terça-feira, 21 de abril de 2009

Quem acredita em destino?

É extremamente desagradável, ter de discordar de quem prefira acreditar que tenha total controle sobre sua vida.
Controle total todos pensavam ter até serem mortos no dia 11/09 nas torres do WTC!
Saíram de suas casa cheios de sonhos , esperanças, projetos e planos, para morrerem queimados e soterrados.
Onde fica o tal do “livre-arbítrio” e completo domínio de nossas vidas?
Este é o ponto fundamental que tanto aborrece e incomoda nossa civilização ocidental, que se julga racional e intelectual , a ponto de negar qualquer suposição mais “fatalista” ou “ determinista” sobre o nosso destino.
É claro que o nosso “Ego” ainda mais de pessoas cultas e intelectuais, se recusaria a admitir tal fato ou hipótese, pois se aceitassem seria um suicídio total de tudo que construíram na vida e acreditaram , por serem mais “esclarecidas” e “informadas”.
Quem quer que tenha acompanhado minhas previsões baseadas em emoções e momentos , desde o BBB7 , (vide meu blog anterior www.mbne.blogspot.com) da época e momento, poderá comprovar a exatidão de cada uma .
Se pude antecipar cada emoção e sentimento, além dos resultados, onde fica o tal do “livre-arbítrio” de cada um que analisei e sabia antes o que fariam ou pensavam , sentiam , etc?
Podemos “mudar” nosso destino ou evitarmos fatos ruins?
Penso que sim , não discordando de nosso carma individual e destino pessoal, mas algumas coisas podemos , sim, evitar e contornar , minimizando-as .
Por exemplo. Se teremos um aspecto de risco físico, o que será?
Poderá ser um acidente , até morte , ou dano físico, mas também poderá ser uma topada na calçada ou uma cacetada na beira da cama, tropeço, ou algo mais, nem tanto ruim. É claro que, se nos lançarmos em aventuras físicas, teremos o resultado desastroso.
Vamos supor que eu diga a um cliente que evite atitudes impulsivas ou agressivas e consiga evitar aquele momento de aspecto desfavorável .
O que foi que aconteceu depois?
Será que a pessoa pode mudar alguma coisa em seu destino e evitar até um rompimento de sua relação?
Claro que poderá sim ter evitado um desfecho ruim, manejando os aspectos e evitando os resultados desfavoráveis, não agindo no momento desfavorável e apenas no favorável.
Ai está o nosso “pequeno e limitado livre-arbítrio” em nossas vidinhas como “parasitas” e “vermes” neste planeta Terra!

23 comentários:

Cláu disse...

Homero

Qual a diferença desse post para o de baixo, fora o título?

Anônimo disse...

muito triste.

Nininha disse...

Esse assunto, carma e livre-arbítrio é muito polemico, sómente os estudiosos como vc entendem. Homero, vi o programa da AMB hoje, nem acreditei no q eu vi, o Bial estava lá, e não é q ele confessou sua torcida pela Priscila, acho q tem alguma coisa errada ai, ou ela não está fazendo esse sucesso todo q dizem ou só ela da ibope, mas oq eu gostei foi quando ele tentou brincar com a Belinha, ela fugiu, lembro quando os irmãos di Camargo foram ao programa a Belinha fez festa, tenho meus dois totós e sei quando eles não gostam da pessoa é pq bom sujeito não é. Bial disse q ela Prisc. não é esse pomar q todos dizem. O q será q está acontecendo? depois de duas semanas, Bial na globo falando de um ex-bbb. Olha mulher adora falar de futebol e esporte de uma maneira geral, já fui ao maracanã muitas vezes ver meu flamengo, aliás toda a família ia, hoje não vou mais, bjus. Glória

Anônimo disse...

homero fazendo 1 pergunta1 pco fora do texto ... : o envio de uma calcinha de pri ao bial como presente de casamento sendo ele casado e tendo em seu convivvio filhos pequenos não seria 1 ato amoral, desreipetoso e ridiculamente humilhante para a sua esposa e familia e tdas as outras que se encontram constituidas? o que diria sua esposa e como ficaria o ambiente em sua casa apos receber 1 calcinha de presente de aniversario de 1 fã e ainda + publicamente ? baixaria ? atitude de puta ? mentalidade de mulher vagabunda ? (se o presente fosse para algum solteiro seria considerado um toque de sensualidade etc mas para 1 casado com familia constituida e filhos pequenos e humilhante para a esposa e descabido, fico sem palavras para denominar tal attitude , so me consolaria com o pedido de separação por parte da esposa do bial e sua futura união com pri scate) dps dizem q e intriga a maxima q diz q na globo tdo mundo e viado, sapatão,corno,drogado,e prostituta(o), não esta longe do real não, a voz do povo e a voz de D..., HOMERO o que acha dessa atitude de pri scate ?

