quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O "PRÉ-SAL" e a abertura do abismo!




Desde 2008 venho alertando para um crescimento de catástrofes naturais que também ocorreriam no Brasil. Publiquei mapas e gráficos mostrando as áreas de risco e aconselhei quem pudesse, a deixar estas regiões, especialmente o litoral, em busca de locais mais seguros para morar, por causa de tragédias piores que estão por vir.
Recentemente, um abalo sísmico atingiu São Paulo, mais fortemente no litoral santista, cujo epicentro está situado exatamente na região do "PRÉ-SAL".





Esta região submarina vem apresentando atividades sísmicas e aumento de temperatura, provocando alterações climáticas, especialmente no sul (ciclones e enchentes em Santa Catarina,etc), porque, com a evaporação,as correntes de ventos empurram o ar aquecido para o continente, em direção oposta ao de outros vindos da cordilheira dos Andes, também alvo dos fenômenos "El Niño" e "El Niña". Este encontro entre duas frentes aquecidas, quando recebe em perpendicular outra frente, porém fria, vinda da Argentina, formando a tal "zona de convergência, causadora de tantas tragédias climáticas ocasiona catástrofes naturais.
Usando este programa de mapas oceânicos do site ;

http://www.marine-geo.org/portals/gmrt/

e aumentando pelo "zoom", poderão ver melhor esta topografia.

O "Google Ocean" é até melhor, mas parece que ainda não está disponível.
O que os "metereologistas" de plantão tanto falam sobre "zonas de convergência" e " ciclones extra-tropicais", nada mais é do que o choque de duas correntes de ventos, como citei, a primeira vinda do aquecimento da zona marítima do "PRÉ-SAL" em evaporação, a segunda vinda da cordilheira dos Andes, também em evaporação, passando por Mato Grosso e ingressando no oeste de SP e Goiás até o litoral sudeste e sul. Estas duas correntes, quando enfrentam outra vinda do sul do continente, da Argentina, que é muito fria , ocasionam estes ciclones, tempestades e enchentes.
Não existe no mundo, exploração de petróleo em profundezas abissais como a do "PRÉ-SAL", portanto, esta tecnologia é desconhecida em termos práticos e a Petrobrás não possui "know how" capaz de desenvolver, mesmo que a médio prazo, dentro do que a precipitada e demagogicamente anunciada "era de ouro e da fartura em petróleo" comemorada pelo governo faz o povo acreditar, ou seja, a partir de 2014 no máximo.
Semana passada, o próprio presidente da Petrobrás admitiu e confessou que, a opção pelo desenvolvimento e exploração exclusivamente nacionais, atrasará bastante o início da extração, talvez mais de uma década. O que o nosso governo não fala, é que a Petrobrás não nos pertence totalmente. Somente se a Petrobrás possuisse 100% das ações, o que não é a realidade e estuda deter pouco acima dos 50%, segundo discussões sobre o assunto. Existem vários grandes grupos estrangeiros, sócios e parceiros nos contratos de risco de exploração e extração.

Depois de percorrer o mundo fazendo apologia do "biocombustível", ecologicamente correto, repentinamente, nosso presidente muda o discurso e passa a comemorar como um novo "sheik árabe", usando a grande mídia para injetar ilusões de felicidade e abundância futuras, nos menos informados e leigos, infelizmente, mais de 80% da população.
"Mais empregos para todos, futura geração de um país poderoso, independente em energias, próximo integrante da OPEP, etc", coisas estapafúrdias, eleitoreiras, ufanistas,sem o menor fundamento, pois o "PRÉ-SAL" se estende muito além de nossas 200 milhas marítimas e pertence ao patrimônio mundial!
Mais de 43 nações ainda não assinaram convenção internacional para a exploração destas reservas, portanto, o Brasil não é dono de "nadica de nada", que pertença a um "bolsão" petrolífero, que avança até quase o centro do ocêano Atlântico.

