sábado, 27 de fevereiro de 2010

O Dilema de Dourado.



Entender como funciona a cabeça de um BB qualquer é simples, pois basta nos basearmos nos estereótipos psicológicos comuns, quando, numa situação de disputa ferrenha e luta pela sobrevivência, os indivíduos lançam mão de recursos instintivos ditados pelo medo, inveja, ódio e desejo.
Tentar decifrar intenções de quem tem valores e convicções muito profundas e arraigadas, em circunstâncias também de competição, requer algo mais do que uma simples dedução "clichê" ou empírica.
Neste caso, 2+2 quase sempre não são iguais a 4!
Dourado sempre foi claro, objetivo, sincero e franco (mas nada bobo) ao discriminar seus níveis hierárquicos de convivência e afinidades.
"Amigo é uma coisa, aliado num jogo é outra".
"Mantenha teus amigos perto de ti mas, mais perto ainda, os teus inimigos".
"Existem para mim 3 níveis de convivência e afinidades. Os desconhecidos (inimigos), os amigos e os que se tornam da família, por quem eu faço qualquer coisa e defendo até o fim. Um desconhecido ou inimigo poderá se tornar meu amigo e um amigo se tornar meu inimigo".
"Não almejo ser famoso. Quero apenas dar melhor vida para os meus irmãos, família e comprar um espaço para mim. Acima do prêmio está a minha vontade de vencer este BBB10, como lutar por um campeonato".


Lá dentro ninguém gosta de ninguém. Quando se sentem em risco procuram logo apontar defeitos até mesmo em seus aliados no jogo, para buscarem opções de voto e se safarem do paredão.

Marcelo Dourado teve suas vitórias e derrotas, mas, a que mais o marcou, foi a experiência e trauma do pós BBB4, suas dificuldades de emprego e as atuais condições (segundo ele mesmo confessou) morando numa comunidade, apesar de trabalhar em academia.
De repente, do nada, uma segunda chance lhe cai aos pés como um raio inesperado!
Logo para ele, que já não alimentava qualquer esperança em "desígnios divinos", que pudessem transformar sua vida para melhor?
Um Dourado já descrente de tudo?
"Força e honra", um lema "samurai", será suficiente para mantê-lo no caminho reto, mesmo sob intensa e desproporcional pressão de uma disputa em rede nacional por tão expressivo prêmio?
Uma coisa é certa.
Quando ele perceber uma oportunidade de enfrentar alguém, que considere um adversário, que deva ser imediatamente eliminado antes que cresça e aumente sua força, ele não hesitará em quebrar regras, ser punido pela produção do programa ou colocar-se em situação difícil, mas jamais evitar o risco de uma disputa e julgamento, transferindo este encargo para algum aliado seu.
Aos poucos, conquistou, se não o respeito inconfessável, o temor, por parte de seus oponentes no jogo, porém, aqui fora, a admiração de muitos, enquanto assim se mantiver.

Que estas linhas sirvam para entenderem futuras ações, atitudes e estratégias dele e não se surpreenderem, porque "tolice" não faz mais parte do dicionário de sua vida e tudo será de "ato pensado e calculado".

"Força e honra" serão apoiadas enquanto existirem.

31 comentários:

Sol disse...

O Dourado de hoje, está diferente, além de amadurecido, um pouco mais flexível, suas atitudes são de alguém ,que levou muita porrada e porta na cara, mas que nem porisso perdeu essencia e valores.

Vai liberando em doses homeopáticas seus defeitos e qualidades, talvez por receio de se expor demais, muitas vezes prefere o grosseiro ao sensível, será que não quer criar muita expectativa em relação a sí, para não ser cobrado depois? tenho a impressão, que detesta dever algo a alguém, nem mesmo promessas.

Sem ele, o que seria desta edição? dificil saber, antes de sua entrada, já era dada como certa, a vitória de um dos coloridos,não por merecimento , mas sim por convencimento, vindo da mídia, é claro!

Dourando chegou e nós mostrou, que nada é definitivo, que sempre haverá uma segunda chance e que podemos recusar tudo que nos querem obrigar a aceitar e que mesmo que nos atire pedras,o importante, é continuar na luta, como diziam antigamente, perde-se uma batalha, mas ganhe-se a guerra.

Solange

mariza disse...

Homero:
Não sei se pelo adiantado da hora se já perdi um pouco da capacidade de uma boa interpretação mas senti um frio na barriga ao ler seu post.
Se entendi bem dias difíceis virão para Dourado e para aqueles que como eu torcem por ele.
Espero estar enganada e que essas dificuldades que vc pressente não se tornem impossibilidades.

Anônimo disse...

Homero, foi muito bonito seu discurso, mas se o dourado indicar o serginho ele dará o maior tiro no pé e perderá o respeito de muitos de seus fãs, ele tem obrigação de tirar alguém da outra casa enquanto este alguém puder ser votado e ele tem q indicar cacau, única opção. Sinto q essa não será uma boa semana pro dourado e ele correr sério risco de perder o jogo pelos seus próximos atos.

Cotidiano disse...

Homero isto teria a ver com o papo que ele teve com Lia hoje a tarde?

Homero Moutinho Filho disse...

Quem disse que o Dourado indicará o Serginho???

luciana disse...

homero
sera que o dourado indicara a cacau
tomara
acho que ai ela nao vota nele

Anônimo disse...

Dourado indicará a Maroca, pois não vai fazer o mesmo que o Elieser fez de votar em quem imunizar seu candidato ao paredão.

Sempre diz que Maroca coloca tudo em sua conta.

Talvez a cacau se safe deste paredão.

