quarta-feira, 10 de junho de 2009

Não disse? Aprenderam? "Bingo"



Não deu outra, é "Bingo"!
E desta vez não apenas usando a Astrologia, mas sim mais de uma década de experiência pessoal no mundo da grande mídia.
Venho repetindo, desde a estreia, que a estratégia de "marketing" correta seria mudar o horário de exibição do "A Fazenda", porque tentar roubar um público cativo de uma novela que já está na metade seria total burrice.
Cansei de citar, inclusive no texto "Traficantes de Ilusões" que a melhor tática seria explorarem os "flancos frágeis", ou seja, os horários de filmes e programas comuns da "Plim-Plim", depois da novela das 21:00 e, nos domingos, exibirem somente após o "Fantástico".
Enfim, parece que a Record "acordou" e conseguiu ontem o melhor índice de audiência e melhor desempenho de toda a sua grade de programação, com a exibição dupla, sendo que, no segundo horário, iniciando às 23:21 teve picos de 15 e "share" de 28!
Uma audiência "share" considera o total de televisores ligados naquele horário em cada domicílio e 28 pontos equivalem a algo como 40 em horário nobre, considerando que, neste horário bem tarde, somente uma parcela aproximada entre 30% e 40% dos televisores está ligada.
A diferença de índices entre a segunda e a primeira exibição noturna foi flagrante, indicando o potencial de liderança no horário mais tarde.
Aprenderam como se faz?
É apenas uma questão de Psicologia Comportamental aplicada ao "marketing" televisivo.
Antecipem o horário de "Poder Paralelo" e exibam "A Fazenda" a partir das 23:00 , com duração mínima de uma hora.
Já ensinei o "caminho da roça", agora promovam urgentemente as mudanças necessárias.

16 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente que é uma questão de psicologia comportamental, pode-se dizer que é até uma questão simples. Estava conversando com o meu pai e ele disse indignado de que qual era a da record de comprar o passe dos funcionários da globo, questionou se eles querem fazer uma emissora diferente ou ser a globo, mas a questão não é de ser igual, mas sim de trazer aquelas pessoas que estão acostumadas com a mesmisse e não tem paciência de tentar o novo e observar. Como já foi dido, no início do BBB teve várias atropelos, assim como ultimamente, mas o pessoal reclama reclama, mas não é capaz de mudar de canal e se muda volta correndo, sem ao menos parar para pensar.
Luana.

Sol disse...

Homero,

Sem querer provocar, mas essa é a notícia que está na UOL,além de alfinetadas entre Boninho e Brito Jr.

A Fazenda registra uma das piores audiência desde sua estreia

O reality show A Fazenda, da Record, registrou na noite desta terça-feira (9) uma de suas piores audiência desde a estreia.

Segundo dados consolidados do Ibope, no horário das 20h55 às 21h22, o reality da Record registrou apenas 9 pontos no Ibope. O índice foi um dos mais baixo registrado pelo programa.


Na edição que foi ao ar após a novela Poder Paralelo, a Record mostrou cenas do desafio da semana. Danielle Souza (foto), a "Mulher Samambaia", perdeu a prova e já está na berlinda do próximo domingo.

Na manhã desta quarta-feira (10), o Fazendeiro da semana, Theo, revelou em uma discussão que indicará o ator Jonathan para o Tá na Roça.

http://natelinha.uol.com.br/2009/06/10/not_23076.php


Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Amiga.
Não é uma questão de você me "provocar, mas do modo que você coloca as coisas e não sai deste UOL para ler no link especializado em TV,que eu pus, até parece que eu estou mentindo.
Vá até o site e leia.
9 pontos FOI às 20:45. Hora da novela da Globo.
Entre as 23:21 e 23:51 foi a melhor audiência do dia na Record! Exatamente como sugeri mudarem o horário.

Os dados são do IBOPE.
Eu citei que a diferença de audiência entre as duas exibições foi flagrante!
13,5 é audiência alta para o horário das 23:21.
28 "share" (aparelhos ligados)é sucesso.
Não leu minha comparação?
O UOL está deturpando os fatos e não deve ter citado a audiência da segunda exibição ( a da prova)! O pior índice foi na sexta-feira com 7 pontos. O melhor foi na quinta-feira com pico de 18 e média 14.

Desse modo, sem querer, você acaba confundindo quem lê e não entende como funciona a estatística de avaliação.

Sol disse...

Se eu colocasse outra fonte, com certeza voce também não aceitaria.Não estou confundindo nada e nem ninguém, a notícia está no Uol, inclusive coloquei o link , é só dar um olhada.

Entendo e aceito que voce defenda seu ponto de vista, mas não deturpe o que eu digo,se voce não gosta da forma que eu coloco os meus comentários é só me avisar que paro imediatamente de fazê-lo.

Não tenho nenhuma intenção de provocá-lo, desculpe!

