quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Que dó !

Enquanto a cadela estava parindo, a tempestade aumentou e um "ciclone" , como uma "tromba d'água, invadiu a casa, pela porta aberta da cozinha, devastando tudo. Tive de correr para salvar os filhotes mais velhos, da outra ninhada anterior que estavam espalhados desesperados e tentar arrumar coisas que foram derrubadas, inclusive o material pesado da obra também, levado pelo forte vento, perigando me atingir e aos cães. A energia elétrica foi cortada.
Uma loucura!
Exausto e sem condições de voltar à garagem, desmaiei de sono no sofá, mas dormi muito pouco. Quando a chuva terminou, escutei um choro baixinho e, ao abrir a porta do quarto lá estava a cadela matriarca com seus filhotes e um dos recém nascidos da outra filha dela entre suas patas.
Peguei-o para levar para a mãe e me deparei com outro morto na escadaria, talvez pisoteado pelos cães maiores durante a confusão, mas percebi que havia mais outro chorando no final de um buraco profundo, que os cães escavaram debaixo do muro até o terreno ao lado. Vi que a mãe estava muito assustada rosnando, com medo que levassem os filhotes que sobraram, mas ela me deixou colocar para mamar o que salvei.
É comum cadelas roubarem e até matarem os filhotes de outra enquanto ainda estão com crias. Não sei se foi a própria mãe que não pode retirar alguns antes de a ver na garagem ou foi a cadela matriarca que roubou e escondeu.
Tentei de tudo, até com enxada e pá, aumentar a abertura do buraco para poder enxergar de onde vinham os ganidos do filhotinho gemendo.
Acabei chamando os bombeiros, que quase desistiram, mas conseguiram puxá-lo com um garrote especial de laço na ponta. O bichinho estava cheio de lama, mas vivo, havia mais um morto com ele. Lavei-o e levei para mamar na mãe. Espero que se recupere com os outros irmãos.
Como "desgraça pouca é bobagem", um encanamento externo estourou. Estou sem água, apenas a da caixa e debaixo de mais chuvarada, esperando a SABESP e sem poder enterrar os filhotes.
AFFF! Ninguém merece...

21 comentários:

Drida disse...

Homero..imagino seu desprendimento para lidar com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo..ja aconteceu uma vez comigo, uma gata com os filhotinhos recem nacidos se esconderam dentro de uma máquina de lavar roupa antiga durante um grande temporal de vento e muita chuva.Depois da tempestade infelismente 2 gatinhos morreram. Que tudo se harmonize logo ai.

Sol disse...

Sei que a situação é caótica, mas tem um "que" de comédia também.

Fiquei com dó dos filhotinhos,mal chegam e já se deparam com as loucuras e ameças do mundo moderno.

Estou tentando encontrar uma solução viável para abrigar seus "amigos" com segurança, quem sabe o ideal não seria construir ao menos uns 4 canis? uma para as femeas, outro para os machos,um para os filhotes maiores e o último serviria para "lua de mel canina" alias, uma ótima idéia, serviria até para o controle de natalidade.

Penso nisso, porque não quero que meu amigo caia de exaustão e acorde no meio de um furacão.

Solange

Nininha disse...

Homero, estou estarrecida com seu relato, se você conseguir ler isso já estará fazendo muito, já ofereci uma vez, vou fazê-lo outra vez, posso ajudar em alguma coisa?
Você não tem ninguém que lhe ajude? Se for viável diga como, e o que vc precisa, é uma situação de emergência, (ração, remédios),
sei que moro longe, mas com um pouco de boa vontade tudo se consegue. Se o tempo não melhorar leve-os, para um abrigo. Homero, um abraço grandão,e que Deus o proteja...

Homero Moutinho Filho disse...

Obrigado.

Alimento e remédios não são problemas para mim.

A garagem é o lugar mais seguro contra ventos e os outros cães que estão presos num nível acima.
Acabo de enterrar os dois que haviam morrido, mais dois de três,
que ela abandonou num canto molhado da garagem. Cismou de ficar em cima de um saco de cal aberto e se recusa a vir para uma lona que estiquei e coloquei leite e ração. Mesmo eu empurrando e arumando eles não conseguem mamar e não param de chorar. Parece que ela está sem leite ou rejeitando os filhotes porque esta é a primeira ninhada dela e foi enorme.
A mãe é muito grande e pesadona,
não dá numa caixa.
Acho que todos morrerão, porque, com menos de um dia,não posso dar soro nem mamadeira.

Homero Moutinho Filho disse...

Meu problema maior que não tive ainda tempo de resolver pelo condicionamento e adestramento, é a disputa pela liderança entre pai e filho. O filho e mais as cadelas quase trucidaram o pai. Portanto, enquanto não resolver isto, a separação de machos e fêmeas fica difícil.

Homero Moutinho Filho disse...

Ela não está rejeitando os filhotes. Fui lá agorinha e vi mais um morto. Peguei-o para me certificar e ela puxou o filhote pela cabeça, chorando, coitada...deve ser falta de leite mesmo.
Ainda restam dois vivos, todos sujos de cal e ela não quer sair de lá.

Nininha disse...

