vista, um horror.E tem gente q acha isso um espetáculo da natureza,
é um espetáculo de terror , isso sim!

Unknown disse...

Questões que alguns físicos levantam: até quando isso aconterá e se um dia não terá mais pra onde expandir (universo), ou qualquer coisa assim :S Falo isso pq já vi vários documentários no History Channel, onde falam que o Universo todo desde o Big Bang não para de se expandir. Ou seja, não se aplica somente ao nosso humilde planeta...