Anônimo disse...

HOMERO

AQUI NO MEU ESTADO RS TEM UM PROGRAM AO MEIO DIA NA TV PAMPA E QUE PASSA A PROGRAMAÇÃO DA REDETV
NESSE PROGRAMA TEM UMA PESSOA ENTENDIDAE EM COPORTAMENTO MEIO VIDENTE, ELE HOJE ANALISOU O SITE PAPARAZZO DA FRANCINICA ELE DISSE QUE AS FOTS QUE FORAM TIRADAS NUM PARQUE D DIRVERSAO E PRESAGIO RUIM PQ SIGNIFICA (TERRA DO NUNCA) e queTodos daro Razao a Ana ate junho MAX nao estara mais com Francinica que Ela so foi usada e e usada

Ana tera razoa esse que faz o programa disse
que Max ainda nao recebu o Dinheiro na conta
que O mAX vaijara o mundo todo o FORTE deel nao e trabalho ou Fazer caridade como Alemao eRFafinha, Irsi fazem
Dai Francinica ja era (palavras desse senhor que faz esse programa local)qui no SUL

VisteBial torcia pela Priscate anao de 1,50 de altura,Bial usou o filho para ter motyivos paraligar para Priscate

E disse que bb9 foi o melhor de todos
Bial esta doente e PAU MANDADO DO BONIFACIO
TODOS ATE OS RATOS DOS BUEIROS SABEM QUE FORAM TRES BBB MLHORES
BBB1,BBB5 E BBB7
que o resto foi lixo e lixo, Um jornalista de 30 anos de profissao nao consegue ver que tudo e medido PELA AUDIENCIA
BBB9 FOI O PIOR DE TODOS SEM EMOÇÃO, SEM AMOR
SO VAGABUNDAGEM, PILANTRAGEM,BRIGAS APOLOGIA ADROGAS
MASCARADOS E TUDO MAIS

TODOS SABEMOS QUE PRISCATE ERA A VENCEDORA SO QUE DAI BONINHO VIU QUE CASA IRIA CAIR E DERAM PARA O VAGABUNDO SEM PROFISSAO MASCARADO

FANTASTICO A PIOR AUDIENCIA DESDE INICIO DO ANO
TODOSS NOS TROCAMOS DE CANAL PARA NAO VER PRISCATE ANALFABETA FALAR

POBRE BIAL QUER TRANSFORMAR UMA BALEIA, GORDA, EVAGA EM GARZZI, HA,HA,RS.RS,.RS SO RINDO MUITO

Homero Moutinho Filho disse...

Nem comentei sobre a "calcinha" para não ofender...lamentável...

Gabriela disse...

Concordo com o texto, mas só nos resta aceitar e ir vivendo nossa vidinha programada...

Anônimo disse...

Homero, eu concordo com vc sobre livre arbítrio. SE temos algum, é antes de encarnar ao aceitar o que virá (eu disse "se"), mas aqui, tá tudinho determinado.

Mas, acrescento um porém: quer se acredite em livre arbítrio, quer não, estamos todos no mesmo barco porque nenhum de nós sabe exatamente o que ocorrerá. E, certas coisas para ocorrer, necessitam de outras ocorrendo antes.

Por ex, digamos que alguém me afiançasse que passaria no vestibular. Eu pararia de estudar, e, claro não passaria. Por isso, não podemos saber tudo o que vai nos ocorrer. Não adianta tb, ficar de braços cruzados (principal crítica de quem acredita em l.a.)esperando as coisas ocorrerem. Temos que agir, COMO SE, não existisse determinismo. Indo atrás do que queremos. Mas, a posteriori, podemos ver claramente, a sequência de eventos (uma coisa levando a outra, e a outra) que nos leva pra cá ou pra lá.

Outra coisa: a astrologia, a meu ver, não pode fazer previsões factuais com exatidão porque, em qualquer aspecto, existem "n" possibilidades de ocorrência. E, não acredito que saber o "clima" de determinado aspecto, impeça de vivermos o que quer que seja. As vezes nos precavemos de uma coisa e caimos em outra (que, certamente, é a que deveríamos viver, vai ver que o "aviso" de alguma coisa, já faz parte). Acho que a vida não é "controlável"; a complexidade humana não é açambarcável (a meu ver, claro) por nenhum conhecimento que temos. ;-)

Nininha disse...