Meu Deus! Que sofrimento dessa bichinha, e nós não podemos fazer nada! Espero sinceramente, que Deus te dê muita força. porque ela, vai precisar muito de você. tenho uma neta labrador com o mesmo nome, Donna. Ela estava no cio terminou e meu filho trouxe-a no feriado, meu cachorro ficou doidinho. Era uma montanha pra ele.

Anônimo disse...

Homero,

Depois do post abaixo tão bonito, fico triste com essa agora.
Juro...doeu o coração.
Não posso com essas coisas.

Concordo com a Sol. Depois de tanto e quando tiver um tempo, há que tentar algo para segurar essas "paqueras".
Claro, se voce quiser.
Porque não deve ser fácil se dar tanto e quase em tempo integral para esses bichinhos.

Por favor, descanse e relaxe logo que puder. Cuide-se!
Que se ajeite tudo aí da melhor maneira possível a voce e a eles.

Abraços
Go Homero!!!

Sol disse...

Homero,

Sei que tens uma grande experiencia, mas quem sabe ajude, se voce tentar dar leite numa seringa mais grossa para os filhotinhos recem nascidos.

A falta de leite da mãe pode ser em decorrencia do estresse do parto, aliada a tempestade e ventania, a bichinha deve estar esgotada.

Agora, a "luta" do mais jovem com o mais velho é complicada, mesmo dando um dos dois haverá outras brigas pois, outros filhotes machos estão nascendo.


Solange

Anônimo disse...

Homero,
Que situação difícil!
Na hora do parto o que as fêmeas mais precisam é de tranquilidade, silêncio, "privacidade", um ambiente seguro.
E bem na hora a Natureza estava tão desfavorável.
Você sòzinho para cuidar de tudo.
O nascimento é mesmo o milagre da vida, muito rico e emocionante.

Espero que a situação melhore e a mãe de primeira viagem fique mais tranquila e produza leite.
Maria Amália.

Homero Moutinho Filho disse...

Não posso dar leite nem soro para um filhote de menos de 24 horas, porque provocarão convulsão e espasmo.
A chuva não para, fui novamente vê-la e lá estava mais outro morto ao lado do anterior e ela não queria mas eu os peguei para não por em risco as vidas de dois que estão conseguindo mamar bem, ao que parece. Conversei com ela e fiz bastante carinho.

Ela teve simplesmente 9 crias, dai o abandono de alguns por pouco leite.

Ana disse...

" Conversei com ela e fiz bastante carinho."
Em meio a tantas catástrofes,(que dia hem!!nossa!!! ou melhor:que diaS)algo doce e sereno.
Nem sei o que te falar pra mostrar solidariedade...mas tomara que tudo se ajeite e que o sol apareça logo.
Tudo de bom pra você!

Homero Moutinho Filho disse...

Claudia.

O Sol sempre aparecerá para os que merecem, não importa quando.

Obrigado.

Anita disse...

Homero
nem sei o que te dizer!
Mas geralmente mãe de primeira viagem comete muitos erros... faz parte do sentido natural do próprio aprendizado da Vida! O que é uma pena, pq a gente se encarinha e fica envolvido pelo amor incondicional...

Um abraço grande, amigo, e não caia em desespero. Estamos aqui te mandando ondas positivas!
Um abraço!

Anônimo disse...

Olá Homero, que loucura... estou tão longe de vc .... mas te mando energias positivas e muito boa sorte e que tudo se resolva da melhor maneira possivel, Um abraço Ligia(RS)

Homero Moutinho Filho disse...

Agradeço a todos pelo apoio.

Morreu mais um, o penúltimo. Agora só sobrou um .
Me dá dó a expressão de dor e chorinho baixo da mãe quando eu retiro os que morrem. Ela estica o focinho para pegá-los, mas me respeita e parece me entender. Pode parecer ridículo, mas eu explico à ela, que não adianta, está morto.
Estou desconfiado que morrem por asfixia porque ela é grande e pesada, nunca pariu, sei lá.
Agora mesmo fui lá e ajeitei o filhote que estava espremido entre as patas e o pescoço dela.Se ela perder este último ficará traumatizada.

Sol disse...

Depois de tanto esforço,é uma pena!
Ela com certeza entende o que está acontecendo, toda "mãe" sabe quando algo não está bem com seus filhos.

Tive uma cadelinha que também perdeu a cria depois do parto, a veterinária disse que ela ainda era muito jovem, porisso o ideal seria sempre esperar o segundo cio.

O maior problema numa situação como essa é a cadela desenvolver gravidez psicologica, é melhor ficar atento.

Espero que as coisas melhorem.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

A cadela mudou de lugar. Parece que morreu o último, mas ela não larga o bichinho e está com a cabeça em cima dele protegendo. É capaz até de comê-lo.

Sol disse...

Isso pode acontecer realmente,tente oferecer um bichinho de pelúcia talvez consiga retirar o filhote.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Ela mesmo trouxe o filhote morto até a porta da cozinha que estava fechada. Já estava com algumas partes em carne viva, mas eu tirei dela e levei para enterrar. Ela está meio desnorteada, ainda procurando os filhotes.

Fim do suplício!

Sol disse...

Infelizmente não escapou nenhum filhote,como eram muitos, talvez não estivessem totalmente desenvolvidos.

Agora é cuidar da "mamãe" ela precisará de atenção.

Solange