Maroca votará em Dourado e os tres patetas também.

Michel terá que desempatar.

Homero Moutinho Filho disse...

Não repararam que ele está forçando para ser punido por revelar parte do segredo do colar?

Homero Moutinho Filho disse...

Ele disse para a Lia "SIM", quando ela perguntou se este paredão poderia ser triplo.
Ainda disse que alguns do grupo poderiam até votar nele. Ou seja, que não está ainda emparedado.

Anônimo disse...

Foi na conversa que teve com a Lia e pediu segredo?

Gisela disse...

Noooosssaaaa..mas vc achaaa q isso é motivo de punição???

Anônimo disse...

Se fez isto de caso pensado, errou.

Quem se coloca propositadamente no paredão, se f....

Homero Moutinho Filho disse...

Ele tentou convencer a Lia a desafiar o Eliéser, para que este desse uma de machão e pedisse à Cacau para não imunizá-lo. Assim, o Dourado poderia colocar dois do outro lado no paredão e salvar um do seu (Fernanda). Mas Lia fingiu não entender, porque prefere se fazer de vítima.

Sol disse...

Entendi que ele confirmou com um sim, porque é o único a saber que também indicará alguém ao paredão, até então os demais acreditam que será paredão simples, o indicado do líder e da casa.

Tentou fazer com que Lia chamasse Eliéser "para o pau', só que ela arregou, seria a única forma de evitar que ele ganhasse a imunidade, Dourado tem a opção de votar em Cacau, mas quem a casa indicará?, ele ou Maroca, mesmo porque voce não vê Fernanda ameaçada.

Mesmo podendo indicar alguém, ele também se coloca no paredão, será a melhor justificativa para Eliéser, Dicésar, Cacau, Maroca e Serginho, pois não confio em nenhum deles.

Solange

Gisela disse...

Mas Homero o fato dele ter dito p Lia fazer isso ....nada tem a ver c segredo! Seráqele vai ser punido? O q acha?

Rê disse...

Homero, provavelmente o Dourado estará neste paredão... Quer dizer, é o que parece... O mapa dele indica isso?

Homero Moutinho Filho disse...

Tenho que ser justo e imparcial.
O Dourado deu a entender que poderia ser votado, portanto, não está emparedado e que poderá ser paredão triplo.

Anônimo disse...

A Lia perguntou se ele ACHA que poderá ser paredão triplo e ele respondeu sim.

Não vi nada de mais.

Achar não é confirmar nada.

Houvi a conversa ao vivo e não teve nada que o comprometesse.

Ainda falou que Maroca, Serginho e Fernanda poderiam votar nele.

Ele não é burro e o que ele mais tem dito na casa que é muito disciplinado apesar de seu jeito.

Homero Moutinho Filho disse...

Eu não disse que a Fernanda não estava ameaçada. Pelo contrário. Leiam o texto anterior gente!

Anônimo disse...

O big fone pediu segredo da indicação que será feita por ele e do colar branco.

Expressar opinião não é delatar segredo.

Sol disse...

Eliéser (sem horário de nascimento conhecido) poderá até mesmo escapar deste paredão.
Quem indicar a Fernanda perderá seu voto, pois ela não será eliminada.

Foi o que entendi, Eliéser ganhará a imunidade de Cacau, isto é certo , já é bingo!, quanto a Fernanda, até agora ninguém declarou votar nela, apenas Michel cogitou ,caso não pudesse indicar Lia.

Então, Dourado corre sérios riscos

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

O Boninho pode interpretar que ele infringiu sim o segredo, porque está louco para mais um paredão milionário e mais IBOPE.

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Não acredite nisso.

Se o Dourado indicar a Cacau eles votarão na Fernanda. Cacau já disse que ir com o Dourado e a Lia ela não quer porque as duas torcidas votarão contra ela ou o Eliéser, que também já falou que quer ir com o mais fraco.

Homero Moutinho Filho disse...

Que festa deprimente!!! Que vexame das mulheres!

Anônimo disse...

Mas ele não precisa disso para Dourado estar no paredão, porque a Cacau já deve ter recebido uma voz do além em seu ponto eletronico que a fez mudar de voto, que era na Fernanda para que sua turma vote no Dourado.
Já fez campanha na festa para kadu e serginho.

Anônimo disse...

Dourado não vai indicar a Cacau.

Anônimo disse...

CACAU É APAIXONADA PELO DOURADO. SEU SONHO ERA ELI VAZAR PARA ELA ATACAR O DOURADO.

Homero Moutinho Filho disse...

Que papel ridículo a Eliane fez a noite inteira com o Michel!

Anônimo disse...

Olha como a Lia é baixa e cobra. Todo esse drama é tentativa de psicologia reversa com o Michel, pra não ser indicada. Ela quer que ele indique o Dourado.

Pro Cadu ela chorou dizendo que sabe que vai embora etc. Mostrando que tá morrendo de medo de ir pro paredão.

Voce acha que Dourado irá pra este paredão?Hoje alguns estavam comentando que votariam nele

Nininha disse...

Oi, Homero, dormi e acordei, a festa ainda ta rolando, Lia e Fernanda, bebaças, li seu post, me deu um frio na barriga, mas vou me prender no seu post anterior, "se indicado não sairá", A Cacau já tinha dito que queria embebedar o Doures, para ele falar do BF, se ela conseguiu isso, então não tem pra ninguém, ela é muito esperta e seu poder de persuassão é enorme,
mas vamos aguardar até amanhã.

Anônimo disse...

penso que quis fazer uma defesa prévia e soou como um pré julgamento.
Que pena!!!!!!!!!