Hei! quem já tinha visto o novo vídeo show? Vi hoje pela primeira vez, será q vi coisas? me pareceu o TV FAMA, da Rede TV, depois o vídeo game q dizem é tudo ao vivo, globais ao vivo em pleno feriado? Alguma coisa está acontecendo, e ainda repetiram o Bial falando da Priscila, gezuis o q será? Como dizia o Chacrinha, nada se cria tudo se copia, Homero, posso responder sobre a calcinha? Anonimo, se eu fosse mulher de um homem q recebesse um presente desses, eu chutaria o pau da barraca, essas mulheres q se dizem bem resolvidas, acham q mulheres de um homem só, são infelizes, eu faria ela engolir a calcinha, não aturaria não, mas estou achando é q havia um script anterior ao programa, está uma coisa, assim, assim, como diria, sem pé nem cabeça. Glória

Homero Moutinho Filho disse...

Nininha.

É verdade. Eu ia comentar sobre isso. A Globo copiou feio o TV Fama!

E ainda por cima, hoje tentaram "abafar" a repercussão do salto de paraquedas da Ana, usando a Natália (santinha da novela) . só que ela arregou e saiu do jato. O diretor teve de ir no lugar dela mas também não quis ser ejetado . Maior "MICO" e o Vídeo Show teve de mostrar.

Anônimo disse...

homero eu não vi o vidio show o que ouve gostaria que me explicase melhor o que tem a ver com ana no parequeda


e sobre isso que falou estou por fora

Nininha.

É verdade. Eu ia comentar sobre isso. A Globo copiou feio o TV Fama!

E ainda por cima, hoje tentaram "abafar" a repercussão do salto de paraquedas da Ana, usando a Natália (santinha da novela) . só que ela arregou e saiu do jato. O diretor teve de ir no lugar dela mas também não quis ser ejetado . Maior "MICO" e o Vídeo Show teve de mostrar

Anônimo disse...

sabe homero estou ate triste pois so tão noticias deste lado b nossa que sera da ana no meio destas gente

sem dar valor a ela nossa

ate o bial abrindo abertamente que torçia pela pri DEUS MEU SALVA A ANA NP MEIO DE COBRAS

Sol disse...

Boa tarde Homero!

Hoje fiz um comentário no texto apagado, e acabei ficando sem resposta.

Vou tentar resumir, o que escrevi, dizem que o carma tem muito a ver com nossas escolhas (livre arbítrio?)

Apesar de não concordar com isso, pois o carma sempre está ligado a sofrimento, dificuldades,e quem escolheria sofrer? acredito que ninguém.

Mesmo que não nos demos conta, vivemos seguindo rituais diários e quando algo não está bem, "sentimos", a isso chamo de intuição,e se a seguirmos, quase sempre nos livramos de um problema.
Então, o livre arbítrio, não seria a nossa intuição?

Solange

Anônimo disse...

Livre arbitrio ou livre escolha para ddecidir sobre o caminho a seguir, esbarra na encruzilhada que cada decisão traz consigo...Tantas e tantas vezes erramos; porém, o desejo é acertar sempre. Quando penso no mundo que me cerca, em tudo o que está longe ou perto,faço um esforço muito grande para entender e acreditar que as coisas são como são, porque cada um está no seu lugar, isto é, no lugar que deve estar.No seu quadrado! Então me pergunto, que influência pode ter o livre arbitrio nas pessoas que nascem e crescem na miséria, lá nos confins da África ou, sem precisarmos ir tão longe aqui mesmo no nosso Nordeste e, mais perto ainda, no bairro muito pobre da minha cidade e que não têm poder para decidir nada de suas vidas,simplesmente porque não têm escolhas? E daí questiono a situação inversa: porquê alguns nascem em berço de ouro, jamis choram de fome ou frio, têm a realização dos mais infundados desejos e passam pela vida como se estivesem fazendo turismo? Consequência de vidas anteriores, reencarnações premiadas ou punições? Será que os miseráveis, nas outras vidas vividas, foram ainda mais miseráveis? Sem mais, me veio a imagem do Lula, que nasceu na miséria,filho de mãe analfabeta,retirante,aculturado,etc., etc., e que chegou onde chegou... Será que ele teve consciência e discernimento para usar de forma correta seu livre arbitrio ou foi apenas premiado na atual encarnação? Esse assunto me dá um nó na cabeça!!!!

Nininha disse...

Homero, aqui no Rio hoje está um horror, chove cântaros, caiu até uma tromba d'agua na Praia da Barra, nunca tinha visto isso parece um tornado, falta luz de vez em quando, mas quando volta, nós também voltamos a comentar, sério mesmo, acredito q a Ana vá fazer todo esse sucesso q vc previu. Lembra da Mariana Felício? A Globo, tentou empurrar como está fazendo agora com a Prisc. não deu, desistiram.

Nininha disse...