Que espécie de "sondagens" submarinas usaram para descobrir estas reservas? Não existem submarinos, batiscáfos especiais ou coisa parecida em nossa Marinha. Também não existe tecnologia em brocas, capazes de resistirem altas temperaturas em grandes profundidades. Será que utilizaram explosões ou algo assim, aumentando a instabilidade da região dos epicentros e aquecimento das profundezas?
Nunca jamais tivemos ciclones, agora temos, desde 3 anos atrás. Nunca tivemos terremotos ou abalos sísmicos mensuráveis e perceptíveis. Agora temos.
O Sul do Brasil virou um "carma coletivo geral"! Só tragédias! Agora também o Sudeste e a coisa está avançando para cima.
Regiões litorâneas sofrerão muito em futuro próximo.
O "PRÉ-SAL" não creio que um dia seja explorado, porque antes virá a grande catástrofe natural que se aproxima, em virtude de rachaduras existentes, pelo deslocamento da plataforma marítima brasileira e continental. Associada ao crescimento e expansão da imensa cordilheira submarina que dividiu "Pangea", a antiga e primitiva massa continental em vários continentes, tragédias inimagináveis ocorrerão, com o aparecimento de novas terras elevadas por erupções vulcânicas nos leitos dos oceânos.
Zonas de risco se estendem ao redor de todo o litoral brasileiro, avançando até a Argentina.
Alguns dirão; o Homero "surtou"!
Tudo bem...mas não "surtei", até posso ter causado certo pânico naqueles que estão nestas regiões e não tenham qualquer possibilidade de mudarem de residência, mas o alerta foi dado e as escolhas terão de serem feitas entre a subsistência e a sobrevivência.
Claro que sei o quanto é difícil para quem vive de salário e emprego fixo , de repente, ousar ou arriscar mudar radicalmente de vida, partindo para locais mais seguros desconhecidos, mas um dia isto será necessário, por bem ou por mal, pela pressão da violência urbana que catástrofes possam possibilitar pelo caos social.
Uma coisa é sabermos que o "crime organizado" já partiu para o interior e hoje as drogas, o "crack", etc, são comuns em pequenas cidades, outra é estarmos totalmente cercados por milhões de favelados em grandes centros, numa hipótese de caos urbano ou catástrofes.
Traficantes atualmente detêm armamentos de guerra, superiores aos das polícias!
Portanto, pensem bem , reavaliem suas necessidades primordiais e comparem-nas como o maior instinto humano que é o da sobrevivência.
Quem quiser ter tudo por perto e todas as facilidades, também terá por bem perto todas as ameaças e fatais possibilidades.
Este "final dos tempos", inegavelmente já percebido por muitos no mundo, mais despertos e lúcidos , diante dos acontecimentos cada vez mais frequentes e em progressivo teôr de importãncia e alcance, não será lá... muito adiante, depois de estarmos mortos, como muitos pensam e acreditam.
Estamos nos anos finais!

15 comentários:

Anônimo disse...

Homero
bom dia
Eu como creio unicamente noSenhor jesus que tudo isso que voce esponhe aqui e o FIM dos tempos sao os sinais estao a cada ano se inteNsificando cada vez mais.
O POvo mau vai sofrer muito pq a hora vai chegar quem estiver firme na palavra de DEUS ira suportar a dor que esta por vir.

Admiro e respeito teu trabalho HOMERO
uM BOM DIA

Sol disse...

Bom dia Homero!

Infelizmente as "verdades" do pré-sal e as condições para uso e exploração, ficam limitadas a apenas uma pequena parcela da população, isto porque o veículo informativo de maior alcance, a televisão,não esclarece, não sei se por conivencia e interesse eleitoreiro ou por duvidar de nossa compreensão de entendimento.

Solange

Bia disse...

bom dia Homero...apesar de muito pouco comentar, todos os dias leio o seu blog e confesso que é uma das coisas que mais gosto de fazer aqui na net. Atual/e moro no RJ e real/e as coisas andam me assustando, minha família reside no interior de SP, região de SJRio Preto, enfim Homero, gostaria de saber, se for possível, em qual região de SP ou até MG, a gente pode ter um pouco mais de sossego e quem sabe sobreviver a todas as tragédias que estão por vir. Ando ansiosa e temerosa, mas meu instinto de sobrevivência real/ fala mais alto e quero preservar a minha vida e daqueles que me são caros. Obrigado pela atenção. Um abraço. (ah, assim como vc, amo animais e minha maior paixão é um vira-latas que tirei da rua, que enche os meus dias de alegria..ser recebida em casa todos os dias, depois de um longo dia de trabalho, c/ tanta festa como ele faz ao me ver, real/ não tem preço)

vanny marques disse...

Eu já estava estranhando ninguém ainda ter comentado tudo isso que você disse. Que absurdo essa história de PRÉ-SAL. Nunca vai acontecer nada... querem apenas arrancar dinheiro do povo para essas pesquisas e tentativas. E o nosso presidente não estará vivo para constatar que nada vai acontecer... apenas mais um sorvedouro a engolir o dinheiro do brasileiro. Porque este homem não vai construir usinas eólicas e fontes limpas de energia? Homero, muito obrigada por ter colocado a boca no trombone!!!

Sol disse...

Meu receio dos acidentes naturais, é que eles não escolhem suas vítimas,todos se igualam nas tragédias.

As drogas me assustam, sei que esse mal é o pretexto e a justificativa para uma série de crueldades que sabemos e ouvimos no nosso dia a dia ,mas sinto também que essa doença só existe por falta de perspectivas e sonhos nesse mundo moderno.