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Pelo amor de Deus amiga.
Ainda não entendeu qual foi o erro?
Não importa qual seja o link porque os resultados são do IBOPE.

O UOL foi capcioso ao só divulgar o índice baixo da exibição normal que compete com a novela. NÃO DIVULGOU, TALVEZ PROPOSITALMENTE A ÓTIMA AUDIÊNCIA DO HORÁRIO ENTRE 23:21 23:51

Além de tudo, o UOL errou feio pois o mais baixo foi na sexta-feira passada e não ontem!

Eu não estou defendendo meu ponto de vista que aliás nem é meu, está publicado na mídia especializada.
Você me conhece e sabe que eu jamais deturpei fatos.
Se você tivesse lido com mais atenção o meu texto, perceberia logo que eu me referi ao SEGUNDO HORÁRIO DE EXIBIÇÃO.

Compreendeu agora a confusão?
Reflita melhor e perceberá que confundiu sim, ao simplesmente postar a notícia do UOL sem notar a ausência do índice sobre o segundo horário que foi o assunto neste texto.

Se mesmo assim continuar não entendendo vou achar que estou falando grego. Credo moça!Rsrsrs.

Sol disse...

Homero,

Olha só o recado que deixou para mim,

SOL.

Leu o novo texto?
Viu como eu estava certo? Rsrsrs.
O "véio" aqui ainda entende um pouco do riscado.

Só entrei na brincadeira, voce é que não entendeu.


Porque eu entendi que voce falou em uma segunda edição, fora do horário habitual,mas pelo que me recordo, não houve nenhuma alteração,manteve-se os mesmos 13 pontos da estréia,se a intenção é bater de frente com a Globo, e brigar pela primeira colocação,estão se equivocando novamente, fugir do horário nobre, quando o espaço comercial é muito mais caro, e o retorno é garantido?, que estratégia é essa?

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.
13 ou 14 pontos depois das 23:00 equivalem a 40 no horário nobre.
Sabe quanto os programas da Globo exibidos depois da novela conseguem no máximo? 20 pontos.Praticamente empatando com as novelas da Record no horário.
Sabe quanto o "programa do Jô" consegue em média de IBOPE? Apenas 3 pontos.
A Globo têm repetido muito os filmes e com isso, perde audiência do final da noite.
De manhã a Record está vencendo a AMB. À tarde também tem conseguido liderar em alguns horários.
O que estava salvando a Globo era a audiência do repeteco de "Senhora do Destino" agora proibida pelo MP, mas a "Plim-Plim" vai recorrer.
"Video Show" e "Video" game não vão lá das pernas."Domingão do Faustão fica entre 14 e 16, "Turma do DIDI" abaixo disso,
XUXA vai sair do ar, porque não consegue vencer o SBT com a menina Maísa. No lugar dela entrarão jogos de vôley.
A Globo domina parcialmente de 18:00 até as 22:00 com suas novelas, porém, com índices apenas satisfatórios, aquém do desejado.
Até o JN tem perdido audiência porque muitos preferem o jornal da Record.

Observe uma coisa com atenção.
O cálculo para o valor do espaço comercial de uma emissora hegemônica como a Globo, requer a avaliação "custo-benefício" por seus gastos fixos (folha de pagamento e empréstimos assumidos a longo prazo) são estratosféricos. Portanto, qualquer diminuição do número de inserções durante, por exemplo, uma novela, como ela vem fazendo preocupada com a concorrência, significa prejuízo enorme.


"Bater de frente com a Globo no horário da novela principal e é o mesmo que você ficar de nariz colado na vitrine de um restaurante olhando as pessoas comerem lagostas.
É IMPOSSÍVEL se a novela já estiver avançada nos capítulos.
A melhor estratégia é a que eu sugeri.
Garantir o horário seguinte, fazer chamadas e lançar uma novela entre o sábado e domingo, exatamente quando terminar a da Globo.
As novelas "Beto Rockfeller" na década de 60 e "Pantanal", na de 80 conseguiram liderar até o fim e vencer a Globo porque eram exibidas após as 22:00.

O que importa na venda de espaços comerciais é a qualidade do público, não apenas a quantidade, pois, quanto maior o poder aquisitivo de um público-alvo, maior o gabarito dos anunciantes, podendo render até mais do que no horário nobre, que atualmente vai até as 23:00.
O custo, por capítulo, de uma novela principal da Globo ultrapassa facilmente os 200 mil dólares.Essa "Caminho das Índias" deve custar muito mais, pelos gastos cenográficos, elenco e viagens ao exterior. A "Plim-Plim" não pode ocupar todo o tempo de seus intervalos com anunciantes, porque necessita inserir chamadas de seus próprios programas.
A diferença do preço de 30 segundos de propaganda entre o horário da novela e o dos programas logo após, não chega a ser tão expressiva assim.
O fato preocupante para a Globo, é que ela não consegue mais liderar em todos os horários como antigamente e a audiência caiu significativamente.

Sol disse...