Anonimo das 17:25, eu não queria entrar nesse assunto de carma e livre arbítrio, mas vc citou pessoas q nascem pobres e q não tem escolhas e outras q nascem em berço de ouro, não quero polemizar, mas o pior q nascem crianças já com cancêr, com aids, sindrome de dowm, e eu pergunto q culpa essa crianças tem? nascer pobre é uma coisa mas já condenado a morte é outra coisa. Por isso acho um tema polemico. Glória

Ana Maria disse...

Rs gente eu não clico em links destes bbbs.Mas só comnetário saiu paparazzo do casal rs Max e Fran genteeeee lembram qdo ele era lider nao tirava nem o roupão.Tb com aquele corpão.Ainda não teve um paparazzo como Alemão e Iris.
Sobre a calcinha no dia até a Fran não apoiou muito a idéia.Mas...

Anônimo disse...

Nininha, a maioria dos que nascem em situação de extrema miséria já está condenada à morte prematura e os sobreviventes, são vulneráveis ao sofrimento físico pelas doenças que adquirem, pelo atraso mental e muito mais... Poucos passam ilesos!Concordo que até mesmo os nascidos em berço de ouro, embora não sofram com a falta de condições materiais, podem enfrentar situações terríveis, como essas que citaste.Não só a pobreza, mas todas as tragédias que atingem o ser humano, principalmente as crianças, são para mim inexplicáveis.Acho tudo muito triste e qualquer análise dentro desse contexto de " carma e livre arbítrio" torna o tema muito polêmico.Obrigada pela atenção.

Anônimo disse...

Acredito no livre-arbítrio sim, também tenho a INTUIÇAO como melhor
aliado. Valorizo sempre a intuição.


Mudando de assunto:
Já mencionei aqui , estão querendo valorizar o passe (rs) da Pri na playboy, é dinheiro entrando na globo e ela ganhando mais.
Ela pediu 1 milhão e a play quer dar R$ 300.000,00 + R$ 1,50´por revista.
Eles tem que fazê-la aparecer em tudo, eles tem que atrair a atenção de qualquer jeito.

Aparecendo mostrando calcinha e excitando, é BIAL gerando polêmica com suas declarações, tudo isto não passa de estratégias.

Me deu um nojo de tudo.

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Na verdade, a intuição é uma percepção do que já está traçado.

Anônimo disse...

credo!!! para mim o casamento de Bial deve estar sendo só de fachada.
Dona Diegues (filha do diretor de cinema) não a deixar a vontade.

Sol disse...

Boa noite Homero!

"Vossa Excelência não está na rua, Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade da Justiça brasileira. Vossa Excelência não está falando com seus capangas do Mato Grosso"

Este é o nosso carma! gostou dessa troca de "gentilezas" entre ministros da nossa justiça(?)?
O sorrizinho cínico e debochado do Sr Gilmar diz tudo,ele está pouco se lixando para a justiça, quem o colocou lá, jamais teve essa intenção,moralidade e lisura, nunca fez parte do vocabulário dessa gente.

Enquanto isso o Sr Michel Temer, "decide" passar uma borracha sobre o passado e as passagens aéreas, em alto e bom som, exigi que o assunto seja enterrado de vez.

Só não decidiu acabar com a farra, dos apartamentos funcionais e das verbas de moradia que todos recebem, mesmo ocupando tais espaços, quer dizer: pagamos o mesmo benefício duas vezes.

Altos salários de no mínimo onze assessores, que nunca aparecem, contas de telefones fixos, celulares,gasolina, luz, água, verbas para ternos, gravatas e sapatos, afinal precisam estar bem "arrumados" para "nos" representar, (onde? não sei).

Decididamente livre-arbítrio não existe.Eu não escolhi estas pessoas!me envergonham, me enojam, meu estomago não é lixeira, para engolir tanta sujeira.

Solange

Luna disse...

Quem acredita em destino/ Irislene Stefanelli certeza. HOMERO VOCE SE LEMBRA NA FINAL DO BBB7 O BIAL PERGUNTOU A ELA SE ELA TINHA ALGU-MA COISA PARA FALAR COM O ALEMÃO, E ELA RESPONDEU; "Lemão era pra eu ter entrado no BBB6 mas Deus quis que eu entrasse no BBB7 SÓ PARA TE CONHECER". AGORA SÓ NOS FALTA ESPERAR O DESENRROLAR DESTA NO-VELA. Que venha o BBB10. E viva Iris e Alemão. O FUTURO A "Deus" pertence. Mas ele(Deus) deu ao Homero o Dom da Previsão, a Cláu o da Intuição e aos fãs dos Insanos ele deu o Dom do Achismo.Rsssssss