Acho que sou um caso a parte, pois meu maior desejo é morar em numa cidade pequena e bem afastada de grandes centros.

Nasci e cresci em São Paulo e a tempos percebo uma mudança drástica e não apenas estrutural.
Como a cidade sempre teve fama de acolher a tudo e a todos o meu sentimento é que ninguém se sente responsável por ela.

Solange

Suely disse...

Bom dia
Homero, concordo com o que você falou e acho que este pre sal não passa de uma forma de iludir o povo brasileiro que já é bem chegado a se achar o único beneficiado por Deus.
O famoso "Deus é Brasileiro e nada de ruim vai nos acontecer".A casa está caindo para o Mundo e para nós também,só nos resta rezar e tentar encontrar meios de nos melhorar e não sermos levados de roldão para o buraco negro que se aproxima!
Gostaria de saber se voce tem conhecimento de uma suposta civilização submarina,numa espécie de caverna em esmeralda numa região ao norte do Brasil?

Homero Moutinho Filho disse...

Bia.

Depende de qual espécie de catástrofe, mas o interior, em planaltos acima de 600 metros de altitude, porém em cidades com menos de 100 mil habitantes e longe de grandes centros. No caso de abalos sísmicos eu postei (está nos arquivos) um mapa geográfico do Brasil, indicando os locais de falhas geológicas.
Entretanto, o pior é a violência urbana crescente.

Nininha disse...

Boa tarde, Homero, o pior de ficar com medo, é largar tudo para trás. filhos, netos, família de uma maneira geral, todos tem suas vidas fincadas aqui, eu até que poderia, mas abandonar o barco? Já disse no post anterior, que nem sempre estamos seguros em cidades ditas pacatas, já vi casos de pessoas que vão atrás dessa tão sonhada paz, e encontram as vezes a morte por violência. Enfim, é rezar muito, não nos resta outra solução. E entregar nas mãos do Pai. Agora essa do pré-sal, realmente é programa eleitoreiro, estão nos vendendo moeda podre...

Sol disse...

Boa noite Homero!

A violência crescente também me preocupa, penso que muitas pessoas estão perdendo o "freio" e a nova geração está nascendo sem ele, talvez porque as leis e a justiça não causem tanto receio como antigamente e o pior, as nossas autoridades já não impõem respeito.

Penso que a maior responsável por isso é a impunidade, que tomou conta desse país, se testemunhamos crimes hediondos sendo perdoados, o que dirá dos menores?

O que mais chama a minha atenção nessas reportagens policiais,não são as drogas e nem as armas, mas os proprios bandidos, muitos não sabem nem mesmo se expressar.

Ai, eu pergunto: O que fazem com todo dinheiro ganho no tráfico?

Serão mesmo os moradores dos morros e das favelas os donos de tudo isso?

Creio que não, os donos provavelmente são chamados de doutores, andam engravatados, viajam de primeira classe, frequentam as melhores e maiores rodas da sociedade, as "criaturas" que povoam os morros são os zumbis paus mandados, induzidos a acreditar que somos os maiores responsáveis por toda a má sorte que tiveram desde o nascimento.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Oi "corinthiana de ressaca, rsrsrs.
É claro que os "mandantes maiores " estão no mais alto escalão e partidos políticos que hoje governam e o presidente!
Conheço demais tudo desde a década de 60 de onde surgiram e foram treinados para uma guerrilha urbana!
KKKK
Isto até é piada agora.

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.
Rcebi telefonema da "sueca". Ela se cansou de "contrastes" e está saudosa do meu "mediano tropical", putz!

Rodrigo disse...

Boa noite Homero!
Seu texto é muito esclarecedor,eu já tinha sido informado da relação entre as perfurações e o abalo sísmico,mas não havia percebido a gravidade do problema.

Sol disse...

Bom dia Homero!

Sexta-feira, ya-bada-ba-du!!! graças a Deus!!!, o semana cumprida sô!!!

Quando puder me explique o significado de "mediano tropical", sua sueca é uma moça bastante versátil, gosta de variar, está desperdiçando talento, com toda essa experiencia, deveria pleitear um "cargo" na ONU, tenho certeza que seria uma ótima mediadora.

E a "pobrezinha" da esquimoa?, com 4 filhos...., cuidado!!! ela pode estar cansado do coreano e de comer pasteis sem recheios , e ai... já viu?! com casa grande e espaços sobrando..., vai sobrar para voce , que adora praticar a bondade acolhendo todas as raças sem distinção.

Solange

Nininha disse...

Homero, na globo.com - G1, Tufão atinge Filipinas e mata quase 60 pessoas, neste sábado (26). São bingos que não querem acabar mais. abs

Homero Moutinho Filho disse...

Suely.

Sobre esta civilização submarina no norte , não sei nada.