Mas esse declínio televisivo não é um processo natural?, hoje é possivel ter acesso a qualquer programação sem a necessidade de acompanhar dentro de um horário fechado, com a advento da net, descobriu-se um novo filão,bem mais barato e com longo alcance.

Então ,resta pouco para as emissoras de televisão, com a crise mundial, as dificuldades para se conseguir patrocinadores aumentaram, é só reparar, os maiores espaços e melhores horários comerciais são de montadoras, bancos,empresas de bebidas e estatais.

Até a imprensa escrita por sobrevivencia está vendendo cada vez mais espaço em suas páginas,um dia destes estava contando, na Revista Veja tinham 36 folhas de anuncios, as informações estão diminuindo e a propaganda aumentando, daqui a pouco será apenas um catálogo.

Solange

Anita disse...

Sol e Homero...


kkkkkkkkkkk
Besitos e boa noite!

Sol disse...

Bom dia Homero!

E eu achando a proposta da Record para o Gugu, uma exorbitancia, um premio da megasena semanal.

Um absurdo a valorização da imbecilidade.

O apresentador Fausto Silva, 59 anos, fechou acordo prévio para renovar seu contrato até 2017 com a Rede Globo.

Fausto, 20 anos à frente do "Domingão", é o maior faturamento da Globo, e também seu maior salário (na casa dos R$ 5 milhões). Parece exorbitante, mas a impressão se dilui ao saber da enorme receita que o apresentador traz para a Globo. O patrocínio do Bradesco ao quadro "Dança com Famosos", por exemplo, foi fechado numa pizzada em sua casa.

Faustão fez vários pedidos à Globo, mas só um não foi atendido: o programa continuará sendo feito no Rio. O motivo é que seria um custo enorme trazer o casting da Globo para São Paulo todas as semanas, entre outras coisas.

A emissora aceitou exibir o "Domingão do Faustão" sempre das 18h às 21h. Com isso, o "Fantástico" passará para a faixa das 21h às 23h e alguma coisa...

Ainda sobre o salário de Fausto Silva, cabe lembrar que ele é um caso único no país: ele tem percentual sobre o faturamento do programa.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Bastou eu citar o "flanco frágil" que é o domingo e a Globo tratou de mudar os horários do Faustão e Fantástico esticando-os, para não deixar espaço para a Record. Eles sacaram, mas terão problemas porque ai o "No Limite", que começará no dia 02 de agosto,entrará mais tarde, concorrendo provavelmente, com um novo horário do "A Fazenda".

O "Gugu" já venceu várias vezes o "Faustão" e dará um trabalho danado, porque eles usarão o seu programa para fazer as chamadas dos seguintes, como "A Fazenda", que , está na cara, mudará de horário para a entrada do novo contratado. Exatamente como eu sugeri. O bicho vai pegar.

Sol disse...

Não sei se é verdade,portanto corro o risco de escrever besteira, mas soube que Márcio Garcia irá apresentar um programa dominical antes do Faustão, pois essa foi uma das propostas que recebeu quando voltou para a Globo.

Acho que essa "briga" é boa, quem tem apenas a televisão como diversão precisa de maiores opções, principalmente nos sábados e domingos, até parece que quem fica em casa tem que ser penalizado com programas ruins.


Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL .

Não acho que o Márcio Garcia seja uma boa opção.

Não tem carisma e deve estar em fase astrológica ruim pois nem na novela emplacou.

O fato é que as emissoras relutam muito em fazer o óbvio, que todo mundo está vendo e comentando nos sites especializados em audiência. Que a Record precisa mudar o horário do "A Fazenda" para depois da novela e que a Globo tem que agir rápido para "fechar" os espaços mais frágeis e eu não acredito que seja com "Jogo Duro" nem com "No Limite" que é uma fórmula já gasta e conhecida.Dinheiro não falta para a "Plim-Plim", equipe e recursos idem, o problema é a rigidez da grade de programação e compromissos comerciais.
Vamos aguardar para ver.

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Me enganei. O contrato do Gugu vai até março de 2010, portanto, não dá para contar com um "Domingo legal" na Record tão cedo.
Qual é o nome daquele apresentador das tardes de sábado da Record que eu citei como o melhor para substituir o Brito? É Faro? Por acaso é filho do produtor da antiga Record?

Homero Moutinho Filho disse...

Anita.

Só agora vi o seu "boa noite". Quando aprovei devia estar já meio "desmaiado" de sono. rsrsrs.

Sol disse...

Oi Anita "besitos" também

Homero

O apresentador é o Faro, mas não sei se tem parentes envolvidos com televisão,tem também um Faro na Malhação e que está na Dança dos Famosos, não é um sobrenome comum, derepente pode ter alguma ligação.

O Faro começou como modelo, virou cantor/ator, tem talento e versatilidade, mas não acho que ganhe mais espaço na Record, justamente para não queimar a imagem, pois ele já apresenta Ídolos.

Solange